quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Download - Paranóia

Banzai, cambada!

Mais uma vez o Oráculo vos traz mais material RPGístico de primeira qualidade, mas atenção, verifique seu Nível de Segurança antes de clicar no botão Leia Mais ou será pulverizado por lasers e substituido por um clone...

...

Ainda por aqui? Então isso significa que seu Nível de Segurança é adequado, por isso, bem vindo ao mundo de Paranoia e não se esqueça de que o Computador é seu amigo!

Imagine um mundo composto de uma mistura de Admirável Mundo Novo, 1984 e muito humor negro. Pois esta é a proposta deste jogo da West End Games que foi traduzido em 1995 pela Devir Livraria, o ano da explosão do RPG no Brasil.

Você faz o papel de um Agente Atirador (Troubleshooter) que vive no Complexo Alfa, uma utopia futurista comandada pelo Computador, uma misteriosa entidade que está sempre vigiando todos os seus passos. Nesta utopia futurista todos são clones, criados em laboratório pelo Computador, ou seja, se seu personagem morrer, logo será substituido por outro clone. Houve uma época em que os humanos se reproduziam sozinhos sem a ajuda do Computador, mas isso gerava seres imperfeitos, pois apenas o Computador está sempre certo.
Todos os habitantes do Complexo Alfa são identificados por Níveis de Segurança baseados em cores, onde o mais baixo é o Infravervelho e o mais alto o Ultravioleta, se você encontrar um corredor pintado de uma cor acima do seu Nível de Segurança será considerado um traidor. Falhar em sua missão (seja lá qual for) é traição, ser comunista é traição, ser mutante é traição, participar de uma sociedade secreta é traição. Traição é punida com morte e a felicidade é obrigatória. Você está feliz cidadão?

É nesse clima de humor negro que funciona o jogo Paranoia, um jogo onde qualquer ação sua pode ser vista como traição ao Computador. É claro que isso não chega a ser um problema para os jogadores, pois após a morte de sue personagem ele é logo substituido por outro clone idêntico ao anterior. Na verdade a maior diversão do jogo é ver seus personagens em enrrascadas ou envolvidos com a absurda burocracia do Complexo Alfa que pode fazer você passar horas intermináveis em filas para conseguir alguma autorização para suas missões.

Como este é um jogo humorístico, não é muito recomendado para campanhas longas, por isso mesmo não possui muitas regras, bastando apenas um dado de 20 faces para se resolver as ações. As regras são bem poucas e de fácil aprendizado, ficando a maior parte da criação das regras para o Mestre, afinal ele é o único com Nível de Segurança Ultravioleta, por isso não pense em desagradá-lo, lembre-se sempre, o Mestre é seu amigo, pois ele serve ao Computador, e você também, não é mesmo cidadão?

4shared

Paranóia

6 comentários:

  1. Bah, que interessante o plot desse RPG. Ambos os livros mencionados são muito bons, principalmente o Admirável Mundo Novo. Puta que pariu, que visão fudida e antecipada do futuro o Aldous Huxley teve ao escrever este livro.

    ResponderExcluir
  2. Vcs da dragãobanguela são massa!!!
    Valeu, ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. fodaaaaaaaaaaaaa maxu!!!
    persigo esse livro a anos...
    meu herói, os deuses do rpg lhe abnçoarão com milhares de pts de experiencia...
    e eu ganho um pt d força de vontade por essa vitoria suada!
    vlw msm bixo!

    ResponderExcluir
  4. nossa vei passei anos procurando esse livro ate em cebos procurei e nada vlws mesmo otimo trabalho

    ResponderExcluir
  5. Estava doido atraz deste livro!
    Mto bom, parabens

    ResponderExcluir
  6. Os cômicos são muito legais!
    Espero encontrar aqui, em um futuro próximo, Toon, mulheres machonas armadas até os dentes, OG, e outros.
    Parabêns.

    ResponderExcluir