sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

[Notícias] - D&DXP 2011 e Novidades da Wizards

Pois é galera, e lá vamos nós com mais notícias da Wizards e seu famoso RPG, Dungeons & Dragons!

Desta vez vamos apresentar as novidades mostradas pelo site Critical-Hits sobre o evento D&D Experience 2011, que traz as mais recentes novidades da linha Dungeons & Dragons...

...

Como a galera já percebeu, a Wizards tem tentado cada vez mais vincular o D&D aos seus produtos virtuais como o D&D Insider. Pessoalmente acho uma estratégia válida, mas abandonar os livros é besteira. Não acho nem um pouco cômodo colocar um computador na mesa de jogo, e mesmo a jogatina virtual não substitui a diversão de uma mesa ao vivo com os amigos.

Dentre as novidades do D&D Encounters teremos a aventura March of the Phantom Brigade (Marcha da Brigada Fantasma) que será vinculada à linha Essentials e fará uso das Fortune Cards, um conjunto de cartas que podem ser utilizadas para dar certas vantagens no jogo (parece aquele Sorte ou Revés do Banco Imobiliário). Em seguida teremos o arco de histórias Lost Crown of Neverwinter (Coroa Perdida de Neverwinter) cuja primeira aventura será Beyond the Crystal Cave (Além da Caverna de Cristal), ambientada na Agréstia das Fadas.

Mais datas de produtos foram confirmadas: Em abril teremos Heroes of Shadow (Heróis da Sombra), em maio teremos The Shadowfell: Gloomwrought and Beyond (O Pendor das Sombras: Trevas Forjadas e Além), em junho o Monster Vault: Threats to the Nentir Vale (Covil dos Monstros: Ameaças ao Vale Nentir) e em agosto o Neverwinter Campaign Setting (Cenário de Campanha Neverwinter), sendo este último ligado ao MMO que está sendo desenvolvido pela Atari.

Uma nova caixa de módulo de aventuras será lançada em setembro. Será o Madness at Gardmore Abbey (Loucura na Abadia Gardmore). A maior novidade dessa aventura será o artefato conhecido como O Baralho das Muitas Coisas, cujas cartas podem atrair monstros e alterar o ambiente ao redor, dando a opção da aventura ser jogada diversas vezes, cada uma de uma maneira diferente.

Outros lançamentos ainda sem data definida são Heroes of the Feywild (Heróis da Agréstia das Fadas) e a nova versão do Book of Vile Darkness (Livro das Trevas Vis) que será ligado ao vindouro filme de mesmo nome.

Em setembro será iniciada uma campanha de jogos em lojas (nos EUA, obviamente), onde cada jogador leva seu personagem e enfrenta uma série de encontros, com ênfase no uso das Fortune Cards.

A Wizards também vai investir nos jogos de tabuleiro ou wargames com Wrath of Ashardalon (Ira de Ashardalon) em fevereiro, Legend of Drizzt (Lenda de Drizzt) em outubro e Conquest of Nerath (Conquista de Nerath) em junho.

Dentre as Masmorras Montáveis (Dungeon Tiles) teremos Caverns of Icewind Dale (Cavernas do Vale do Vento Gélido) ainda neste mês, The Witchlight Fens (O Pântano da Luz das Bruxas) em junho e Shadowghast Manor (A Mansão Shadowghast) em dezembro.

Até aqui as notícias até parecem boas, mas nem tudo são flores como vemos a seguir.

Os suplementos Class Compendium: Heroes of Sword and Spell (Compêndio de Classes: Heróis de Espada e Magia), Mordenkainen’s Magnificent Emporium (O Magnífico Empório de Mordenkainen) e Hero Builder’s Handbook (Manual da Construção de Heróis) foram cancelados. A Wizards está vendo como utilizar o material desses livros em outros produtos, mas nada de concreto foi dito sobre isso.

Sobre o fim das miniaturas, a Wizards afirmou que estão tendo problemas com a ecônomia mundial. As miniaturas eram fabricadas na China e o produto não estava dando lucro. Ainda continuarão existindo miniaturas de D&D mas elas farão parte dos jogos de tabuleiro como o Legend of Drizzt e não serão vendidas separadamente. Ou seja, se você coleciona as miniaturas mas não gosta de wargames se fodeu.

Questionados sobre a possibilidade de vender os direitos de produção das miniaturas para terceiros, a Wizards descartou totalmente essa possibilidade.

Outro cancelamento foi o Ravenloft Campaign Setting (Cenário de Campanha Ravenloft). A Wizards disse que o projeto ainda não está pronto para ser lançado e por isso foi engavetado. Segundo a empresa eles não querem oferecer aos jogadores um mais do mesmo.

A última novidade foi que com o novo Character Builder, a Wizards sabe quais os tipos de personagens são mais populares entre os jogadores e assim os novos produtos serão direcionados às raças e classes mais populares. Segundo a empresa, as raças mais populares atualmente são Humano, Anão, Elfo e Eladrin. A classe mais popular é o Guerreiro e a menos popular é o Runepriest.

E vocês, banguelautas? O que acharam das novidades da Wizards e do Dungeons & Dragons?

Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Ainda prefere o livro rosa de Ravenloft pra AD&D.


15 comentários:

  1. Pois é Oráculo. Como diria um velho amigo meu: "amarra as carça". Independentente de tudo, vamos continuar jogando e jogando e jogando. Lembrando o público que tem muita coisa boa produzida aqui no Brasa que merece ser visto. Algumas dicas: Old Dragon, Busca Final, Tagmar 2 entre outros.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Dentre os materiais nacionais tenho acompanhado a linha Tormenta que está cada vez melhor.

    Mas apesar das más notícias ainda é muito cedo para alardear o fim do D&D ou qualquer outra profecia apocalíptica.

    Estamos bem servidos de títulos para todos os gostos. Ainda assim, torço para que a Wizards conserte suas cagadas editoriais.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me entusiasmou foi o Neverwinter Campaing Setting. Depois de uma controversa atualização dos Reinos Esquecidos, nada melhor que uma melhorada na mitologia do mesmo. E, segundo informaram, seguirá a linha de Dark Sun, que, convenhamos, foi excelente. Na idéia de Lançar um cenário por ano, nada mais justo que embalem na mídia do vídeo jogo e deixem Ravenloft para o ano que vem. Nada de mais.

    Quanto as miniaturas, eu quero é que se explodam. Não me fazem falta.

    Também não estou nem aí para os jogos de tabuleiro.

    A maior cagada editorial, na verdade, acho que foi/está sendo da Hasbro: MÍDIA. Estão revitalizando Comandos em Ação, Transformers, mas e Caverna do Dragão?! Se colocassem a mesma equipe do excelente Batman (o seriado que passava na Cartoon) seria magnífico.

    Patesi

    ResponderExcluir
  4. A idéia do Insider não é afastar o jogador da mesa, muito pelo contrário, cada uma de suas adições são feitas pensando no jogo de mesa.

    Além disso, as campanhas em lojas rolam simultaneamente no Brasil.

    Pra mim como colecionador, é ótimo ter acabado a série de miniaturas, pois assim é possivel concluir a coleção. E pelo que eu vi por aí, parece que vair sair Chainmail ainda, mas isso eu não garanto.

    ResponderExcluir
  5. O maior problema com o Caverna do Dragão é que os direitos desse desenho não pertencem somente à Wizards/Hasbro.

    A TSR produziu esse desenho em conjunto com a Marvel e a CBS.

    É o mesmo tipo de problema que impede a Marvel de usar os personagens de X-Men Evolution (Avalanche/Lance e Groxo/Todd) já que esse desenho foi feito em parceria com a Warner, que curiosamente é dona da DC.

    Nada impede a Wizards de fazer um novo desenho animado de Caverna do Dragão, mas duvido que com os mesmos personagens da animação original dos anos 80.

    ResponderExcluir
  6. Caraca, tão destruindo o D&D como a gente conhece e fazendo outro, tecnológico. Algumas novidades são boas, como o Neverwinter Campaign Setting, mas a maioria, o conjunto que vem se desenhando há 1 ano, é ruim.

    Tinha comentando em meu post que ia ter o Ravenloft 4ª edição, pelo visto errei. É uma pena.

    Em vista dos novos Thundercats, eu gostaria de ver uma Caverna do Dragão melhorada, séc. XXI, sem tanta burocracia que rola nos bastidores. Esperar pra ver.

    ResponderExcluir
  7. Veja bem, não é algo completamente fora de possibilidade, mas também não é algo tão simples como estalar os dedos. A Wizards teria que antes de produzir o desenho, perder uma grana para a Marvel ou talvez procurar uma nova parceria.

    Quanto ao Neverwinter eu fico com um pé atrás porque o pouco que vi do novo Forgotten Realms me decepcionou muito. Pode ser que eu venha a ter uma supresa positiva, mas prefiro não criar nenhum hype sobre esse suplemento.

    ResponderExcluir
  8. Depois de terem criado um sistema inteiro atrelado ao uso de miniaturas (puramente para lucrar mais), eles suspendem sua produção (porque não está mais sendo lucrativo), e portanto, hão de alterar a mecânica de futuros lançamentos para que estes não dependam tanto delas.

    Particularmente, não gosto de miniaturas em jogos de RPG, pois normalmente um jogo mais tático significa um jogo menos interpretativo (respeito quem discorda disto, e sei que existem casos e casos).

    De qualquer forma, a Wizards mostrou mais uma vez o grande respeito que tem por seus consumidores; não entendam isto como uma crítica ao D&D, pois este sempre foi meu sistema de jogo favorito desde AD&D. Só fico aborrecido com a política "caça níqueis" que impera descaradamente desde a criação da 4 edição.

    ResponderExcluir
  9. Olha eu concordo com as políticas da Hasbro, pois se eu fosse a Hasbro faria o mesmo! O importante é ganhar dinheiro! A wotc ta lutando para manter o nível do jeito que pode, pois se a Hasbro achar que não compensa manter a Wotc eles fecha Wotc! Ai nem mel nem cabaço!
    Tem mais uma coisa eles estão entrando no novo mundo dos E-Books (Mais barato e mais prático) um IPAD (Xing ling) é 10 vezes mais barato que um original e roda perfeitamente os PDFs (Que é mais fácil de produzir e vender).
    Se pensarmos friamente logo logo essa será nossa realidade e isso será bom (Pelo menos é o que eu acho)!

    ResponderExcluir
  10. Empresas vivem para ganhar dinheiro. É assim que funciona o mundo capitalista.

    Buscar soluções para conseguir novos fãs também é uma ótima ideia, mas cagar na cabeça dos fãs antigos não é uma boa ideia.

    Não sou contra as novas tecnologias, mas porque abandonar as antigas enquanto elas ainda são funcionais? Ou vão me dizer que TODOS vocês tem um laptop nas suas mesas de jogo?

    Eu não tinha nem MESA de jogo, jogava no quintal da casa do Narrador.

    Quanto às miniaturas eles reclamam do aumento do preço do petroleo, o que pode fazer sentido já que plástico é derivado do petroleo, mas na minha opinião, não justificaria o cancelamento.

    ResponderExcluir
  11. por que eles pensaram em fazer algo que nao é d20 >.< seria bem melhor , e as miniaturas eu ja nao usava agora que nao uso mesmo , mas tem como fazer elas em casa com indios de plastico e tinta guache MWahuahsuahushuash

    ResponderExcluir
  12. o tempo passa e o RPG fica com mais "G" do que "R"
    Acho que todomundo sabe que o objetivo da Hasbro é ganhar dinheiro, mas será que eles não percebem que eles deveriam estar ganhando MAIS do que no atual momento?

    ResponderExcluir
  13. pois é eu jogava na calçada da casa de um dos jogadores. na rua viu,e quando chovia nos corriamos pra dentro eahaheahe bons tempos aqueles

    ResponderExcluir
  14. Sobre as miniaturas... seria algo ligado ao 'potencial' chinês em 'piratear' qualquer coisa????
    Os caras fizerem livros para a 4a. edição D&D, ao menos nos básicos, e nestes, sempre há um toque para usarmos miniaturas.!!!
    Não fica meio estranho vc induizir os novos jogadores ou velhos rpgistas para compra de miniaturas e ao mesmo tempo retirar isso do mercado????

    ResponderExcluir
  15. Opa! Ei galera logo teremos os livros de Darksun em Português! Já estão sendo traduzidos pelo pessoal da DarksunBr! Vele a pena passar a informação num belo tópico para o blog, não?

    ResponderExcluir