sábado, 5 de outubro de 2013

Estereótipos de Personagens Parte 1: O Sr. Fodão

Buenas noches vermes que sentam no banco do carona e "trocam a marcha" para o motorista.

Como ando meio ocioso (visto que estou de férias), resolvi elaborar uma série de posts bacanudos para vocês, confiram aí...








... Como de praxe, o Dragão Banguela é o blog mais atrasado do planeta, e para manter esta infame reputação, resolvi criar uma série de posts sobre "Estereótipos de Personagens".

TODO site/blog de RPG que se preze tem uma postagem sobre o tema (o Dragão Banguela até deve ter, mas posts cerebrais geralmente são de autoria do Oráculo). Resolvi criar tão nas "coxas" essa série que nem sei quantas postagens serão (HUUHAUHAUHHUA).

O primeiro estereótipo enumerado na minha lista, é o tipo de personagem que denominei como "Sr. Fodão".

O Sr. Fodão é aquele personagem que simplesmente é o "fodão". Não precisa da ajuda dos outros. Ele é deveras arrogante pois confia demais no seu poder e nas suas habilidades. Ele não é necessariamente mal ou bom, ele simplesmente é o MELHOR (ou pelo menos acha que é) naquilo que faz.

 L.O.B.O. O Maioral é um dos melhores O MELHOR exemplo de personagem Sr. Fodão



Wolverine: Anda tão fodão que os roteiristas estão tendo sérios problemas em tentar desfodedizar ele.


Geralmente, quando eu jogo de Mago em cenários de fantasia, gosto de encarnar este tipo de estereótipo (sim, mesmo tendo 1d4 pontos de vida e umas magias firulentas de 1º nível), meu personagem não precisa SER fodão, ele simplesmente pode ACHAR que é.

Outro personagem que resolvi colocar como Sr. Fodão e que pode gerar críticas, é o Cão de Guarda ou melhor, Sandor Clegane (putz, nem eu sabia que esse era o nome do cabra), da série de livros/HBO, Game of Thrones. Apesar de seguir ordens (do Rei), ele não deixa de ser um Sr. Fodão de alto nível ao impor respeito pelos seus métodos violentos e sua exímia esgrima em combate.


Como falei antes, Senhores Fodões são ambíguos no que diz respeito a bondade e maldade. Os personagens de Clint Eastwood geralmente são Senhores Fodões e nem por isso são maus. Para ilustrar, cito o exemplo de um treinador de Sr. Fodão - Coronel Trautman - da cinessérie Rambo.

Este é o tipo de velhote barrigudo que aparentemente qualquer um, se visse-o na rua, conseguiria dar uma bordoada nas orelhas dele e iria ficar por isso. Mas não se enganem com a aparência do velho rufião, esse cara simplesmente ensinou o Rambo a matar.
Nos filmes, o Coronel Trautman mal mostra suas habilidades. Mas pelas frases de efeito do filme do Rambo, podemos ver que ele realmente é um Sr. Fodão. Saquem só a canastrice das conversas entre o Coronel e um Xerife em Rambo I:

Xerife: - Quem o seu garoto pensa que é? Deus?
Coronel Trautman: - Não! Deus TERIA piedade!

Xerife: - Mandei um pelotão com 20 homens atrás do seu garoto. O que me diz?
Coronel Trautman: - Ainda estão em desvantagem!

Xerife: - Mandei meus melhores homens atrás do seu garoto...
Coronel Trautman: - Comecem a trazer os sacos...pois haverá muitos corpos!

HUAHUAHUUHAUHAHUUHA

O Coronel sabe como tocar o terror sem sacar uma única arma!

Geralmente, nas mesas de RPG, os papéis para Senhores Fodões sobram para os personagens físicos, como Guerreiros e Bárbaros, ou para os vilões. Um exemplo de bárbaro Sr. Fodão, seria imaginado da seguinte forma:

Mestre: O grupo entra por um escuro corredor, vocês começam a ouvir sons em uma sala mais adiante que parecem Orcs. O que vocês fazem?

Bárbaro do grupo responde: Eu PEGO e MATO!

Uma simples frase foi o bastante para o Bárbaro impor todo o seu respeito.

Agora, o troféu Javali de Ferro fica para o Senhor dos Senhores Fodões: Sargento Hartmann.


 O Sgto mais modáfucká dos cinemas, que consegue berrar mais alto que porco indo para o abate e que consegue pronunciar mais palavrões por segundo, sem sombra de dúvidas é o Sr. Fodão Supremo. O personagem do ótimo filme "Nascido para Matar" (Fullmetal Jacket no original), foi vivido pelo ator R. Lee Ermey, que na maior parte de sua cinebiografia interpretou sargentos casca-grossas (incluindo o Soldado de Plástico dos filmes Toy Story).

O filme é impregnado de diálogos fodões tipo:

 "- Se as mocinhas saírem da minha ilha, se sobreviverem ao treinamento, serão uma arma. Serão ministros da morte ansiando pela guerra. Mas até este dia são vômito. A mais inferior forma de vida terrena. Não chegam a ser nem seres humanos. Vocês não passam de um monte disforme de merda anfíbia."

ou então:

Sgto Hartman "- Qual o seu nome escroto?"
Recruta: "Leonard Lawrence, Senhor!"
Sgto Hartman "-Lawrence? Lawrence do que? Da Arábia? Esse nome me parece nobre. Você é da nobreza? Você chupa pintos? Não gosto do nome Lawrence, só bixas e marinheiros se chamam Lawrence!"

Para quem quiser conferir, coloquei um vídeo no youtube com alguns dos melhores xingamentos do Sargento Hartmann. Este é o ÚNICO filme que consigo assistir dublado. A dublagem ficou sensacional. Assistam ao vídeo inteiro, tenho certeza de que terão que trocar as calças pois vão se borrar de tanto rir. Confiram aí:



Personagens Srs. Fodões geralmente não são difíceis de se interpretar. Jogadores normalmente costumam fazer personagens Srs. Fodões com poucas falas e mais atitude, como o Wolverine e Conan por exemplo, e, geralmente (acontece isso direto nas minhas mesas), como são de baixo nível, costumam mostrar sua "fodedísse" torturando ou elaborando mortes violentas para pobres goblins. Não precisa ser necessariamente assim, vide o Sargento Hartman, Clint Eastwood e Coronel Trautman que impõem respeito apenas com palavras (ou simplesmente com olhares fulminantes).

Geralmente sempre há um jogador que interpreta um personagem Sr. Fodão (ou tenta se aproximar disso). Não necessariamente é uma ferramenta ruim, mas em uma mesa de novatos, o mestre pode estimular os jogadores neófitos a trabalharem a suas capacidades de interpretação dando aos jogadores estereótipos pré-definidos (o Sr. Fodão por exemplo, é um bom começo).

Tá, chega! Cansei de escrever. No próximo post irei falar sobre os personagens "Vegeta". Fiquem ligados macacada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário