segunda-feira, 5 de março de 2012

Narrador Pedagogo = O Futuro do Bom Rpg


O Dock é um cara insistente. Além de ter mandado alguns textos novos recentemente (como o dos Jovens Titãs, que já foi publicado), ele mandou o mesmo texto DUAS vezes!!!

...

Como vocês devem se lembrar, abrimos um processo seletivo de novos redatores aqui no DB. Mas como o Trapaceiro sumiu, ficamos impossibilitados de fazer essa escolha. Por isso, resolvi abrir a público os textos que foram enviados naquela época.

Confiram aí o texto do Dock:

Chegamos num momento de crise mundial, e somente se nos unirmos podemos impedir todo o colapso que tem acontecido nos nossos dias.

Porque ter esse trabalho todo?
Porque todo mal jogador é abandonado, ao invés de conduzido a se tornar um bom jogador.
E quando você abandona você diminui a força do RPG em seu bairro, em sua cidade, menos livros vendidos, menos mercado rpgista e tudo vai culminar em um apocalipse com rpgistas zumbis em busca de miolos... Digo, Mesas!

O conceito de um bom jogador e narrador é algo abstrato temos que admitir, o estilo de RPG é igual estilo musical, tem gente que curte rock, outros MPB, mas boa música é boa música, não dá pra negar, bom RPG também...

Uma boa mesa depende primeiro de uma sinopse, igual a de filmes e seriados, afinal pouca gente paga para ir ao cinema sem saber o que vai assistir, você pode até não gostar do filme, mas sabe no que está investindo seu tempo.
Na verdade é assim que faço meus jogos, coloco na mesa opções de jogo, cenários e sistemas e essa será uma forma de você conhecer os jogadores e o que eles esperam para se divertir, sempre comparo isso com uma ida ao cinema, ou um passeio pelo site de download (Mas claro que nem eu nem nenhum dos leitores do blog fazem isso!).
A maioria dos Narradores não dá uma sinopse detalhada da história, normalmente você entra nela e só vivendo ela que você sabe sobre o que será, essa costuma ser uma grande falha.
Se no processo de escolha de cenário + sistema + sinopse da mesa não houver um meio termo de diversão entre todos, certamente essa mesa falhará.

"Dê ao jogador o que ele quer e tudo sairá bem..."
Npc trambiqueiro após ser descoberto numa mesa de jogo ilegal...



Se eles nunca jogaram histórias com personagens de nivel alto, dê isso a eles, se querem jogar Sci-Fi escolha um cenário que gostaria de narrar, se são fãs de naruto, narre em Tormenta com ninjas estilo vila oculta.
Não tente obrigá-los a se moldar, ensine a eles como jogar de forma produtiva.
Se eles são daqueles que só querem bater, mostre as consequências que isso pode ter no jogo, morte, perda de poder, falha da missão...
Se eles fazem o estilo exageradamente interpretativos mostre que um pouco de ação não faz mal a ninguém.


Se você sabe que tipo de jogo querem jogar você pode conduzi-los a se tornar bons jogadores, afinal a classe ou estereótipo de personagem que construímos já diz algo sobre o que queremos para o narrador. Acho que esse é o primeiro passo.

Outro caso que pode ajudar é contar no final da sessão de forma divertida e desinteressada algo que eles perderam na sessão, dizendo que se tivessem falado com aquela pessoa ou entrado naquele local aconteceria isso ou aquilo, deixando claro que não permitirá que eles se beneficiem desta informação.

Sempre teremos truques para amarrar jogadores a mesa, mas e se ao invés disso você não precisar de truques? Você simplesmente tiver uma super história e deixar todos ansiosos pelo próximo episódio dela?
Dê regras a quem quer regras e enredo a quem quer enredo, lembre-se o que sempre digo o que importa é diversão, se não tiver, não é jogo, não é hobby, não é RPG...

Tente convencer o jogador a ser maleável, e testem coisas diferentes. desde sistemas até cenários, estilos de jogos, enfim, eduque seus jogadores.
Porque a gente não vai ensinar nenhum idiota a salvar as baleias ou mesmo a camada de ozônio, não consigo nem educar meu filho a não jogar lixo no chão.
Mas ensinar o povo a jogar RPG isso você pode fazer...


Bem, esse foi o último post recebido na época do processo seletivo. Como eu já expliquei, eu NÃO posso escolher um vencedor sem o Trapaceiro, pois somente ele pode incluir novos autores no Painel do blogspot.

Como eu já disse antes, já faz um tempinho que ele não responde meus e-mails, acredito eu, por motivos profissionais (algo que eu compreendo muito bem, afinal, trabalho mais de 12 horas por dia). Mas como não podia deixar o blog às moscas, resolvi postar esses textos aqui pra galera conferir também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário