quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Manual de RPG para Neófitos



RPG
é coisa do capeta!!!

Com certeza em algum momento de sua vida como jogador você já ouviu isso! Pensando nisso o Oráculo vem aqui com uma matéria para tentar desmistificar este jogo tão fabuloso, tido por muitos como maligno, dominador de mentes juvenis e responsável por crimes bizarros. Então vamos a um Manual de RPG para os neófitos!...

...


1) Mas afinal o que é RPG? Tem a ver com videogame?

RPG vem da sigla em inglês Role Playing Game, ou em bom português, Jogo de Representação. Na verdade não se trata de um jogo e sim um tipo de jogos, como, por exemplo, os jogos de cartas. Com um baralho você pode jogar dezenas de jogos diferentes como canastra, pôquer, blackjack e até mesmo burro-em-pé.
Com o RPG funciona mais ou menos da mesma maneira, todos os diversos jogos de RPG tem suas próprias regras, mas todos tem em comum o fato de cada jogador representar um personagem vivendo aventuras em um mundo imaginário e um jogador ser escolhido para ser o árbitro do jogo e criador destas aventuras.
Existem diversos jogos de videgames que são tidos como RPGs, mas isso é devido ao fato de terem muitos elementos semelhantes à linha Dungeons & Dragons, o primeiro RPG do mundo, pois nestes jogos você tem apenas algumas opções de escolha, tendo de seguir um roteiro pré-definido, sem espaço para improvisações, além disso na maioria dos RPGs de videgames o jogador geralmente não tem a opção de realmente interpretar seu personagem, apenas escolhendo algumas falas pré-determinadas. A exceção são os MMORPGs, jogados via internet, mas mesmo estes ainda tem limitações em relação ao RPG, já que a mente humana tem uma capacidade criativa superior à qualquer tipo de máquina.

2) E como eu jogo esse tal RPG? Eu preciso me filiar à algum grupo ou coisa parecida?


A melhor maneira de aprender a jogar RPG é encontrando outras pessoas que também joguem e estejam dispostos a ensinar. Porém, apesar de ser fácil encontrar matérias sobre RPG na internet, você pode acabar descobrindo que é meio difícil encontrar grupos de jogadores, dependendo de onde você mora.
Se você não conhece ninguém que jogue pode você mesmo montar um grupo de jogo. Para isto basta adiquirir um manual regras de algum RPG (veja mais adiante) e juntar um grupo de loucos amigos dispostos a jogar. Neste caso é importante que se escolha um RPG mais voltado apra iniciantes, pois embora todo RPG tenha a mesma base (interpretar um personagem em aventuras imaginárias), alguns jogos tem regras mais complexas que outros.

3) Esse jogo é à dinheiro? Como se ganha uma partida de RPG?

Uma partida de RPG não tem vencedores ou perdedores, simplesmente por não se tratar de uma competição. Um jogador conhecido como Mestre ou Narrador cria o roteiro de uma história e os jogadores criam personagens que participarão dela. Os rumos da história no jogo dependem das ações dos jogadores e das descrições do Narrador. Pode-se dizer que os jogadores vencem se conseguirem cumprir os objetivos da história, mas isto nem sempre é verdade (em uma das histórias mais legais de que me lembro ter jogado o grupo foi derrotado). Diferente dos jogos de videogame se o seu personagem morrer não significa que o jogo foi perdido, pois sempre há a opção de se criar um personagem novo.

4) Existem tantos livros de RPG! Eu preciso ler todos para aprender a jogar?

Na verdade não. Teoricamente não seria necessário livro algum. Um jogador conhecido como árbitro, mestre ou narrador cria uma aventura com um desafio e cada jogador cria um personagem que viverá este desafio. Então cada jogador anuncia sua ação em resposta ao desafio do mestre, mais ou menos da mesma maneira:

Árbitro: Enquanto vocês passam pela Floresta Negra em busca do Graal Mágico, vocês ouvem passos por entre as árvores. Logo percebem que foram emboscados por orcs!

Árbitro (imitando a voz dos orcs): Rendam-se humanos, ou vão virar jantar!

Jogador 1: Eu saco a minha espada e me preparo para o combate!

Jogador 2: Eu pego minha bolsa de componentes mágicos e preparo uma Bola de Fogo!

Jogador 3: Eu preparo uma flecha em meu arco e aponto par o líder do bando!

Obviamente isso só funcionaria na teoria, pois em pouco tempo teríamos uma discussão daquele tipo que haviam na infância com as brincadeiras de polícia e ladrão ou mocinho e índio ("bang! matei você!" "não matou nada, eu me defendi!").
Pensando justamente nisso existem as regras para se jogar RPG. Usando as regras podemos determinar, por exemplo, se um golpe atinge seu alvo.
Como dito anteriormente existem diversos tipos de RPG, assim como nos jogos de cartas. Existem jogos baseados em fantasia medieval (Dungeons & Dragons), horror (Vampiro: A Máscara), ficção cinetífica (Millenia) e até mesmo desenhos animados (Toon), cada qual possui suas próprias regras, para aquele tipo de cenário. Existem também RPGs conhecidos como genéricos, por poderem ser utilizados com qualquer tipo de tema (como o GURPS). A escolha do tipo de RPG a ser jogado depende dos jogadores, cada um tem suas qualidades e defeitos e a lista seria imensa para se discutir por aqui (quem sabe em uma outra oportunidade).
Além dos livros básicos, que contém as regras necessárias para se jogar um determinado jogo, existem os suplementos, livros opcionais que podem ter regras adicionais, cenários de jogo, aventuras prontas ou apenas textos baseados em determinado jogo. Via de regra os suplementos são criados para um determinado jogo (um suplemento de Dungeons & Dragons não serviria para se jogar com o jogo Vampiro: A Máscara, por exemplo), mas alguns suplemntos são feitos para vários sistemas (como o Guia de Armas Medievais, que serve para qualquer sistema).

5) O que eu preciso pra jogar além dos livros?
A resposta correta depende do sistema de jogo que você pretende jogar, mas normalmente a maioria dos jogos usa os mesmos tipos de materiais: livros de regras, papel, lápis, borracha, dados e principalmente, imaginação. De todos estes materiais o que pode trazer alguma complicação adicional são os dados, pois alguns jogos usam dados diferentes dos usuais de seis faces. Alguns possuem quatro, oito, dez, doze, vinte e até mesmo cem lados! Estes dados são um pouco mais difícil de serem encontrados, principalmente se sua cidade não tem lojas especializadas em RPG (eu memso já tive de improvisar jogando Vampiro com a roleta do Jogo da Vida!), mas hoje em dia, poucos são os problemas que a internet não resolva. Alguns RPGs usam outros acessórios como cartas ou miniaturas, mas são exceção.

6) Afinal de contas, RPG é ou não é satânico?

Não. Nem o RPG, nem os videogames, nem os filmes de terror e nem as novelas da TV Globo (quer dizer... estes últimos são sim!). Existem sim jogos com temas que podem ser considerados malignos, mas isto não quer dizer que eles façam algum tipo de lavagem cerebral nos jogadores para que eles vendam suas almas pro coisa ruim. Obviamente, jogos com tais temáticas são para pessoas adultas e com bastante discernimento do que é certo ou errado, portanto pessoas impressionáveis ou que não tem como diferenciar claramente o real do imaginário não deve jogar tais jogos, assim como não deve assistir filmes ou jogar videogames violentos. O ponto principal é que os jogadores saibam diferenciar o real do imaginário, isso diminui em muito o preconceito que as pessoas tem em relação ao jogo. O jogador NÃO É o seu personagem, é muito importante salientar isso, seja ele um herói ou um vilão, o personagem faz parte apenas do jogo, por isso se o personagem morrer o jogador pode parar de jogar ou simplesmente criar um novo personagem. Boatos sobre pessoas que morrem por perderem uma partida de RPG são ridículos, pois não existem perdedores ou vencedores no RPG.

Por se tratar de um tipo de jogo desconhecido do grande público o RPG é visto como algo maligno, por isso nosso papel como jogadores e fãs do RPG é mostrar que não se trata disso. Se bem utilizado o RPG pode ser uma poderosa ferramenta na educação, além de desenvolver a criatividade, uma das áreas mais importantes do cérebro. A intenção deste texto é demonstrar que o RPG não é "do mal", por isso se você gostou dele e também pretende divulgar o RPG ou ensiná-lo a novos jogadores, copie este texto ou simplesmente divulgue esta página.



Lista de jogos para iniciantes:

A lista a seguir é uma sugestão para os iniciantes, com jogos bons para quem ainda está aprendendo o jogo.

  • Dungeons & Dragons - O primeiro RPG do mundo é o nome mais associado ao jogo. Apesar das regras não serem tão simples à primeira vista, a temática é clássica para este tipo de jogo.

  • 3D&T Defensores de Tóquio 3ª Edição - Jogo brasileiro baseado em mangá e animes. Suas regras são as mais simples e rápidas de aprender disponíveis no mercado, tornando-o muito fácil de ser aprendido.

  • Mundo das Trevas - Jogo de horror gótico com regras simples e muito detaque para a ambientação e interpretação.

  • Daemon - Outro jogo nacional com regras para se jogar histórias de horror sobrenatural.

Existem outros jogos voltados justamente para iniciantes como Primeira Aventura ou o finado First Quest. Lembrem-se, porém, que parte da diversão do RPG está em sempre poder experimentar jogos diferentes, por isso de maneira alguma se prenda a esta lista.


Texto originalmente publicado em:

Banner Dimensão X

9 comentários:

  1. Nos livros sempre tem aquele velho texto (menos em 3D&T) que diz: "não aconselhavel para pessoas com Q.I. abaixo de XX." E em Vampiro falava que o jogo era proibido para menores. Ninguem leva em conta essas coisas. Se um cara mata a namorada em um ritual, dão logo enfase que ele era jogador de rpg e fazem uma materia sobre rpg blablabla...

    ResponderExcluir
  2. Mas quando uma multidão espanca alguém até a morte dentro de uma "igreja" alegando que a pessoa estava possuída, a mídia deixa sumir logo a história e ninguém tenta acabar com "igrejas" deste tipo, de grande arrecadação financeira, controle de massas, evasão fiscal(igrejas são isentas de impostos) e lavagem de dinheiro...

    ResponderExcluir
  3. É inegável que o RPG, à uma primeira vista, pode parecer muito estranho para um leigo, o grande problema é que os grande veículos da mídia nada fazem pra ajudar.

    Recentemente vi uma reportagem na rede globo que mostrava livros de RPG, sendo que o livro mais exibido foi o Livro dos Monstros de D&D, exibindo dragões, demônios e outros seres parecidos. Ou seja, algo péssimo para a imagem do jogo...

    ResponderExcluir
  4. os anos passam, mas as coisas n mudam.
    quantos textos parecidos eu ja li, nada mudou.
    mas pelomenos ha gente q se importa.

    quem sabe um dia n precisaremos d mais um post como esse.

    ResponderExcluir
  5. A minha intenção não é mudar o mundo, afinal o que é o DB em relação à Rede Globo ou às "igrejas" ?

    Mas como jogador e fã do hobby eu me sinto no dever de fazer algo, mesmo que seja um reles texto como esse.

    Também sonho com o dia em que não precisaremos mais de um texto como esse, nem que os jogadores sejam proibidos de jogar no shopping, parques, praças ou até mesmo de frequentar igrejas.

    ResponderExcluir
  6. Eu vi essa reportagem da rede globo. Ridículo, cômico e prejudicial ao jogo. Lamentável.

    Mas ante-ontem eu defendi a minha pesquisa de graduação(TCC) sobre o uso do RPG no Ensino de Arte e fui aprovado, com nota 10, ao constatar que o RPG tem, sim, uma grande contribuição a dar para a disciplina de Artes Visuais. E muitas outras pesquisas já mostraram os múltiplos potenciais positivos desse jogo.

    As acusações sobre o RPG são infundadas e não passam de sensacionalismo Hollywoodiano.

    E mesmo que o RPG desvirtuasse 20 jovens por ano, ainda assim seria menos perigoso que o futebol e o carnaval, "festas" populares que todo mundo aprova e que, com extrema violência, levam à morte dezenas de pessoas por ano.

    Felizes os que conhecem o RPG e tem uma opção de lazer tão divertida e construtiva.

    ResponderExcluir
  7. eae tiarles, vc tem intençao de publicar sua pesquisa??? seria muito interessante ter mais um texto d valor academico publicado em prol do rpg.

    ResponderExcluir
  8. Aê galera, sou grande fã de vocês e apoio o Dragão Banguela, ja freguento o blog a bastante tempo, mas somente, lendo materias e baixando algumas coisas mas de dezembro para tenho juntado um material em minha comunidade no orkut para jogadores de RPG, com isso gostaria de disponibilizar os links para redirecionamento de alguns materiais que jà possuo da 4ed, como livro do mestre, monstro, pendor e o poder marcial, possuo pois sou colecionador, mas não jogo ainda 4ed, e talvez demore um pouco para começar, por favor se quiseres os links, entre em contato cmg.
    Já sobre o sensacionalismos das materias da globo, são apenas para preencher midia, imaginem se não tivessem lançado senhor dos aneis por fazer apologia ao essa versão distorcida sobre o RPG, eu apenas digo sempre, leia, experimente só assim poderás ter uma opnião parcial sobre o que acharás. obrigado. Kefflyng Nights® (contato: tiagow.viana@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Esclarecer o que é RPG nunca foi fácil, a discriminação e a ignorância dificultam, mas eu nunca desisti. Quem já não ouviu as famosas frases: -Rpg....coisa do demônio. - Haaaa RPG reeducação postural global não é? - Rpg TA AMARRADO COISA RUIM! HAUHAUHUAUHA. E por ai vai!

    ResponderExcluir