
Hoje temos mais um Post do Leitor! A matéria (muito boa por sinal) foi criada pelo leitor Rafael Beltrame.
Confiram abaixo o texto escrito por ele...
...
"Parece, mas não é!" Enganando os jogadores usando monstros antigos.
Há muito tempo atrás li em alguma revista sobre como alguns jogadores memorizam os livros, e usam isso CONTRA o mestre.
Pois bem, a sugestão era de colocar monstros parecidos com os que os jogadores julgassem ter encontrado, mas trocar por monstros diferentes ou até mesmo trocar algumas habilidades. Até se não me engano, a descrição era de um simples esqueleto com armadura, mas levava a crer que o monstro era um Death Knight!
Enfim, olhando meu livro mais recente, o Fiend Folio de 1981, me lembrei da matéria que citei acima por causa de um dos primeiros monstros: o “adherer” (algo como “aderidor”- “aquele que adere”).
Não apenas é um monstro que engana mas que também pode provocar algumas situações engraçadas (já imaginaram alguém sentar em um desses sem querer?).
A sua secreção também poderia ser usada para criar uma cola mágica, ou até mesmo como ingrediente para juntar alguns itens mágicos, como uma jóia em um escudo.
Enfim, apresento abaixo a tradução deste monstro singular, e que os jogadores pensem bem antes de dar uma de espertinhos pra cima do mestre!
Esta curiosa criatura tem uma grande semelhança com uma múmia – tamanho humano e com tiras soltas de pele branca e suja que aprecem a primeira vista as bandagens da múmia. Coincidentemente, esta criatura é tão ao fogo quanto uma múmia devido ao solvente nos seus fluídos corporais.
É imune a todas as magias de primeiro nível com exceção de mísseis mágicos que causam 3-18 pontos de dano por míssil.
A pele da criatura exala uma substância tipo cola com um odor azedo, que tem propriedades adesivas poderosas: qualquer matéria exceto pedra irá aderir a ela e somente fogo, água fervendo ou uma secreção voluntária da criatura irão interromper a adesão. Portanto qualquer arma que atingir o monstro irá aderir a ele (e causar apenas metade do dano).
Semelhantemente a criatura irá colar em um personagem que ela atinja com seu ataque com ambos os punhos (que causam 1-3 pontos de dano na vítima); sua tática favorita é prender um oponente deste modo e usá-lo como um escudo involuntário.
As propriedades adesivas da secreção acabam em 5-10 turnos após o monstro ter morrido.
Geralmente o Adherer ira pegar suas vítimas através de uma emboscada, camuflando a si mesmo rolando em sujeira, gravetos e folhas e arranjando pedaços grandes de detritos para esconder sua forma.
Qualquer presa (independente do tamanho) passando perto do ‘esconderijo’ irá acionar seu ataque e o Adherer irá lançar-se no alvo mais próximo, tentando acertá-lo e grudar-se com a tenacidade de um buldogue até que a presa morra. Contudo, se ele for visto e atacado antes que alguma presa chegue em distância de ataque (com armas de longa distância ou até mesmo com barulhos altos), ele se tornará confuso e irá recuar rapidamente.
Água fervente (ou líquidos ferventes de outros tipos) causarão ao Adherer 1-3 pontos de dano se uma boa quantidade for jogada no monstro (o conteúdo de um balde grande seria o suficiente se jogado de perto para minimizar os ‘respingos’) e isto irá inibir suas habilidades adesivas pelo round corpo a corpo seguinte.
O gosto do Adherer por presas é bem amplo e ele irá atacar quase sempre, dada a oportunidade. A única exceção a isso são aranhas- o Adherer nunca irá atacar uma aranha de qualquer variedade e às vezes é visto cooperando com elas em relação a vítimas presas.
Apesar de sua aparência, o Adherer não é um morto-vivo.
Esse foi o Post do Leitor do Rafael Beltrame, abaixo, um cartão de estatísticas do cabra:
* O seu nome real: Rafael Beltrame
* O seu apelido (se tiver um): darthrafa/rossik
* A sua idade: 28
* Sistema que mais gosta de jogar: AD&D
* Há quanto tempo joga RPG: uns 18 anos
Então é isso galera, caso alguém tenha culhões para participar do Post do Leitor, basta acessar esse link para saber como participar.
Grande abraço e até logo pessoal.