segunda-feira, 3 de maio de 2010

Post do Leitor: Dicas de como Criar o seu Próprio Cenário


Buenas vermes!

Cá estou eu novamente trazendo mais um Post do Leitor! Este é décimo Post do Leitor publicado aqui no Dragão Banguela (tudo isso?!). Mais uma vez, o participante é o leitor Lord (de novo? será que é o futuro membro mirim do Dragão Banguela?), que dessa vez nos trás algumas dicas de como criar o seu próprio mundo de RPG. Confiram a bagaça na íntegra...

... Antes do Post do Leitor do Lord, um aviso: Só tenho mais um Post do Leitor cozinhando nos meus e-mails, então vermes, tratem de colocar os miolos para funcionarem, e me mandem seus Posts para serem publicados aqui! Para participar, baste acessar este link aqui e se informar. Não paga nada, e de graça até injeção na testa vale! =D


Dicas de como Criar o seu Próprio Cenário



Criar um cenário, para muitos mestres uma tarefa complicada, muitas vezes é difícil ficar desenhando rascunhos de mapas sem sentido. Nesse post vou dar dicas de como criar seu próximo cenário.

Comece pequeno

Um dos segredos para criar seu próprio cenário é começar pequeno, crie uma vila para o grupo descansar e pensar na próxima aventura, e pequenas regiões nas vizinhanças para suas aventuras como bosques e templos perdidos, assim conforme o grupo cresce o mundo cresce junto, deixe as relações diplomáticas dos reinos e a historia do mundo para mais tarde, de inicio essas informações não são muito importantes para o andamento da aventura. Criar um mundo inteiro a partir do zero é uma tarefa árdua e que raramente dão bons resultados, te digo isso de experiência própria.

Geografia

Para muitas pessoas é difícil pensar em mapas, uma boa dica é se basear em regiões é mapas reais atuais (mas evite deixar muito claro que aquele mapa é real, ninguém que jogar em um mundo que tem o formato dos Estados Unidos XD) ou antigos (como a Pangueia, eu escrevi certo?), em relação aos nomes de cidades e regiões, use os nomes de cidades de cenários já existentes, como Forgotten Realms ou Dragonlance.



Historia do mundo

Não conheço muitas dicas de como criar uma boa historia de um mundo, mas na duvida os maravilhosos deuses que criam o maravilhoso mundo sempre dão certo, e explore as clássicas invasões orcs que sempre dão um clima selvagem no cenário XD.


E os NPCs...

Ao criar os NPCs lembre-se, é muito importante sua descrição da mentalidade, da historia, sua aparência física, e seu contexto no mundo. Uma coisa que ajuda a inspirar os heróis são heróis épicos, mas não exagere se não todos os lugares que seu grupo for, eles vão se sentir pequenos cercados de heróis apelões. Outra coisa importante construa NPCs coerentes com o cenário, não existem marinheiros no deserto e nem meio-orcs em cenários que não existem orcs (Dragonlance 3,5).

Desenhando meus mapas

Se você como eu, não tem talento para desenhar, não tema, Existe diversos programas para te ajudarem, como photoshop ou o Campaign Cartographer III ( o segundo esta disponível para download aqui no Dragão Banguela).


Faça seu estilo

Um cenário de RPG é estilo e gosto do mestre, alguns gostam de um fantástico épico (Forgotten Realms e Greyhawk), um selvagem (Dark Sun), ou um cenário de terror (Ravenloft), resumindo você como mestre, deve fazer o seu cenário como desejar.


Não se preocupe com o clichê

Não se preocupe em copiar ou se basear em outros cenários, afinal RPG é diversão!


Então galera, este foi o Post do Leitor do Lord, abaixo o cartão de estatísticas do cabrinha:

* O seu nome real: Raul Wagner
* O seu apelido (se tiver um): Lord
* A sua idade: Acredite ou não 13
* Sistema que mais gosta de jogar: AD&D, Múmia: A Ressureição e Mighty Blade
*Há quanto tempo joga RPG: 3 anos


Então cururus, quem quiser ter o nome no Hall da Fama do Dragão Banguela e participar do Post do Leitor, é só clicar aqui e descobrir como participar!

Nos vemos no próximo post macacada!