domingo, 15 de julho de 2012

Negócios de Família


Hoje passei o dia fazendo uma maratona de O Poderoso Chefão e devo dizer que é uma das séries cinematográficas mais fodas de todos os tempos.

E como bom nerd que sou, é impossível não viajar mentalmente até o ponto de imaginar algo relacionado a RPG...


Na maioria dos RPGs, os personagens enfrentam seus inimigos e resolvem as coisas de maneira definitiva (geralmente envolvendo alguma forma de violência excessiva). Seja matando o necromante maligno que dominou o cidade dos heróis, ou detendo os planos do super vilão que planeja roubar a lua.

Tá, mas o que isso tem a ver com a máfia?

Ora bolas, enfrentar necromantes ou supervilões é fácil. Eles podem até ser super poderosos e terem duzias de capangas na folha de pagamento, mas geralmente basta dar cabo deles e o problema está resolvido. Pode até ser que haja um aliado vingativo, mas o conceito é o mesmo.

Já um inimigo como a máfia é praticamente invencível, pois mesmo havendo a figura central (seja o Marlon Brando ou o Al Pacino), suas garras se extendem por muitos outros lugares, afinal a máfia não consiste apenas em sujeitos fortemente armados. Há também o controle sobre a polícia, os políticos, a imprensa e, é claro, os caras fortemente armados.

Agora imaginem que os aventureiros do seu grupo de jogo pisaram no calo de um figurão local - e o que a história nos ensinou é que TODA cidade, independente da época e do local, tem um figurão que manda e desmanda - É fácil para os aventureiros bolarem um plano para invadirem os domínios do tal figurão e darem uma surra nele com suas belíssimas espadas +5, mas quando o inimigo pode fazer com que a LEI esteja contra os aventureiros, aí, meus amigos, a coisa fica feia.

Então se você é um narrador que está cansado dos aventureiros sempre vencendo os inimigos com extrema facilidade, talvez seja a hora de incluir um inimigo sem face, muito mais difícil de ser derrotado (pelo menos pelos meios convencionais). Mas lembre-se, se alguém for capturado para interrogatório, a máfia NÂO EXISTE!!!



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escitor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário