domingo, 4 de julho de 2010

Downloads [Dungeons & Dragons] - Dragonlance: Cenário de Campanha

Vocês, pediram! Vocês imploraram! Vocês ofereceram vossas irmãs ou primas mais gostosas!

E agora o Oráculo finalmente vos atende!

Pois é cambada, sempre que eu ando sumido, volto com novidades e desta vez, trago-vos um novo scan saído diretamente de meu laboratório arcano, então sem mais enrolações cliquem no Leia Mais e sejam felizes...

...



RÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!

Pois é, desta vez não teve pegadinha nem nada disso. Agora é pra valer!

Se você não se lembra, no nosso artigo especial de primeiro de abril eu prometi scanear o livro do Dragonlance aqui pra cambada que acessa o Dragão Banguela. Mas o que este livro tem de tão importante assim?

Então segure a sua onda e vamos às explicações.

Nos idos de mil-novecentos-e-oitenta-e-guaraná-de-rolha, um sujeito chamado Tracy Hickman foi convidado pela TSR para criar alguns módulos de aventuras para seu principal RPG, o então Advanced Dungeons & Dragons 1ª edição (que nunca chegou ao Brasil). Surgia assim a saga dos Heróis da Lança.

Ambientado em um planeta fictício chamado Krynn, mais precisamente no continente de Ansalon, a série Dragonlance mostrava, basicamente a jornada de um grupo de aventureiros em busca de um meio de impedir o retorno da maligna deusa Takhisis (isso num resumo muito resumido mesmo). Os módulos forma tõ bem aceitos que de três foram aumentados para doze e para completar o sucesso a escritora Margareth Weis se juntou à Tracy para a criação de uma série de romances baseados nestes módulos. Surgiram assim as Crônicas de Dragonlance, com seus três livros (Dragões do Crepúsculo do Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera).

Pela primeira vez uma linha de RPGs tinha uma série de romances adultos baseados nela, o que tornou a saga da Lança um dos cenários favoritos entre todos os RPGistas. Com o passar dos anos dezenas de outros romances foram produzidos, além de muitos acessórios para o jogo Dungeons & Dragons.

Bem, o RPG cresceu, o AD&D ganhou sua segunda edição e logo em seguida uma terceira edição revolucionária (que acabou removendo o "Advanced" do nome). Por um tempo Dragonlance ficou sem ser publicado pela Wizards of the Coast (empresa que comprou a TSR em 1997), mas o apelo dos fãs era tão grande que era impossível ficar sem novos materiais para Dragonlance, e é justamente aí que se encaixa este livro.

Com a difícil missão de apresentar o cenário para as gerações mais novas foi lançado Dragonlance: Cenário de Campanha, um livro de referência para o jogo Dungeons & Dragons edição 3,5.

Além de trazer informações sobre o mundo de Krynn, com sua geografia, seus deuses, seus povos e sua história, o livro ainda traz material para jogo.

A primeira adição são as raças, com destaques para os Kenders, pequenos seres que nunca sentem medo e roubam por curiosidade, os Gnomos, mestres em engenhocas e os Irda, conhecidos como Altos Ogros.

No ponto de vista das classes temos algumas classes novas, como o Místico, que está para os Clérigos assim como os Feiticeiros estão para os Magos. Novas classes de Prestígio também aparecem aos montes, incluindo as Ordens de Cavalaria e as Ordens da Alta Feitiçaria.

O livro também apresenta um guia para ambientar suas aventuras nas diferentes Eras de Krynn, os períodos históricos, como a Era do Desespero, onde ocorreu a lendária Guerra da Lança, narrada nos romances ou na Era dos Mortais, que é o período mais atual. O livro traz também duas aventuras prontas bem curtas para dar o clima do cenário para quem não o conhecia.

A tradução da Devir se mostra bem fraca em alguns pontos, com alguns erros de português bem grosseiros. Além disso o livro dá várias mancadas fazendo referências à orcs e meio orcs em um mundo onde esses seres simplesmente não existem!

Outra decepção é a falta de informações sobre a história narrada na trilogia principal de romances e seus personagens. Os fatos são exibidos de forma muito superficial e mesmo com um capítulo inteiro dedicado a isto, só vale a pena narrar uma campanha na Quarta Era se você leu os romances e conhece esse período muito bem através dos materiais para AD&D (que nunca foram traduzidos).

Isso, é claro, foi corrigido em outros livros como o War of the Lance, exclusivo sobre a Guerra da Lança, mas com o fim do D&D 3,5, é praticamente impossível que a Devir se habilite a traduzir estes materiais.

Ainda assim, Dragonlance é um puta livro e merece ser comprado. Apesar do preço salgado (paguei mais de R$ 70,00 no meu) vale muito à pena, seja você fã ou não do cenário.


4SHARED

Dragonlance - Cenário de Campanha

19 comentários:

  1. First!!

    Enfim o sonho vira realidade,
    Vlw Oráculo pelo excelente trabalho, trazendo mais esse excelente scan pra galera...

    aaaa mulequeeee!!

    ResponderExcluir
  2. Aewww!

    Ótimo material para biblioteca do Dragão Banguela.

    Eu possuo o livro e já até mestrei uma campanha nele, apesar de um pouco decepcionante (o livro), é um ótimo material para se ter no acervo, afinal é o ÚNICO livro de Dragonlance que possuímos no Brasil (com excessão dos romances).

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. O livro é bem decepcionante, ainda mais se comparado com o Age of Mortals, o knghtly orders of Ansalon e o Legends of Twins, todos publicados pela Sovereign Press, e estes dão um bom suporte pra campanhas envolvendo a Era dos Mortais, Viagens no tempo e linhas de tempo alternativas (tem uma que chega a ser engraçado que um monte de gente não teria morrido se o Tas não estivesse na luta contra o Caos, a Takhisis foi forçada a lutar, e com isso ela não chegou a roubar o mundo) e as ordens de cavalaria de Krynn, inclusive nesse último eles são bem detalhistas quanto a alguns costumes de cavaleiros.

    ResponderExcluir
  4. Olha o livro pode não ser grandes coisas, mas valeu DB esse era promessa e os deuses podem dormir aliviados! PARABÉNS =D

    ResponderExcluir
  5. Na verdade o livro só é decepcionante pela falta de informações sobre a Quarta Era (a época dos romances), e sobre a falta de detalhamento de algumas regiões.

    Ainda assim o livro possui material riquíssimo sobre o mudno de Krynn, com uma quantidade de detalhes impressionante, afinal em quantos livros de RPG vocês já viram as constelações e o mapa climático do mundo de jogo?

    Mesmo com esse defeito este ainda é um dos melhores cenários de campanha lançados em português, podendo ser apreciado mesmo por quem não joga D&D.

    Infelizmente a Wizards não alcançou o padrão de qualidade da Sovereign Press (a editora da Margareth Weis), mas ainda assim fizeram um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Apesar das falhas do livro, ainda é um bom livro para se iniciar no mundo. E os suplementos são ótimos!
    Mestrei a Key of Destiny, primeira aventura lançada de uma trilogia para a campanha na Era do Mortais e achei mto boa também. O desfecho dessa campanha tem um final surpreendente e que faz mudanças em algumas coisas do cenário. Altamente recomendável.

    ResponderExcluir
  7. ta muito mal escaneado. tem texto cortado e certas palavras estão ilegiveis. é impossivel ler certas passagens.
    recomendo reescanear o livro todo

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho o livro! E concordo com o Professor... é decepcionante, comparado às antigas edições. Mas valeu pelo scan!

    ResponderExcluir
  9. Quanto a outros tipos de informações que não envolvem mecânica de jogo, o Reinos de Ferro dá uma lavada nos cenários da edição 3,x. A única coisa que não achei legal no cenário foi a questão do Mekânico Arcano. Pra se jogar com essa classe, o jogador desse personagem precisa ter o livro só pra ele, para que tenha como projetar (quase literalmente) os itens Mekânicos criados por seu personagem. De resto, ele vale os 80 reais que pedem no livro, que aliás, é outra desvantagem do material do cenário aqui no Brasil, os Livros de RDF são caros pra kct.

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAHAHAHAHA, o cara ali (Fernando Brauner) não ajudou em porra nenhuma o scan e ainda reclama!

    ResponderExcluir
  11. O scan está bom sim.

    E caceta, quem tem esse livro sabe o quanto é difícil abrir ele em mais de 45º sem ferrar o miolo.

    ResponderExcluir
  12. Quem acompanha o blog sabe muito bem que eu avisei que corria o risco do resultado não sair tão bom, pois eu fiz o máximo de esforço pra abrir o livro no scanner SEM DANIFICÁ-LO!

    Afinal, quem pagou o meu livro foi eu mesmo, então se eu estou oferecendo algo grátis, no mínimo eu tenho de ficar com o menor dano possível.

    Àqueles que forem compreensivos, fiquem de olho nas próximas novidades que o Oráculo trará nos próximos dias aos leitores do Dragão Banguela!

    ResponderExcluir
  13. Quais as novidades, Oráculo????

    Pro pessoal q não gostou do scan, compra o livro, uai... E se já tem, escaneia ou fica com o material físico. Eu tbm sou escaneador e sei q de vez em qndo os livros saem com algumas falhas, mas não baixei o do Dragão Banguela pq eu tbm escaneei esse livro. Alguém aqui baixou ambos pra poder comparar?

    Valew pela iniciativa de escanear, Oráculo.
    Adianta aí as novidades =D

    ResponderExcluir
  14. Ora, se eu adiantar não serão mais novidades!

    Parte delas vocês já conferiram hoje nos novos posts, mas tem mais uma caralhada de coisa pra eu postar!

    ResponderExcluir
  15. então digita o livro. afinal se for fazer algo faça bem feito.

    ResponderExcluir
  16. Boa idéia!

    Segue o link do livro com altíssima qualidade: http://is.gd/doXtu

    ResponderExcluir
  17. Hahhahahahhahaha!

    E eu mané fui ver o que era ainda!

    Muito boa Oráculo.

    Bom, é um trabalho hercúleo fazer o scan de um livro, ainda mais quando se tenta minimizar os danos ao máximo no mesmo.

    Então acho que o mínimo que devemos ter aqui é gratidão, pois alguém (sozinho) teve a ousadia de nos trazer um scan que até então não havia sido feito por nenhum outro indivíduo (bom, o scan do Lorão saiu praticamente na mesma hora, então considero um empate técnico =D).

    E o velho ditado, quem não ajuda não atrapalha, neste caso, não reclama.

    Ou melhor, se o scan não agradou, compre.

    Além de ajudar a editora, você estará fazendo o mínimo que devia ter feito ao baixar o scan, que é ter o livro original.

    Não me levem a mal galera, mas não curto muito essa história de desmerecer o trabalho árduo de outras pessoas.

    Grande abraço a todos e espero que a pancadaria cesse por aqui.

    ResponderExcluir
  18. Parabens Cara!

    È uma grande adição ao seu conteudo!

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir