Oh shit, mais uma temporada de The Walking Dead acabou!
Por isso vim falar de The Shotgun Diares!
Se você não sabe do que estamos falando
...
The Shotgun Diares é um dos mais populares jogos de apocalipse zumbi do momento. Ele é cheio de regras interessantes e diferentes do rpg tradicional, por ser um jogo de narrativa compartilhada. (Cate no Google!)
Aqui vai mais algumas regras para você apimentar seu jogo acrescentando o que julgar conveniente.
Mecânica de Stress ao invés de Medo
Quando você acha que não pode piorar... Muitas complicações podem ocorrer, falta de comida, água ou até o carro ferver. Não é apenas com zumbis que você se preocupa.
Isso tudo causa pontos de stress um personagem ganha 2 pontos de stress por dia se envolvendo com zumbis, mesmo que seja apenas observando de longe. Pequenos problemas como falhas mecânicas ou discussões podem causar mais 1 ponto de stress.
O máximo de pontos de stress atingidos por um personagem é 4.
O mestre pode (e deve) a cada sessão (cada 2 ou 3 se preferir) rolar o dado uma vez e se cair um numero igual ou menor ao stress do sobrevivente algo ruim acontece.
Esse teste pode cancelar um sucesso, causar problemas no refúgio, qualquer coisa, se o narrador preferir pode rolar um dado para saber o "nível da merda" sendo 1 perder um mapa e 6 matar um aliado ou perder a perna.
Para perder stress é muito simples, você deve conversar em grupo, provavelmente entre refeições, ou realizar uma atividade produtiva com o grupo ou parte do grupo, essas atividade não incluem ações perigosas. Pode ser escutar musica, lavar pratos ou jogar futebol.
Você perde no máximo 2 pontos de stress por dia.
Mecânica de Pontos de Vida
Você então é um menininho assustado com novos sistemas e te incomoda não ter ficha e pontos de vida em TSD??
Seus problemas acabaram!
Temos a regra de pontos de vida para declarar o quão machucado alguem está, quem escolhe o dano causado é o Mestre, ele sabe onde o ferimento pegou e se afetou mais do que o sobrevivente perceba.
Não há um valor certo de dano, um tiro de pistola ou revolver pode causar de 4 a 6 de dano dependendo onde pegar, mas tambem pode causar 1 ou 2 se pegar de raspão. O Mestre decide o dano e a velocidade da recuperação bem como as penalidades que ele trouxe.
Uma pequena tabela para ajudar a calcular dano lembrando que pode ser alterada pelo mestre sem nenhuma explicação para tal.
Socos e chutes: 1 a 2
Porretes ou armas de contusão: 3 a 4
Machados: 5
Pistolas, flechas e facas: 4 a 6
Armas de Fogo de grosso calibre e espadas: 6 a 8
Explosões: 1 a 20 dependendo da distancia
Fogo: 1 (queimadura rapida com rocha) a 4 (incendio) por cada 1 a 6 segundos de exposição direta
Agora é bom senso do narrador (Cruze os Dedos!)
Vou nessa seus desocupados...
Sobre o Autor:
O Plebeu. Amante de Games e RPG, músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai. |
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