terça-feira, 24 de agosto de 2010

Especial AD&DOS - Dark Sun Wake of the Ravager



AD&DOS2

Saudações, cambada!

Fazia tempos que eu não postava uns jogos, né?

Então vamos retomar o especial AD&DOS!

Pois bem, para quem não se lembra, o especial AD&DOS é sobre jogos de AD&D feitos para a plataforma MSDOS, utilizados em computadores do tempo em que tua vó era virgem.

Por essa seção já passaram Al-Qadim, Dark Sun, Ravenloft e Dragonlance, e desta vez veremos novamente as areias escaldantes de Athas, o cenário de Dark Sun.

Capa do Jogo

Wake of the Ravager mostra a continuação dos eventos do jogo anterior Shattered Lands, passando-se na cidade-estado de Tyr, principal localidade do cenário.

A trama envolve os planos de conquista de um Dragão e seu general, o Lorde Guerreiro, que planejam conquistar Tyr. Os protagonistas (controlados por você, obviamente) testemunham o assassinato de uma mulher que descobrem ser de uma sociedade secreta conhecida como a Sociedade Velada.

Os vilões trama suas vilanices...

Conforme os personagens se envolvem com a Sociedade Velada eles acabam tomando partido dos planos de conquista do misterioso Dragão e do Lorde Guerreiro e, obviamente, resolvem impedir o vilão.

Graficamente o jogo é muito semelhante a Shattered Lands, mas com visiveis melhorias visuais e sprites maiores para os personagens. A visão, como no jogo anterior é de um plano superior e os controles são basicamente os mesmos.

Um fator interessante é que é possivel importar os personagens usados em Shattered Lands para serem utilizados aqui, além da possibilidade de se utilizar personagens prontos ou até mesmo criar os seus próprios.

Dentre as opções de raças temos os clássicos humanos, elfos, anões e halflings adaptados para o cenário de Athas, além das raças exclusivas de Dark Sun, como os Meio Gigantes, os Mul e Thri-Kreen.

Porrada!

O jogador pode escolher também a classe do personagem assim como no AD&D de mesa, mas como em Athas não existe magia arcana (até existe, mas não é boa ideia usá-la), esse papel é representado pelos Psiônicos.

Tela de criação de personagens

O jogo em si não tem muito mistério, você conversa com os NPCs escolhendo respostas pré-programadas e combate os inimigos em um sistema de turnos. A dificuldade é razoavelmente alta (lembrando que Athas era o cenário mais sanguinário de AD&D), mas em compensação os personagens são também mais fortes.


Tela de seleção

Então preparem um bom protetor solar, um galão de água e preparem-se para enfrentar as areias escaldantes de Athas. Lembrando que neste download não há nada de ilegal, pois este jogo é considerado abandonware, ou seja, não há detentores de direitos autorais que possam lhe processar.

4SHARED

Dark Sun - Wake of the Ravager



Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. É fã assumido de AD&D 2ª edição, mas não liga muito pra essa história de Old-School.



8 comentários:

  1. Ei!!!
    minha avó já tava velhinha quando joguei isso.
    Aff... eu é q to ficando velho :(
    to tentando lembrar mas deve ter sido em torno de 1990 a 1994.
    Bons tempos aqueles... ainda me lembro de muitos lançamentos de DarkSun. rrsrsrsrsrs
    e da decepção q foi o lancamento do boxset revised ,acabaram como melhor mumdo de AD&D(minha opnião)

    Vou baixar pra matar saudades ^^
    (ou termino os pdfs????)

    aguardem surpresas em breve.
    (agora vai depender se jogo Wake of the Ravager)[]'s

    ResponderExcluir
  2. NÃAAAAOOOO nunca consegui zerar esse game!!!
    HAAAAAAAAAAaaaa

    ResponderExcluir
  3. Eu só pude conhecer essas maravilhas recentemente, pois meu primeiro computador já era Windows XP (em 2005). Pois é, já viram a tabela de grana dos Arcanos? Uma piada...

    ResponderExcluir
  4. Oraculo!

    se a apresentaçao do dia 24 de agosto for sua, aconcelharia Vsª a nao abandonar o seu personagem
    "cambada" é uma guiria do mundo atual.

    Obrigado pela oportunidade.

    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  5. Quem escreve meus textos sou eu mesmo, mas nem por isso eu tenho de viver um personagem.

    Aliás, a principal característica do blog sempre foi o fato de seus autores falarem de maneira descontraída, como se estívessemos todos em uma conversa de bar.

    Isso explica por que eu chamo os leitores de cambada, macacada, bandidagem e outros nomes pejorativos. Porque eu SEMPRE falo assim com meus amigos!

    Agora, quando eu estou jogando um RPG, aí sim eu uso expressões relevantes ao mundo de campanha. Uma coisa é interpretar um mago vivendo na era medieval, outra é usar um avatar de um mago para escrever em um blog - algo que, creio eu, não existia na era medieval =D

    ResponderExcluir
  6. caramba, eu tinha esse jogo original, acabei de baixar o dosbox para roda-lo.... parabens pelo post

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei o que está acontecendo no meu game. Não estou conseguindo sair da cidade. Nunca tinha acontecido isso!!! Pede pra digitar "Ex: a 5 palavra da linha 20 da página 18" Como que resolve isso???

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, acho que tem a ver com o manual de instruções original do jogo.

    Acho meio dificil achar esse manual,só mesmo garimpando em sites sobre abandonware.

    ResponderExcluir