quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Notícias: Preparem os Bolsos pois 2011 Promete...


Saudações escória que acompanha este decrépito site!

O ano de 2011 mal começou, e nós, vermes plebeus sem um tostão no bolso, teremos diversas despesas monetárias se quisermos acompanhar os lançamentos rpgísticos deste ano.

Confiram só...

...

Dois mil e onze promete muitos investimentos rpgísticos. Este será um ano bem gordo em matéria de lançamentos e o ano ideal para enchermos nossas prateleiras de novos livros do nosso amado hobby.

Bom, o nosso maior jornalista Rpgístico, o Talude, fez uma ótima postagem abrangendo os lançamentos planejados pelas editoras brasucas neste ano de 2011. Achei tão interessante o post que resolvi larapiar do site RPG NEWS e tocar aqui no Dragão Banguela (a verdade é que eu não tinha nenhuma idéia sobre postagem e resolvi colocar esta para encher linguiça)

Saquem só o que nos aguarda (meus bolsos já começaram a agonizar):

"
* Coisinha Verde:


O Mighty Blade pode ganhar dois suplementos impressos: Monstrous Codex (uma atualização do bestiário que já existe em PDF) e o Guia de Campanhas, que deve englobar tudo que foi publicado servindo como um guia de regras opcionais. Nos gratuitos, além da revista Dragon Cave, mais guias segundo o próprio: O Guia de Classes terá as 4 classes faltantes revisadas: Druida, Necromante, Ilusionista e Bardo; O Guia de Caminhos terá todos os caminhos revisados e readaptados e o Guia de Equipamentos que terá novos equipamentos. Também deve sair o Guia do Herói, que será um suplemento para os jogadores. Outro título que pode sair revisado é o RPG genérico compacto Calisto que teve playtests realizados ano passado.


* Conclave Editora:


A editora continuará com a sua linha Vikings e ao menos inicialmente, as outras linhas estão congeladas. Em Março deve sair Vikings: Reinos de Pedra 2ª edição sobre os rivais anões e jetuns, em Junho, Contos Nórdicos vol. 1 (título provisório) com contos vikings, em novembro, Vikings: Reinos Proibidos sobre os reinos da base de Ygddrasil (Muspellsheim, Svartalfheim e Niflheim) além de novas colunas e material gratuito, assim como ela está aceitando sugestões de produtos centrados em D&D4 e na linha Vikings. Outra novidade a ser lançada é o Crônicas da Sétima Lua: Guia do Jogador também para D&D4.


* Confraria dos Observadores:


O pessoal que publicou o ReOps ano passado deve vir pelo menos o cenário oriental Terra de Shiang que deve ser publicado pelo Clube de Autores também.


* Devir Livraria:


Primeiramente será lançado o Escudo do Narrador de Mago: O Despertar que deve sair em Fevereiro, Outra novidade é que Vampiro: o Requiém será reeditado, outras novidades incluem conforme o que foi falado na RPGCon: Changeling: os Perdidos e Second Sight (Paranormalidade). Uma novidade recém-divulgada é que o Vampire: Translation Guide que adapta Vampiro: A Máscara para Vampiro: o Requiém.


Fora do Mundo das Trevas talvez tenhamos o GURPS 4ª edição – Campanhas e a volta do MiniGURPS, assim como suplementos do básico. Para D&D4, Guia de Campanha de Forgotten Realms, Poder Arcano, Livro do Jogador 3, Livro da Raça: Tiefling e talvez Dark Sun, Eberron e a linha Essentials.


* Jambô Editora:


Como a Jambô anunciou vários títulos, vamos por partes. O cronograma ainda não é o final e pode ser alterado (como qualquer lançamento daqui)

- 3D&T:
O cenário moderno Mega City que permitirá aventuras de vários gêneros e Mega City: Manual do Aventureiro, um suplemento para heróis modernos da mesma forma que o Manual do Aventureiro Alpha. Outra possibilidade ainda não garantida é que tenhamos um Tormenta 3D&T Alpha.


- Dragon Age: Para Dragon Age, o primeiro título deverá ser Dragon Age: Kit do Mestre que vem com screen e uma aventura e o outro título é a aventura Sangue em Ferelden.

- DragonSlayer Por enquanto, a revista DragonSlayer terá 4 edições esse ano sendo lançados os números 32, 33, 34 e 35. O primeiro número de 2011 terá adaptação do anime/mangá HighSchool of Dead.

- HQ Dragon’s Bride: A Noiva do Dragão será uma encardenação da série em quadrinhos que foram publicados na revista DragonSlayer.

- Livros-Jogos A série Aventuras Fantásitcas teve seu primeiro do ano lançado, o volume 7, A Mansão do Inferno. Os outros títulos ainda nesse ano: A Floresta da Perdição (vol.8), As Cavernas da Bruxa da Neve (vol.10), Desafio dos Campeões (vol.12), Exércitos da Morte (vol.14) e Retorno à Montanha de Fogo (vol.16). Os títulos pulados formam uma série chamada Sorcery! composta de 4 volumes.

- Mutantes & Malfeitores
Em relação a M&M, parece que a Jambô começa a preparar o caminho para a o M&M 3ª edição. O primeiro título deve ser o excelente Mecha & Mangá já divulgado. A surpresa é o lançamento de Poder Supremo, que durante a RPGCon foi dito que o título jamais seria lançado. E conforme foi dito na RPGCon teremos vinte títulos para M&M2 antes da M&M3, incluindo estes.

- Reinos de Ferro
O único título dessa linha já anunciado é A Mais Longa das Noites 2ª edição que é uma compilação das três aventuras já lançadas no Brasil. Importante dizer que a linha está em transição para um sistema próprio lá fora e é por isso que ela está parada aqui.

- Tormenta RPG
Os primeiros títulos desse ano ainda em revisão serão o Bestiário de Arton Vol. 1, um compêndio de monstros para o cenário e Expedição à Aliança Negra, “remake” de uma antiga aventura lançada na DB. Outros títulos desse ano serão o Guia da Trilogia que adaptará o material da trilogia de livros, o Guia do Aventureiro de Arton que se for que nem a proposta na época do D&D3, será um guia de Classes de Prestígio, Império de Jade sobre o reino oriental atualmente extinto, Manual das Raças, auto-explicativo, O Mundo de Arton que será o novo Reinado e TRPG: Escudo do Mestre que dever[á incluir uma aventura junto.


* Kalahad:

O Kalahad que foi lançado durante a RPGCon com somente um livro englobando tudo, será dividido em seis livros próprios nesse ano: As ambientações Segunda Era: O Legado de Baator, Terceira Era: Kalahad Clássico e Quarta Era: Ronin cadaum com 70 páginas, o livro de magias Grimório: Livro de Artes Arcanas, o que conforme o próprio nome diz, Livro de Regras e as rgras para jogar com miniaturas e dicas de manutenção destas, Kalahad Miniaturas.

* PRG Books:


O pessoal do Old Dragon deve publicar pelo menos um cenário em caixa que pode ser o Legião no segundo semestre. Em produtos gratuitos devemos ter um suplemento mensal e futuramente uma revista online sobre o sistema.


* Raven Games:


A editora que edita a revista RPG Magazine promete publicar três romances e um RPG: Os romances são Tombsotone City - A Saga. Volume 1: A Maldição baseado em músicas da banda Matanza, Entregador de Bonecos, título publicado primeiramente online e o Projeto Contos da BlogEsfera que ainda será lançado. O adiado muitas vezes Aventuras Biblicas deve ser lançado com o sistema ReOps.


* RedeRPG


Esse ano o site deve vender seus primeiros títulos em PDF e também as duas versões do OGL 20 em parceria com o D3 System.


* Retropunk GameDesign:


O próximo título da Retropunk deve ser o cenário indie nacional de humor Reino de Bundhamidão e o pulp Savage Worlds. O e-zine gratuito Reduto do Bucaneiro deve dar as caras nesse mês e novas edições da Rolepunkers. Outros possíveis lançamentos para este ano são Diáspora, Eclipse Phase e Espírito do Século além dos suplementos para Rastro de Cthulhu: Rastro de Cthulhu: Stunning Eldritch Tales com quatro aventuras e Os Esoterroristas. A Retropunk deve terminar com D&D4 também visto que elas estão em busca de um editor para esta linha. O próximo livro a sair deve ser 3:16 Carnificina entre as estrelas, um RPG tático no qual o objetivo do jogador é exterminar todos os aliens.


* Secular Games:


Além de continuar com novas edições do fanzine Mamute haverá também o RPG narrativo Busca Final que deve sair logo, é possível que tenha uma versão avançada do Tópicos & Trolls. É possível qeu eles continuem com os PDFs, tanto em inglês quanto em português.


* Tagmar II:


O primeiro RPG nacional deve ter a atualização do Livro de Criaturas 2.3, O Império sobre uma parte a ser desvendada em Tagmar, Livro das Magias Perdidas, Aventuras nas Terras Selvagens e os contos Crônicas de Tagmar vol.2. Outro livro a ser atualizado é o Introdução a Ambientação 2.3 e o Livro dos deuses e demônios e o Livro do Vilões que ainda estão em fase inicial. Encontram-se em produção a Tagmarpédia e o Guia de criaturas online.
Ao que parece, já está se pensando numa atualização do Livro de Regras 2.4 e do Livro de Criaturas 2.4, assim como o Livro de Regras Opcionais 2.3.1.


Aqui não incluí lançamentos para alguns títulos gratuitos mas que valem a pena ser destacados e que podem ter muitos lançamentos esse ano: Terra Devastada, e Ao Cair Da Noite que são excelentes títulos de horror, o cenário para 3D&T do Defensores de Tóquio, Novo Aeon entre outros que podem surgir esse ano. Informações sobre estes e outros RPGs citados aqui podem ser encontradas aqui no blog.

As incógnitas: A Daemon encontra-se que nem o gato de Schrödinger: viva e ao mesmo tempo, morta. Podemos ter lançamentos dela neste ano, após ao término da Wiki ou será que não?


A editora Caladwin também está há um tempo parada, será que teremos Reia para D&D4 lançado por ela também? Outra editora incógnita é a Riachuelo Games que sempre divulga alguma medida para trabalhar com RPG, mas até hoje não publicou. A última iniciativa é um livro feito com o sistema D6. Uma editora que bem poderia trabalhar com RPG poderia ser a editora Draco, especialista em romances.
"
Fonte: RPG NEWS

O que eu acho? Hum, tá aí, acho que o mercado está bom, teremos grandes lançamentos (pelo menos o suficiente para o soldo médio dos brasileiros).

Minha torcida fica para a Retropunk que chegou meio escondida e já está fazendo grande alarde no mercado rpgístico com lançamentos de peso com o Rastro de Cthulhu e alguns rpgs indies.

Também confio na Jambô, ela está fazendo um ótimo trabalho na linha Mutantes e Malfeitores, Tormenta RPG e em especial com a série Fighting Fantasy (Aventuras Fantásticas).

A Devir, bom, essa é uma incógnita. A dita cuja anda desprestigiada entre seus compradores por prometer prazos que nunca cumprem, então é melhor não esperar muito.

Pelo visto Mighty Blade e Old Dragon andam a todo vapor. São rpgs independentes que caíram no gosto dos jogadores. Espero que seja um grande ano para eles.

Há também o tão aguardado (pelo menos por mim) Terra Devastada. Estou torcendo que saia algo mais concreto do projeto ainda esse ano (como um livro impresso com baixo custo).

Buenas galera, espero que não tenham gastado o décimo terceiro de vocês em balas, porque parece que teremos bastante gastos para manter nosso hobby em dia.

Nos vemos no próximo post vermes!


Sobre o Autor:
O TrapaceiroO Trapaceiro é uma das mentes doentias por trás do Blog do Dragão Banguela. Futuro professor de História, quando formado, irá ensinar aos seus alunos o "Evangelho Segundo o Rpgista Old School". Acredita piamente que o saudoso AD&D será republicado um dia.


14 comentários:

  1. Sim sim, "Terra devastada" e "Rastro de Cthulhu" eu tava aguardando ansioso, mais o "Terra", porque acho que a edição anterior de Cthulhu da Chaosium muito boa, difícil de ser superada. Na verdade, espero que seja, porque é muito ruim sempre se basear em coisas Old School e nunca conseguir romper essa barreira de genialidade.

    ResponderExcluir
  2. Hehe, vou ter que me apertar aqui, ainda mais que estou juntando dinheiro pra ir pra holanda ano que vem... Lançamentos muito bons esse ano, to no aguardo.

    Lembrando que essa é a capa da versão atual do Monstrum Codex, a capa nova será semelhante (parecendo um livro, com uma silhueta de criatura), mas diferente dessa.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que há algum tempo atrás os arautos do "apocalipse errepegístico" viviam falando em "crise".

    ResponderExcluir
  4. é espero que o mercado dos rpgs no brasil só cresça e apareça para que assim quem sabe a concorrencia comece a se tornar mais acirrada e os preços caiam um pouco ehehe

    obs: gente o blog www.falandoderpg.blogspot.com voltou se puderem deem uma passada por lá e comentem ehehhe!!

    ResponderExcluir
  5. Bela foto da sua estante trapaceiro ^^

    atualmente tenho comprado só coisa usada
    o orçamentto esse ano ta apertado, as crianças tão comento quase tudo....

    vamos ver se nossos bolsos aguentam ^^

    []'s

    ResponderExcluir
  6. Muito bom; teremos livros para quase todos os gostos!

    ResponderExcluir
  7. @mtorres

    Quem dera a estante fosse minha hehehe. Na minha estante tenho muito pouco material estrangeiro, a grande maioria (90% para <... ou seria >? Enfim...) é em "brasileiro" mesmo!

    Quando eu organizar minha estante coloco umas imagenzinhas dela aqui (opa, isso me cheirou a coluna nova no Dragão Banguela: "A Estante do Leitor" huahuaahuahu, que nome de merda).


    Abraços galera.

    ResponderExcluir
  8. Atualmente tou guardando meus materiais errpegísticos em caixas de papelão para arquivos, dentro do meu guarda-roupas.

    Infelizmente meus únicos materiais estrangeiros (Werewolf Player's Guide 1ª edição e Clanbook Brujah 1ª edição) foram roubados há muitos anos.

    A maior parte da minha coleção inclui coisas de Storyteller (Vampiro, Lobisomem, Mago, Changeling e uma porrada de suplmentos).

    ResponderExcluir
  9. vcs ainda tem sorte pq tem os livros mesmo onde eu morava qdo tinha grana pra gastar com livros n tinha nada pra comprar e n tinha internet na epoca logo a maioria do meu material q n foi afanado eh composto de xerox(era a geraçao xerox ora bolas).

    ResponderExcluir
  10. Puts mecha e manga não!!!!!!devia LANÇAR FREEDOM CITY,oba Savage Worlds retro punk é a melhor

    ResponderExcluir
  11. "Fora do Mundo das Trevas talvez tenhamos o GURPS 4ª edição – Campanhas"

    Eles anunciaram. Agora só falta cumprir.

    ResponderExcluir
  12. Hmm, se Terra devastada for lançado em forma impressa e com baixo custo, já ganharam minha compra xD

    ResponderExcluir