sábado, 22 de maio de 2010

Downloads [D20] - Pathfinder traduzido

Hell yeah, macacada!

E novamente o Oráculo está de volta, trazendo mais RPG pra vocês lotarem seus HDs até que ele exploda, tornando-se um monte de cinzas fumegantes...

...

O livro desta noite é o famoso Pathfinder. Não, não é a sonda espacial! Trata-se de uma "evolução" do D&D 3.5, editado pela Paizo Publishing.

As regras de Pathfinder são praticamente as mesmas de D&D 3.5. Se você já joga D&D não terá dificuldade nenhuma em aprender este jogo. Ainda assim, é melhor conhecer melhor o jogo pois ele tem muitas diferenças importantes:

* As raças possuem duas classes favorecidas ao invés de uma;

* Algumas características de classe foram modificadas. O Dado de Vida dos bardos, por exemplo é o d8 ao invés do d6;

* Existem muito mais talentos e eles são ganhos a cada nível ao invés de a cada três. As classes que ganham talentos adicionais também tem uma gama maior de opções;

* Conjuradores arcanos não gastam truques (magias de nível 0). O mesmo ocorre com os conjuradores divinos e suas preces;

* Bárbaros ganham habilidades extras quando enfurecidos;

* Clérigos ganham habilidades baseadas em seus domínios dependendo de seu nível, enquanto magos ganham dependendo de sua especialização em escola;

* O Ataque Furtivo dos Ladinos funciona até contra construtos, plantas e mortos-vivos;

* Expulsar/Fascinar mortos-vivos dos clérigos foi substituida pela habilidade de canalizar energia positiva/negativa, que pode ser usada para expulsar/fascinar mortos-vivos ou para curar/inflingir ferimentos;

* Muitas regras que tornavam o jogo lento, como desarmar, foram simplificadas, para tornar o jogo mais ágil;

* As regras de perícia foram simplificadas, sendo que algumas foram reunidas numa só, como Ouvir, Procurar e Observar que viraram Percepção;

* A morte de um personagem depende de sua Constituição;

* Acabaram as regras para perda de experiência, seja através de mortos vivos ou da criação de itens mágicos;

Essas são apenas algumas entra as muitas modificações do jogo.

Nota-se que foi feito um imenso esforço para tornar o jogo mais épico. Porém, também dá pra perceber que o jogo tornou-se mais ágil.

Nunca joguei Pathfinder (mesmo porque se trata de um RPG recente), mas todos que eu conheço que o jogaram aboliram totalmente o D&D (seja a 3ª ou a 4ª edições) e adotaram este jogo.

A tradução do livro foi feita pelo grupo da comunidade Pathfinder RPG Brasil no orkut e quem deu a dica foi o leitor Anderson Almeida do blog Terra das Cinzas. Ao que parece trata-se apenas da tradução das regras, já que não há nenhum tracho falando sobre interpretação ou até mesmo o conceito de RPG. ATUALIZAÇÂO: Isso se deve ao fato de se tratar somente de uma versão beta, já que o grupo de tradução está trabalhando no livro completo que será lançado em breve, então fiquem ligados aqui e no orkut para novidades!

4SHARED Pathfinder

20 comentários:

  1. eita mandou bem no post agora eu to mestrando uma camapnha com pathfinder e axei otimo recomendo pra ainda n experimentou da uma olhada nesse livro

    ResponderExcluir
  2. Adorei, já conhecia de longa data muito loco esse material, melhor post do mês!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!

    Obrigado a todos os envolvidos!

    Patesi.

    ResponderExcluir
  4. Oráculo.. you are a motherfucker! =D E o pessoal da comunidade que traduziu são mais motherfuckers ainda!
    Eu baixei ainda ontem esse livro em inglês para uma tentativa frustrada de aprender.

    E vida longa ao Dragão Banguela.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu faço parte da comunidade e nem sabia que ja existia a versão traduzida (será que está corrigida?). Estavam ainda em processo de tradução. Fiquei tonto agora. Bem, pelo menos agora temos algo na lingua tupiniquim desse sistema.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo The Nightwolf24 de maio de 2010 às 13:28

    Cara, deixa claro ai que é a versão beta, e não a definitiva.

    O pessoal da comunidade está traduzindo a versão final e vai montar um livro assim que possível, mas esse aí é a última versão antes da final

    deixa isso claro por favor

    ResponderExcluir
  7. Opa, valeu pela dica.

    Como eu praticamente não uso orkut eu acabei deixando essa iformação passar. Mas agora o artigo está editado.

    Então é isso aí, cambada, acessem a comunidade Pathfinder RPG Brasil e fiquem por dentro das novidades. E que alguma editora nos traga a versão oficial deste jogo, pois ele tem tudo a 3ª edição tinha de bom, minimizando os aspectos ruins. A melhor alternativa pra quem não quer jogar D&D4, mas também quer continuar na vanguarda, com um sistema com suporte da editora (toma Wizards!)

    ResponderExcluir
  8. "Então o Velho e o Novo se mesclaram, experiencia e juventude, a exencia da perfeição"

    eu não li ainda mas ja to baixando. na expectativa aqui!!!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de baixar... e já uma surpresa que merece ser premiada.
    Acho que é o primeiro livro em português que eu vejo Marcadores no Pdf.

    hehehe

    Na expectativa que ele continue com as surpresas boas.
    Abraço...

    ResponderExcluir
  10. Eu baixei do site da paizo mesmo a versão beta logo qndo saiu e achei muito show de bola.

    Ainda acho q algumas regras poderiam ser mais simplificadas e uso assim nos meus jogos, mas acho as mudanças q eles fizeram nas classes são sensacionais. Dá GOSTO de ver a progressão de cada classe... parece até criança em loja de brinquedo... fica difícil de escolher com qual vai se jogar de tão legal q estão :D

    E agora, graças ao post, tenho todos os feats traduzidos pros meus players q n manjam inglês

    valeu Dragão!! :D

    ResponderExcluir
  11. Eu achei que neste jogo eles partiram mais para o heroísmo, sem ficar aquele treco apelão da 4ª edição, onde clérigos e poções de cura são inúteis.

    E dando uma olhada melhor na comunidade responsável pela tradução pude constatar que o pessoal está realmente empenhado em fazer um trabalho de alto nível. Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto.

    Poxa, porque as grandes editoras não contratam pessoas assim?

    ResponderExcluir
  12. Violento, perfeito pra quem está insatisfeito com a mecanica lenta do 3.5 mas ainda não mastigou a ideia do 4.0.

    ResponderExcluir
  13. AH MEO DEOLS!!!

    Eu quase chorei quando vi Pathfinder pra download!!!

    Que os Deuses salvem o Oráculo dos Nove Infernos e o perdoem pelos atos de pirataria feitos até hoje!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo vocês!!!!
    Ótimo trabalho. Agora vamos rolar os dados...

    AH! Eu sempre acompanho o blog de vocês e sou programador WEB. Tenho interesse em fazer um site para vocês sem custo, é minha forma de agradecer todos os downloads que já fiz.

    www.augustoweb.com.br

    Aguardo!

    ResponderExcluir
  15. Opa Augusto!

    Entre em contato comigo pelo e-mail do Dragão Banguela.

    dragaobanguela@gmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Já enviei email. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  17. ae massa d+ vlw mesmo muito parabens

    ResponderExcluir
  18. Estou procurando o livro pra baixar, aqui não estou conseguindo alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. É só clicar ali no link pra Download. Está no nome do livro bem ao lado daquele 4SHARED em letras garrafais.

    ResponderExcluir