domingo, 17 de maio de 2009

Notícias: O Fim das Miniaturas no Brasil (mas tinha começado?)


Bom, como hoje estou inspirado, vamos a algumas notícias...

... Recentemente (não tão recentemente assim) o site Pop Dice divulgou que a Devir NÃO irá mais investir na linha de miniaturas de Dungeons & Dragons.

Os motivos segundo a Devir, são o grande imposto pela importação da mercadoria, pois as miniaturas são consideradas brinquedos, e brinquedos tem um altíssimo imposto quando entra no Brasil, e também por se tratar novamente de um brinquedo, pois se a Devir importasse grandes lotes, deveria enviar antes para o Imetro fazer uma avaliação dos produtos (para se certificar de que as crianças babaquinhas não comam as pecinhas).

Bem, uma péssima notícia para quem gosta de jogar com miniaturas e para quem vai comprar a 4ª Edição, pois:

Recentemente a Wizards tinha parado com aquela falcatrua alá Kinder Ovo de lançar as miniaturas em caixas fechadas para o comprador ter uma "surpresa", agora o comprador pode ver as miniatuaras que está comprando, pois a embalagem é de plástico transparente.



Convenhamos, isso foi uma boa sacada, imagina o cara pagar 20 doletas e achar isso dentro de um pacote, eu particularmente colocaria no lixo.








A outra, é que pelo que vi de revesgueio por cima da 4ª edição, parece que em todo o combate será necessário miniaturas.
Ainda não joguei a 4ª edição, mas as pessoas que conheço que jogaram disseram que no momento que um combate começa, o D&D virá um "jogo de tabuleiro".

Agora resta saber como a esperta Devir vá solucionar essa pendenga, afinal, se para jogar a 4ª Edição precisa de miniaturas, onde conseguir essas miniaturas?
Espero que a Devir saiba no que está se metendo, em publicar um material (a 4ª Edição) que precisa de outro material (as miniaturas porra) para se jogar.

Bem, é isso.
Uma pena para quem gosta de miniaturas, eu particularmente nunca comprei os boxes set, sempre compro as minhas peças avulsas e continuarei comprando assim.


Fonte: Pop Dice

19 comentários:

  1. Eu tava pensando mesmo nisso, gosto de jogos de miniaturas, também gosto de RPG. Mas eu infelismente acho uma pena D&D esta ser tornando cada vez mais um "wargame" e estar regradindo aos primordios do RPG.
    Mas como eu NÃO POSSO deixar de jogar, eu vo acaba usando pecinhas de chadrez ou coisa assim xD

    ResponderExcluir
  2. Eu acho isso uma pena mesmo, pq eu gosto de usar miniaturas em jogo, mas discordo que não seja possível jogar D&D4 sem as miniaturas (basta fazer algumas conversões). Mas, sem sombra de dúvida com as miniaturas fica mais legal.

    ResponderExcluir
  3. O negócio é usar Geloucos para substituir as miniaturas! =D

    ResponderExcluir
  4. Geloucos nossa essa é retro mesmo!
    se a 4ª edição tiver mesmo que usar miniaturas francamente eu nen vou jogar..
    e se virar um 'wargame' eu vou continuar com o AD&D ( se bem que o 3.5 tbm é bem massa) afinal de contas o que importa mesmo é o roleplay não é canbada?
    (mais uma vez agradeço aos posts do AD&D!!!)

    ResponderExcluir
  5. Acho q realmente vai precisar de miniaturas, pois grande parte das habilidades da quarte edição envolvem "empurrar" e "puxar" o personagem ou oponente um tanto numero de casas

    ResponderExcluir
  6. Eu li o novo Livro do Jogador e realmente as miniaturas são OBRIGATÓRIAS em cada combate, assim como o uso do Battle Grid (um mapa quadriculado).

    Ou seja, a nova edição voltou a 1974...

    ResponderExcluir
  7. O que eu quero ver é como a Devir vai solucionar esse perrengue: Vender um livro que precisa de itens adicionais para ser jogado.

    A Devir foi muito infeliz, poderia alavancar a venda de miniaturas com a 4ª edição, mas preferiu arregar e não comercializar mais.

    ResponderExcluir
  8. O mais provável é que lancem algo nos moldes daquele "Heróis de Papel", já que pelo Livro do Jogador não existem regras para jogar sem essas miniaturas.

    Pior ainda é descontinuarem a edição 3.5, já que pelo que li no novo LdJ essa nova edição é péssima... cada classe tem dezenas de poderes cada um com uma descrição diferente. O livro até mesmo aconselha o jogador a usar cartões com os poderes que ele possui para não ter que ficar consultando o livro toda hora. Isso sem falar nos Talentos (feats) e Rituais (Rituals)!

    Ficou parecendo mais uma mistura bizarra de wargame com MMORPG. O que seria ótimo num computador ou video game, mas péssimo numa mesa de RPG.

    ResponderExcluir
  9. que merda ein e o role play como que fica?

    ResponderExcluir
  10. D&D 4th é um ótimo board game, mas não é RPG, não como eu conheço RPG. Uma frase no orkut me chamou a atenção: "Oque eles fizeram com as pericias? E com o sistema? Dividiram o jogo em: Combate e Parte-que-pode-pular-pra-chegar-logo-no-combate."

    ResponderExcluir
  11. pqp nem sempre o combate é a melhor parte (na minha opinião)

    ResponderExcluir
  12. Essas mudanças provavelmente foram feitas para atrair jogadores novatos, devido às similaridades com coisas como World of Warcraft.

    Ter jogadores novos sempre é bom, pois a popularização do jogo o faz crescer, afinal vivemos em um mundo capitalista.

    O problema é que simplesmente deturparam muitas das coisas que tornavam o RPG diferente dos demais jogos.

    Claro que um bom narrador consegue fazer ótimas histórias com qualquer jogo, mas é impossível negar que essa versão (mais do que as outras) preza muito mais pelo combate.

    Só como exemplo, pegue a nova ficha de personagem e veja todas as incríveis 17 perícias contra as 35 da ficha de D&D 3,5 (que ainda tinha espaços em branco para novas perícias). Ainda na mesma ficha veja quantas informações servem única e exclusivamente para combates.

    D&D sem porrada não é D&D, mas reduzir o jogo à uma mera luta entre bonequinhos é regredir aos obscuros tempos da primeira edição...

    ResponderExcluir
  13. Antes que alguém fale sobre o comentário anterior eu quero dizer que adoro World of Warcraft, mas no computador. O cenário pode ser usado em D&D mas não o modo de jogar!

    E pra não dizer que só reclamei, o novo Livro do Mestre é muito bom pra iniciantes, pois contém uma cidade genérica para ambientar as primeiras campanhas e ainda uma aventura introdutória. Já a famosa lista de itens mágicos não existe mais aqui, já que foi mudada para o Livro do Jogador...

    ResponderExcluir
  14. aff kra...
    bom eu particularmente não gosto de world warcraft...
    e agora esse negócio que a 4° edição será obrigatória o uso de miniaturas, eu achei o cumulo kra...
    nem vo usa ela, vo continua com a 3.5 mesmo
    ^^

    ResponderExcluir
  15. Veremos como o LdJ da 4ª Edição irá se comportar. Eu sinceramente acho que irá vender bastante se for pensar pelo lado de combate, é só ver a comunidade do Iogurte sobre D&D, os tópicos são sempre as mesmas bostas: "Build Warrior", "Build Mago Ofensivo", "Monge Quebra-Tudo", "Ladino 1001 Sneak Atacks" e por aí vai.
    Infelizmente é o que o Oráculo falou, estamos em um mundo capitalista, e a moda do momento é MMORPG, para atraír novos jogadores, nada do que transformar o D&D de mesa em um MMORPG de mesa, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  16. É só fazer um comparativo baseado no meu grupo de RPG.

    Quem fazia builds e ficava debulhando regras adorou a nova edição. Já quem preza mais o roleplay odiou.

    De um jeito ou de outro essa nova edição tem tudo pra fazer sucesso, principalmente lá fora. Mesmo assim ainda parece o tipo de coisa feita apenas pensando em dinheiro, pois o AD&D durou mais de 20 anos e agora em menos de 10 já tivemos 3 edições.

    Outro problema grave é que D&D4 não é um jogo aberto como seu antecessor, portanto não veremos coisas como Tormenta 4.0, somente material da Wizards of the Coast.

    ResponderExcluir
  17. Eu baixei os 3 livros básicos da 4ª ediçao (em inglês) mas ainda não parei para lê-los.
    Nem to acreditando que só é possível jogar com as miniaturas. Bom, Mestre que é Mestre pode fazer adaptações e deixar o jogo bom de qualquer jeito.
    É claro que é bem mais fácil continuar jogando D&D3.5 (apesar que AD&D me atrai +) e ficar numa boa.
    Como muitos aqui já disseram, nós vivemos num mundo capitalista, então eu acho que a Devir TERÁ que dar um jeito nisso, afinal de contas, acredito que não haverá um sucesso tão grande assim como as outras edições(ah, vai lá saber né?).
    Falando nisso, isso quer dizer que as miniaturas continuam sendo comercializadas NORMALMENTE nos Estados Unidos?
    Ninguém aqui tem contato com algum jogador americano da 4ª edição? Seria bom saber se lá nos "STATES" a 4ª edição está sendo bem vista.

    ResponderExcluir
  18. O mais provavel por parte da Devir será o lançamento de miniaturas mais "modestas", digamos assim. O mesmo estilo de miniaturas daquela caixa básica do D&D 1ª edição, ou talvez as miniaturas plásticas do First Quest.

    Como já foi dito no post principal, sairia muito caro pra Devir trazer as miniaturas da Wizards para o Brasil, pois se enquadrariam como brinquedos, portanto teriam que estar de acordo com o RTQ do Inmetro adequado a brinquedos, e com experiência própria de quem trabalha com o Inmetro, digo que isso sairia beeeeeem caro.

    Quanto ao desempenho do 4D&D lá fora, tenho várias razões para crer que esteja indo muito bem, apesar de seus defeitos, pois lá o mercado de RPG é imensamente maior do que aqui, além disso wargames foram uma grande mania por lá, assim como jogos como Warcraft são atualmente.

    De um jeito ou de outro, como disse o Undead, um bom Narrador pode transformar qualquer jogo em épico memorável, mas o problema é que todo jogo quando lançado tem a intenção de agradar os veteranos e atrair novatos, ou seja, gente que nunca jogou RPG na vida.

    Além disso, pra que ter o trabalho de adaptar ao invés de usar um sistema que já estava pronto para ser usado?

    ResponderExcluir
  19. Cara nunca ri tanto com palavras simples de dois admins, de un site Roleplay. Muito Bom o site de vocês, espero que não suma

    ResponderExcluir