Agora fiquem com o texto do Alexandre S.T.:
Olá
aventureiros destemidos!
Hoje, vamos falar sobre eles, os
malignos, cobiçadores, poderosos, vingativos e inescrupulosos
vilões de aventuras e
campanhas de todo o mundo, os vilões.
Seja
aqueles iniciantes e facilmente derrotados chefes de primeira
dungeon, ou aqueles poderosos que tecem os fios do destino ao seu bel
prazer, os vilões sempre foram marca registrada nas aventuras e
campanhas, não só de RPG como de varias outras historias de livros,
filmes e jogos.
diferentes
estilos, força e aparência, os vilões tem diferentes papeis em uma
história, mais o principal deles é “infernizar” a vida dos
“heróis” ou ser um perigo a ser combatido para impedir algum
plano maligno seu. Apesar de ser uma grande engrenagem na história e
sempre terem um papo fundamental, muitos vilões mesmo assim acabam
sendo usados mal em histórias, ou são apagados facilmente da
história, muitas vezes por preguiça
de quem o criou.
É
uma pena realmente, pois quando bem desenvolvidos, os vilões acabam
sendo tão importantes na história quanto os personagens principais,
e muitas vezes recebem até mesmo simpatizantes, seja pelo seu
carisma ou por sua história de vida. Como por exemplo, Magus de
Chrono Trigger, que muitos devem ter vibrado de alegria ao ter ele
entrando no grupo de jogo e Darth Vader, que é sem palavras o
carisma que ele tem na história entre os outros personagens.
Mais
bem, muito realmente tem dificuldade ao invés de preguiça para
criar vilões memoráveis, seja por falta de imaginação ou por
querer fugir do estilo dos já conhecidos. Vamos por parte então,
primeiramente, crie o vilão como se fosse criar um personagem para
você jogar,
logo, foque não só em sua ficha, mais também em sua história e
aparência, não tem problema em ele ter características já
“clichês” de outros vilões, como cabelos brancos e frio com
outras pessoas, mais saiba usar isso de um modo original, como
digamos, o vilão ter uma aparência fria fruto de uma criação
sofrida aonde teve que se adaptar a parecer mais forte diante dos
outros.
E
uma coisa que deve ser sempre
fugida é criar vilões impossíveis de matar, isso mesmo, por
incrível que pareça, existem esses tipos de personagens, que só
faltam surgir das cinzas diante de tamanho poder, já vi e joguei
narrações que era muito comum quando os vilões aparecerem os
resultados dos dados serem ignorados por total, e eles fazerem dos
personagens o seu pano de chão, e mesmo quando encurralados, algo
improvável acontecer para que eles possam retornar, como adquirirem
implantes ou caírem em precipícios e ficarem longe do alcance dos
heróis pra checar se o defunto realmente está morto.
Bem,
é isso, use mais o poder dos vilões em deixar a história mais
divertida, quem sabe se aquele Orc Bárbaro de NV1 chefe da primeira
aventura da história não teria o objetivo de unir as tribos
barbaras da região para uma investida contra uma organização de
magos que estaria corrompendo as terras do seu amado povo? Esse é um
ótimo exemplo de vilão que pode ter duas linhas de visão diferente
sobre seu comportamento.
Espero
que esse pequeno texto tenha “iluminado” um pouco a mente de
vocês, e se não, aguardo comentários e criticas nos comentários
da postagem.
See
you Space Cowboy...
Muito bom, muito bom! Importante frisar essa questão de não ser impossível derrotar o vilão.
ResponderExcluirE lembremos o seguinte pessoal, afinal, o que seriam dos heróis se nao fossem os vilões.
Bom texto parabéns e até o próximo Post.
Muito legal ! os vilões são muito importantes mesmo
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