sexta-feira, 21 de maio de 2010

Venha jogar Neverwinter Nights com o Dragão Banguela


Salve salve macacada!

Então, através de correio eletrônico e também pelo chat do Dragão Banguela, o Oráculo e eu estávamos discutindo a idéia de formarmos um grupo de jogos virtuais. Várias idéias foram postas na mesa, sempre levando em consideração os prós e os contras de cada uma. Ficou curioso? Então Leia Mais...

... Continuando.

Quando o Oráculo me procurou com a idéia de formarmos um grupo com os vadios que perambulam pelo site, a idéia inicial era de jogarmos com algum programa que simulasse uma mesa virtual.

Pensamos então que há alguns contratempos nesse método. Como por exemplo, o tempo. Sei que cada um de vocês tem outros afazeres. Alguns são estudantes, outros são trabalhadores, outros são casados, e alguns são tudo isso ao mesmo tempo (!!!!!), e isso poderia tornar as coisas um pouco difíceis, pois para se jogar uma mesa online precisa-se preparar fichas, o jogo é beeeeem mais lento que em uma mesa real e a também o número de vagas. Neste método seriam necessárias mais de uma mesa para que todos pudessem jogar.

Além do mais, quem fosse o Mestre (DM) iria se ferrar, pois dá uma trabalheira desgraçada preparar tudo com antecendência e tal. Então esses foram os motivos que desistimos a princípio da mesa online.

Partimos então para a segunda opção. Um jogo. Sim, um simples jogo de computador. Seria fácil, rápido e prático. A dúvida então tornou-se: Qual jogo escolher?

Pensamos no Baldur´s Gate. Este ótimo jogo, além de possuir em sua mecânica as regras do Advanced Dungeons & Dragons (AD&D) , ele é um mundo aberto total, podendo o jogador ir para qualquer lugar do mapa (desde que tenha PV's suficiente para não sucumbir no caminho), há também a incrível tradução para o português (tá, tudo bem, Ranger foi traduzido para Mateiro, e daí?), e também é um game super leve, rodando em qualquer carroça.



Mas daí encontramos outro contratempo. O jogo tem limite para no máximo 8 players. Acredito que haverá mais pessoas querendo participar da mesa, por esse motivo então, precisamos descartar o Baldur´s Gate.

Então pensei no ótimo Neverwinter Nights. Além de contar com uma ótima tradução, o jogo utiliza as regras da 3ª Edição, do qual a maioria de nós possui grande familiaridade. Além do mais, o jogo suporta até 64 players (mas duvido que nossa mesa chegue a isso) e é um jogo bem leve, ao contrário do Neverwinter 2 que descartei por se um jogo um tanto pesado (pelo menos para a merda do meu pc).



Agora temos alguns dilemas. Quantos nós somos? Que dias jogar? Quem hosteará o jogo?

Então o titio aqui resolveu colocar algumas idéias na mesa para todos os vermes que leêm esta pocilga.

Bom, primeiramente QUANTOS SOMOS ao todo? Se for um número pequeno, podemos até mesmo ficar no Baldur´s Gate, ou mesmo com um número pequeno ficar no NWN, a escolha é de vocês. Agora se forem mais de 8 pessoas a jogar, obrigatoriamente teremos que utilizar o NWN.



A segunda questão é QUE DIAS JOGAR? Eu trabalho e estudo... e tenho mulher (sim, estou totalmente enforcado =D) porém, EU, e particularmente EU, tenho as tardes (a partir das 15h) livres das Segundas e Terças. Porém, como eu disse, particularmente EU, então acredito que muitos poucos tenham essa exceção de horários.

Então pensei em a gente sempre agendar as jogatinas em um horário que todos possam jogar e com pelo menos uns 4 dias de antecedência. Acredito que para a maioria, os melhores horários sejam nas Sextas e Sábados a noite, ou então no Sábado ou Domingo a tarde. Precisamos detalhar bem isso.

O terceiro ponto é QUEM SERÁ O SERVIDOR. Minha conexão é da NetVirtua e a velocidade é de 1mb. Sempre quando eu jogo NWN com os amigos, geralmente eu sou o servidor e consigo segurar o jogo tranquilamente para 5 ou 6 pessoas (mais que isso nunca tentei) . A escolha do "hoster" é muito importante, pois sem ele não há jogo por dois motivos:

O primeiro e óbvio, é que o cara é necessário para a comunicação de todos os pc's para podermos jogar em rede.
O segundo e igualmente importante, é que o "Save Game" fica somente com o hoster, e uma vez que alguém seja o hoster, somente ele poderá continuar o jogo de onde paramos. Sem a presença dele, teremos que jogar um novo jogo e começar com personagens zerinho zerinho...

Agora, uma solução para tudo acima - Os horários, o servidor, e o número de pessoas a jogar - pode ser facilmente solucionado fazendo-se de outra forma, mas que talvez alguns (tá, a maioria... tudo bem, quase todos) fiquem de fora, é jogarmos nos servidores que existem do próprio jogo.

Porém isso somente é possível para quem tem a chave original do jogo. Isso não seria nenhum problema tendo em vista que o jogo com todas as expansões custa somente R$14,90(!!!!!!!!), porém acredito que na prática a coisa seja diferente.

Nos servidores originais a gente só precisaria marcar hora para jogar junto, não dependeríamos mais de um hoster e nem de datas tão específicas (afinal, basta juntar 3 ou 4 amigos e ser feliz no jogo já que há uma infinidade de servidores).

Então galera, o que preferem? Baldur´s Gate ou Neverwinter Nights?

Quantos nós somos? Que dias jogar? Quem irá hostear?

Jogaremos em LAN (ou seja, com algum dos jogadores hosteando o servidor) ou jogaremos nos Servidores Originais?

Deixo o tópico aberto para discutirmos tudo com detalhes. E acredito que no fim, a Voz do Povo será a Voz dos Deuses.

Até mais e nos vemos no próximo post macacada!