quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cinema com RPG: Conan - O Bárbaro


Salve salve vermes da carniça!

Hoje irei inaugurar uma nova sessão aqui no Dragão Banguela, intitulada de Cinema com RPG, no qual irei catar alguns filmes que remetem ao nosso querido hobby e falar um pouco sobre o mesmo. Irei pegar vários gêneros de filmes, como por exemplo, os Sword and Sorcery, Sci Fi, SteamPunk, Fantasia, etc. O primeiro a participar desta sessão não poderia ser outro, senão Conan: O Bárbaro...

... Então malditos. Conan O Bárbaro (1982) é uma lamentável tentativa de levar o ótimo personagem do autor Robert E. Howard aos cinemas. Apesar do filme ter feito bastante sucesso, e o Arnold Schwarzenegger tem começado a fazer sucesso neste filme (embora não tenha sido o primeiro filme no qual ele participou), o filme deixa de lado algumas características bem básicas do personagem Conan que estão presentes nos contos mas não nos filmes.



Nos livros, o Conan é descrito como um homem de porte físico forte (mas não com hipertrofia muscular), ágil e esguio. Além de ser descrito também como um hábil ladrão e líder de combate.

Nos filmes, infelizmente, ficamos apenas com a característica do Conan bárbaro que é a característica mais marcante do personagem Conan da Marvel (das Hq's porra). A propósito, quem não leu os contos, perde uma ótima leitura. Os contos foram lançados aqui no Brasil pela editora Conrad em dois volumes. É uma leitura muito boa e que vale a pena.

Então, voltando ao filme. A atuação do Schwarzas é digna de uma framboesa de ouro. O personagem quase não fala, e diga-se de passagem, a cena em que talvez há mais diálogos longos do Conan (e a melhor cena do filme) é esta:



Traduzindo:

-O que é melhor na vida?

-A planicie aberta, um cavalo veloz, falcões em seu punho e o vento em seus cabelos!

-ERRADO!!! Conan, o que é melhor na vida!!

-Esmagar seus inimigos, vê-los fugir para sempre e ouvir o lamento de suas mulheres!

HUauhuhahuaauh! Morro de rir ao ver a "expressão facial" (aspas de ironia) do Schwarzenegger aí nesta cena.

Bom, apesar de ser um filme que falha em adaptar o personagem dos livros, ele é um ótimo passatempo. Além do mais, por ser um filme do gênero Sword & Sorcery, ele lembra muito uma campanha de D&D clássico: Heróis Fortões, a Busca, etc.



Então vale a pena?

Sim, apesar de tudo, é claro que vale. Inclusive vale a pena até comprar o DVD original que está super barato (já vi por R$12 doletas).

Bom galera, para quem não tem 12 cruéis para comprar o filme (sei, conta outra), disponibilizo o filme para download em duas versões: Em Torresmo e via Mula. Ambas com legenda em português (as legendas foram retiradas do site Legendas.tv).

Abaixo os links de download:

Torrent + Legendas

Emule

Legendas

Bom galera, então é isso! No próximo Cinema com RPG, vou falar sobre a continuação desta película: Conan O Destruídor. Aguardem.

Nos vemos no próximo post!

22 comentários:

  1. Muito show esse filma, ri muito. Tenho ele no meu HD.
    Posta Krull aí. Alguem além de mim era nascido quando lançaram esse filme???

    ResponderExcluir
  2. Se formos comparar com a obra original, ou até mesmo com as HQs da Marvel, o filme é uma merda, mas se formos analizar o filme como uma obra fechada em si própria é um filme bem divertido pra assitir na Sessão da Tarde, ou num domingo preguiçoso na frente do DVD.

    E por falar de filmes baseados em RPG, não dá pra esquecer (embora eu queira muito) os filmes de Dungeons & Dragons. Que filmes horríveis!!! O anão tinha tamanho humano, as armaduras eram visivelmente de plástico e os dragões mais falsos que nota de três reais!

    ResponderExcluir
  3. Estão fazendo um filme novo do Conan e daqui uns tempos sai o da red Sonja, veremos que merda vai dar!

    ResponderExcluir
  4. Tem um dos atores de Crepusculo no novo filme do Conan, então as minhas espectativas já são bem baixas, mas de repente eu posso me surpreender.

    Aliás, já notaram como a criatividade de Hollywood está em baixa? Tentem pensar em 10 filmes que vocês assitiram recentemente e digam quais deles NÃO SÃO adaptações de livros/games/desenhos/HQs/filmes antigos...

    Não consegui me lembrar nem de três direito! E se formos excluir as animações a coisa fica pior ainda!

    ResponderExcluir
  5. não podemos esquecer do "Mestre das Feras", é um filme bem legal.
    e ja que você falou Oraculo, eu não concigui pensar em um quanto mais 3, mas to na espectativa de Prince of Persia (agora em maio), o Homem Aranha (o novo que promete ser fiel à HQ e sem previsão de lansamento) e DeadPool (sai so em 2012, se o mundo não acabar)

    ResponderExcluir
  6. Adaptações são legais (apesar de que o Deadpool que você citou ficou horrível no filme do Wolverine). Eu mesmo pirei com os dois filmes do Homem de Ferro e praticamente decorei o Cavaleiro das Trevas (é sério! Pelo menos uma vez por dia eu consigo encaixar uma frase desse filme em uma conversa normal).

    O problema é que não temos praticamente mais nada exclusivo do cinema hoje em dia. Antigamente tinhamos Guerra nas Estrelas, Exterminador do Futuro, Indiana Jones e etc.

    Hoje em dia, tirando Avatar, quase não temos nenhum mega blockbuster exclusivo dos cinemas!

    ResponderExcluir
  7. sou um fã de Conan... tenho os livros da Conrad aki e varias HQs tb.... tipo não da pra comparar o material original com o filme mesmo... mas eu me divirto horrores vendo esse troço AHUhuHUAHuA.
    Eu gosto de adaptações (apesar de ter odiado mt Wolverine, motoqueiro fantasma, Elektra e o Demolidor). Mas tivemos ai de bom 300 (que tenho ctz vai aparecer nessa coluna daki a pouco), Watchman, os 2 novos Batmans e ate o Kick Ass que mudaram 90% da historia não fico tão ruim.

    ResponderExcluir
  8. poha, kick ass mudaram muito não cara, embora tenham dado uma suavizada legal.

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse filme que, se não eh um primor de adaptação, cumpre o que se propõe. Sem contar a trilha sonora que eh maravilhosa.

    Ahhh, e eu era nascido quando passaram Krull na sessão da tarde, ja até adaptei os calvalos de fogo numa campanha...muito bom o filme. Se alguém tiver posta ae que vale a pena.

    ResponderExcluir
  10. Rola uma lenda urbana muito louca que tem haver com esse filme, diz a lenda que a Hasbro (sim ela mesma!!!) já havia feito dezenas de bonecos do Conan para serem vendidos logo após o lançamento do filme, só que o filme acabou sendo um pouco mais violento do que os puritanos diretores da companhia previam e para não encalhar com toda a produção eles simplesmente trocaram as cabeças do conan pelas do he-man...mantendo o corpo do personagem e tudo mais (ou menos já que um barbaro não carrega tanta coisa..rs)
    Detalhe, nesta época o Conan era publicado pela marvel e o he-man pertencia a DC. Se a lenda for verdadeira já dá pra perceber que vem de longe o jeito "dane-se o publico o que eu quero é vender " da Hasbro!

    ResponderExcluir
  11. cara eu achei q mudaram MUITAAAA coisa Au-Au... muita mesmo o.O
    eu ate as citaria aki... mas não farei pra evitar os spoilers =)

    ResponderExcluir
  12. Caro Diego se isso não for uma lenda....É UMA BRUTA SACANAGEM!!! DIE HASBRO DIE!!!!

    ResponderExcluir
  13. Cara! Por favor.... vamos esquecer q esse filme do D&D existiu? Juro q eu perdi 2 hrs da minha vida e mais a grana do cinema, fui, eu tive o desprazer de ver essa... essa... #@$§@ no cinema.

    Agora o Eragon vale a pena! Esse foi bom!

    ResponderExcluir
  14. a musica de hit-girl muuuuito boa bixo

    ResponderExcluir
  15. Eragon BOM?????? o.O
    PELAMORRRDEDEUS
    Eragon é StarWars medieval(História)
    E se o filme é bom eu venci o Batman e enterrei ele de ponta cabeça no meu quintal!!!
    Eragon é um LIXO!!

    ResponderExcluir
  16. Ei, ei!! Esses dias eu (re-re-re-re-re)re-assisti um clássico que me amarro - The Legend. Alguém se lembra do bichinha (ranger?)Tom Cruise novinho e aquele fodônico Capetão?? Carai!! Eu ainda TENHO que fazer um infernal igual a ele!!

    Abraços renovados.

    Ei joker! Quando eu estava bêbado eu também venci o batmam e o enterrei no quintal, mas só depois eu vi que era uma freira.

    ResponderExcluir
  17. Apesar de fã de D&D eu raramente assiste filmes do gênero fantasia medieval.

    Já o Conan eu curto muito mais nas HQs, principalmente nas desenhadas pelo John Buscema.

    ResponderExcluir
  18. Kenku...A lenda é por sí só uma lenda de filme AHuHAUaiUahUIAHUIAH, sobre a freira...se vc gosta delas e quer se redimir entre toda sexta feira no blog: http://crazyhall.blogspot.com/
    Pois nessa semana teremos a Sexta Freira Boa ai vc como bom cristão pode rezar muito HAUAHUHAUIHA

    ResponderExcluir
  19. Boas bárbaros do papel lápis e dadinhos,realmente é uma pena ter a ofença escancarada por esse filme em que colocam um personagens incrível sendo interpretado como um perfeito idiota.

    ResponderExcluir
  20. Baralho, adoro este filme. O Conan das revistas é mesmo muito parecido com o do primeiro filme, se você contar que ele demonstra sua "inteligência" (acimad a média do que se considera um bárbaro burro e não civilizado, e até maior que de um qualquer, pela ousadia).

    Tá que o Shwarzamblegar não tem o dom do Balboa pra interpretar (huhahaha), mas convenhamos que um "heróoi épico" com a profundidade de um urso de caverna não deveria ser feito por um Brad Pitt da vida (que aliás também não merecia nenhum Awards da vida pelo Aquiles de Tróia).

    O filme funciona, pra mim, perfeitamente bem como "Sword & Slash", inclusive um dos mais divertidos do gênero, porque não tenta te enganar com diálogos confusos e cenas estereotipadas como o Senhor das feras do 2 em diante (viajar pra terra contemporânea não funcionou nem lá nem em He-Man E Os Mestres do Universo - O Filme).

    ResponderExcluir
  21. Ah, já ia esquecendo, a trilha sonora deste filme arrebenta e, sinceramente, se não fosse tão boa, o filme não seria nem a metade do que é.

    Em nenhum outro filme tão "pesado" (superficial mesmo) em termos de drama eu quase chorei (ops) como naquela cena final dos Seguidores de Set e a música triste depois da morte do Sumo-Sacerdote.

    ResponderExcluir
  22. alguns dos melhores filmes medievais de baixo orçamento dos anos 80 é Willow na terra da magia (do Lucas) e O Feitiço de Áquila

    ResponderExcluir