terça-feira, 4 de maio de 2010

Usando Miniaturas de Papel

Banzai, Banguelas!

O leitor Damon (eu disse DAmon com "A") deu a dica e o Oráculo repassa pra cambada que acessa o DragBang (definitivamente esse apelido NÃO soou legal)...

...

Enfim, muita gente sabe que miniaturas, apesar de não serem obrigatórias em RPG quebram um galho na hora de jogar. Aliás, se você joga D&D 4ª edição TEM que possuir montes delas!

Mas as miniaturas oficias da Wizards são caras e as miniaturas metálicas são perigosas se tiverem uma quantidade excessiva de chumbo, e como vocês provavelmente não tem um laboratório químico em casa pra medir os teores de chumbo de uma miniatura, a melhor solução são as miniaturas de papel.

Praticamente pode-se usar qualquer figura impressa e recortada para se fazer uma miniatura de papel, mas o ser humano é conhecido por sua preguiça. Por que ter o trabalho se podemos pegar pronto?

Pois bem, meus jovens, o site One Monk Miniatures é especialista em miniaturas e cenários de pepel, e algumas de suas miniaturas estão disponíveis para download gratuito.

Somando-se essa mamata das miniaturas de graça com algumas idéias que me surgiram ao olhar esse site em criei um pequeno tutorial de como fazer bom uso de miniaturas de papel, mas desde já peço desculpas pela qualidade das fotos, mas são todas de celular e não ficaram muito legais.

Esclarecimentos dados, sigam-me os maus!

PASSO PRIMEIRO - BAIXAR AS IMAGENS DAS MINIATURAS

Acesse o One Monk e escolha a que mais lhe apetecer.No exemplo eu escolhi o set chamado Dungeon Heroes, pois é o mais clássico.

Pra facilitar a vida do cidadão banguelense baixe este set aqui

PASSO SEGUNDO - IMPRIMA AS IMAGENS

Esse passo é de suma importância. Sem ele não há como prosseguir com a manufatura de miniaturas de papel.

É uma boa opção usar um papel de maior espessura pois aumenta a resistência da peça, mas como eu sou podre usei o velho papel A4 que você encontra em qualquer papelaria.

PASSO TERCEIRO - ESCOLHA A IMAGEM QUE TORNAR-SE-Á MINIATURA

Nem preciso comentar, né?

Na foto vocês veem que eu escolhi o Mago, afinal é a minha Classe.

Mago, eu escolho você!

PASSO QUARTO - RECORTAI A IMAGEM

A princípio recorte a imagem de forma grosseira, só pra destacá-la do papel.

Depois dobre a imagem de forma a dar a sua miniatura uma visão de frente e verso.


Se você usou papel comum na impressão, é uma boa ideia colocar um pedaço de cartolina entre as duas partes.
Infelizmente eu só tive essa idéia depois de recortar a peça.

A seguir recorte a imagem no formato da figura, de preferência com um estilete pra dar mais exatidão. No meu caso eu perdi a porra do estilete, então vai ficar grosseira mesmo.

PASSO QUINTO - FAÇA A BASE DE VOSSA MINIATURA

O site One Monk disponibiliza pequenas bases circulares para você terminar a montagem da miniatura, mas isso é uma coisa que me incomoda até nas miniaturas oficiais. Aonde quer que o seu personagem esteja lá estará aquele pequeno trecho de pedras ou graminha sob seus pés, não importa se ele esteja em um templo, pântano ou castelo!

Bem, pensando nisso eu simplesmente recortei uma pequena tira de acetato (aquele que se usa pra fazer transparências para exibir em projetores) e fiz um pequeno entalhe no meio dela. O mesmo entalhe foi feito sob os pés da miniatura. Encaixando as duas a miniatura ficará em pé e como o acetato é transparente não terá "graminha" sob seus pés!

Somente as pessoas inteligentes conseguem enxergar a tira de acetato.

Metaaaaal!!! \,,/


PASSO SEXTO - COLOCAI AS MINIATURAS EM PRÁTICA

Você pode imprimir os cenários com mapas hexagonais ou quadriculados e jogar com as miniaturas sobre eles, mas neste caso teria de ter um mapa para cada situação e com os hexágonos ou quadrados desenhados sobre ele.

Basta então imprimir em uma folha de acetato uma grade hexagonal (ou quadriculada, dependendo do jogo em questão), daí cada vez que for jogar, ponha a grade sobre o cenário e use-as com as miniaturas, como no exemplo das fotos. Assim, qualquer superfície plana pode servir de mapa para o seu jogo. Você pode, por exemplo imprimir uma foto de um campo de batalha e colocar a grade por cima.


Nosso amigo Mago mostra que não está pra brincadeiras.

E antes que perguntem, aqui vai um mapa hexagonal de graça: http://www.4shared.com/photo/MMAJJ68K/hexmap.html

Eis que surge uma terrível criatura!


FUUUUUUUUUUUUU


Ah, mas os X-Men chegam no Pássaro Negro pra salvar o dia!

Então, ponham as imprssoras pra funcionar e usem a criatividade pra fazer mais utilizações deste tipo de material!