segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Artigos: Sejam bem vindo às Trevas do RPG - FAQ de RAVENLOFT


Olá, seres de espírito forte.

Este quem vos fala é o Druida, tradutor e assíduo freqüentador do Dragão Baguela. A partir de hoje, vou traduzir alguns artigos que achar pela net e postar no blog, fornecendo um caminho a mais de informação para vocês, desocupados e ávidos por RPG Old School.

Sou formado em Direito, jogo RPG desde os 12 anos (tenho 26) e sou fã do AD&D.

Hoje, o tema do post é, simplesmente, Ravenloft! Lugares sombrios, névoas assassinas, clima de medo e mistério povoam o habitat desse Mundo (ou Realm) que é tão divertido quanto enigmático. Sejam bem vindo às Trevas do RPG!...


...

Vou traduzir e colocar sempre o site que estou traduzindo, juntamente com seu link, para quem possa interessar, e também por dever ético, já que as palavras não foram escritas por mim. Aceito também sugestões de sites para traduções. Futuramente, espero formar um grupo de traduções para livros de AD&D, já que não estão mais à venda.

Vamos ao post, finalmente!

Essa tradução é estilo “FAQ”, ou seja, as maiores dúvidas em relação ao Mundo de Ravenloft, com modificações minhas na tradução aqui e ali, para que se torne legível. Nada que destrua o texto original.
Na verdade, uma parte dessas dúvidas, a parte que achei mais interessante para jogadores, é a mais básica, pois fornece um pouco de material para se integrar em vossas campanhas, inclusive com nomes de lugares e de povos, muito útil para mestres e jogadores.

No fim do post, o site e link originais, ok?


Básicos

* O que é Ravenloft?

Ravenloft é um cenário de campanha para Dungeons and Dragons RPG, que combina elementos do D&D padrão com alguns toques de terror gótico. Fazendo uma citação direto do “Ravenloft Negro” original:

- Escuridão, castelos sombrios, paisagens desoladas, nuvens negras que vão ao encontro da lua – esses são apenas pinceladas na tradição gótica. No início, góticas eram as histórias de mistério, e desejo – de heroínas aprisionadas em fortalezas, com sua pureza e sanidade atacadas pelo Lord do Mal (darklords). Nos romances que se seguiram, como ‘Drácula’ e ‘Frankenstein’, a heroína é posta de lado, e o ‘mal’ toma conta do palco. É nesse horror clássico que Ravenloft tem suas raízes.

Para a atmosfera apropriada de jogo imagine um jogo de D&D num fim de tarde chuvoso e a luz de vela. Não apenas isto, mas num lugar aterrorizante cheio de sons fantasmagóricos, ruídos estranhos e os horrores da noite. É um mundo de mansões assombradas, heranças de sangue malditas, com mortos-vivos e feras transcedentais e ainda com os humanos sendo os piores de tudo isto.
O cenário de Ravenloft também é conhecido como o Demiplano do Temor ou a Terra das Brumas. É padrão se referir à linha de produtos de RAVENLOFT em caixa alta (embora neste FAQ isto não aconteça; desculpem); se Ravenloft é meramente capitalizado, se refere ao cenário em si.


* O que é preciso para jogar? Só sugestões.

Ravenloft é um cenário de D&D, então o “Livro do Jogador” e o “Livro do Mestre”, mais o “Cenário de Campanha Ravenloft” (Ravenloft Negro). Qualquer a edição que seja de sua escolha, você pode começar a jogar com esses livros. Contudo, nós sugerimos outros produtos “Ravenloft”, especialmente o “Guia do Mestre de Ravenloft” (Ravenloft Dungeon Master’s Guide), Denizens of Dread e o Ravenloft Gazetteers, sem tradução para o português.

Como uma opção, se você tiver acesso a eles, muitos produtos da Segunda Edição (issoqueeutofalando!!! *limpando a garganta*, continuando) são interessantes para sua campanha, com informações úteis para background, NPCs e livros de aventura.


* Qual é a história do cenário de campanha Ravenloft?

Lá atrás, na 1ª Edição, duas aventuras inspiraram o cenário Ravenloft: o módulo original I6: Ravenloft, publicado em 1983 e sua sequencia, I10: The House on Gryphon Hill (A casa na Colina Gryphon – tradução literal), em 1986. Ambas escritas por Tracy e Laura Hickman.

Isso conduziu ao primeiro cenário de Ravenloft, o Realm of Terror (Reino de Terror), apelidado de “A Caixa Preta” pelos fãs, que foi lançado em 1990 e definiu os básicos de uma campanha gótica.
Esse primeiro set de regras foi escrito por Bruce Nesmith com Andria Hayday. Mais de 90 aventuras de Ravenloft, acessórios, jogos e romances seguiram nos anos 90, todos usando regras da Segunda Edição. O último livro com qualquer conteúdo de Ravenloft para Segunda Edição é ‘Die Vecna Die’ (Morra Vecna Morra), uma aventura cataclísmica onde o multiverso de D&D é ameaçado.

Clicando aqui você consegue a lista completa de produtos de 1ª e 2ª Edições de Ravenloft.

Aqui a lista de livros da 3ª Edição de Ravenloft, com críticas. Ambos os links são em inglês, ok?


* O que é um Darklord?

Ravenloft é governado pelos darklords, também conhecidos como senhores dos domínios; são pessoas ou criaturas tão trágicas e más que os Poderes Negros de Ravenloft lhe concederam poder e domínio sobre uma região. Tipicamente, existe não mais que um senhor para cada terra; eles não dividem bem o poder.
Estes indivíduos possuem grande poder sobre o seu próprio domínio mas o Poder Negro também os atormenta e impõe um fardo a cada darklord como um preço ao seus grandes poderes. A cada um se certifica de frustrar os mais profundos desejos dos seus senhores.

Strahd, lord de Barovia, sofre de uma procura sem fim ao seu amor perdido Tatyana (Drácula, alguém?); este é um clássico e o mais famoso exemplo do toque do Poder Negro.


(Drácula... quer dizer, Strahd, Lord da Barovia)


Darklords são forças poderosas da escuridão nas Terras das Brumas; eles tem grande poder e influência e muitos tem vários asseclas e servos. Contudo, darklords não são sempre um governante político.
Muitos preferem agir por detrás das cortinas, decretando seus planos com trapaças e perspicácia. Na Segunda Edição, ‘Domains of Dread’ dividiu os senhores dos domínios em várias categorias: demilords governam Domínios Pequenos, lords governam Ilhas do Terror, overlords governam Agrupamentos e darklords governam os Domínios Centrais, ou o Centro. Esses nomes foram deixados para trás na Terceira Edição de Ravenloft – todos são simples ‘darklords’. Com pequenas exceções, estrangeiros em Ravenloft não usam a expressão ‘darklord’.


* O que é o Centro?

O Centro é o grupo principal de nações que fazem o maior continente em Ravenloft. É considerado o coração do cenário. Terras que se encaixam no estilo tradicional de terror gótico europeu foram designadas para serem parte do Centro, enquanto outras, terras mais exóticas, são geralmente Ilhas ou fazem parte do Agrupamento. Muitas porções de água estão localizadas no Leste do Centro e ao Oeste. Em cada um deste mar são encontradas ilhas, a maioria sendo de pequenos domínios, cada uma com seu darklord.


* O que são Ilhas e Agrupamentos?

Um domínio Ilha (também conhecido com as Ilhas do Terror) é um pedaço de terra, completamente rodeado pelas Brumas (note que as ilhas localizadas nos dois mares que rodeiam o Centro não são usualmente consideradas de Ilhas do Terror já que não são isoladas e rodeadas pelas Brumas). Elas não fazem fronteira com nenhuma outra terra e são isoladas do resto do mundo. Agrupamentos são pequenas junções de domínios que se juntaram, Ilhas que fazem fronteiras com outras Ilhas ao invés de estarem separadas. As terras que formam os Agrupamentos normalmente dividem cultura, clima e temática. Agrupamentos podem ser vistos como versões bem menores do Centro.


* O que são Domínios Pequenos (Pocket Domains no original)?

Domínios Pequenos que estão contidos em outros domínios maiores, mas são capazes de se mover por ai, mudando de posição. Pode ser se movendo ao redor de uma região ou radicalmente por dentro de um continente inteiro sem nenhum aviso. Verdadeiros Domínios Pequenos devem ser diferenciados de domínios encravados como a Ilha do Castelo, que está totalmente contida em outra terra (ver Ravenloft Gazetteer V, só em inglês).

Ilha do Castelo e afins estão enraizadas em seu lugar e nunca mudaram de posição; elas são tão parte da terra quanto Barovia. Pequenos, todavia, podem se mudar de terra para terra, temporariamente desordenando parte de outro domínio, (mesmo que raramente alguns o façam, como a Casa do Lamento). Domínios Pequenos são diversos e vem em várias formas, desde um pequeno teatro até um continente inteiro em um lugar que existe apenas numa mente adormecida.


* Quantos domínios existem?

Muitos! Perto de 50. A lista de todos os domínios que foram mencionados por nome na Terceira Edição de Ravenloft pode ser achado aqui. Em inglês.


* Onde fica Ravenloft?

No termos do ‘Manual dos Planos’, Ravenloft é um demiplano do Profundo Ether. O Profundo Ether é um plano transitivo conectando os Planos Ethereos do multiverso. Essencialmente, está enfiado num canto escuro e indigno do universo onde ninguém pode vê-lo. Onde o ‘Manual dos Planos’ chama de Plano Ethéreo, Ravenloft chama de Quase Ether, para diferenciar de Profundo Ether. O Quase Ether faz parte do Plano Ethéreo que coexiste com outros planos. Na Segunda Edição, ‘Domains of Dread’ relaciona que o ínfimo plano de Ravenloft é “uma dimensão que contém a si mesma e que permanece suspensa no Plano Ethéreo”.

Na Quarta Edição, é incerto onde o cenário de Ravenloft se encaixa na nova cosmologia.


* O que são as Brumas?

No limite de qualquer terra que não faça fronteira com outra, as Brumas se erguem e formam uma Borda de Névoa, uma brancura pálida tão espessa que é impossível de se ver através. As Bordas de Névoa dos domínios são nebulosas barreiras que recuam e avançam, as vezes por milhas e depois retornam, revelando coisas antes obscuras. Sabe-se que as Brumas surgem espontaneamente entre os domínios.


(Ótima manhã, não acham?)

Lendas falam de pessoas que andaram por entre as Brumas apenas para se acharem em outros lugares, emergindo milhas e milhas de onde elas entraram ou até mesmo em épocas diferentes. Raros são os rumores de pessoas de se moveram para fora dos Reinos de Terror, mas é tão raro que quase nunca isso foi ouvido.

As Brumas de Ravenloft, assim como os Poderes Negros, são uma ferramenta do Mestre e completamente sujeitos aos seus desígnios. Elas podem ser tão misteriosas ou reais como as histórias contam. Em alguma terra longínqua, as Brumas aparecem como pesadas nevascas, furiosas tempestades de areia ou vacilantes ondas de calor.


* Como você sai de um domínio?

Você atravessa a fronteira. Desde que dois domínios se toquem não existe nada que impeça alguém de andar de um para outro. Isto pode ser feito no Centro e nos Agrupamentos. Nas Ilhas, alguém pode pisar nos arredores das Bordas de Névoa e eventualmente chegar a outras terras. Eventualmente. Deve-se notar que alguns darklords possuem poderes mágicos que fecham as fronteiras de seus reinos e impedem alguém de sair (e às vezes até de entrar).


* Você pode se tornar um darklord sem fazer nenhuma maldade?

Não. Todos os darklords estão além da redenção. Eles fizeram coisas horríveis e abomináveis feitos para ganharem seus poderes e poderes que não trazem nenhuma recompensa ou punição para aqueles de coração puro. Mesmo que alguém se torne um darklord por matar o darklord atual, o indivíduo ainda tem que ser maligno.

Fim da tradução.

Site original: http://www.fraternityofshadows.com/FAQs.html

Bom, galeral, é isso ai. Espero que curtam e espero aparecer mais e mais no Dragão Banguela, com novas traduções. Falou. Fuis.


Sobre o Autor:
O DruidaO Druida é um colaborador e assíduo freqüentador do Dragão Banguela. Muito fã do RPG Old School, ajuda traduzindo textos em inglês, republicando-os. Queria ter uma mesa de RPG de AD&D um dia, e até lá, vai estudando para passar em algum concurso nas terras tupiniquins.


15 comentários:

  1. Bem vindo ao barco, Druida!

    Ravenloft é um dos melhores cenários de Dungeons & Dragons.

    Me interesso muito pela extinta linha Masque of Red Death, que usava o clima de terror gótico de Ravenloft na nossa Era Vitoriana, no melhor estilo Castelo Falkenstein.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Óraculo!

    Com certeza vai ter postagem sobre o "Masque of the Red Death". Pode aguardar!

    Próxima semana: Método 5x5 de jogo.
    Aguardem!

    ResponderExcluir
  3. Hummm...se a RPGA resolvesse fazer uma campanha de Ravenloft, esta seria "Ravenloft Dies" ?

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desse cenário, joguei por algum tempo nele

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo:

    Não, seria Undeading Ravenloft ;)

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria, Druida está de parabéns!
    Da-lhe Old School!

    ResponderExcluir
  7. Ótima primeira postagem do Druida aqui no Dragão Banguela. Espero receber mais colaborações interessantes como esta.

    Éeeee, o Dragão Banguela tá metendo pressão mesmo. Daqui a pouco vai até passar do Paragons!(tá, menos Trapaceiro) =D

    ResponderExcluir
  8. Pow a gente podia traduzir alguns dos Kits dos Completes?

    O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  9. Boa, mais um membro pra este bando! Só senti um pouco de falta do humor "dragão-banguelês", mas acredito que o Druida ainda esteja tímido em sua primeira postagem....

    "Ouvi falar" que lançarão Ravenloft para a nova edição! Alguém confirma?

    ResponderExcluir
  10. @Mator
    Hehe, verdade brother, é timidez mesmo... vou melhorando (espero XD)

    Vi no forum da Wizards que um cara que tava na 'D&D Q&A seminar' disse que os chefões confirmaram Ravenloft para final de 2011. Resta esperar.

    ResponderExcluir
  11. Ei, agora que o Druida vai colaborar com o blog acho que vou escrever pra Rede RPG. Ouvi dizer que eles vão pagar os redatores e o Trapaceiro nunca me deu nem um Real!

    =D

    ResponderExcluir
  12. Recentemente a Wizards anunciou que engavetou o projeto de Ravenloft 4ª edição. Pelo menos esse ano dificilmente sairá.

    ResponderExcluir
  13. Pô Druida, faz um PDF desse texto, e disponibilizar. logo cria-se uma coletânea de PDF dos textos que vc traduz.

    ResponderExcluir
  14. Por favor sera q vcs poderiam me ajuda eu to jogando em serilian e gostaria de joga com um mago xair mas nao tenho encontrado nada tem como vcs postarem alguma coisa pra mim

    ResponderExcluir