quarta-feira, 15 de julho de 2009

Downloads: WarCraft RPG (Português)


E aí manézada!

O post de hoje é de um livro, que na minha opinião é bem interessante.
O livro em questão é o WarCraft RPG. Leiam o post e confiram a bagaça...


... Então, como eu havia dito no início do texto, acho este livro bem interessante.
Eu sempre fui um fã de WarCraft, desde os primeiros jogos (Orcs & Humans) até o mais recente, World of Warcraft.

Possuo os dois livros do WarCraft RPG lançados no Brasil, o WarCraft RPG, que é o livro básico e o Livro dos Monstros.

Não tenho o que reclamar. São livros relativamente baratos (na faixa de 50 cruéis para baixo), tem imagens legais, bem organizado, etc.

Os únicos contras na minha opinião:

* Ambos os livros são completamente em preto e branco, salvo a capa é claro, e os mapas. Até entendo isso, pois por ser preto e branco deve ser esse o motivo de ser um livro razoavelmente barato.

* O último e talvez pior contra: É um livro voltado para campanhas Overpower.

Os players já começam direto no 2º Nível e há uma caralhada de classes de prestígio, o que me fez pensar que as classes básicas são apenas um estágio digamos, bem bem inicial do personagem.
Dificilmente o jogador ficará para sempre com a classe básica.
No livro WarCraft RPG, parece que as classes de prestígio são super valorizadas, tanto é que os pré-requisitos de algumas nem são tão altos.

Para quem for jogar, aconselho que quando for criar o personagem, já pense em qual classe de prestígio pretende adotar no futuro, pois assim que a campanha começa, em um piscar de olhos o personagem já estará com pré-requisitos para uma classe de prestígio.
Claro, que esse problema de Overpower pode ser contornado por um bom mestre. Então não se desesperem.

Uma coisa que faltou, foi a Devir ter lançado o livro O Compêndio da Aliança e da Horda, o que é uma pena, pois este suplemento acrescentaria ainda mais informações sobre o mundo de Azeroth.

Aproveitando, já irei deixar a dica da errata do livro abaixo:

Na página 81, da edição nacional do livro WARCRAFT RPG existe um erro na classe de prestígio GLADIADOR.

Está faltando, logo abaixo dos dados de vida, o trecho que se refere aos pré-requisitos necessários para adquirir essa classe.

O trecho que está faltando é o seguinte:

Pré-requisitos:

Perícias: Blefar 2 grad., Intimidar 5 grad.
Bonus Base de Ataque: +5
Talentos: Ataque Poderoso, Trespassar
Filiação: Qualquer uma (para os membros da Horda, essa classe se chama Mestre da Espada)

Bem, chega de papo e vamos logo ao download da bagaça!

Quem teve o trabalho em scanear este material foi um cara chamado Thiago (catei o livro em uma comunidade do Yogurte), para manter os créditos, deixei um link com o perfil do cabra para vocês saberem quem é.


4shared


WarCraft RPG (d20) - Português


Entonces é isso macacada!
Até mais e nos vemos em um próximo post!



11 comentários:

  1. Muito bom esse material, nos apoderamos de um exemplar deste na RPGCon, por uma bagatela, rsrsr

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... excelente!!! Eu, particularmente, adoro WoW... o único problema é o excesso de poder... mas como dito ante, um bom mestre contorna isso fácil fácil...

    Grande abraço a todos!

    Gaijin

    ResponderExcluir
  3. Adoro Warcraft, mas acho que ele poderia ganahr um RPG melhorzinho.

    O lance dele ser Overpower nem é tão problemático assim, pois o Narrador controla os níveis de poder. No meu antigo grupo, por exemplo, uma reles espada +1 era um item raro e não algo que se encontra por aí no canto de uma masmorra qualquer.

    Aliás, o narrador do meu velho grupo era um Tio Patinhas com XP, tesouros e itens mágicos. Conquistar alto nível era realmente uma tarefa árdua!

    Mas no caso do Warcraft o que me incomoda é o excesso de classes de prestígio. Aliás isso me incomoda bastante em toda a 3ª edição. A idéia é boa, mas acabou gerando uma verdadeira corrida armamentista pra ver quem cria as melhores e mais apelonas classes de prestígio.

    Qualquer suplemento da 3ª edição tem pelo menos uma CdP, e dificilmente para em uma só. Pô, eram pra ser classes de prestígio, ou seja, coisas raras, mas elas são mais numerosas do que as classes básicas!

    Em AD&D existiam os Kits que eram muito mais simples e menos apelões, e mesmo adotando um Kit o personagem ainda continuava sendo da sua classe normal. Um Guerreiro que adotasse o Kit Gladiador, por exemplo continuava sendo um Guerreiro, apenas com habilidades fora do comum, mas sem se tornar desequilibrado em relação aos demais.

    CdPs são interessantes e algumas acrescentam em muito à história do jogo, mas a quantidade abusiva delas acabou tornando uma idéia boa numa bagunça completa.

    ResponderExcluir
  4. Será que teria como disponibilizar o livro dos monstros tbm???
    Pois só consigo achar ele em inglês!
    grato,
    Heider

    ResponderExcluir
  5. cara, é melhor vc colocar o link da comunidade de onde vc tira esses livros ao invés de colocar o link das pessoas, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Eu tbm queria o livro dos monstros,nao consegui nem acga em ingles,tbm tava pensando se tem como usa o livro dos montros do D&D 3.5

    ResponderExcluir
  7. Podia disponibilizar esse RPG, em outros Links de Upload de arquivos...

    ResponderExcluir
  8. Porque Samuss, tu não está conseguindo baixar pelo 4shared?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. A principal crítica que tenho quanto aos livros de Warcraft que foram lançados como suplemento de D&D é: Por que diabos o Kael tem 14 níveis de guerreiro? e Over power é pouco, pq até o quinto nível, a gente está jogando com joão ninguém, se comparado com os protagonistas e antagonistas do cenário. Entendo que o Rei Lich e o Illidan tenham aquele nível de poder todo, mas não acho que seja necessário ou haja tanto background assim pro kael ser de ND 31 e a Sylvanas ND33. Mantê-los por volta de 15 a 20 já seria perfeitamente razoável. O exemplo de zumbi tb é gritante, muitos são guerreiros ou bárbaros. O que aconteceu com as classes de pdms? ninguém mais usa? Os materiais da Sword & Sorcery Studios sempre foram muito bons, a única crítica é que eles erram muito a mão, como pode ser visto nos talentos metamágicos.

    ResponderExcluir
  10. e o livro dos monstros, tu tem o link pra baixar?

    ResponderExcluir
  11. Professor,na minha opnião você nada sabe da história do Warcraft para dizer que kael'thas e Lady Sylvanas não possuiam tal poder,ambos personagens são extremamente habilidosos e em particular a Lady Sylvanas era talvez a única criatura que significava real ameaça para o Lich king depois da morte de illidan e só pra lembrar-lhe depois que o rei Lich se funde a Nez'zul fica com poderes praticamente infinitos,então...acho que você deveria saber da história primeiro antes de postar um comentário desse tipo.

    ResponderExcluir