quarta-feira, 5 de maio de 2010

Downloads: Call of Cthulhu RPG (FastPlay Traduzido)


Salve salve galera!

A alguns dias atrás, o leitor Marcius Vetrack me mandou um e-mail pedindo para eu tacar o RPG Call of Cthulhu aqui no Dragão Banguela, mas infelizmente o livro só existe no idioma de Shakespare, então eu expliquei para ele que o Dragão Banguela preza por livros no idioma tupiniquim e por isso não iria colocar o livro aqui para download. Mas eis que em minhas andanças pela internet, acho o FastPlay Traduzido da bagaça! Confiram só...

... Então, esse FastPlay do Call of Cthulhu não é o livro completo, mas sim um pequeno compêndio no qual estão explicadas as regras básicas para se aventurar em uma campanha nos contos de H. P Lovecraft.

De antemão, já devemos agradecer a galera da comunidade Sectários de Cthulhu por terem traduzido a bagaça.

Com este manual dá para jogar tranquilamento o Call of Cthulhu RPG.

Mas peraí. Você não sabe o que é o Call of Cthulhu, ou em nosso idioma, o Chamado de Cthulhu?

Então você precisa ler mais livros de terror maldito verme herege!

O Chamado de Cthulhu é um entre os vários contos de terror do escritor H. P Lovecraft. O Chamado de Cthulhu fala basicamente dos Mitos de Cthulhu, o pantão de deuses monstruosos e criaturas fantásticas que chegaram á terra a bilhões de anos atrás. Para vocês entendenrem melhor, aí vai uma pequena citação da Tia Wikipedia:

"Cthulhu teve sua primeira refenciação no conto "O Chamado de Cthulhu" (do inglês The Call of Cthulhu), na forma de uma estatueta de argila, representando um híbrido de octópode, ser humano, e dragão (de acordo com descrições do próprio autor).

Ele está ligado ao mito dos Grandes Antigos (do inglês Great Old Ones), que surgem constantemente ao longo de toda sua obra, como em Nas Montanhas da Loucura (At the Mountains of Madness), A Sombra Fora do Tempo (Shadow Out of Time), Um Sussurro nas Trevas (Whisperer in Darkness), entre outros. Segundo os Mitos, a Terra teria sido habitada, há bilhões de anos, por criaturas que aqui teriam chegado antes que nosso planeta fosse capaz de gerar ou sustentar vida por si próprio.

Eles, e não Deus, teriam criado a vida: o próprio Homem seria uma criação deles, gerada unicamente por escárnio e servitude.
Em contos posteriores, fica implícito que os Grandes Antigos seriam criadores do próprio universo, e de todos os seres nele presentes.

Isso foi suficiente para que Lovecraft fosse considerado pelas igrejas fundamentalistas do mundo inteiro, que acreditam na versão da criação bíblica, como blasfemo. Os Grandes Antigos teriam Cthulhu como um de seus líderes (de acordo com os contos, seria o Alto Sacerdote, responsável pelo ressurgimento de todos os outros quando as estrelas estivessem alinhadas devidamente), embora existam outros monstros na "Literatura Lovecraftiana" ainda mais estranhos e cruéis, como o Demônio-Sultão Azathoth.

Os Mitos são uma metáfora para a insignificância humana diante da magnitude do Universo: mais do que malevolentes, os monstros dos Mitos são, na verdade, friamente indiferentes à existência e sofrimento humanos, encarnando as verdadeiras forças da Natureza.
"


(Parece até um Devorador de Mentes não é. Sim, a inspiração veio de Cthulhu)

Para quem não conhece Lovecraft e seus contos, eu recomendo, li uma coletânea de contos a algum tempo atrás e são muito bons.

Então falemos agora do Call of Cthulhu RPG. O livro é distribuido lá fora pela editora Chaosium. O Chamado de Cthulhu é um RPG de Horror Sobrenatural. No qual criaturas grotescas e depravadas espreitam nas sombras.

Na trama, os jogadores serão Investigadores, que deverão buscar pistas sobre o Culto a Cthulhu, porém devem tomar cuidado para não enlouquecerem com a verdade...

Este FastPlay do Chamado de Cthulhu, além das regras básicas, possui uma pequena aventura chamada "A Assombração".

Bom galera, além de ser um ótimo RPG, o Chamado de Cthulhu é um RPG alternativo para a galera que está cansada do mais do mesmo.

Escrevi este post também, para que a galera fique por dentro do que é o Chamado de Cthulhu, pois a editora RetroPunk está traduzindo uma das versões do Chamado de Cthulhu para o idioma português (já que a Devir só prometeu e até agora nada). A edição que eles estão traduzindo é o Trail of Cthulhu, que será chamado aqui de O Rastro de Cthulhu.

Conhecendo o Chamado de Cthulhu, assim que sair a versão do Rastro de Cthulhu em portugas vocês já saberão do que se trata.

Bom galera, abaixo está o link de download da bagaça. Bons jogos e cuidado para não borrarem de medo nas calças.

4shared

O Chamado de Cthulhu RPG (FastPlay TRADUZIDO)

Então é isso macacada! Nos vemos no próximo post!

20 comentários:

  1. Que foda! Procurava por esse jogo a séculos!

    Possuo uma coletânea de contos de Lovecraft chamada A Maldição de Sarnath, que saiu pela Ediotra Madras. São ótimos contos de horror, mas não é leitura fácil, pois Lovecraft não praticava o horror óbvio que vemos nos filmes.

    Uma grande sacada do universo de Chutullu é que Lovecraft era amigo do autor de Conan, Robert E. Howard, e a cronologia da Era Hiboriana também fazia parte dos Mitos de Chutullu. Se não me engano alguns contos chegam a citar Salomão Kane, um dos personagens de Howard.

    E para os fãs de Heavy Metal que NÃO denigrem a imagem do RPG, a banda Metallica possui uma fodástica música instrumental chamada Call of Ktullu, oitava faixa do clássico Ride the Lightning, ainda com o baixista Cliff Burton (RIP) e com alguns riffs compostos por Dave Mustaine, do Megadeth, que havia sido demitido da banda tempos antes do lançamento deste disco.

    ResponderExcluir
  2. E que porra de nome difícil para se pronunciar e escrever não é? Cthulhu!

    ResponderExcluir
  3. PORRA TRAPACEIRO!!!
    COMEQUEOCECONCEGUE???
    eu procurei pelos livros de Cthulhu por 2 anos e nunca nem vi um projeto de tradução.
    e parabens pela galera que traduziu, vcs conceguiram algo que a devir ta tentando a mais de decada (eita livrim dificil de traduzir em :p)

    ResponderExcluir
  4. verdade cara, numa das minhas revistas do Conan, tem uma históriazinha em quadrinhos do escritor do Conan, dai ele começa a falar do Lovecraft pra um moça lá, e oferece os livros pra ela ler e ela num aceita e fica um silêncio bem tenso xD
    To lembrado dessa música do Metallica... Será que os caras curtem RPG? =D
    Puts, que legal essa hstória do Cthulhu, a tempos eu queria conhecer a história =D
    Muito bom!
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Pois é galera, espero que com este FastPlay, o RPG do "Call of Tchululu" que nem diz a minha mulher, seja mais divulgado aqui no Brasil.

    Fiquei bastante contente também com a iniciativa da RetroPunk em traduzir o Rastro de Chululu para o português. Certamente vou comprar a bagaça!

    A Devir realmente está prometendo a anos o lançamento do livro, mas livro que é bom nada. Uma pena, pois acho que seria um livro bem vendido, especialmente para o público do Storyteller que utiliza de temas sobrenaturais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. A pronúncia nem é tão complicada: "CU-TÚ-LU"

    O problema mesmo é escrever já que existem livros onde aparece Chutullu ou Kutullu.

    Foda mesmo é falar/escrever Nyarlatothep!

    E uma correção, o livro A Maldição de Sarnath que eu possuo foi publicado pela editora Iluminuras. Na época comprei por R$ 17,00, então vale a pena pra quem quiser conhecer a obra do autor.

    ResponderExcluir
  7. Para mim, que sou cultuador do Bruxo de Providence, esse download é de verter lágrimas.

    Já não sei quantas vezes reli Call of Cthulhu. Mas o conto que realmente me impressionou foi "Nas Montanhas da Loucura".

    Sobre a relação música/lovecraft, há também uma composição do Samael homônima à já citada do Metallica. E não esqueçam que se não fosse Lovecraft, o Iron Maiden não seria o mesmo.

    Abraços Lovecraftianos!

    Ia Ia Cthulhu Ftaghn!!!

    ResponderExcluir
  8. Para os que quiserem pesquisar mais sobre Lovecraft e os Mitos de Cthulhu, o site a seguir é uma ótima fonte. Inclusive eles com um projeto em andamento que consiste numa publicação personalizada de toda a obra Lovecraftiana.
    Forte abraço, e aproveitem!

    http://www.sitelovecraft.com/

    ResponderExcluir
  9. Em relaão ao RPG os mitos de Lovecraft são importantes não só para os jogadores de Storyteller e Daemon (o Marcelo Del Debbio é fã assumido das obras de Lovecraft).

    D&D também bebeu direto da fonte, principalmente em Ravenloft!

    ResponderExcluir
  10. Quando jogamos Call of Cthutulhu não fica um maldito vivo na mesa HAUHUAHAUh viva os antigos!!

    ResponderExcluir
  11. Existe uma Graphic Novel muito inspiradora no link abaixo. É difícil dormir em paz após lê-la à noite.

    http://www.4shared.com/document/Oy3Scepa/HP_Lovecraft_-_The_Call_Of_Cth.htm

    ResponderExcluir
  12. existe algum game virtual sobre isso?

    ResponderExcluir
  13. Existe sim se chama call of cthulhu dark corners of the earth procura no google ai!

    ResponderExcluir
  14. Só pela pesquisa de imagens do Google [FNORD] já vi que a versão eletrônica é bem macabra.

    Ótimo =D

    ResponderExcluir
  15. Os contos que mais gostei, óbviamente o Chamado de Cthlhu e um que eu não me recordo do nome, mas a história é de um cara que pintava umas imagens muito grotescas de seres sobrenaturais em um tipo de esgoto, o final deste conto é surpreendente! Recomendo.

    O Dagon eu li, mas não sei se a versão que eu li é a completa, a que eu li tinha umas 12 páginas, e vi que existe um livro chamado Dagon, imagino que não vendam livros com apenas 12 páginas, então não sei se li a versão completa.

    Ah e tem um outro conto muito mothafucka que se chama Ar Frio. Duca também.

    Abraços pessoal!

    ResponderExcluir
  16. putz to fan desse jogo e se n me engano tem a versao d20 traduzida n sei se tem pela net parabens mesmo e to rindo ate agora imaginando um deus mostro dizendo tremam diante do poder de Tchululu ahuuahuahauhaua putz tchululu eu ri

    ResponderExcluir
  17. Ah, e só para complementar o meu comentário anterior. Os contos que citei, o Ar Frio e o da pintura, são do Lovecraft mas não tem relação com o Culto á Cthulhu.

    Abraços pessoal!

    ResponderExcluir
  18. Trapaceiro disse:
    "O Dagon eu li, mas não sei se a versão que eu li é a completa, a que eu li tinha umas 12 páginas, e vi que existe um livro chamado Dagon, imagino que não vendam livros com apenas 12 páginas, então não sei se li a versão completa."

    O conto Dagon que você leu está completo. O mais impressionante é que este conto é uma espécie de rascunho feito por Lovecraft, quando este intencionava escrever o conto "A Sombra Sobre Innsmouth"(conto que inspirou o filme Dagon). Eu, particularmente, prefiro o tal "rascunho".
    Quanto ao livro intitulado "Dagon", apesar de levar o nome do conto na capa, é uma antologia da editora Iluminuras, e portanto contém vários contos.

    Forte abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  19. A obra do Lovecraft realmente tá bastante presente no RPG, mas só pra voltar no que o Thiago disse antes sobre o Metallica. Não é apenas a "The call of Cthulhu" que faz referência ao monstro, a música "The thing that should not be" do Master of Puppets faz referência direta ao "Great Old One". Olha só:

    "Fearless wretch
    Insanity
    He watches
    Lurking beneath the sea
    Great old one
    Forbidden site
    He searches
    Hunter of the shadows is rising
    Immortal
    In madness you dwell."

    Ah! E muito obrigado por disponibilizar o download do jogo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Eu não curto muito RPG, mas como sou fã de Lovecraft resolvi baixar pela curiosidade. Valeu!

    ResponderExcluir