segunda-feira, 3 de maio de 2010

Post do Leitor: Dicas de como Criar o seu Próprio Cenário


Buenas vermes!

Cá estou eu novamente trazendo mais um Post do Leitor! Este é décimo Post do Leitor publicado aqui no Dragão Banguela (tudo isso?!). Mais uma vez, o participante é o leitor Lord (de novo? será que é o futuro membro mirim do Dragão Banguela?), que dessa vez nos trás algumas dicas de como criar o seu próprio mundo de RPG. Confiram a bagaça na íntegra...

... Antes do Post do Leitor do Lord, um aviso: Só tenho mais um Post do Leitor cozinhando nos meus e-mails, então vermes, tratem de colocar os miolos para funcionarem, e me mandem seus Posts para serem publicados aqui! Para participar, baste acessar este link aqui e se informar. Não paga nada, e de graça até injeção na testa vale! =D


Dicas de como Criar o seu Próprio Cenário



Criar um cenário, para muitos mestres uma tarefa complicada, muitas vezes é difícil ficar desenhando rascunhos de mapas sem sentido. Nesse post vou dar dicas de como criar seu próximo cenário.

Comece pequeno

Um dos segredos para criar seu próprio cenário é começar pequeno, crie uma vila para o grupo descansar e pensar na próxima aventura, e pequenas regiões nas vizinhanças para suas aventuras como bosques e templos perdidos, assim conforme o grupo cresce o mundo cresce junto, deixe as relações diplomáticas dos reinos e a historia do mundo para mais tarde, de inicio essas informações não são muito importantes para o andamento da aventura. Criar um mundo inteiro a partir do zero é uma tarefa árdua e que raramente dão bons resultados, te digo isso de experiência própria.

Geografia

Para muitas pessoas é difícil pensar em mapas, uma boa dica é se basear em regiões é mapas reais atuais (mas evite deixar muito claro que aquele mapa é real, ninguém que jogar em um mundo que tem o formato dos Estados Unidos XD) ou antigos (como a Pangueia, eu escrevi certo?), em relação aos nomes de cidades e regiões, use os nomes de cidades de cenários já existentes, como Forgotten Realms ou Dragonlance.



Historia do mundo

Não conheço muitas dicas de como criar uma boa historia de um mundo, mas na duvida os maravilhosos deuses que criam o maravilhoso mundo sempre dão certo, e explore as clássicas invasões orcs que sempre dão um clima selvagem no cenário XD.


E os NPCs...

Ao criar os NPCs lembre-se, é muito importante sua descrição da mentalidade, da historia, sua aparência física, e seu contexto no mundo. Uma coisa que ajuda a inspirar os heróis são heróis épicos, mas não exagere se não todos os lugares que seu grupo for, eles vão se sentir pequenos cercados de heróis apelões. Outra coisa importante construa NPCs coerentes com o cenário, não existem marinheiros no deserto e nem meio-orcs em cenários que não existem orcs (Dragonlance 3,5).

Desenhando meus mapas

Se você como eu, não tem talento para desenhar, não tema, Existe diversos programas para te ajudarem, como photoshop ou o Campaign Cartographer III ( o segundo esta disponível para download aqui no Dragão Banguela).


Faça seu estilo

Um cenário de RPG é estilo e gosto do mestre, alguns gostam de um fantástico épico (Forgotten Realms e Greyhawk), um selvagem (Dark Sun), ou um cenário de terror (Ravenloft), resumindo você como mestre, deve fazer o seu cenário como desejar.


Não se preocupe com o clichê

Não se preocupe em copiar ou se basear em outros cenários, afinal RPG é diversão!


Então galera, este foi o Post do Leitor do Lord, abaixo o cartão de estatísticas do cabrinha:

* O seu nome real: Raul Wagner
* O seu apelido (se tiver um): Lord
* A sua idade: Acredite ou não 13
* Sistema que mais gosta de jogar: AD&D, Múmia: A Ressureição e Mighty Blade
*Há quanto tempo joga RPG: 3 anos


Então cururus, quem quiser ter o nome no Hall da Fama do Dragão Banguela e participar do Post do Leitor, é só clicar aqui e descobrir como participar!

Nos vemos no próximo post macacada!

13 comentários:

  1. baitas dicas!
    Ajuda muito para os iniciantes que querem criar seu próprio cenário.
    A comunidade agradece! ;D

    ResponderExcluir
  2. No meu velho cenário tinha marinheiros no deserto. Eles andavam em caravelas que navegavam pela areia e aproveitavam os ventos noturnos para se locomover. Me baseei em Piratas do Caribe hehe.

    Sujestões legais, bom post Lord.

    ResponderExcluir
  3. Boa dicas!

    Uma coisa muito importante que poderia se acrescentar é: nunca deixe seu mundo estático, parado.

    Por exemplo, se os personagens passaram por uma cidade que você criou e ela era governada por um prefeito justo, pode ser que em uma nova visita, tempos depois, na mesma campanha, a cidade seja governada por um tirano opressor.

    Claro, que as mudanças devem ser sutis, senão, o excsso de mudanças frenéticas podem causar confusão.

    Outra coisa de suma importância, válido para qualquer tipo de campanha, seja com mundo próprio ou não, os protagonistas SEMPRE serão os jogadores, então nada de entupir o jogo com Elminsters, Dritzz, e Mestres Arsenais.

    E fica um pedido pro povo que acessa essa budega: Por favor mandem mais Posts do Leitor! O Dragão Banguela é um tirano e me obriga a escrever até as 4:00 da madrugada e entupir o meu HD de quinquilharias pra postar pra vocês! =D

    ResponderExcluir
  4. Belo post Lord,
    também mandei um email para a Dragão banguela Corporation com um livro para iniciantes.
    Adeus

    ResponderExcluir
  5. Você citou a não existência de orcs em Krynn, o mundo de Dragonlance, mas o maldito Guia de Campanha pra D&D 3,5 cita um monde de vezes sobre orcs e meio-orcs.

    Obviamente é um erro, mas porra, custava pesquisar antes deles publicarem o livro e venderem a quase noventa galeões tupiniquins?

    ResponderExcluir
  6. Lord, gostei do seu post, são boas dicas p q tá começando e q já mestra tbm! Tenho um pequeno grupo formado mas q n vai pra frente, tentei começar com o D&D 3.5 mas com eram novatos acharam mto complicado, então me veio na cabeça começar com o D&D1º, será q vai facilitar? valeu a todos:)

    ResponderExcluir
  7. Juliano, começa com 3d&t, não tem complicação e é facil de aprender

    ResponderExcluir
  8. Dei valor ao post. Pena que o meu cenário ja esta quase "finalizado".

    ResponderExcluir
  9. Very good!

    Gostei do post, ja fiz isso uma vez a muito tempo.
    Dei uma parada de jogar para entrar na facul...
    Deu certo mais perdi minhas anotações ¬¬

    Esse post me fez lembrar os bons tempos...

    La vou eu começar do zero denovo uhu!

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!! Já pirei em vários tipos de cenários, muitos coloquei no papel, mas nunca fico muito satisfeito tenho megalomania acho que sou Deus e posso sair por ai criando novos mundos e destruindo outros AUAHuhuHahuHuahuahaHUAhUA!
    Boas dicas!!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente post! Até agora eu nunca tive um surto de criação pra criar um mundo, mas jah tive várias ideias interesantes de como modificar os existentes!
    XD otimo pra quem quer começar a criar agora!

    ResponderExcluir
  12. Uma boa dica é escolher uma característica que será marcante em seu mundo, de uma maneira exclusiva.

    Krynn não possui Halflings, licantropos e orcs, mas em compensação tem os Kender, os Irda e os Thanoi. Além disso sua história e geografia foi afetada pelos dois Cataclismos. Isso sem falar das duas épocas em que os deuses ficaram ausentes.

    Arton não possui Gnomos, mas em compensação os Goblins ocupam seu lugar de uma maneira diferente (são aptos a fazer engenhocas, mas não tão inteligentes), além disso há a terrível tempestade rubra que dá nome aos livros, a Tormenta.

    A idéia é sempre dar um diferencial ao seu mundo, mas sem abusar, senão fica parecendo um circo de bizarrices.

    ResponderExcluir