segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Plebe Rude - Editora Caseira - Fazendo livros em casa (Parte 1)


Valores absurdos em gráficas rápidas e quase sempre só oferecem serviços porcos de encadernação espiral ou no máximo Wire-O, e você leva aquela coisa feia e ridícula para casa, aff...

O tio Plebeu, pobre metido a besta que é vai tentar te ensinar a fazer seus próprios livros em casa, enquanto ele mesmo aprende como fazer... Que furada você se meteu!

Então rato imundo, siga o mestre sqn Plebeu nessa empreitada!

Escolhendo material

Não dá pra ignorar que você vai ter que gastar uma graninha inicial para ter isso a seu alcance, o primeiro passo vamos falar de gramatura, vou usar sempre como base o papel sulfite e a gramatura padrão de 75g  (aquele chamequinho mesmo).



Você vai lidar com 2 tipos de encadernação mas mas alguns livros serão menores e A5 (tamanho padrão de livros), para isso caso o livro tenha até 100 pgs vamos trabalhar com a lombada canoa, que é a técnica que revistas usam e é a opção mais barata, para isso precisará de um grampeador de longo alcance, no meu caso escolhi após uma pesquisa  a marca Gramp line que grampeia até 25 folhas dando um livreto de até 100 pgs, custou 52 reais mais frete.

Você deve usar um programa para orientar as paginas como "revista" imprimir em casa ou numa gráfica rápida, elas devem estar como múltiplas de 4 senão não vai funcionar, esse método é aconselhado de preferencia para publicações menores, se a gramatura da capa for mais alta tente calcular para não passar do limite do grampeador. o aconselhado é que se use uma gramatura maior e um papel mais envernizado na capa, couchê ou outro tipo desejado, cuidado com gramaturas muito altas que causam rachadura nesse tipo de lombada.

Você também vai precisar de uma guilhotina ou refiladora para cortes de papel na próxima parte do post, onde vamos falar sobre brochura e acabamento em lombada quadrada ou reta.
Mas isso fica para o próximo post porque eu vou testar e gravar um vídeo antes!

Então pegue seu material NÃO PROTEGIDO ou compre seu pdf e já pode imprimir em casa encadernando-o!

Vá imundo, aventure-se!

Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de games e RPG, um dos fundadores e organizador do projeto Dungeon Carioca de incentivo ao RPG com encontros mensais no Rio de Janeiro, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai e é muito orgulhoso de fazer parte do Trio Banguela.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário