quarta-feira, 21 de março de 2012

The Shotgun Diares - Novas Mecânicas de Jogo


Oh shit, mais uma temporada de The Walking Dead acabou!
Por isso vim falar de The Shotgun Diares!
Se você não sabe do que estamos falando foda-se leia aqui.

...

The Shotgun Diares é um dos mais populares jogos de apocalipse zumbi do momento. Ele é cheio de regras interessantes e diferentes do rpg tradicional, por ser um jogo de narrativa compartilhada. (Cate no Google!)

Aqui vai mais algumas regras para você apimentar seu jogo acrescentando o que julgar conveniente.

Mecânica de Stress ao invés de Medo

Quando você acha que não pode piorar... Muitas complicações podem ocorrer, falta de comida, água ou até o carro ferver. Não é apenas com zumbis que você se preocupa.

Isso tudo causa pontos de stress um personagem ganha 2 pontos de stress por dia se envolvendo com zumbis, mesmo que seja apenas observando de longe. Pequenos problemas como falhas mecânicas ou discussões podem causar mais 1 ponto de stress.

O máximo de pontos de stress atingidos por um personagem é 4.

O mestre pode (e deve) a cada sessão (cada 2 ou 3 se preferir) rolar o dado uma vez e se cair um numero igual ou menor ao stress do sobrevivente algo ruim acontece.
Esse teste pode cancelar um sucesso, causar problemas no refúgio, qualquer coisa, se o narrador preferir pode rolar um dado para saber o "nível da merda" sendo 1 perder um mapa e 6 matar um aliado ou perder a perna.

Para perder stress é muito simples, você deve conversar em grupo, provavelmente entre refeições, ou realizar uma atividade produtiva com o grupo ou parte do grupo, essas atividade não incluem ações perigosas. Pode ser escutar musica, lavar pratos ou jogar futebol.

Você perde no máximo 2 pontos de stress por dia.

Mecânica de Pontos de Vida

Você então é um menininho assustado com novos sistemas e te incomoda não ter ficha e pontos de vida em TSD??

Seus problemas acabaram!

Temos a regra de pontos de vida para declarar o quão machucado alguem está, quem escolhe o dano causado é o Mestre, ele sabe onde o ferimento pegou e se afetou mais do que o sobrevivente perceba.

Não há um valor certo de dano, um tiro de pistola ou revolver pode causar de 4 a 6 de dano dependendo onde pegar, mas tambem pode causar 1 ou 2 se pegar de raspão. O Mestre decide o dano e a velocidade da recuperação bem como as penalidades que ele trouxe.

Uma pequena tabela para ajudar a calcular dano lembrando que pode ser alterada pelo mestre sem nenhuma explicação para tal.

Socos e chutes: 1 a 2

Porretes ou armas de contusão: 3 a 4

Machados: 5

Pistolas, flechas e facas: 4 a 6

Armas de Fogo de grosso calibre e espadas: 6 a 8

Explosões: 1 a 20 dependendo da distancia

Fogo: 1 (queimadura rapida com rocha) a 4 (incendio) por cada 1 a 6 segundos de exposição direta

Agora é bom senso do narrador (Cruze os Dedos!)
Vou nessa seus desocupados...

Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Games e RPG, músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário