quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vilões, the badass team

Finalmente alguém mandou uma imagem pro post!!!

Agora fiquem com o texto do Alexandre S.T.:


Olá aventureiros destemidos!
Hoje, vamos falar sobre eles, os malignos, cobiçadores, poderosos, vingativos e inescrupulosos vilões de aventuras e campanhas de todo o mundo, os vilões.
Seja aqueles iniciantes e facilmente derrotados chefes de primeira dungeon, ou aqueles poderosos que tecem os fios do destino ao seu bel prazer, os vilões sempre foram marca registrada nas aventuras e campanhas, não só de RPG como de varias outras historias de livros, filmes e jogos.

 
diferentes estilos, força e aparência, os vilões tem diferentes papeis em uma história, mais o principal deles é “infernizar” a vida dos “heróis” ou ser um perigo a ser combatido para impedir algum plano maligno seu. Apesar de ser uma grande engrenagem na história e sempre terem um papo fundamental, muitos vilões mesmo assim acabam sendo usados mal em histórias, ou são apagados facilmente da história, muitas vezes por preguiça de quem o criou.

É uma pena realmente, pois quando bem desenvolvidos, os vilões acabam sendo tão importantes na história quanto os personagens principais, e muitas vezes recebem até mesmo simpatizantes, seja pelo seu carisma ou por sua história de vida. Como por exemplo, Magus de Chrono Trigger, que muitos devem ter vibrado de alegria ao ter ele entrando no grupo de jogo e Darth Vader, que é sem palavras o carisma que ele tem na história entre os outros personagens.
Mais bem, muito realmente tem dificuldade ao invés de preguiça para criar vilões memoráveis, seja por falta de imaginação ou por querer fugir do estilo dos já conhecidos. Vamos por parte então, primeiramente, crie o vilão como se fosse criar um personagem para você jogar, logo, foque não só em sua ficha, mais também em sua história e aparência, não tem problema em ele ter características já “clichês” de outros vilões, como cabelos brancos e frio com outras pessoas, mais saiba usar isso de um modo original, como digamos, o vilão ter uma aparência fria fruto de uma criação sofrida aonde teve que se adaptar a parecer mais forte diante dos outros.
E uma coisa que deve ser sempre fugida é criar vilões impossíveis de matar, isso mesmo, por incrível que pareça, existem esses tipos de personagens, que só faltam surgir das cinzas diante de tamanho poder, já vi e joguei narrações que era muito comum quando os vilões aparecerem os resultados dos dados serem ignorados por total, e eles fazerem dos personagens o seu pano de chão, e mesmo quando encurralados, algo improvável acontecer para que eles possam retornar, como adquirirem implantes ou caírem em precipícios e ficarem longe do alcance dos heróis pra checar se o defunto realmente está morto.
Bem, é isso, use mais o poder dos vilões em deixar a história mais divertida, quem sabe se aquele Orc Bárbaro de NV1 chefe da primeira aventura da história não teria o objetivo de unir as tribos barbaras da região para uma investida contra uma organização de magos que estaria corrompendo as terras do seu amado povo? Esse é um ótimo exemplo de vilão que pode ter duas linhas de visão diferente sobre seu comportamento.
Espero que esse pequeno texto tenha “iluminado” um pouco a mente de vocês, e se não, aguardo comentários e criticas nos comentários da postagem.
See you Space Cowboy...

2 comentários:

  1. Muito bom, muito bom! Importante frisar essa questão de não ser impossível derrotar o vilão.

    E lembremos o seguinte pessoal, afinal, o que seriam dos heróis se nao fossem os vilões.

    Bom texto parabéns e até o próximo Post.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ! os vilões são muito importantes mesmo

    ResponderExcluir