domingo, 27 de outubro de 2013

Jaspion para 3D&T


Fala, cambada! Neste sábado teve a prova do ENEM e que Odin nos proteja se o nível dos estudantes for o mesmo que o do pessoal que frequenta esse blogue!

Mas vamos falar de coisa boa, Tekpix, a filmadora mais vendida do Br... Não, porra! Vamos falar de RPG. Mas nada dessas modinhas errepegísticas indies da putaquepariu. Hoje vamos daquele RPG moleque, RPG de várzea. Nosso velho amigo 3D&T!

Se você não manja picas da história desse já clássico RPG nacional, vale uma breve lição de história: Houve um tempo em que Internet era pra poucos e pra saber as novidades do universo do RPG, você tinha que ter amigos (coisa que nerds dificilmente tem) ou ir na banca comprar revistas especializadas no assunto.

E quando se tem uma revista especializada em um assunto tão específico quanto RPG, 'oboviamente' ela não dura muito tempo nas bancas, afinal as editoras precisam de grana. Felizmente havia uma revista que ignorava essa regra. Chamava-se Dragão Brasil e simplesmente ignorava essa regra porque era uma revista do caralho.

Sério, nós não escolhemos a sigla do site a toa!

Além de trazer artigos e material pros RPGs mais famosos da época, eles resolveram lançar materiais próprios e um deles foi o sistema conhecido como Defensores de Tóquio, que satirizava os heróis dos seriados japoneses como Jaspion, Changeman, Ultraman e todos os demais nipônicos com fantasias de borracha e outros materiais baratos.

Aliás, Marcelo Cassaro, o criador do jogo, trabalhou na equipe da revista Heróis da TV, da editora Abril, quando essa publicava histórias dos super-heróis japoneses que figuravam a extinta Rede Manchete. Ou seja, além de manjar de RPG, o cara realmente entendia do que estava escrevendo então sabia exatamente como satirizar o assunto e ainda assim fazer um bom jogo.

Jogo esse que em sua terceira edição acabou deixando de ser um simples jogo de humor para se tornar um sistema de RPG genérico para aventuras de ação com personagens poderosos.

E sim, eu sei que me extendi demais pra um resumo, mas como eu já estava há tanto tempo fora desta joça de blogue, precisava me exercitar novamente.

O fato é que, hoje, venho propor uma espécie de volta às origens, pois abordaremos o tema dos tokusatsus (o nome que se dá a esses seriados japas, suas mulas), mas ao invés de tratar como sátira, vamos fingir que essa realmente é uma história que valha a pena prestar atenção.



INVESTIGADOR DE MONSTROS

Diferente das séries de TV ocidentais que a cada ano ganham novas temporadas até ficarem cada vez piores e finalmente serem canceladas, no Japão geralmente cada série dura um ou dois anos, sendo substituída por outra série no mesmo subgênero.

Um desses subgêneros é conhecido como Metal Heroes, que são parentes nipônicos do Homem de Ferro. E é nesse caso que se enquadra nosso amigo Jaspion.

Jaspion era um jovem que vivia no planeta Edin e tinha a surpreendente característica de ser japonês com cabelo Black Power. Este jovem vivia sob os cuidados do Profeta Edin, uma versão alienígena do Antônio Conselheiro, que curiosamente tinha o mesmo nome de seu planeta.

Ou ele era simplesmente megalomaníaco e batizou seu planeta com seu próprio nome. Isso, nunca saberemos ao certo.

Mas entre uma revolução de Canudos e outra, Edin previu que o terrível Satan Goss iria destruir o universo com seu império de monstros gigantes. E como ele era um velho, curvado pela idade, resolveu enviar o jovem Jaspion universo afora, com uma série de equipamentos incríveis para auxiliá-lo em sua jornada.

E aqui temos mais um dos mistérios da série. Edin criou uma armadura, um robô gigante, um tanque, um jato, uma moto, uma androide gostosa e mais uma penca de equipamentos de fazer inveja ao Bátema. Mas mesmo assim esse filho da puta morava numa porra duma caverna, lendo fragmentos de bíblias escritas em pedra!!!

Com todo esse poderio tecnológico esse cara não poderia pelo menos ir morar num loft em Ipanema?

E por que eu estou divagando sobre uma série japonesa dos anos 80 ao invés de ir caçar uma xoxoteca?

O fato é que Jaspion começou a vagar espaço afora, sempre no encalço das forças de Satan Goss e seu filho MadGaran. Eventualmente ele acaba chegando na Terra, que acaba se tornando o principalmente foco de interesse dos vilões, pois o planeta já fora povoado por monstros gigantes em um passado remoto.

Curiosamente, os vilões se instalaram no Japão, porque os alienígenas com forma humana se parecem muito com os japoneses, então este seria um disfarce bem conveniente. Não que seja necessário usar disfarce quando seu plano é esmagar tudo usando monstros gigantes, mas eles são profissionais, então devem saber o que estão fazendo.

Conseguirá nosso destemido herói detê-los?

JASPION


O herói da série é um jovem impulsivo e brincalhão, porém de bom coração, o que o torna um verdadeiro campeão da justiça. Aliás, Jaspion no original é JUSPION, a abreviação de Justice Champion. E sim, esse é um nome idiota.

Além de ter boa habilidade em combate, ele possui uma armadura especial e maquinário suficiente para deter um exército sozinho. Porém, ele tem uma péssima habilidade em escolher suas roupas.

F2(3), H3, R3, A1(4), PdF0(3)

Vantagens: Aliados (Anri, Daileon e Boomerman), Área de Batalha (a famosa Pedreira do Jaspion)*, Armadura Extra (Força e Poder de Fogo)*, Ataque Especial (Cosmic Laser)*, Mentor (Edin), Pontos de Vida Extras+3*, Sentidos Especiais (Infravisão, Radar e Visão Aguçada)*.

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis e da Honestidade, Protegido Indefeso (Mya, Doutor Nambara e seus filhos),

Perícias: Máquinas

OBS: As características entre parênteses, bem como as vantagens marcadas em asteríscos indicam as habilidades de Jaspion com sua armadura. Ele pode invocar a armadura em um turno. Se ele sofrer mais de 10 pontos de dano em um mesmo combate, ele perderá sua armadura temporariamente (1d+2 turnos).

ANRI


Uma androide criada por Edin para auxiliar Jaspion. Não tem grandes habilidades, exceto a de ficar muito mais gostosa quando desenhada pelo Watson Portela.

F1, H2, R1, A1, PdF0

Vantagens: Aliado (Jaspion), Aparência Inofensiva, Sentidos Especiais (todos)

Perícia: Máquinas

MIYA


Uma espécie de ancestral dos Teletubbies que não servia pra porra nenhuma na série. Foi adotada por Jaspion após seus pais terem sido assassinados pelos capangas de MadGaran.

F0, H1, R1, A1, PdF0

Desvantagens: Inculto

BOOMERMAN


Depois de ler alguns gibis do Esquadrão Suicida esse sujeito decidiu que a melhor forma de vingar a morte de seu irmão é caçar terroristas especiais armado apenas com um par de bumerangues. Se esse tipo de arma não ajudou os aborígenes da Oceania a se defender dos colonizadores britânicos, obviamente não teriam efeito nenhum contra monstros vindos do outro lado da galáxia.

Mas como já pudemos perceber, nada nessa série faz sentido e ele é um grande guerreiro. Principalmente depois de ter ido treinar na Europa, onde ele aprendeu que o Quarteirão com Queijo se chama "Royale com Queijo".

F1, H4, R2, A2, PdF4

Vantagens: Aliado (Jaspion), Ataque Especial (Cross Cutter)

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis e da Honestidade, Devoção (vingar seu irmão),

Perícias: Arremesso

PS: Como esse artigo ficou gigante ele será dividido em duas partes. Na próxima parte teremos a ficha do maquinário do Jaspion e também as fichas dos inimigos! Até lá, seus putos!





Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escritor e Técnico em Mecânica quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário