quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Novas Mesas Virtuais do Blog Dragão Banguela!

Uma das melhores coisas que aconteceram neste pouco mais de um ano em que estou escrevendo aqui neste blog foi a criação das mesas virtuais.

Primeiro porque eu pude voltar a jogar após um longo jejum e também porque as sessões foram excelentes contrariando todas as minhas opiniões sobre jogar RPG online.

Acontece que muita gente ficou de fora, afinal em um blog com 270 seguidores (de acordo com o Google Friend Connect) alguém ia ter que ficar de fora.

Ou será que não? Clique no Leia Mais e acompanhem meu raciocínio...

Quando eu criei a primeira mesa virtual do blog usando a plataforma RRPG Firecast eu não tinha muitas espectativas e a primeira sessão de jogo com apenas dois jogadores meio que comprovou isso, mesmo tendo sido muito boa.

Então começaram a lotar minha caixa de e-mails, os comentários do blog e os tópicos da nossa comunidade no orkut (sim, ainda existe orkut) e já na segunda sessão a mesa já tinha fechado o limite de jogadores e ainda ficou gente sobrando.

Apesar de todo o sucesso eu havia estabelecido o limite de cinco jogadores para manter a ordem na mesa, além de ser uma quantidade boa para que na qualidade de Narrador eu consiga administrar o jogo.

Logo, com o aumento de e-mails recebidos eu acabei criando uma segunda mesa com novos jogadores, mas aí eu esbarrei com o maior dos meus problemas, que também me impede de postar aqui com mais frequência: O tempo!

Eu trabalho em uma cidade vizinha à que eu moro e perco cerca de quarenta minutos só no transito de casa para o trabalho, além disso meus horários de trabalho são bem aleatórios. Some-se a isso estudos, namoro, dois blogs e outras atividades da vida cotidiana (em algum momento eu preciso ir ao banheiro, porra) e ficamos com pouquíssimo tempo para administrar uma mesa de jogo de maneira decente.

Além disso, a maioria dos jogadores também esbarrava nesse mesmo problema e por excesso de faltas eu acabei cancelando a segunda mesa de jogo, ficando apenas com a primeira (que vai muito bem, obrigado).

Mas agora eu venho com uma novidade que ao meu ver resolverá o problema daqueles que ficaram de fora das outras vezes, além de trazer mais variedade para a mesa virtual de jogo: Aventuras One-Shot!

"Mas Oráculo, o que é uma aventura One-Shot?"

Para quem não sabe, uma aventura One-Shot é uma aventura que se resolve, geralmente em uma única sessão de jogo e que não faz parte de nenhuma campanha. Ou seja, acabou a sessão, acabou a história.

A ideia é fazer aventuras nesse estilo com rotatividde de jogadores, assim mais gente pode jogar.

Funcionará da seguinte maneira: Eu anuncio qual o sistema de jogo a ser usado na aventura e quais os personagens disponiveis para a sessão. Daí os interessados apenas se manifestam aí nos comentários, sendo escolhidos apenas pela ordem em que comentaram no post.

Pretendo que cada sessão seja de um sistema diferente, usando aventuras prontas ou criadas por mim. Utilizarei personagens prontos pois isso agilizará as coisas (lembrando que a ideia é fazer o jogo inteiro em apenas uma sessão de algumas horas).

Para fazer a primeira experiência usarei o sistema 3D&T, no cenário Street Fighter Zero, com a aventura O Resgate de Charlie que saiu na Dragão Brasil Especial #7, minha primeira postagem aqui no blog.

O limite da mesa será de sete jogadores e os personagens disponíveis serao Adon, Blanka, Chun Li, Dan, Dhalsim, Ken, Ryu, Sakura e Zangief. As fichas disponíveis podem ser baixadas aqui e aqui.

A sessão acontecerá neste sábado, dia 15 de janeiro de 2011 às 23:00. Para jogar você deverá ter baixado o programa RRPG Firecast que pode ser baixado aqui.

Para entrar na mesa de jogo os interessador devem procurar a mesa Dragaobanguelax e digitar a senha dragaobanguela. Se você for muito tímido para jogar basta entrar na sala e assistir o jogo (contanto que não atrapalhe o andamento do jogo).

Pois bem, essa será uma sessão experimental e caso venha a ser bem sucedida novas sessões virão com diversos sistemas (de cabeça já planejei algumas coisas para Gurps, Daemon e Storyteller).

Quem quiser jogar apenas avise nos comentários e diga com qual dos personagens pretende jogar. Será por ordem de chegada nos comentários. Conto com vocês, cambada!


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Também vai narrar D&D4 se pedirem com jeitinho.



19 comentários:

  1. Kenay, o halfling ladrão13 de janeiro de 2011 às 20:30

    Oraculo,
    Tem a mesa de star wars que o adriano ta querendo mestrar...
    o pessoal interessado pode procurar nos topicos da comunidade do orkut
    acho q tem mais duas vagas
    as sessões vão ser 1 vez por semana

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Oráculo!

    Acompanho há algum esse baú de insanidades que é o Dragão Banguela, mas nunca havia comentado nada até agora.

    Embora eu nunca tenha jogado RPG através do RRPG Firecast, fiquei interessado em tentar. Portanto, gostaria de participar da sua mesa virtual inaugural utilizando o personagem Ryu.

    Caso eu tenha de utilizar outro personagem, por favor me avise.

    Nos "vemos" na mesa. Até lá...

    ResponderExcluir
  3. Também jogo o FireCast, mas acho muito dificil achar um grupo fixo...
    As pessoas vem numa sessão, na outra não vem...
    Mas também me divirto no FireCast =D

    ResponderExcluir
  4. tava pensando... isso nao poderia se expandir? quero dizer... acredito tenham outras pessoas aqui dispostas a mestrar tb, com isso poderia-se promover uma pluralidade de mesas e vc nao ficaria sobrecarregado oraculo. o que me diz?

    ResponderExcluir
  5. @Sabat:

    Beleza! Escolhe um dos personagens e baixa o programa (é levissimo e nem precisa instalar, só descompacta numa pasta e roda o executavel). =D

    @Kenay:

    Sim, eu já estou me preparando pra participar dessa mesa também, apesar dele não ter dado mais detalhes sobre quando vai ser o jogo.

    Além disso como eu não vou precisar narrar vai ser mais fácil conciliar.

    @Dark Prince:

    Bem, você foi o único a dizer qual personagem quer até agora, portanto você já é o Ryu =D

    Caso você tenha passado os últimos vinte anos em uma caverna e não conhece o personagem (zuera =D) basta ler o histórico dele na ficha.

    @Cas Mindspark:

    Com o primeiro grupo de AD&D eu dei muita sorte pois o pessoal sempre foi assiduo (com um ou outro imprevisto, mas foram três meses de jogo então dá pra compreender).

    Um dos motivos de usar aventuras One-Shot é justamente evitar isso. As aventuras serão curtas e sem conexão umas com as outras, por isso dá pra jogar cada uma com grupos diferentes.

    Claro, não é a mesma coisa que "viver" uma campanha com um mesmo grupo, interpretando o mesmo personagem sempre, mas ainda assim dá pra se divertir e representar um personagem.

    Funciona mais ou menos como nas convenções de RPG, mas sem você ter que sair de casa.

    @Cristofh:

    Sim, é uma possibilidade. Na verdade o Kalbanga, jogador que interpreta o druida Ark dos Quatro Ventos na mesa de AD&D está narrando Tormenta para o mesmo grupo (estou jogando de guerreiro \0/).

    Pode-se organizar outras mesas nesse mesmo estilo, ou incentivar a galera a criar as suas próprias, mas primeiro eu gostaria de fazer um teste com essa aventura.

    A minha ideia inicial seria narrar uma aventura dois sábados no mês, de forma intermitente. Assim eu teria mais ou menos uma semana pra preparar a jogatina. Nesse meio tempo seria possivel arrumar outros mestres interessados.

    ResponderExcluir
  6. Oráculo ainda tem vaga? Eu quero jogar de Dhalsin.

    ResponderExcluir
  7. Confirmados até o momento:

    Dark Prince - Ryu
    Flávio - Dhalsim

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus quem eram os street fights.Acho que falta ponto nas fichas deles.kkkk
    Ja akuma Minha nossa,pode interpretar ele nao.
    Bela iniciativa,gostaria de participar mas terminaria muito tarde me contento só no observar.
    Abraçosss Oraculo.

    ResponderExcluir
  9. As fichas seguem o padrão de 12 pontos, exceto pelo Blanka que erroneamente veio com 11, mas eu adicionei 1 ponto em Armadura p/ aumentar o dano da Eletricidade, seguindo a orientação da revita Dragão Brasil.

    Os personagens Akuma, Evil Chun Li e Evil Zangief não podem ser escolhidos pois ultrapassam o limite de 12 pontos, além de serem claramente vilões.

    Quanto ao horário eu escolhi baseado no fato de que pouca gente precisa acordar cedo no dia seguinte. A maioria das sessões de AD&D aqui da galera do blog leva em torno de duas horas, mas temos a vantagem de jogar uma campanha, podendo continuar sem problemas nos outros dias.

    ResponderExcluir
  10. T_T , se não fosse pelo horário ,eu jogava ...

    ResponderExcluir
  11. Puuuuz cara, se não fosse sábado a noite jogava. Gosto mt de jogar, ainda mais q 3D&T foi o q me introduziu no mundo do RPG. Agora só jogo D&D e Mundo das Trevas. Mas seria legal jogar D&D novamente. Pena... Mas espero q dê certo e eu possa parcitipar de alguma sessão futura. Sucesso aí na campanha. Abraço

    ResponderExcluir
  12. Olha eu nunca joguei rpg assim na net mais como tenho que sair amanha nao sei se dara pra jogar mais vo tenta pelo menos assistir o jogo

    ResponderExcluir
  13. Vou baixar o Sistema Oráculo e ver como Funciona...estou pensando que se tiver uma galera experiente e que tenha jogado AD&D e ainda goste muito do sistema...eu topo de mestrar...add meu MSN ai pra gente ir vendo as possibilidades:

    leandro_magna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. to dentro se a net aki colaborar meu char sera o blanka ate la galera e qto ao post ae de cima caso queira mestrar posta na comu do dragao banguela q agente v ae (agente = oraculo rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  15. Assistindo aqui a aventura, tou achando massa ^^

    ResponderExcluir
  16. Oráculo quando você poderia mestra d&d4
    qualquer novidade add no msn
    felipealmeida.f17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. As chances de eu narrar D&D4 são bem baixas, pra não dizer nulas.

    De qualquer forma, o ideal é sempre ficar de olho nas atualizações do blog para saber se haverão ou não mesas desse sistema.

    ResponderExcluir