quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

[Notícias] - Pathfinder Superando Dungeons & Dragons e Outras Novidades da Wizards/Hasbro


Vamulá, cambada!

Mais um post aleatório sobre as mais recentes notícias do universo errepegístico, desta vez com as mais recentes novidades sobre como anda o maior RPG de fantasia medieval do mundo.

Então vamos logo ao que interessa...

...

De acordo com o site ICv2, as coisas não andam nada bem para a Wizards/Hasbro e seu Dungeons & Dragons.

Primeiro cancelaram alguns lançamentos como Class Compendium: Heroes of Sword and Spell, Mordenkainen’s Magnificent Emporium e Hero Builder’s Handbook e também adiaram o Heroes of Shadow (esse último foi adiado em apenas um mês, na verdade).

Em seguida cancelaram a produção dos conjuntos de miniaturas de plástico pré-pintadas. A Wizards ainda vai continuar a vendendo os Collector's Sets, conjuntos fixos de miniaturas vendidos em um único pacote.

Por fim, a Hasbro revelou que as vendas não tem sido tão boas ultimamente. Entendam que vendas não tão boas ainda significa mais dinheiro do que vocês podem contar, mas estamos falando de uma gigante do entretenimento.

Vale lembrar que os EUA vem atravessando maus momentos em sua economia, seja com a Crise econômica de 2008, seja com a interminável "guerra" no Oriente Médio e isso, obviamente se reflete no consumo.

Outro fator extremamente relevante é que, de acordo com muitas lojas nos EUA, o jogo Pathfinder, considerado o sucessor espiritual de Dungeons & Dragons 3ª edição, vem superando as vendas do Dungeons & Dragons, o que explica a decisão da Wizards/Hasbro de cortar despesas.

O que isso muda para nós, jogadores e consumidores aqui no Brasil?

Muito pouco, por enquanto. Pathfinder não existe em português e dificilmente existirá, pelo menos não por um preço razoavel (o livro básico tem umas seissentas páginas). A Devir ainda continua dando suporte ao D&D4, apesar da freada nos lançamentos.

Ainda é cedo para sermos alarmistas e gritarmos "Oh, é o fim do errepegê! D&D vai acabar! Corram para as montanhas!", mas ao mesmo tempo vale a pena refletir algo, Dungeons & Dragons sempre foi o RPG de maior sucesso e quantidade de vendas desde 1974.

E se uma linha que sempre foi lucrativa por quase quarenta anos começa a perder para ela mesma...

Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Deseja que a Hasbro pare de ferrar com o D&D.