
E agora o Oráculo finalmente vos atende!
Pois é cambada, sempre que eu ando sumido, volto com novidades e desta vez, trago-vos um novo scan saído diretamente de meu laboratório arcano, então sem mais enrolações cliquem no Leia Mais e sejam felizes...
...

RÁÁÁÁÁÁÁÁÁ!!!!
Pois é, desta vez não teve pegadinha nem nada disso. Agora é pra valer!
Se você não se lembra, no nosso artigo especial de primeiro de abril eu prometi scanear o livro do Dragonlance aqui pra cambada que acessa o Dragão Banguela. Mas o que este livro tem de tão importante assim?
Então segure a sua onda e vamos às explicações.
Nos idos de mil-novecentos-e-oitenta-e-guaraná-de-rolha, um sujeito chamado Tracy Hickman foi convidado pela TSR para criar alguns módulos de aventuras para seu principal RPG, o então Advanced Dungeons & Dragons 1ª edição (que nunca chegou ao Brasil). Surgia assim a saga dos Heróis da Lança.
Ambientado em um planeta fictício chamado Krynn, mais precisamente no continente de Ansalon, a série Dragonlance mostrava, basicamente a jornada de um grupo de aventureiros em busca de um meio de impedir o retorno da maligna deusa Takhisis (isso num resumo muito resumido mesmo). Os módulos forma tõ bem aceitos que de três foram aumentados para doze e para completar o sucesso a escritora Margareth Weis se juntou à Tracy para a criação de uma série de romances baseados nestes módulos. Surgiram assim as Crônicas de Dragonlance, com seus três livros (Dragões do Crepúsculo do Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera).
Pela primeira vez uma linha de RPGs tinha uma série de romances adultos baseados nela, o que tornou a saga da Lança um dos cenários favoritos entre todos os RPGistas. Com o passar dos anos dezenas de outros romances foram produzidos, além de muitos acessórios para o jogo Dungeons & Dragons.
Bem, o RPG cresceu, o AD&D ganhou sua segunda edição e logo em seguida uma terceira edição revolucionária (que acabou removendo o "Advanced" do nome). Por um tempo Dragonlance ficou sem ser publicado pela Wizards of the Coast (empresa que comprou a TSR em 1997), mas o apelo dos fãs era tão grande que era impossível ficar sem novos materiais para Dragonlance, e é justamente aí que se encaixa este livro.
Com a difícil missão de apresentar o cenário para as gerações mais novas foi lançado Dragonlance: Cenário de Campanha, um livro de referência para o jogo Dungeons & Dragons edição 3,5.
Além de trazer informações sobre o mundo de Krynn, com sua geografia, seus deuses, seus povos e sua história, o livro ainda traz material para jogo.
A primeira adição são as raças, com destaques para os Kenders, pequenos seres que nunca sentem medo e roubam por curiosidade, os Gnomos, mestres em engenhocas e os Irda, conhecidos como Altos Ogros.
No ponto de vista das classes temos algumas classes novas, como o Místico, que está para os Clérigos assim como os Feiticeiros estão para os Magos. Novas classes de Prestígio também aparecem aos montes, incluindo as Ordens de Cavalaria e as Ordens da Alta Feitiçaria.
O livro também apresenta um guia para ambientar suas aventuras nas diferentes Eras de Krynn, os períodos históricos, como a Era do Desespero, onde ocorreu a lendária Guerra da Lança, narrada nos romances ou na Era dos Mortais, que é o período mais atual. O livro traz também duas aventuras prontas bem curtas para dar o clima do cenário para quem não o conhecia.
A tradução da Devir se mostra bem fraca em alguns pontos, com alguns erros de português bem grosseiros. Além disso o livro dá várias mancadas fazendo referências à orcs e meio orcs em um mundo onde esses seres simplesmente não existem!
Outra decepção é a falta de informações sobre a história narrada na trilogia principal de romances e seus personagens. Os fatos são exibidos de forma muito superficial e mesmo com um capítulo inteiro dedicado a isto, só vale a pena narrar uma campanha na Quarta Era se você leu os romances e conhece esse período muito bem através dos materiais para AD&D (que nunca foram traduzidos).
Isso, é claro, foi corrigido em outros livros como o War of the Lance, exclusivo sobre a Guerra da Lança, mas com o fim do D&D 3,5, é praticamente impossível que a Devir se habilite a traduzir estes materiais.
Ainda assim, Dragonlance é um puta livro e merece ser comprado. Apesar do preço salgado (paguei mais de R$ 70,00 no meu) vale muito à pena, seja você fã ou não do cenário.
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Dragonlance - Cenário de Campanha
Pois é, desta vez não teve pegadinha nem nada disso. Agora é pra valer!
Se você não se lembra, no nosso artigo especial de primeiro de abril eu prometi scanear o livro do Dragonlance aqui pra cambada que acessa o Dragão Banguela. Mas o que este livro tem de tão importante assim?
Então segure a sua onda e vamos às explicações.
Nos idos de mil-novecentos-e-oitenta-e-guaraná-de-rolha, um sujeito chamado Tracy Hickman foi convidado pela TSR para criar alguns módulos de aventuras para seu principal RPG, o então Advanced Dungeons & Dragons 1ª edição (que nunca chegou ao Brasil). Surgia assim a saga dos Heróis da Lança.
Ambientado em um planeta fictício chamado Krynn, mais precisamente no continente de Ansalon, a série Dragonlance mostrava, basicamente a jornada de um grupo de aventureiros em busca de um meio de impedir o retorno da maligna deusa Takhisis (isso num resumo muito resumido mesmo). Os módulos forma tõ bem aceitos que de três foram aumentados para doze e para completar o sucesso a escritora Margareth Weis se juntou à Tracy para a criação de uma série de romances baseados nestes módulos. Surgiram assim as Crônicas de Dragonlance, com seus três livros (Dragões do Crepúsculo do Outono, Dragões da Noite de Inverno e Dragões da Alvorada da Primavera).
Pela primeira vez uma linha de RPGs tinha uma série de romances adultos baseados nela, o que tornou a saga da Lança um dos cenários favoritos entre todos os RPGistas. Com o passar dos anos dezenas de outros romances foram produzidos, além de muitos acessórios para o jogo Dungeons & Dragons.
Bem, o RPG cresceu, o AD&D ganhou sua segunda edição e logo em seguida uma terceira edição revolucionária (que acabou removendo o "Advanced" do nome). Por um tempo Dragonlance ficou sem ser publicado pela Wizards of the Coast (empresa que comprou a TSR em 1997), mas o apelo dos fãs era tão grande que era impossível ficar sem novos materiais para Dragonlance, e é justamente aí que se encaixa este livro.
Com a difícil missão de apresentar o cenário para as gerações mais novas foi lançado Dragonlance: Cenário de Campanha, um livro de referência para o jogo Dungeons & Dragons edição 3,5.
Além de trazer informações sobre o mundo de Krynn, com sua geografia, seus deuses, seus povos e sua história, o livro ainda traz material para jogo.
A primeira adição são as raças, com destaques para os Kenders, pequenos seres que nunca sentem medo e roubam por curiosidade, os Gnomos, mestres em engenhocas e os Irda, conhecidos como Altos Ogros.
No ponto de vista das classes temos algumas classes novas, como o Místico, que está para os Clérigos assim como os Feiticeiros estão para os Magos. Novas classes de Prestígio também aparecem aos montes, incluindo as Ordens de Cavalaria e as Ordens da Alta Feitiçaria.
O livro também apresenta um guia para ambientar suas aventuras nas diferentes Eras de Krynn, os períodos históricos, como a Era do Desespero, onde ocorreu a lendária Guerra da Lança, narrada nos romances ou na Era dos Mortais, que é o período mais atual. O livro traz também duas aventuras prontas bem curtas para dar o clima do cenário para quem não o conhecia.
A tradução da Devir se mostra bem fraca em alguns pontos, com alguns erros de português bem grosseiros. Além disso o livro dá várias mancadas fazendo referências à orcs e meio orcs em um mundo onde esses seres simplesmente não existem!
Outra decepção é a falta de informações sobre a história narrada na trilogia principal de romances e seus personagens. Os fatos são exibidos de forma muito superficial e mesmo com um capítulo inteiro dedicado a isto, só vale a pena narrar uma campanha na Quarta Era se você leu os romances e conhece esse período muito bem através dos materiais para AD&D (que nunca foram traduzidos).
Isso, é claro, foi corrigido em outros livros como o War of the Lance, exclusivo sobre a Guerra da Lança, mas com o fim do D&D 3,5, é praticamente impossível que a Devir se habilite a traduzir estes materiais.
Ainda assim, Dragonlance é um puta livro e merece ser comprado. Apesar do preço salgado (paguei mais de R$ 70,00 no meu) vale muito à pena, seja você fã ou não do cenário.
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Dragonlance - Cenário de Campanha