terça-feira, 3 de novembro de 2015

Espalhe o RPG por aí - Qual sistema usar?


Motherfuckerentos leitores infames, mais uma postagem nesse blog quase moribundo mas que sempre volta, tipo personagem de anime.

Quem vos fala é o Plebeu e vim apresentar oficialmente no blog uma movimento que criei dia 22 de outubro de 2015 com o intuito de espalhar mais o nosso querido hobby por aí...


Espalhe o RPG por aí, nasceu de certa forma de um episódio do Banguelacast falando sobre o que fazer para difundir mais o RPG no país e da minha constatação de que o perfil do rpgista atual costuma buscar jogadores pela internet ao invés de tentar ensinar para pessoas ao redor.

Queria inicialmente semear essa ideia, esse pensamento de que o RPG depende de ensinarmos ele por aí, gerando mais jogadores disponíveis, mantendo o mercado mais aquecido e mais jogos sendo lançados no mercado.

A página funciona com postagens motivacionais a favor da causa, e os interessados em aprender ou narrar entram no grupo de facebook ou no link de uma foto onde mestres de rpg se oferecem para narrar.

O movimento apesar de ser livre tem suas dicas de como ensinar melhor os novatos, e aqui vai as primeiras dicas para os mestres.

Use sistemas simples e de poucas páginas.

Nada de usar algo com mais de 100 pgs, esqueça D&D e Storyteller, por favor...

Muitos dos novatos serão bem jovens e isso indica que a maioria não tem grana para sair comprando livros a torto e a direita, muitos inclusive não tem muito saco para leitura, coisa que só com o interesse no jogo será estimulado.

Certifique-se de que o pdf do jogo escolhido seja gratuito para se baixar na internet sem que seja preciso estimular pirataria, assim o jovem aprendiz poderá baixar o livro e começar a ler imediatamente.

Calisto tem 4 páginas e fácil adaptação, ideal para jogar pela internet usando algum recurso de video chamada on-line
Imprimindo ele e xerocando o jogador terá uma ótima opção para começar a se divertir.
http://goo.gl/U8tPtL


Mighty Blade além de gratuito tem um livro físico muito barato, se o foco do jogador é fantasia medieval, pode colocar como principal sistema pra ele, tem aproximadamente 80 páginas não é muito fácil de imprimir em casa sem gastar bastante tinta.
http://goo.gl/3cDkma

Fate Accelerated exige mais criatividade, mas é um dos mais aconselhados devido a sua versatilidade e seu pouco número de páginas que fica em aproximadamente 50, bem melhor para imprimir outros e a versão física tem preço bem convidativo.
http://goo.gl/K5C8RU

3D&T é ideal se você acha que o novato curte muito anime e games, não é tão pequeno quanto os outros dificultando a impressão mas também é baratinho.
https://goo.gl/uJLyRS

Tem outras dicas? Claro que têm!

REFRÃO é um RPG que foi lançado em 1998 pela devir, faz quase 20 anos, é a frente do seu tempo, um tanto narrativo se considerar que evita bastante o uso de fichas e foi projetado para se jogar ao ar livre em caminhadas com o auxílio de um cronômetro, ainda se acha ele por aí e tem aproximadamente 30 páginas, é fantástico e a xerox fica bem barata para um jogador interessado.
A parte ruim é que não se acha ele com a mesma facilidade para comprar mas em alguns sebos e lojas on-line isso pode ser resolvido.

Advanced Malditos Goblins é outro jogo do mesmo autor de CALISTO e MIGHTY BLADE, o jogo é divertido, no estilo cartoon e cheio de caos já que você joga com goblins.
Também é baratinho e tem uma versão mais simples gratuita.

ZIP RPG é outro rpg encantador pela sua simplicidade e por ser também a frente de seu tempo adaptado a jogar em qualquer circunstância com moedas usando cara ou coroa mas podendo ser usado dados através de par ou impar.

Cenário e a Narrativa de boa qualidade será mais importante que regras.

Seguindo ou não meu conselho, você deve certamente dar uma grande atenção para que a narrativa corra bem.
Escolher um cenário querido pelo jogador e tentar gerar uma boa imersão nele será essencial para que o novato queira repetir a dose por aí.
Seja com os sistemas que eu indiquei ou com seu sistema favorito de livro tijolão, pense em agradar com a história e fazer eles se sentirem dentro dela.

Esse post é a primeira das dicas que eu já dei na página e estou trazendo para os leitores do Blog.
Acompanhe a causa, espalhe o rpg por aí...

Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Podcasts, Games e RPG, adora experimentar novos sistemas e é atualmente fã de RPG's narrativistas, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por aí e é muito orgulhoso de fazer parte do Trio Banguela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário