sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Artigos: O Método 5x5 de Mestrar


Eae moçadis, tudo em ribis? Bom, tô aqui de volta pra mais um trabalho forçado de réles escravo na masmorra mais chinfrim dos Reinos Esquecidos.


Mas trabalhar é bom, trabalhar gratifica, trabalhar te deixa muito mais contente (lembrei de Sr. Barriga agora) e trabalho não é ruim, o ruim é... bom, vocês já sabem. O bom Druida não reclama de nada.

Mais uma tradução! Grande novidade né? Sou o tradutor, faço traduções e tal... Pra vocês, o “Método 5x5 de Mestrar”! Clique no Leia Mais e fiquem sussa...

...

Encontrei esse texto e achei muito interessante, espero que para vocês também, além de útil para os mestres que acham que poderiam melhorar. Na verdade, é uma técnica que ajuda na hora de montar sua campanha, de forma mais organizada e prática. Quem escreveu é um mestre veterano, o Dave Chalker.



No final do post, como sempre, o link para versão original, mancebos.

Vamos à tradução!


"Quando trabalhava no segundo capítulo de minha campanha de D&D 4ª Edição, eu continuava indo ao encontro de algumas barreiras quando tentava traçar o próximo arco da história. Eu deixei um número considerável de tramas suspensas que eu não me sentia bem em abandonar (e que os jogadores já entravam no clima, também) então mudar a maior parte deles não parecia a coisa certa a fazer.
Ao mesmo tempo, eu queria dar a trama uma dimensão maior do que apenas uma aventura-missão que eu os mandava, também queria que eles tivessem uma liberdade maior para transitarem pelo mundo que passei nove níveis tentando habituá-los. Queria que eles tivessem, também, mais controle para onde eles queriam ir em seguida, mesmo colocando todo um roteiro que pudesse planejar anteriormente (p.ex. não entrar na caixa de areia [N.T. o objetivo maior de uma criança, o sorvete quando se está doente, o jogo novo ultra mega power que chegou do correio... vocês entenderam] logo de cara).

Eu desenvolvi uma resposta a tudo isso em que eu decidi chamar de “O Método 5x5”. Não acho que seja uma solução universal, que vá funcionar para todas as campanhas. De qualquer forma me pediram para compartilhar, e aqui está.
Pegue 5 grandes e distintas expedições. Dê a elas um título apropriado. Para o propósito desse exemplo (e para não estragar com spoilers o meu jogo para meus amigos) nós faremos com que uma das expedições/buscas seja:


Derrotar o Exército de Sauron nas Minas Tirith


E vamos assumir que existam mais outros 4 desafios. Daí, para cada um dos 5 desafios, dê 5 degraus para cumpri-lo. Cada um deve ter o suficiente para ser uma aventura por si só (ou até mais, nunca menos). Então nosso exemplo ficará assim:


Derrotar o Exército de Sauron nas Minas Tirith

1. Encontrar Minas Tirith, encontrar-se com o Rei.

2. Salvar Faramir.


3. Encontrar-se com Elrond e conseguir Narsil.


4. Encarar o Caminho dos Mortos e convencer o Exército dos Mortos a se juntar ao grupo.


5. Usar o Exército dos Mortos para derrotar o Exército de Sauron.


Se possível, faça o n.5 épico, e faça com que ele termine aquele desafio. Agora, agora vem a parte que pode ser um pouco difícil. Dê a cada degrau uma localização, de preferência espalhe bem pelo seu mapa. Quando possível, faça com que essas localizações fiquem perto cada uma entre si. Assim, os jogadores podem decidir visitar um local que fica perto e terminar o desafio daquele local só porque é o local mais próximo de onde estão. Então:


Derrotar o Exército de Sauron nas Minas Tirith

1. Encontrar Minas Tirith, encontrar-se com o Rei. (Minas Tirith)

2. Salvar Faramir. (Osgiliath)


3. Encontrar-se com Elrond e conseguir Narsil. (Dunharrow)


4. Encarar o Caminho dos Mortos e convencer o Exército dos Mortos a se juntar ao grupo. (Caminho dos Mortos)


5. Usar o Exército dos Mortos para derrotar o Exército de Sauron. (Minas Tirith)


Então, em seus outros desafios, você pode ter algo como:


4. Descobrir a fraqueza do Witch King. (Dunharrow)


em outra entrada de 5x5. No meu exemplo, a chave era avançar nos outros desafios até o ponto em que encontrando Elrond eles investigassem outras coisas na área, tendo, então, dois caminhos a se seguir a partir daqui. Ou eles notarão que o caminho direciona a outro, ou pararão aquela porção do desafio. Além do mais, o direcionamento sugerirá uma certa prioridade entre eles, ou se interligaram a depender do que os personagens descobrirem durante o jogo.


(difícil pracarai de passar dessa dungeon...)


Há alguns potenciais erros na mecânica, é claro. Os jogadores podem decidir seguir um caminho por vez, terminar um desafio e seguir para o próximo na sucessão, eliminando parte do fator “joinha joinha” (N.T. tá, modifiquei, e daí? XD) de se usar o método 5x5.
Ou eles podem pular todo um desafio quando muitos se cruzarem. De qualquer forma, o mestre ainda terá um trabalho pela frente em manipular várias tramas juntas para satisfação dele e dos jogadores.
E se eles tiverem uma obsessão dos diabos em terminarem um desafio, deixe-os concluir... mas deixe eles saberem de outras oportunidades perdidas e avanços dos inimigos enquanto outras partes da trama estão sendo ignoradas pelo capricho.


De modo geral, dê a eles escolhas interessantes dentro dos desafios, providenciando objetivos estratégicos e chances de interpretar o que seus personagens estão interessados em fazer. (Mais fácil falar que fazer, né?)"


Fim da Tradução!

Autor: Dave "The Game" Chalker
Site original: http://critical-hits.com/2009/06/02/the-5x5-method/

Vermes, trabalho concluído! Na hora da Cremogema, olhaí! Alguma sugestão de post para traduzir? Minha janta me espera. Fui.


Sobre o Autor:
O DruidaO Druida é um colaborador e assíduo freqüentador do Dragão Banguela. Muito fã do RPG Old School, ajuda traduzindo textos em inglês, republicando-os. Queria ter uma mesa de RPG de AD&D um dia, e até lá, vai estudando para passar em algum concurso nas terras tupiniquins.


10 comentários:

  1. @Druida says: "Mas trabalhar é bom, trabalhar gratifica, trabalhar te deixa muito mais contente"

    Desculpem pelo humor negro, mas a frase do druida parece a chegada aos campos de concentração de Auschwitz hehehe.

    O Oráculo pode confirmar que não é (tão) mal pago assim no Dragão Banguela

    Né Oráculo? (a propósito, como está sua família?)

    ResponderExcluir
  2. É claro que eu não sou mal pago para escrever aqui no Dragão Banguela!

    Porra, eu não sou nem pago! Ops... quer dizer... SIM SENHOR, O TRABALHO É GRATIFICANTE! VIVA O PARTIDO, VIVA O GRANDE IRMÃO!

    ABAIXO GOLDSTEIN!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, continuem com essas "dicas de mestres" (plagio?!?), mais serio, o trabalho do dragão esta muito bom, continuem assim...

    ps: alguma chance de sair o tormenta rpg para download por aqui?

    ResponderExcluir
  4. pow mto bom esse esqma apesar de q como foi dito pode ter certas complicaçoes

    ResponderExcluir
  5. Não é plágio porque indico fontes e local onde foi tirado o artigo, como homenagem a textos que eu considero bons. É só uma forma de trazer ao site mais conteúdo.

    Oráculo já sofreu lavagem cerebral, e eu to no mesmo caminho! =]

    ResponderExcluir
  6. axo q o cara n quis dizer plagio dos textos mas sim "plagio"(foi uma piada eu axo) daqla sessao da db q era mto boa por sinal

    ResponderExcluir
  7. Tradução de artigos é algo muito comum em diversos sites e blogs por aí. O problema seria se ele traduzisse e postasse como sendo criação dele (infelizmente isso também é comum).

    Quanto à referência à coluna Dicas de Mestre da antiga DB, bem, a Dragão Brasil sempre foi a minha referência pra escrever sobre RPG. Até a edição 111 foi a melhor publicação do gênero.

    Não temos uma única coluna inspirada nas Dicas de Mestre, mas vez por outra publicamos artigos que servem como referência para jogadores e narradores.

    Quanto aos scans, nossa política aqui é só colocar materiais fora de circulação. Como Tormenta RPG é um livro muito recente (e segundo os autores será a edição definitiva do jogo por muitos anos), podem esquecer de verem esse livro por aqui.

    PS.: Quem não sacou a referência ao livro 1984 vai passar uma temporada na Sala 101 para aprender algumas coisinhas.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional este post ótimo artigo gringo é bom saber que cada vez mais este tipo de matéria está sendo traduzido!!

    ResponderExcluir