segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jogando com um Super-Herói



Salve salve macacada!

Já vou avisando aos desavisados, de que nas próximas duas semanas estarei um pouco ausente no blog por conta de algumas provas que irei realizar, tanto para a faculdade quanto para concursos públicos! =D
Então não estranhem se eu ficar mais de dois ou três dias sem aparecer por aqui, mas não se preocupem, o Oráculo continuará firme e forte nas postagens. Mas mudando de saco para mala, olhem só o que eu preparei hoje para vocês...

... Há algumas semanas eu fiquei com uma vontade imensa de mestrar uma campanha baseada em algum universo que contesse Super Heróis. Como eu sou um grande fã do universo heróico dos quadrinhos, sempre tive essa vontade mas nunca passei a idéia para o papel.

Neste post eu não colocarei nenhum material para download, eu irei apenas citar alguns dos sistemas que eu conheço que adaptam facilmente um universo no qual Super Heróis coexistam.
Futuramente irei colocar alguns sistemas interessantes, mas particularmente hoje eu só irei jogar conversa fora com vocês.

Entonces, o primeiro material que adquiri para utilizar em uma campanha voltada para Super Heróis, foi o livro SUPERS lançado para sistema Daemon. Bom, não vou dizer que o livro é a melhor maravilha do mundo, mas por ser um sistema bem genérico é possível utilizá-lo com bastante eficácia em uma campanha.



O livro é tão barato (R$14 doletas) que me pergunto se seria certo eu colocá-lo aqui para download em um post futuro (sim, o scan do livro já existe, mas não vou dizer que foi scaneado pela galera do Senhor dos Downloads... ops!), talvez se o livro se encontrar em estado de Esgotado na editora, eu faça um post com ele aqui no Dragão Banguela.

O livro já possui todas as regras para o sistema Daemon inclusas, então somente com este livro já é possível mestrar/jogar uma campanha de Super Heróis. Na minha humilde e inútil opinião, o livro peca somente nas ilustrações. Eles me fizeram a cagada de misturar desenhos com fotografias (argh!!!). Para que o livro fosse ideal, faltou apenas ilustrações do tipo da Era de Prata e de Bronze dos quadrinhos para dar aquele clima mais heroístico.

Talvez aqui no Brasil, o sistema/suplemento para RPG mais conhecido voltado para os Super Heróis seja o GURPS SUPERS, que pode ser facilmente encontrado para download aqui no Dragão Banguela. No próprio post que o Oráculo fez, é possível ler uma breve sinopse do suplemento. O GURPS SUPERS, oferece ao jogador uma gama quase ilimitada de combinações de Super Poderes.



Infelizmente, este é um livro que hoje em dia há uma certa dificuldade em ser encontrado a venda.

Há também diversos Net Books para download que fornecem descrições e atualizações muito boas para diversos suplementos. Cito por exemplo, novamente o caso do sistema Daemon. No próprio site há diversos suplementos, como é o caso do Marvel Super Heroes RPG e algumas atualizações para o SUPERS.



Para 3D&T também há alguns materiais com a temática de Heróis bem interessante, como é o caso do Manual do Super Herói - 3D&T Alpha.



Só para constar, que em breve, o Marvel Super Heroes RPG e o Manual do Super Heróis estarão disponíveis para download aqui no Dragão Banguela! =D

Agora, acredito que o sistema que veio com tudo para ficar aqui no Brasil é o ótimo Mutantes & Malfeitores, que é editado aqui no Brasil pela Jambô.



Muitos atestam (eu ainda não, pois não comprei a bagaça, mas irei comprar um pack com todos os livros lançados no final deste mês) que o M&M (não as balinhas de chocolate! Tá eu sei, piada velha e sem graça...) é o melhor sistema para se jogar com Super Heróis.

Eu sinceramente dou meus parabéns pela iniciativa da Jambô em ser tão ousada lançando um material deste gênero aqui no Brasil, e para minha grata surpresa, sei que o livro está vendendo muito bem obrigado.

O livro foi lançado aqui por um preço bem camarada, uma pena que para isso a Jambô tenha que ter dado alguns cortes em algumas coisas do livro. Calma calma! O conteúdo do livro permanece igual ao da versão original, a diferença é que a versão nacional é em Preto e Branco, enquanto a versão original é em cores.
Isso é apenas um pequeno defeito se comparado ao ótimo trabalho feito na tradução nacional.

Bom, já enrolei demais, mas aonde quero chegar, é que hoje há diversas opções para nós ,jogadores e mestres, narrar e jogar em campanhas com Super Heróis. Claro, deixei diversos outros sistemas de fora (como o antigo e malfadado Marvel Super Heroes e o vindouro DC Adventures). Os que citei, são os que facilmente podem ser encontrados (com exceção talvez do GURPS SUPERS) em qualquer sebo, loja de RPG, ou na internet como é o caso dos Net Books.

Agora você se pergunta. Trapaceiro, eu não sei porra nenhuma sobre super heróis. O que eu posso utilizar como ambientação?

Bom gafanhoto, se a sua pergunta é essa, você provavelmente esteve criogenado nos últimos 70 anos ou então mora em uma caverna.

A resposta é fácil. Quadrinhos. Isso mesmo vermes, leiam quadrinhos. Há uma infinidade de títulos que podem dar ótimas idéias para campanhas. Há vários títulos da DC, Marvel Comics, Image e por aí vai. Há títulos muito bons que podem dar um enfoque diferente nas campanhas heróicas, como é o caso da Hq Watchmen e The Boys.
Não posso deixar de citar também, o ótimo desenho da Liga da Justiça (aquela que passa, ou passava no SBT).

É uma pena que não tenhamos grandes representantes no Brasil de Super Heróis.

E se você que dar mais vida em suas campanhas heróicas mas não tem (e nunca vai ter) habilidades como a de Alex Ross para desenhar, você pode utilizar o programa Fábrica de Heróis, ou visitar o site oficial do autor do Fábrica de Heróis e utilizar a última versão que possui uma caralhada de recursos novos.



Há também, para o caso de de quererem utilizar miniaturas, usar as miniaturas Heroclix. São bem baratas e podem ser encontradas facilmente no Mercado Livre.



Bom, essas foram apenas algumas dicas para você, mestre ou jogador, se deleitar com campanhas Heróicas.

Com os sistemas com citei, é possível criar diversos tipos de Heróis com os mais variados Super Poderes, Qualidades e Defeitos. As possibilidades são quase infinitas. Você pode jogar até com um personagem com os poderes do Homem Aranha...



Ou até com um personagem que tenha como Defeito, Perversão Sexual...


























































Errr, melhor não né?

E antes de encerrar, uma revelação bombástica. Eu, um reles verme fã de quadrinhos, NUNCA LI UMA REVISTA DA DC, com excessão de Watchmen (que não é do universo do Super Man), A Morte do Super Homem e algumas edições do LOBO.

Que as pedras comecem a serem tocadas!

Então é isso vermes, nos vemos no próximo post!

12 comentários:

  1. Olha só! E eu estava realmente pensando em RPGs com super-heróis, principalmente depois que comprei o encadernado da saga Guerra das Armaduras do Homem de Ferro.

    Marvel Super Heroes? Eu sempre procurei esse RPG! Com certeza vou esperar ansioso para o lançamento do livro por aqui!

    Quanto ao Mutantes e Malfeitores da Jambô eu não vejo como um defeito. Seria uma boa que mais livros fossem lançados assim, reduzindo os preços e aumentando as vendas. Talvez com a opção de uma versão "full", mais cara e com a mesma qualidade dos originais.

    Trapaceiro, seu verme maldito! Como não leu HQs da DC?

    Quer dizer que você perdeu a fenomenal Crise nas Infinitas Terras? A sensacional saga dos Novos Titãs da dupla Marv Wolfman e George Perez? A Queda do Mercego? A incrível saga Milênio, envolvendo diversos heróis da DC nos 80 (com ênfase nos Lanternas Verdes)?

    Tudo bem que até hoje ainda existe uma certa rivalidade entre Marvetes/DCnautas, mas você não sabe o que está perdendo!

    ResponderExcluir
  2. Quanto aos heróis brasucas existem sim uma enorme gama de supers brasileiros.

    Os fãs da Dragão Brasil podem se lembrar do UFO Team. Além disso existem muitos outros heróis como o Meteoro, Necronauta, Velta, Crânio e muitos outros.

    É claro que esses heróis não obtiveram o mesmo destaque dos heróis americanos, mas ainda assim estão aí até hoje lutando por um lugar ao sol no terrível mercado editorial brasileiro.

    Pensando nisso vou ver se preparo um artigo sobre os diversos supers brasucas.

    ResponderExcluir
  3. Uma das melhores campanhas que já joguei foi de GURPS Supers...Saudade!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do Espada da galaxia, aqueles metalianos são pirados!

    ResponderExcluir
  5. Tem também um heróis brasuca que esqueci de mencionar, mas que tem até uma certa fama, é o Homem-Grilo. Sério, existe e é bom!

    Pois é Oráculo, cometi essa heresia de ler poucos (quase nenhum) título da DC. Mas em compensação sou fã do desenho da Liga da Justiça! =D

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Liga da justiça é massa, foda é o batman ta sempre querendo me contrariar!

    ResponderExcluir
  7. @O Trapaceiro

    Quando puder dá uma passada num sebo e dê uma garimpada em alguns títulos DC. Eu não curto muito o Super-Homem, mas praticamente tudo do Batman e dos Novos Titãs é excelente e vale a pena ser lido.

    A Liga da Justiça dos anos 80 também merece destaque por levar a narrativa a um lado mais humorístico.

    Os desenhos atuais da Liga da Justiça são um prato cheio para os fãs da velha guarda, resgatando vários personagens esquecidos, embora alguns nunca tenham integrado a Liga. O Vigilante e o Cavaleiro Andante, por exemplo, são dos Sete Soldados da Vitória, e em uma cena aparece a Super-Moça conversando com o Nemesis que foi do Esquadrão Suicida.

    Tem também o excelente Batman: Os Bravos e os Destemidos em que o morcegão sempre contracena com algum coadjuvante menor na DC como o Senhor Destino, Tigre de Bronze, Jonah Hex, Besouro Azul e muitos outros.

    ResponderExcluir
  8. Por falar em Jonah Hex, espero que o filme que estão fazendo não seja uma bomba heheheh.

    ResponderExcluir
  9. Eu fico com o pé atrás... A DC só sabe fazer filme do Batman!

    ResponderExcluir
  10. o vigilante e o cavaleiro andante dos sete soldados não são os originais. inclusive o vigilante dos sete soldados so aparece la.
    sobre titulos da DC que valem a pena ler, embora eu nunca tenha ido muito com a cara do super os arcos mais recentes, do "ultimo filho" pra ca, tem sido excelentes. os titãos sempre foram muito bons, na minha humildde opnião.
    a saga milenio não foi muito boa não, mas a saga invasão e a lendas foram otimas, pena que lendas não saiu com todos os tie-ins. o especial cavaleiro das trevas é um classico, leitura obrigatoria pra qualquer fã dos quadrinhos
    e por fim não esqueçamos a primorosa "crise nas infinitas terras" saga que reformulou todo o universo DC la na decada de 80.
    putz, acho que esse foi meu maior post

    ResponderExcluir
  11. Mas um problema sério é um narrador com peito e "recursos" pra narrar uma campanha de Super-heróis!
    Pelo menos aqui na minha cidade eu não achei ninguém(eu até admito que sou um deles) que monte uma campanha... mas a esperança é a última que morre!

    ResponderExcluir
  12. Esqueceram dos combos, que uma campanha de supers revela, sempre tem um engraçadinho, em gurps então.... nem se fala.
    Tenho um blog tb, e fico impressionado, os tesouros que o google me dá de bandeija, vocês são muito bons, e voltarei a jogar rpg, só com o que li aqui, saudosismo na veia.

    ResponderExcluir