
Novamente o Oráculo vem aqui trazendo novos-velhos RPGs para a alegria da garotada!
Dessa vez trazendo algo que vai deixar os puristas old-school de cabelos em pé, olhos grandes e boca miúda...
...
Após o lançamento da Licença Open Game da Wizards of the Coast que permite a qualquer empresa publicar livros usando as regras do poderoso Sistema D20, alterando-as à vontade, muitos novos jogos surgiram.
Mas a licença da Wizards não trouxe apenas jogos novos, como também novas versões de jogos já consagrados. E é justamente essa a idéia do livro que vos apresento hoje.
O Manual 4D&T foi lançado para ser a nova edição do já conhecido 3D&T, um dos RPGs mais jogados no país. Mas o número 4 não está ali a toa. Ele também indica o número de dados usados nos testes!
Sim, apesar de ter muitas regras parecidas com o Sistema D20, 4D&T usa sempre quatro dados comuns de seis faces, que você pode roubar daquela velha caixa de War, Banco Imobiliário ou comprar em qualquer armarinho da esquina.
4D&T é um RPG sobre heróis de animes, mangás ou games, assim como o seu antecessor 3D&T. Mas a estética mangá é bem mais forte nesta versão e isso é visivel nos Talentos e Defeitos (você pode ter um robô gigante, ou até mesmo SER o robô gigante!).
Do ponto de vista das regras pouca coisa mudou em relação ao D20 padrão de Dungeons & Dragons. As raças são ligadas à animes como Youkais, Aliens, robôs. Já as classes são apenas três: combatente, conjurador e especialista.
Perícias e Talentos funcionam da mesma maneira que em D&D, e ainda temos os Defeitos que funcionam como Talentos, mas trazendo efeitos negativos ao personagem.
Uma grande sacada deste jogo, contudo, são suas regras de evolução de personagens. O jogo apresenta apenas 10 níveis de personagem, então se você quer uma campanha épica, ao invés de fazer personagens com 20 ou até trinta níveis e uma tonelada de poderes que você nunca vai usar, apenas aumente a escala de poder da campanha. Os personagens continuam com os mesmos níveis, mas os efeitos de seus poderes e habilidades são multiplicados por 10, por 100 ou até mais!
4D&T foi criado para ser um RPG simples e atrair os novos jogadores ao sistema D20, mas infelizmente falhou em sua missão, pois a editora JBC (famosa por publicar mangás) lançou o livro por um preço salgado para a sua proposta e sem o alcance do antigo 3D&T (que além de barato era vendido em qualquer banca de jornal). Por isso o autor Marcelo Cassaro colocou o livro corrigido e rediagramado para ser baixado gratuitamente em sua pasta no 4Shared.
4つの共有 (4SHARED)
4D&T ハンドブック (Manual 4D&T)
Sobre o Autor:
![]() | O Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. É fã assumido de AD&D 2ª edição, mas não liga muito pra essa história de Old-School. |