terça-feira, 4 de maio de 2010

Usando Miniaturas de Papel

Banzai, Banguelas!

O leitor Damon (eu disse DAmon com "A") deu a dica e o Oráculo repassa pra cambada que acessa o DragBang (definitivamente esse apelido NÃO soou legal)...

...

Enfim, muita gente sabe que miniaturas, apesar de não serem obrigatórias em RPG quebram um galho na hora de jogar. Aliás, se você joga D&D 4ª edição TEM que possuir montes delas!

Mas as miniaturas oficias da Wizards são caras e as miniaturas metálicas são perigosas se tiverem uma quantidade excessiva de chumbo, e como vocês provavelmente não tem um laboratório químico em casa pra medir os teores de chumbo de uma miniatura, a melhor solução são as miniaturas de papel.

Praticamente pode-se usar qualquer figura impressa e recortada para se fazer uma miniatura de papel, mas o ser humano é conhecido por sua preguiça. Por que ter o trabalho se podemos pegar pronto?

Pois bem, meus jovens, o site One Monk Miniatures é especialista em miniaturas e cenários de pepel, e algumas de suas miniaturas estão disponíveis para download gratuito.

Somando-se essa mamata das miniaturas de graça com algumas idéias que me surgiram ao olhar esse site em criei um pequeno tutorial de como fazer bom uso de miniaturas de papel, mas desde já peço desculpas pela qualidade das fotos, mas são todas de celular e não ficaram muito legais.

Esclarecimentos dados, sigam-me os maus!

PASSO PRIMEIRO - BAIXAR AS IMAGENS DAS MINIATURAS

Acesse o One Monk e escolha a que mais lhe apetecer.No exemplo eu escolhi o set chamado Dungeon Heroes, pois é o mais clássico.

Pra facilitar a vida do cidadão banguelense baixe este set aqui

PASSO SEGUNDO - IMPRIMA AS IMAGENS

Esse passo é de suma importância. Sem ele não há como prosseguir com a manufatura de miniaturas de papel.

É uma boa opção usar um papel de maior espessura pois aumenta a resistência da peça, mas como eu sou podre usei o velho papel A4 que você encontra em qualquer papelaria.

PASSO TERCEIRO - ESCOLHA A IMAGEM QUE TORNAR-SE-Á MINIATURA

Nem preciso comentar, né?

Na foto vocês veem que eu escolhi o Mago, afinal é a minha Classe.

Mago, eu escolho você!

PASSO QUARTO - RECORTAI A IMAGEM

A princípio recorte a imagem de forma grosseira, só pra destacá-la do papel.

Depois dobre a imagem de forma a dar a sua miniatura uma visão de frente e verso.


Se você usou papel comum na impressão, é uma boa ideia colocar um pedaço de cartolina entre as duas partes.
Infelizmente eu só tive essa idéia depois de recortar a peça.

A seguir recorte a imagem no formato da figura, de preferência com um estilete pra dar mais exatidão. No meu caso eu perdi a porra do estilete, então vai ficar grosseira mesmo.

PASSO QUINTO - FAÇA A BASE DE VOSSA MINIATURA

O site One Monk disponibiliza pequenas bases circulares para você terminar a montagem da miniatura, mas isso é uma coisa que me incomoda até nas miniaturas oficiais. Aonde quer que o seu personagem esteja lá estará aquele pequeno trecho de pedras ou graminha sob seus pés, não importa se ele esteja em um templo, pântano ou castelo!

Bem, pensando nisso eu simplesmente recortei uma pequena tira de acetato (aquele que se usa pra fazer transparências para exibir em projetores) e fiz um pequeno entalhe no meio dela. O mesmo entalhe foi feito sob os pés da miniatura. Encaixando as duas a miniatura ficará em pé e como o acetato é transparente não terá "graminha" sob seus pés!

Somente as pessoas inteligentes conseguem enxergar a tira de acetato.

Metaaaaal!!! \,,/


PASSO SEXTO - COLOCAI AS MINIATURAS EM PRÁTICA

Você pode imprimir os cenários com mapas hexagonais ou quadriculados e jogar com as miniaturas sobre eles, mas neste caso teria de ter um mapa para cada situação e com os hexágonos ou quadrados desenhados sobre ele.

Basta então imprimir em uma folha de acetato uma grade hexagonal (ou quadriculada, dependendo do jogo em questão), daí cada vez que for jogar, ponha a grade sobre o cenário e use-as com as miniaturas, como no exemplo das fotos. Assim, qualquer superfície plana pode servir de mapa para o seu jogo. Você pode, por exemplo imprimir uma foto de um campo de batalha e colocar a grade por cima.


Nosso amigo Mago mostra que não está pra brincadeiras.

E antes que perguntem, aqui vai um mapa hexagonal de graça: http://www.4shared.com/photo/MMAJJ68K/hexmap.html

Eis que surge uma terrível criatura!


FUUUUUUUUUUUUU


Ah, mas os X-Men chegam no Pássaro Negro pra salvar o dia!

Então, ponham as imprssoras pra funcionar e usem a criatividade pra fazer mais utilizações deste tipo de material!

23 comentários:

  1. A ideia da minitaura é bem legal msm
    Mas pelas imagens disponibilizadas eu cheguei a seguinte comclusão:




    Oráculo, vc é LUNÁTICO!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa..
    ahahha
    Vou repassar para os jogadores do meu grupo!

    ResponderExcluir
  3. Aquele leão negro é mais velho que meus livros de AD&D, prova que os brinquedos de antigamente era melhores que os de hoje em dia. O Jato Pássaro Negro veio em uma promoção de um jornal aqui do RJ e é mais recente.

    O bom de usar a grade impressa em papel transparente é que se por acaso rolar um combate inesperado em um local não planejado o Mestre pode desenhar rapidinho o cenário em uma folha em branco e rolar a pancadaria entre as minis.

    ResponderExcluir
  4. O oráculo lunático.....MAGINA!!!
    É só sua impressão, pois ele é um cara tipo eu ouve pink floyd enquanto faz fichas de NPCS tomando um chá de mushroom e da umas tragadas no PÀAAAAnamente!!!!

    Paz irmão!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu me amarro em Pink Floyd, tenho até o vinil do Dark Side of the Moon, mas não faço fichas de NPCs nem quando narro (regras são para os jogadores) e as dorgas mais pesadas que consumo são as cervejas do fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Bom...mas o Pink Floyd eu acertei AHuauauAHu

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Acabo de descobrir este blog, e confesso que estou estupefato, tamanha a qualidade dos materiais, do público frequentador, e dos textos produzidos.
    Os textos do Oráculo, mesmo suscintos, são primorosos e bem-articulados, sem contar que a seu conhecimento é notável, haja vista as referências feitas por ele (o que me leva a supor que seja um ávido leitor).
    Além do mais, o blog articula inteligência/humor, inserindo citações de cultura extra-RPG, mostrando que "SIM, há vida fora do JOGO".

    Considerem-me frequantador assíduo!

    Post Script: Sr. Oráculo, EU leio os textos, e não vou correndo para o link ao pé da página! (risos)

    ResponderExcluir
  8. Concordo que este rapaz é exentrico, mas até que a ideia é boa. Papel é muito mais barato e customizavel que as miniaturas de metal. Tambem é bem mais rapido de conseguir. No Blog Calabouço do Medonho (http://calaboucodomedonho.blogspot.com/2009/08/dica-como-criar-as-suas-proprias.html#comments) tem uma materia legal sobre isso.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da idéia de miniaturas, porém, não gosto muito que as minituras de papel fiquem "de pé" pois, no caso de "ventar" (seja um vento natural, um ventilador ou alguém espirrando encima da mesa (é nojento mas sempre tem um fdp que esquece de virar pro lado)) os marcadores voam pela mesa (quando não caem no chão e desaparecem ou seu bicho de estimação resolver brincar com as miniaturas); para resolver isso, eu uso um programa chamado token tool, é um programa que permite criar um token (marcador) para ser utilizado no maptools (uma virtual table top, usada para jogos de RPG online com muitos recursos bacanas)a partir de qualquer imagem que o jogador possua. Assim apesar do token mostrar só o rosto do personagem, imprimo na ficha a imagem do personagem completa.
    Segue o link dos programas http://www.rptools.net

    ResponderExcluir
  10. @Rammed Ra'hab

    Que bom saber que pelo menos ALGUÉM lê as baboseiras que eu escrevo! Na verdade os links vão sempre no pé da página em uma tentativa maligna de forçar as pessoas a ao menos passarem os olhos sobre os textos. =D

    Brincadeiras a parte, a minha proposta quando escrevo aqui no Dragão Banguela é falar sobre RPG sempre com qualidade e muito bom humor, além do mais os leitores em sua maioria são praticamente amigos em uma mesa de bar, mesmo que não tenha cerveja nem aquela carne seca acebolada cheia de gordura como tira-gosto!

    E sim, eu sou um ávido leitor e recomendo a todos que não fiquem só nos livros de RPG. Gosta de D&D? Leia algo sobre fantasia medieval (Senhor dos Anéis e Trilogia Dragonlance já tá manjado), ou mitologia.
    Gosta de Vampiro? Que tal se aprofundar nos livros que eles citam nos jogos? Anne Rice é obrigatório!
    Se a sua praia é Cyberpunk, leia Neuromancer e outras obras de ficção futurista.

    @Bruno Carvalho
    Excêntrico eu? Imagina! Eu apenas escrevo sobre RPGs, games, música e uma porrada de outras coisas sob o pseudônimo de um mago. Coisa plenamente normal. =]

    Vou dar uma conferida no artigo que vc linkou!

    ResponderExcluir
  11. Ahá! Olha o anel de ouro na primeira foto! Indica que o Oráculo já está com um pé na forca huauhahuahu! (que nem eu =(

    ResponderExcluir
  12. Pois é, infelizmente para as leitorAs do Dragão Banguela, o Oráculo é bem comprometido, apesar de já estar protelando a data do casório há tempos.

    Mas o anel não é de ouro não! Infelizmente, a aquisição do Oráculomovel me impediu de comprar uma aliança mais cara, então fiquei com uma de prata mesmo, pelo menos por enquanto :s

    ResponderExcluir
  13. Hahaha! A Lady Trapaceira aqui não aceitou a "desculpa" do carro e me obrigou a comprar a de ouro!

    ResponderExcluir
  14. E outra: eu leio essa budega de blog mais que baixo alguma coisa aqui. Afinal, eu leio TODOS os posts novos, mas nem sempre baixo (não gosto de Storytelling).

    ResponderExcluir
  15. Rapa, por isso eu bebo.

    ResponderExcluir
  16. @ Trapaceiro
    Nesse caso eu dou sorte, já que a "Lady Orácula" não liga muito pra presentes caros. Creio que seu eu desse um daqueles aneizinhos plásticos que vem no chiclete ela ia gostar da mesma maneira =D

    @Bruno Carvalho
    Os fãs do DB são os melhores que existem na blogsfera RPGística! Afinal tem que ser meio doido pra aturar as maluquices que a gente escreve por aqui! =D
    Curiosamente nem eu mesmo baixo tudo que rola por aqui, além disso muitas vezes eu só faço o upload pros artigos e depois deleto os arquivos.

    De maneira geral eu prefiro comprar os livros físicos, mesmo porque com meus problemas de visão eu não posso ficar muito tempo na frente do PC.

    @Furmiga
    Se for uma cerveja bem gelada tô nessa também!

    ResponderExcluir
  17. Bacana, mesmo.

    Valeu!

    Patesi.

    ResponderExcluir
  18. Um oráculo com problema de visão???? Rolou uma ironia...

    ResponderExcluir
  19. Eu uso telepatia. Não dá pra VER uma bola de cristal com 3 graus de miopia.

    ResponderExcluir
  20. Encontrei varias miniaturas de papel boas nesse site (procure na seção dungeon plugin'): http://www.oversoul-games.com/oversoul_download.html

    ResponderExcluir
  21. @Cristian

    Valeu pela dica! O pessoal da Over Soul Games parte para um lado mais cartunesco, que pode parecer estranho aos fãs de Dungeons & Dragons, mas ainda assim é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  22. Hauhauahuhauhuh.... rachei o bico da foto novela do final.....huahuhuhauha produz mais ae! :P

    ResponderExcluir
  23. Olha lá, não dá idéia senão eu faço mais mesmo =D

    ResponderExcluir