quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cinema com RPG: Conan - O Bárbaro


Salve salve vermes da carniça!

Hoje irei inaugurar uma nova sessão aqui no Dragão Banguela, intitulada de Cinema com RPG, no qual irei catar alguns filmes que remetem ao nosso querido hobby e falar um pouco sobre o mesmo. Irei pegar vários gêneros de filmes, como por exemplo, os Sword and Sorcery, Sci Fi, SteamPunk, Fantasia, etc. O primeiro a participar desta sessão não poderia ser outro, senão Conan: O Bárbaro...

... Então malditos. Conan O Bárbaro (1982) é uma lamentável tentativa de levar o ótimo personagem do autor Robert E. Howard aos cinemas. Apesar do filme ter feito bastante sucesso, e o Arnold Schwarzenegger tem começado a fazer sucesso neste filme (embora não tenha sido o primeiro filme no qual ele participou), o filme deixa de lado algumas características bem básicas do personagem Conan que estão presentes nos contos mas não nos filmes.



Nos livros, o Conan é descrito como um homem de porte físico forte (mas não com hipertrofia muscular), ágil e esguio. Além de ser descrito também como um hábil ladrão e líder de combate.

Nos filmes, infelizmente, ficamos apenas com a característica do Conan bárbaro que é a característica mais marcante do personagem Conan da Marvel (das Hq's porra). A propósito, quem não leu os contos, perde uma ótima leitura. Os contos foram lançados aqui no Brasil pela editora Conrad em dois volumes. É uma leitura muito boa e que vale a pena.

Então, voltando ao filme. A atuação do Schwarzas é digna de uma framboesa de ouro. O personagem quase não fala, e diga-se de passagem, a cena em que talvez há mais diálogos longos do Conan (e a melhor cena do filme) é esta:



Traduzindo:

-O que é melhor na vida?

-A planicie aberta, um cavalo veloz, falcões em seu punho e o vento em seus cabelos!

-ERRADO!!! Conan, o que é melhor na vida!!

-Esmagar seus inimigos, vê-los fugir para sempre e ouvir o lamento de suas mulheres!

HUauhuhahuaauh! Morro de rir ao ver a "expressão facial" (aspas de ironia) do Schwarzenegger aí nesta cena.

Bom, apesar de ser um filme que falha em adaptar o personagem dos livros, ele é um ótimo passatempo. Além do mais, por ser um filme do gênero Sword & Sorcery, ele lembra muito uma campanha de D&D clássico: Heróis Fortões, a Busca, etc.



Então vale a pena?

Sim, apesar de tudo, é claro que vale. Inclusive vale a pena até comprar o DVD original que está super barato (já vi por R$12 doletas).

Bom galera, para quem não tem 12 cruéis para comprar o filme (sei, conta outra), disponibilizo o filme para download em duas versões: Em Torresmo e via Mula. Ambas com legenda em português (as legendas foram retiradas do site Legendas.tv).

Abaixo os links de download:

Torrent + Legendas

Emule

Legendas

Bom galera, então é isso! No próximo Cinema com RPG, vou falar sobre a continuação desta película: Conan O Destruídor. Aguardem.

Nos vemos no próximo post!