quinta-feira, 8 de março de 2012

Repetindo Classes e Estereótipos - Resolva com Chantagem


"É eu sei, aquele Ninja/Samurai/Guerreiro do Fogo que você fez, na ultima história era muito legal, ele tinha uma espada vermelha, bem legal...
Na verdade é igual a essa do personagem novo, que é um...
GUERREIRO / SAMURAI / NINJA DO FOGO???"

...

Sim o Boçal fez outro personagem igual, ou tão parecido que você precisa de 1d6 turnos para perceber a diferença!

Seguindo a linha de pensamento do meu ultimo post, novamente encontramos jogadores com medo do novo!

Eu sei que naturalmente temos preferências quanto a alguns determinados tipos de personagens, eu por exemplo gosto bastante de Guerreiros e ladinos (Mas gosto que eles tenham algum "poder", não magia, um poder ou habilidade, coisa de quem curte games...), bem como de classes não convencionais, mas já faço isso para justamente buscar o incomum, inovar, encontrar o "Mais do Mesmo" como diria legião urbana.

Mas tem gente que tem mesmo dificuldade, isso volta novamente a uma idéia que tenho do Narrador Pedagogo, que ensina, conversa, explica, ajuda, ao invés de excluir o mau jogador na próxima sessão...
Precisamos mostrar para os jogadores que pode ser divertido jogar com outras classes, por exemplo diga que se ele jogar com outra classe dessa vez dará 30% mais pontos ou será 2 níveis acima, converse com os outros jogadores antes e explique o porque disso para não se sentirem incomodados, alías melhor, ofereça + 2 níveis para todos os jogadores..
Se ele experimentou já uns 4 ou 5 personagens diferentes e ainda assim quiser voltar, ai meu...
Deixa o cara!

Tem tambem o indivíduo que troca a classe e mantém o estereótipo, por exemplo, ele faz um Barbaro, um Guerreiro e um Paladino em sequencia, todos falam com a voz rouca e parecem com a personalidade do Wolverine.



Ai é mais complicado!
Bem já deu para ver que eu uso chantagem demais em meus jogadores né?
Sim ofereça premiações por boas interpretações, e explique que se ele fizer um personagem diferente você dará muitos itens ou algo assim!

Parece tosco mas funciona, todo mundo quer evoluir mais rápido ou ter mais vantagens para seu personagem!
Ofereça vantagens de preferência para todo o grupo nestes casos, assim, todo mundo vai incentivar o jogador medroso a trocar de classe.

É isso ai, acho que acabou o estoque desse assunto então agora vamos falar no próximo post de algo mais polémico: Mamilos!



Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Games e RPG, músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário