
Desta vez vamos apresentar as novidades mostradas pelo site Critical-Hits sobre o evento D&D Experience 2011, que traz as mais recentes novidades da linha Dungeons & Dragons...
...
Como a galera já percebeu, a Wizards tem tentado cada vez mais vincular o D&D aos seus produtos virtuais como o D&D Insider. Pessoalmente acho uma estratégia válida, mas abandonar os livros é besteira. Não acho nem um pouco cômodo colocar um computador na mesa de jogo, e mesmo a jogatina virtual não substitui a diversão de uma mesa ao vivo com os amigos.
Dentre as novidades do D&D Encounters teremos a aventura March of the Phantom Brigade (Marcha da Brigada Fantasma) que será vinculada à linha Essentials e fará uso das Fortune Cards, um conjunto de cartas que podem ser utilizadas para dar certas vantagens no jogo (parece aquele Sorte ou Revés do Banco Imobiliário). Em seguida teremos o arco de histórias Lost Crown of Neverwinter (Coroa Perdida de Neverwinter) cuja primeira aventura será Beyond the Crystal Cave (Além da Caverna de Cristal), ambientada na Agréstia das Fadas.
Mais datas de produtos foram confirmadas: Em abril teremos Heroes of Shadow (Heróis da Sombra), em maio teremos The Shadowfell: Gloomwrought and Beyond (O Pendor das Sombras: Trevas Forjadas e Além), em junho o Monster Vault: Threats to the Nentir Vale (Covil dos Monstros: Ameaças ao Vale Nentir) e em agosto o Neverwinter Campaign Setting (Cenário de Campanha Neverwinter), sendo este último ligado ao MMO que está sendo desenvolvido pela Atari.
Uma nova caixa de módulo de aventuras será lançada em setembro. Será o Madness at Gardmore Abbey (Loucura na Abadia Gardmore). A maior novidade dessa aventura será o artefato conhecido como O Baralho das Muitas Coisas, cujas cartas podem atrair monstros e alterar o ambiente ao redor, dando a opção da aventura ser jogada diversas vezes, cada uma de uma maneira diferente.
Outros lançamentos ainda sem data definida são Heroes of the Feywild (Heróis da Agréstia das Fadas) e a nova versão do Book of Vile Darkness (Livro das Trevas Vis) que será ligado ao vindouro filme de mesmo nome.
Em setembro será iniciada uma campanha de jogos em lojas (nos EUA, obviamente), onde cada jogador leva seu personagem e enfrenta uma série de encontros, com ênfase no uso das Fortune Cards.
A Wizards também vai investir nos jogos de tabuleiro ou wargames com Wrath of Ashardalon (Ira de Ashardalon) em fevereiro, Legend of Drizzt (Lenda de Drizzt) em outubro e Conquest of Nerath (Conquista de Nerath) em junho.
Dentre as Masmorras Montáveis (Dungeon Tiles) teremos Caverns of Icewind Dale (Cavernas do Vale do Vento Gélido) ainda neste mês, The Witchlight Fens (O Pântano da Luz das Bruxas) em junho e Shadowghast Manor (A Mansão Shadowghast) em dezembro.
Até aqui as notícias até parecem boas, mas nem tudo são flores como vemos a seguir.
Os suplementos Class Compendium: Heroes of Sword and Spell (Compêndio de Classes: Heróis de Espada e Magia), Mordenkainen’s Magnificent Emporium (O Magnífico Empório de Mordenkainen) e Hero Builder’s Handbook (Manual da Construção de Heróis) foram cancelados. A Wizards está vendo como utilizar o material desses livros em outros produtos, mas nada de concreto foi dito sobre isso.
Sobre o fim das miniaturas, a Wizards afirmou que estão tendo problemas com a ecônomia mundial. As miniaturas eram fabricadas na China e o produto não estava dando lucro. Ainda continuarão existindo miniaturas de D&D mas elas farão parte dos jogos de tabuleiro como o Legend of Drizzt e não serão vendidas separadamente. Ou seja, se você coleciona as miniaturas mas não gosta de wargames se fodeu.
Questionados sobre a possibilidade de vender os direitos de produção das miniaturas para terceiros, a Wizards descartou totalmente essa possibilidade.
Outro cancelamento foi o Ravenloft Campaign Setting (Cenário de Campanha Ravenloft). A Wizards disse que o projeto ainda não está pronto para ser lançado e por isso foi engavetado. Segundo a empresa eles não querem oferecer aos jogadores um mais do mesmo.
A última novidade foi que com o novo Character Builder, a Wizards sabe quais os tipos de personagens são mais populares entre os jogadores e assim os novos produtos serão direcionados às raças e classes mais populares. Segundo a empresa, as raças mais populares atualmente são Humano, Anão, Elfo e Eladrin. A classe mais popular é o Guerreiro e a menos popular é o Runepriest.
E vocês, banguelautas? O que acharam das novidades da Wizards e do Dungeons & Dragons?
Sobre o Autor:
![]() | O Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Ainda prefere o livro rosa de Ravenloft pra AD&D. |