sábado, 22 de maio de 2010

Mesa de RPG do Trio Tormenta

Saudações, cambada!

Lá vai um post rápido, porque hoje é sábado e eu quero começar a encher a cara bem cedo...

...

Os vídeos abaixo são mera curiosidade e mostram uma partida de
RPG envolvendo os três principais autores do RPG nacional: Marcelo Cassaro, J.M. Trevisan e Rogério Saladino, além de outros três sujeitos, sendo que um deles foi a fonte de inspiração para o Sandro de Holy Avenger.

O que eu mais curti nesse vídeo é que é mais ou menos assim que eu jogava nos meus tempos de RPG (hoje em dia estou semi-aposentado), ou seja, muita descontração, piadas e tudo mais.

Então, sem mais delongas, assistam os vídeos, pois eu já estou de saída. SE eu chegar sóbrio (ou pouco bêbado), posto mais alguma coisa.



27 comentários:

  1. até eu mestro melhor que o Saladino huahruarhuahru!

    O cara narra em números o dano!

    ResponderExcluir
  2. Minha vó mestra melhor!!!

    ResponderExcluir
  3. caraca pelo menos nesse video ae ele ta mestrando mto ruim pensei q ele mestrasse melhor

    ResponderExcluir
  4. deve estar nervoso por estar na frente das cameras. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Bem...

    Espero que as cameras tenham atrapalhado, pois se não foi, eles pularam a parte de narrativa dos livros da White Wolf

    ResponderExcluir
  6. tormenta que bosta!! pior mundo ja feito!que desgrama... quem joga essa mer... não sabe oque é jogar rpg num mundo rico em detalhes...FR,eberron etc sem comentarios pros player old schol sabe doque to falando....

    ResponderExcluir
  7. ramires meu caro, acho que voce esta sendo meio infeliz nos seus comentarios, tormenta é muito rica em detalhes cara. acho que vc ao menos deveria dar uma folheada nos livros do cenario, tenho certeza que vais encontrar muita coisa interessante. claro, tudo depende de seu gosto, pode ser que nada lhe agrade, mas eu tambem não curto varios mundos de AD&D ricos em detalhes, como por exemplo dragonlance, e nem por isso digo que o mundo não é bem desenvolvido. apenas uma questão de gosto pessoal

    ResponderExcluir
  8. Jogo RPG há mais de 10 anos e 90% da minha carreira em AD&D/D&D foi em Tormenta (o restante foi em um mundo próprio do narrador).

    A propósito, a PIOR aventura que eu joguei foi em Forgotten Realms!

    Quem acrescenta a riqueza ao jogo não é o cenário e sim o narrador. Se você depende de cenários prontos para ter uma boa experiência em jogo, talvez o problema não seja com os livros...

    E para quem ainda acha que Tormenta é pobre em detalhes deveria dar uma chance aos romances como O Inimigo do Mundo, O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus.

    Já quanto à jogatina do vídeo, realmente não tem muito roleplay, mas dá pra perceber que é uma partida despretensiosa de fim de semana, que provavelmente nem irá ter continuação. Não estou defendendo os caras, mas mesmo eu, que prefiro o roleplay às regras, não jogava SEMPRE como se estivesse ganhar o Oscar por atuação.

    ResponderExcluir
  9. Que lixo de partida,parece conversa de buteco.
    Chamando os players pelos nomes,falando dano, o forte dee é a descrição : " Ele falou alfuma coisa assim...*mexendo a mao loucamente .... e alguma coisa que assim.. 'tipo' palavrão....". "Ela é nivel 3 você quer o quê?" " Ela te lançou um 'OLHO GORDO ( não seria AGOURO?).".

    MUUUUUITO RUIM.

    obs: Cassaro tem um japonês excelente(ironia mode on)...Japones de estrangeiro mesmo, 'deSU'...O famoso japonês 'NANI?'. Beleza gaijin.

    ResponderExcluir
  10. Não cuspo no prato que já comi, tormenta é realmente bom em muitos aspéctos, jogo RPG a 15 anos e muitas campanhas e aventuras que narrei e joguei foram em Arton, mas atualmente não gosto mais do cenário por ser VERY HIGH FANTASY, mas realmente é uma questão de gosto. (Acho o mestre arsenal RI-DI-CU-LO).

    ResponderExcluir
  11. realmente o mestre arsenal é meio trash, aquela aparencia de megazord dele é triste. cello minhas partidas são bem lights, pessoal se reune como conversa de boteco tb, mas isso não tem nada a ver com rolar interpretação ou coisa do tipo não.

    ResponderExcluir
  12. Patrocínios: Linhas Cléa e Itubaína, acompanhando vc em todas as aventuras.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o mundo de Tormenta tem potencial para ser muito maior. Pena que seus criadores não sabem o que tem nas mãos. Aparentemente eles não levam as coisas muito a serio. Eu vejo as seguintes desvantagens em tormenta:

    - Destruição de Tamu-ra: cuspiram no prato que comeram. Não queriam um reino oriental, mas uma das classes basicas de tormenta é o samurai.

    - A origem de Mestre Arsenal: ele veio de outro mundo? qual mundo? essa historia pegava bem quando o cenário não possuia sua cosmologia fechada. E aquela armadura nao pega bem.

    - Revolta dos Tres: era algo pouco comentado, mas agora os principais eventos do cenario são ligados a ele.

    - O terceiro deus: deus dos dragoes e poder? tisc, tisc..

    - Deuses meio pateticos: os deuses da mitologia grega sao mais ricos em historia e tramas. Khalmyr é o lider do panteao menos esperto que ja vi (bem diferente de Zeus e Odin).

    - Abandono do continente sul: o potencial daquela terra é incrivel, mas eles nao se preocuparam muito em escrever sobre ela. Isso acabou sendo feito pelos fãs.

    - Deuses io-io: nenhum deus naquele cenario morre de VERDADE?

    - Divina Serpente: vocês acreditam na desculpa para mudar Divina Serpente por Tauron? Eu até que gostei da historia de Galrasia, foi a primeira (envolvendo os deuses) que não falou direta ou indiretamente da revolta dos tres.

    ResponderExcluir
  14. no video parece que eles tão se divertindo. e não é esse o proposito???
    sou fã da interpretação e travo uma luta com meus jogadores, mas mais doque interpretar o jogo é de diversão, não é porque não é citado no nome que deve-se ignorar isso

    ResponderExcluir
  15. Uma pergunta meio séria pessoal (eheheh). Por um acaso o Trevisan tem algum tipo de doença ou algo parecido?

    Pergunto, pois o cara não tem sobrancelha e é meio amarelo.

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
  16. A doença dele chama-se Feiura. É de origem genética, mas pode se agravar caso a pessoa tenha mau-gosto em seu modo de se vestir.

    No caso dele, se não me engano o próprio já afirmou que a careca dele vem da máquina de cortar cabelos. E como o próprio sempre se afirma "baladeiro", não deve ver a luz do sol já faz um tempo.

    Quanto ao roleplay e a narração, como já foi dito antes está uma bosta, mas como o Ladyus salientou, estão todos se divertindo e este é o propósito do jogo, que apesar de não estar explícito no título, está implícito no termo "Game".

    O que não dá é pra desmerecer a importância desses três autores para o RPG nacional, afinal, sem a Dragão Brasil, talvez o RPG não fosse tão difundido assim e com certeza EU não estaria aqui, já que comecei através do 3D&T do Cassaro.

    As lições de roleplay que eles deram ao longo dos dez anos de DB e, em menor escala, na Dragon Slayer são de suma importância para a formação RPGística deste velho mago. E vale lembrar também de quantos médicos fumam, mesmo falando que isso é errado.

    ResponderExcluir
  17. Disse tudo Oracle!
    Nunca subestimem os loucos!!

    ResponderExcluir
  18. Oráculo mandou ver...
    Concordo com ele em tudo.

    Tormenta poderia crescer muito mais. Ser melhor trabalhada... mas eles fizeram um ótimo trabalho.
    Se tu não gosta do mestre arsenal... tira ele. Eu particularmente não gosto.
    Lembra que nestas horas quem manda é o mestre.
    Esperemos que este cenário seja o precursor dos grandes cenários brasileiros. Afinal acho que ele trouxe muitos de nós mais para dentro deste mundão chamado RPG.

    Mas nunca nos esqueçamos... o importante é todos na mesa se divertir...

    ResponderExcluir
  19. Cara, eu acho q o Trevisan deve ter cancêr, é sério...

    ResponderExcluir
  20. Será?

    Eu não creio, afinal ele já é deio pra caralho desse jeito desde os primórdios da DB. Mesmo que fizesse tratamento ninguém aguentaria radiação assim por tantos anos.

    ResponderExcluir
  21. mas q parece parece mas enfim como disseram ae o importante eh se divertir seja qual for o cenario ou modo de jogo eu q me considero um mestre old school(16 anos de jogo) apreciador do role play mestrei aventuras puramente de matar pilhar e destruir entaum n culpo eles

    ResponderExcluir
  22. Na minha humilde opinião, grandes atuações são para campanhas longas.

    Como fazer um bom roleplay com um personagem que só viveu uma meia dúzia de sessões?

    Numa campanha longa você pode moldar a personalidade do personagem de forma muito mais eficaz.

    ResponderExcluir
  23. ha controversias, eu axo q eh mais facil rolar um bom roleplay se começar logo desde o inicio pq depois q acostuma com aqla interpretaçao vazia eh mais dificil muda ate o mestre acostuma e para de cobrar isso tb pelo menos nas minhas campanhas eu prefiro q tenha um roleplay pelo menos razoavel desde o começo

    ResponderExcluir
  24. CARAS,ARTON É LEGAL, MAS ESSE JOGO FICO RUIM DEMAIS!

    OS CARAS SÓ SERVEM PRA CRIAR CENÁRIOS!

    ResponderExcluir