sábado, 23 de março de 2013

Plebe Rude - Como calcular o valor de seu livro de RPG? Qual preço vender e comprar?


Olá Ratos infames, tenho visto bastante gente colocar preços absurdos para vender livros em locais como o MERCADO LIVRE, e para acabar com essas dúvidas vamos criar um esquema para facilitar chegar a um preço justo para ambos os lados!




Vamos usar como comparação um livro imaginário que custa 100 reais e será considerado que está em estado de novo.

Fase 1
1 - Saiu da loja, já sentou...
É depois que você tira da loja, seu livro passa a ser considerado usado, alguns dias foleando e ele perde o cheiro de novo, não adianta chorar, já sentou...
Leve sempre em consideração o preço original do livro para fazer os cálculos.

Saindo da loja um livro perde 20% de seu valor, neste ponto o livro X está 80 reais, considerando que está novo.

2 - Marcas de uso, se lascou...
Marcas visíveis de uso começam a diminuir o valor de seu livro, desgastes na capa, marcas de dedo, qualquer coisa que tire a aparência de saído da loja faz o valor cair de 20 para 30%, neste ponto o livro X custa 70 reais.
Se a capa caiu, folhas rasgaram, ou há algum tipo de avaria surreal no livro, o preço cai 50% do original.

Neste caso Livro X legal 70 e Livro X fudidasso 50 pratas. Esse será o preço base da segunda fase!

Para conhecer o resto da postagem, clique aqui!


Fase 2
1 - Esgotamento, se deu bem!
Caso o livro esteja esgotado, não haja mais a venda em lojas, apenas usados pela internet, você volta a entrar no jogo com vontade, afinal, nem todo mundo tem e muita gente pode ainda se interessar em comprar.
Com o esgotamento, seu livro ganha 30% do valor, ou seja...

Livro X legal custa agora 91 reais e o Livro X na merda custa 65 pratas.

2 - Editoras falidas e lançamentos de muitos anos atrás...
Tô falando de livros com mais de 10 anos ou algo assim pelo menos ou até mais novos mas com editoras que faliram, sem chance de reimpressão...
Aí a gente ja começa a melhorar a bagaça, ao invés de 30% de acrécimo do valor final na fase 1 teremos 50% de acrécimo, e se você procura esse livro, Deus lhe ajude.

Sem editoras falidas: Livro X legal custa agora 91 reais e o Livro X na merda custa 65 pratas.
Com editoras falidas: Livro X legal custa agora 105 reais e o Livro X na merda custa 75 pratas.
Este será o valor base para a terceira fase!


Fase 3
1- Popularidade do Jogo, isso conta ou não?
Se você tem um jogo de RPG popular terá muitos possíveis compradores, no entanto se é um jogo impopular, poucos livros usados estarão a venda, aqui ambas as situações se empatam e não servem para aumentar e diminuir o valor depois de uma certa reflexão.

2- Concorrência, vamos destruir os manolos...
Se você é o único anuncio ou tem pouquíssimos anúncios do livro que quer vender, pode acrescentar 50% de acréscimo de acordo com o valor base anterior.

Sem editoras falidas: Livro X legal custa agora aproximadamente 135 reais e o Livro X na merda custa aproximadamente 100 pratas, ambos os valores foram arredondados.
Com editoras falidas: Livro X legal custa agora 160 reais e o Livro X na merda custa 115 pratas.

Os valores mais altos (135 e 160 pratas) referem-se a um livro IMPECÁVEL e muito conservado que no caso é bem difícil de achar, no máximo 60% mais caro que o livro na época de lançamento é JUSTÍSSIMO para ambas as partes.

Os preços mais baixos (100 pratas e 115) são livros raros que foram usados e estão com claras marcas de uso ou avarias.

Como regra base, não se recomenda que venda seu livro por mais que 150% do valor e nunca menos de 50% dele se você quiser acrescentar outros quesitos. Livro X nunca deveria custar menos de 50 nem mais de 150, livro não é Whisky e não deve ficar mais caro com o passar do tempo.

Agora o livro X é seu, venda pelo quanto quiser, estamos apenas tentando um valor JUSTO para ambos os lados, mas você pode se aproveitar da escassez para pegar uma grana a mais...
Não será justo, mas se você não tem pressa de vender, voilá...

Plebeu, câmbio, desligo...



Sobre o Autor:
O PlebeuO Plebeu. Amante de Games e RPG, Músico, adora experimentar novos sistemas e cenários, acredita que o futuro do RPG depende dos jogadores ensinarem mais o hobby por ai.

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