segunda-feira, 7 de junho de 2010

Downloads: Castelo Falkenstein


Salve salve vermes imundos!

Hoje tem um livro de RPG que vai encher os olhos daqueles jogadores que prezam mais a interpretação do que regras. Com um sistema de regras um pouco diferente do habitual (entenderão o porquê mais adiante) e com uma ambientação a lá Steampunk, conheçam o Castelo Falkenstein...

... Então bando de harpias carecas, este é um material bem raro (muito raro) e valiossíssimo a qualquer jogador de RPG. Graças aos deuses, o Lorão (mais uma vez ele) scaneou esta preciosidade para nós jogadores pé rapados.

Caceta, na minha humilde e inútil opinião, Castelo Falkenstein tinha que ser um dos manuais de porta de entrada para os RPGistas. Está certo que talvez o livro não agrade Gregos e Troianos por causa do sistema de regras e de fichas que ele utiliza, mas com certeza, é um método muito divertido para se jogar RPG. Explicarei ele a seguir.

Bom, primeiramente precisamos nos ater a ambientação do mesmo. O jogo se passa em um mundo alternativo, mais ou menos na Era Vitoriana. Apesar do período histórico, a tecnologia a vapor é moderníssima e o mundo de Nova Europa (o nome do mundo onde o Castelo Falkenstein é ambientado) é ditado por essa tecnologia a vapor.

Grandes avanços científicos foram possíveis nessa época: Helicópteros movidos a vapor, submarinos, automotivos e as mais variadas geringonças com parafusos e engrenagagens que você possa imaginar.

O livro parece uma narrativa de um sujeito chamado Tom Olam, que narra suas peripécias pelo mundo de Nova Europa. Ele inclusive explica o motivo do porque os jogadores não possuírem fichas de personagens e nem dados para se jogar. Sim, no jogo Castelo Falkenstein, o jogador ao invés de utilizar uma ficha, utiliza um Diário para anotar suas habilidades, que não são medidas da forma habitual por pontos, mas sim, anotadas em seu diário da seguinte forma: Bom em Etiqueta, Excepcional em Engenharia, Fraco em Corrida, etc.
A explicação para se usar um diário e não uma ficha de personagem, segundo Tom Olam, é que em Nova Europa, ainda não havia sido inventado a máquina de fotocópias para se imprimir fichas. =D

No Castelo Falkenstein, ao contrário dos demais RPG's, não se utilizam dados para medir a sorte do jogador em alguma ação. No Castelo Falkenstein deve-se utilizar dois baralhos comuns (um, será denominado Baralho da Sorte e o outro será o Baralho da Magia). Estranho não é? Parece. Mas é muito divertido abandonar os dados e utilizar os baralhos.
Novamente, segundo o cabrinha chamado Tom Olam, na era vitoriana, o jogo de dados não pega bem para os vitorianos, por isso é adotado o sistema das cartas.

Bom, quanto ao livro em si. Graficamente falando o livro é impecável. Ilustrações excelentes, dignas de materiais de luxo de AD&D. A ambientação então, deixa o mais pesquisador dos Anfitriões (são como os Mestres ou DM são chamados em Nova Europa) sem ter trabalho algum em ter que procurar fontes para utilizar em suas campanhas, pois tudo (ou quase tudo) tem no livro.
Caso o Mestre Anfitrião queira dar ainda mais vida para as suas campanhas, as melhores indicações de livros são os do Julio Verne (20 mil Léguas Submarinas, A Máquina do Tempo, Viagem ao Centro da Terra), Sir Arthur Conan Doyle (o cráááássico Sherlock Holmes), Bram Stocker (com o seu temível Drácula), e também é possível adotar algumas das idéias loucas (não tão loucas) do Leonardo DaVinci.

Outro ponto interessante também, é que apesar de ser um mundo muito semelhante com o nosso, há espaço ainda para criaturas mágicas e sobrenaturais, como Anões, Elfos e Dragões.

Este talvez, tenha sido o maior Acerto Crítico da Devir até hoje.

Bom, como já escrevi demais e há ainda outros post's para programar, vou meter o link de download de uma vez. E galera, aproveitem porque vale a pena. Novamente, meus parabéns ao Lorão por ter scaneado este ótimo livro.

4shared

Castelo Falkenstein



Nos vemos no próximo post macacada!

29 comentários:

  1. NOSSSAAAAAAAAAA adoro esse livro, jogar live na época vitoriana é piradoooo!!!
    VALEU LORÂO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro, mas poder ter o scan é muito útil quando se viaja! Concordo com o Trapaceiro: todos deveriam conhecer o Castelo. É fantástico. E também acho que foi um dos maiores acertos críticos da Devir, apesar de (como sempre) não terem dado continuidade às traduções. Valeu dragão banguela! (Se os dentes dragonianos também caem, será que existem fadas-do-dente dragonescas???)

    ResponderExcluir
  3. É o sistema de saúde do reino que não anda muito bem!

    ResponderExcluir
  4. Dragões fada (oh bixin gay!)

    ResponderExcluir
  5. mermão, eu tenho essa bagaça, joguei com meu grupo durante uma epoca. o sistema realmente é muito irado, mas tenho mas lembranças quanto a ele por causa do mestre miseravel. uma coisa muito interessante é que o livro é todo escrito pelo individuo como se ele estivesse na propria nova europa, narrando os acontecidos de la, em nenhum momento tem uma nota do tipo "no mundo real" ou coisa parecida

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! a meses procurava este livro! Obrigada! :D

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, o Tom Olam vivia no nosso mundo contemporâneo, porém estranhamente ele foi teletransportado, sugado em um vórtice ou seja lá o que for para o mundo de Nova Europa, no qual ele descreve para o seu amigo Mike Pondsmith (que curiosamente É o criador do jogo =P).

    Essas notas de comparação com o mundo real aparecem sempre em pequenos quadros ao lado das páginas. O Tom inclusive cita diversos filmes e séries de TV dos anos 60 para usar como esboço e para tentar nos explicar melhor o mundo de Nova Europa.

    Abraços galera.

    ResponderExcluir
  8. Mike Pondsmith é um gênio =D

    Infelizmente seus RPGs nunca cairam no gosto do povão, mas tanto Castelo Falkenstein quanto Cyberpunk 2020 são exemplos da genialidade do cara!

    PS.: Esse fim de semana fiquei fora de combate devido a uma gripe que me derrubou na 5ª feira e só me deixou levantar da cama hoje.

    ResponderExcluir
  9. Excelente livro, tive a grande sorte de comprar ele por 15 pilas num sebo aqui de guaiba (estado novinho, não sei quem foi o loko que vendeu hehe), recomendo.

    ResponderExcluir
  10. Eu devo o meu livro a um copo de fanta laranja.

    Meu amigo Daniel recém tinha comprado o livro, e levou-o para nos mostrar enquanto jogávamos um AD&D. No meio da aventura alguém derrubou um copo de fanta laranja em cima do livro novo do meu amigo.

    Ele ficou tão irado que disse que ia jogar no lixo. Aí eu me ofereci para ficar com a preciosidade. No fim ele cobrou uma quantia irrisória (acho que foi uns 10 contos) e eu usei o secador de cabelo da minha irmã, combinado com o ferro de passar roupa, pra deixar o livro em um bom estado novamente.

    Viva a fanta laranja e o animal que a derrubou sobre o livro do meu amigo!

    ResponderExcluir
  11. Barcellinux.....Cara eu teria um infarto se fosse eu o proprietário do livro, tenho tanto cuidado com os meus que já pensei em usar luvas cirurgicas para folhea-los....tenso AHuahuiahuiahiuHAiuAhUA..Mais uma vez Obrigado LORÃO!!!

    ResponderExcluir
  12. sou so eu que tive problemas p baixar?? quando termina a contagem vai p segunda tela retorna a contagem indefinidamente.
    tava impolgado com a descriçao do jogo.
    se alguem puder testar... continuarei tentando

    ResponderExcluir
  13. Testa abrir com outro navegador, talvez seja problema em vossa conexão à internet.

    ResponderExcluir
  14. Feel, testei aqui em casa e também deu o mesmo problema para mim. Acredito que seja alguma intabilidade no próprio 4shared, pois eles estão mudando algumas coisas no site. Geralmente sempre dá pau quando eles estão mexendo na bagaça.

    Mais tarde eu faço um novo teste.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Valeu mesmo,faz muito tempo que eu e meu irmão estavamos atrás da versão traduzida!!! E enquanto não achamos pra comprar essa preciosidade,o scan mata a vontade! :D

    ResponderExcluir
  16. o download funfou, vlw ae!
    ja q comentei aproveito p parabenizar pelo site, é o melhor site d rpg q eu conheço.

    amplexos!

    ResponderExcluir
  17. O Banguela reina absoluto!!! Esse post foi desumano!!!

    ResponderExcluir
  18. A quem interessar possa, aqui há um exemplar do Castelo Falkenstein a venda.
    Eu achei o atendimento dessa loja uma merda [sequer me mandaram o código de rastreio] e eu 11 livros e me faltou um [Terra de Og], entrei em contato e eles me disseram q me mandariam ele e mais um livro de brinda [Dragonatos da 4ª edição, mas ainda não me passaram o rastreio].

    http://www.d3store.com.br/rpg/rpg-arca-do-mestre?limit=all

    ResponderExcluir
  19. Esse é realmente o melhor site de rpg que conheço porem o downloading desse jogo ja era.Pena.

    ResponderExcluir
  20. Como assim já era? Aqui tá funcionando perfeitamente!

    ResponderExcluir
  21. puz nao concegui baixa-lo ate agora , ele sempre volta pra tela do downloading e começa a fazer a contagem tudo denovo.

    ResponderExcluir
  22. Deve ser algum problema no 4shared, eles tão mudando algumas coisas e geralmente dá esses erros.

    Só mesmo tentando novamente até conseguir.

    ResponderExcluir
  23. Eu tentei agora há pouco e começou a baixar, mas como já tenho o livro aqui, não terminei de baixar. Mas tá funcionando

    ResponderExcluir
  24. Baixei o livro e o pdf veio com erro. Alguem sabe o que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  25. jcwally, o download deve ter dado algum problema e parado antes de terminado.
    baixa denovo

    ResponderExcluir
  26. pow eu n sei o que seria da minha vida sem vcs!!
    mil livros que eu só conhecia pelos anúncios de vendas das antigas DBs agora eu posso ler de boa!!

    vlw homi!

    ResponderExcluir
  27. Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Obrigadaaaaaaaaaaaaaa ainda bem que achei vcssss

    ResponderExcluir