quinta-feira, 25 de junho de 2009

Post do Leitor: Sessão Nostalgia - Livros Jogos Aventuras Fantásticas


E aí pessoal.

Após o primeiro Post do Leitor, alguns cabras criram coragem e começaram a me enviar alguns Post's para a sessão do Post do Leitor...


... O participante do Post do Leitor de hoje, é o assíduo leitor do blog chamado Gaijin.
Praticamente ele é um dos estreiantes do Post do Leitor, pois o seu post foi enviado para o meu e-mail minutos depois do post do Oráculo, por pouco não houve empate técnico de quem seria o estreiante do Post do Leitor.

Então, sinta-se como o participante 1 e meio do Post do Leitor Gaijin.

Fiquem então com a matéria criada pelo leitor Gaijin.


Sessão Nostalgia Livros Jogos Aventuras Fantásticas



Olá a todos!

Estava eu um dia vagando pela internet, um desses dias em que estamos atolados de coisas pra fazer (geralmente procurando banalidades), e comecei mais uma sessão nostalgia relembrando coisas da minha infância e pré-adolescência.
E acabei lembrando da grande época de ouro do RPG: o AD&D e de como eu comecei a jogar RPG, o que levou a grande série de Steve Jackson e Ian Livingsotne: Livros Jogos Aventuras Fantásticas.

O berço de muitos RPGistas (inclusive o meu). E resolvi compartilhar isso com vocês... São livros onde joga-se sozinho em cenários já prontos, é tudo bem básico, o seu personagem só tem 3 atributos principais: Habilidade, Energia e Sorte. Mas é muito legal, e me rendeu muito tempo de jogo.

Eu lembro que eu levava aquele raio daquele livrinho pra todos os lugares que eu ia... rsrsrsrsrs

Bom... Pra quem conhece, vale - muito - à pena relembrar.
E pra que não conhece, aí está a oportunidade de conhecer. São muito fáceis de jogar e você só precisa de lápis, borracha, 2d6 e muita imaginação... rsrsrsrsrs


Grande abraço a todos!

Dan "Gaijin" Medeiros


Esse foi o post criado pelo leitor Gaijin, abaixo um pequeno background do cabra:

* O seu nome real: Daniel Medeiros
* O seu apelido (se tiver um): Gaijin
* A sua idade: 23
* Sistema que mais gosta de jogar: AD&D (lógico)
* Há quanto tempo joga RPG: 10 anos

Então é isso galera, não se acovardem, mostrem que são machos reprodutores e enviem seu post para ser publicado no Dragão Banguela.

Caso você não seja um frangote e queira contribuír para o post do leitor, acesse este link e saiba como participar do Post do Leitor.

Grande abraço e nos vemos em um próximo post.

19 comentários:

  1. Pouts... velhos tempos. Poderia ter dito mais so q fico bom xD. Tenho varios no meu PC e uns 2 aki cmg, as vezes revivo eles.

    ResponderExcluir
  2. ah, sim!! Os livros-jogos!! Foi uma pequena e saudosa "febre" entre a comunidade underground de RPG na época. Eu tenho a maioria deles, tanto fisicamente como em pdf, mas um deles é um tesouro particular: "TiTan o mundo de Aventuras Fantásticas", com 90% de certeza, deve ter sido o primeiro cenário em português aqui no brasil. Não traz nenhuma regra, tudo é apenas descritivo e asseguro que é um ambiente incrível, embora(claro) mereça uma ou outra "mexidinha" do mestre de jogo.

    Talvez nem todos se lembrem de uma outra série de livros desse tipo que se chamava "Lobo solitário", cujo um dos grandes atrativos era que se poderia jogar com a mesma ficha de um livro para outro (desde que se jogasse na ordem). Olhando aqui na estante, vejo também um outro da editora GSA (tagmar e Milênium) chamada "Era uma vez..." que eu fico chateado em dizer que nunca consegui chegar no final sem dar uma roubadinha...
    Mas os mais antigos eram realmente os livros-jogos de Dungeons & dragons em português de portugal. Alguns em cenários genéricos e outros em ambientes consagrados (eu mesmo tenho alguns no cenário de Krynn).
    Os que eu nunca tive em mãos, foram aqueles da editora abril. Alguém sabe dizer algo sobre eles?

    Abraços renovados
    Kenku

    ResponderExcluir
  3. Excelente material Gaijin, acho que joguei apenas algumas vezes com esse material.
    Trapaceiro parabéns pela iniciativa de abrir um espaço do blog, para quem prestigia esse espaço!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Esses livros eram muito bons, apesar de eu sempre me perder no labirinto do Feiticeiro da Montanha de Fogo.

    Eu possuo alguns dessa série em pdf e possuo também em livro físico o Feudo Sangrento de Alteu, que se passa na Grécia antiga. Este faz parte de uma trilogia e também pode ser jogado com a mesma ficha se jogado na sequência. Só que é muuuuuuito mais dificil do que as Aventuras Fantásticas, afinal os deuses muitas vezes intervém contra você.

    Lembro-me também que o livro O Calabouço da Morte virou um jogo para PS1 chamado Deathtrap Dungeon, que apesar de fraquinho era bem divertido, com a impossibilidade de roubar.

    ResponderExcluir
  5. E aí kenku, bah, achei que eu fosse o único que usava o Titan como referência, sempre que posso mestro utilizando aquele cenário: "Salominis e o velhaco Rei Salomon (meus jogadores adoram quando eu interpreto esse véio), Allansia, Khull e o diabo a quatro. Tenho também o Out of The Pit, que é o livro dos monstros desse cenário, é legalzinho como material de colecionador, porque alguns monstros ali são patéticos, vide o monstro "Homem Aranha", caraca, como eu ri quando vi e li a respeito desse bicho.

    Eu torço muito para que a Jambô lance todos os materiais possíveis do Aventuras Fantásticas que se passem no mundo imaginado por Steve Jackson (não o do GURPS) que é Titan.

    Esses livros solo de Aventuras Fantásticas tem muitas referências ao mundo de Titan, como o Ladrão da Meia noite, se não me engano é essa aventura que se passa em Porto Blacksand, não tenho certza agora,me corrijam se eu estiver errado.

    Mas volto a frisar.
    Tomara que a Jambô se empenhe e lance todos os livros solo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo incentivo Torik!
    Eu também estou gostando muito do que ando lendo na sessão do Post do Leitor.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. ae galera estou procurando um grupo q n seja um desses grupos de zumbis q fica no meio da rua ate umas 6da manha jogando e tals ...
    sou de sao paulo capital

    ResponderExcluir
  8. Hehehe...Sim, sim. "O ladrão da meia-noite é lá mesmo". Na verdade, não pude jogar meus jogadores mais antigos para lá porque eles amam Mystara, daí eu fiz as terras de Titan como um estranho "mundo paralelo" que eles já foram algumas vezes por portais.
    O out of pit eu tenho também, é realmente engraçado, mas era O livro de monstros na época.
    Na mesma linha tenho ainda o "Dungeoneer", com expansão de regras, armas e etc.
    Espera...é a jambô quem tá lançando o materia de Aventuras fantásticas para d20? Pensei que era outra editora aí do sul. Eu comprei o feiticeiro da montanha de fogo deles e recomendo a todos: perfeita adaptação do livro, criaturas novas, velhos perigos e enigmas e ainda uma coisa "nova" - fizeram o atributo SORTE para d20, heheheh..
    Abraços
    Kenku

    ResponderExcluir
  9. Pow!!! Maneiro a galera ter gostado... Apesar de realmente ter falado pouco... não sou muito bom em criar textos...

    Valeu mesmo!!!

    Ah!!! Já comprei meu exemplar do novo Aventuras Fantásticas publicado pela Jambô: O Feiticeiro da Montanha de Fogo!!! E já tô na busca do 2º: Cidadela do Caos... Só não sei o porque da Jambô ter lançado o Feiticeiro antes da Cidadela... mas num interessa...

    Grande abraço a todos!!!

    Gaijin

    ResponderExcluir
  10. E aí kenku, do sistema aventuras fantásticas, os livros de rpg avançado, foram lançados primeiramente o Dungeoneer e depois o Blacksand, fora é claro dos complementos, como Titan e Out of The Pit.
    A Jambô está lançando os livros Aventuras Fantásticas, mas não é aquele que vc citou que é do sistema d20, e sim o antigão mesmo, publicado anteriormente pela editora marquês saraiva.

    A diferença é que a Jambô se propôs a lançar todos os livros aos pouquinhos, e além do mais, a arte do livro foi modificada (bem melhor diga-se de passagem) e as traduções foram revisadas e também ficaram melhor que a da Marquês Saraiva.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Fala Gaijin, falou pouco mas falou bonito hehehe.
    Acho que a Jambô lançou o Feiticeiro antes, porque esse foi o livro de maior sucesso da série Aventuras Fantásticas, mas vai saber.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. hum...relançamento? Quem diria... A cidadela do Caos foi um marco, para mim, um dos melhores livros da série por envolver magias e combates em bom equilíbrio.
    Bom, eu ainda tenho os originais da Marques Saraiva, mas se vocês dizem que os da jambô são bons, não custa ajudar a editora nacional.
    Trapaçeiro, sucesso ao blog.
    Abraços
    kenku

    ResponderExcluir
  13. Valeu pelo incentivo kenku.
    Apesar de eu também possuir os livros da Marques Saraiva, eu vou comprar os da Jambô também, a tradução ficou muito superior.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Da uma esclarecida, a Jambo lanço o Feiiceiro da Montanha de Fogo primeiro pois ele foi o primeiro a ser escrito e lançado pelo Ian e Steve(warlock of firetop mountain), só que lançaram a cidatela do caos primeiro no brasil.

    ResponderExcluir
  15. Perfeita explicação Edorass, pesquisei em algumas fontes e o Feiticeiro da Montanha de Fogo foi lançado na terra do tio Sam em 1982, seguido em 1983 pelo livro-jogo A Cidadela do Caos.

    ResponderExcluir
  16. Rapaz... tu puxou a explicação das entranhas mais profundas de undermountain... rsrsrsrsrsrs

    Gaijin

    ResponderExcluir
  17. Me deu vontade de jogar com esses livros xD

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos. Certamente esses livros solos foram demais. Infelizmente joguei apenas 1 ou 2 deles, porém quando comecei a jogar RPG as aventuras se passavam em Allansia (que saudade da porra). Foi uma época muito boa. E ai caro trapaceiro entra em contato com o cara que tem o mundo do Titan e vê se ele compartilha o material conosco. Valeu

    ResponderExcluir
  19. Os melhores desses livros são: a cripta do vampiro e a cripta do feiticeiro.

    mas o que eu sempre procurei na net e nunca encontrei foi o TITAN - O MUNDO DE AVENTURAS FANTÁSTICAS e o OUT OF THE PIT...

    e olha q eu jogava isso. o cara q mestrava pra nós, meu grupo, viajou e nunca mais jogamos.

    valeu pelo post

    ResponderExcluir