quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Downloads: Tagmar II RPG

Buenas salafrários!

Bom, hoje resolvi fazer um post sobre um sistema 100% brasileiro e de muito boa qualidade, e o melhor: GRATUITO! Sim malditos, estou falando do Tagmar II RPG...


... Bom, por onde começar?

O Tagmar é considerado um dos pioneiros do RPG no Brasil, foi lançado pela extinta GSA (a mesma do Desafio dos Bandeirantes), porém, infelizmente a GSA faliu e o Tagmar caiu no esquecimento. Mas isso foi somente por alguns anos... Pois em 2004 foi lançado o Tagmar II, com o sistema atualizado e de fácil aprendizado e agora totalmente gratuito.

O detalhe importante aqui.


Geralmente as pessoas associam RPG's gratuitos com porcarias, mas como todo bom Rpgista sabe, existem exceções, vide o Old Dragon, Might Blade e o próprio Tagmar II. Esta nova versão do Tagmar (tá, não tão nova, pois é de 2004) é muito boa e certamente compete palmo a palmo com os sistemas das grandes editoras do mercado de RPG.

O livro é extremamente bem feito: regras bem esclarecidas, design muito bonito, ilustrações do tipo "Velha Escola", enfim, um prato cheio para quem quer mudar um pouco os ares.


Para se jogar Tagmar II, é necessário apenas dois dados poliédricos, um D10 e um D20. Ao todo são 6 raças disponíveis (Humanos, Pequeninos, Anões, Elfos Dourados, Elfos Florestais e Meio-Elfos) e um total de 6 profissões (Guerreiro, Ladino, Mago, Sacerdote, Rastreador e Bardo). Cada raça possui ajustes de níveis, e umas se dão melhor em uma classe do que outra.

O interessante do Tagmar II, é que o próprio jogador ou apreciador do sistema pode ajudar no projeto, pode ser tanto na melhoria das regras, criação de aventuras e suplementos, assim como também pode ajudar na arte gráfica do livro. Ou seja, o Tagmar é um GNU/Linux dos RPGS, aberto a todos que queiram ajudar a modificar e melhorar o sistema.



O que eu fiz quanto a este post, foi juntar todos os materiais que foram lançados para o Tagmar II até hoje (17/12/2009) em um único arquivo e disponibizar para download. Neste pack, vocês vão encontrar 5 Aventuras prontas para serem jogadas ambientadas no mundo de Tagmar, mapas em diversas escalas, suplementos de ítens mágicos, magias e o diabo a quatro. Há também um programa bem interessante, semelhante ao Forgotten Realms Interactive Atlas, com mapas navegáveis e algumas informações sobre o cenário de Tagmar.

Caso a sua internet seja uma merda movida a carvão, você pode optar por baixar os arquivos separadamente no site oficial do Tagmar clicando aqui. Neste link é possível também obter informações de como participar do Projeto Tagmar.


Não deixem de participar do Projeto Tagmar, com certeza aqueles que tiverem boas idéias para a melhoria do sistema serão muito bem vindos. O fórum é aberto a todos que queiram participar.

E para finalizar, precisamos também dar valor ao que é nosso. O Tagmar é 100% brazuca e precisamos honrar o que é feito aqui.

Meus parabéns a todos envolvidos no Tagmar II, rpg's bem feitos assim nunca serão esquecidos e certamente entrarão para o Hall da Fama.

Bom, então é isso pessoal, um prato cheio para os jogadores de RPG que apreciam um bom material muito bem feito e ainda por cima gratuito. Abaixo o link de download dos materiais em um único pack.


4shared


Tagmar II RPG - Pack Completo


Se gostarem deste material gratuito, em breve postarei sobre o Might Blade e demais Rpgs free.
Nos vemos no próximo post galera.

6 comentários:

  1. Eu cheguei a ler o livro da 1ª edição de Tagmar, mas nunca joguei.

    Quando eu estava no 2° grau (PQP quase 10 anos atrás, estou ficando velho rápido demais!!!) tinha um sujeito que além de fanático religioso era super fã de Tagmar, Millenia e Trevas 1ª edição e tinha repulsa à AD&D!

    E o mais curioso é que pelas descrições que ele dava sobre suas sessões de jogo ele parecia ser um excelente Narrador! Isso só prova que o importante não é o sistema e sim os jogadores!

    ResponderExcluir
  2. cara, tagmar é shwow de bola. Jah conhecia ele quando ainda era impresso pela gsa, mas o tagmar 2 comparado ao primeiro, deixa no chinelo. o tagmar 2 ficou bem melhor. parabéns pelo post Traçeiro!

    ResponderExcluir
  3. Tagmar é digno de estar entre os melhores cenários de fantasia medieval. Sua ambientação é fabulosa, isso sem falar no cuidado dos fãs deste sistema que contribuem para manter sua qualidade. Eu simplesmente fiquei de boca aberta ao acompanhar o Cenário (Na minha opinião muito superior a linha Tormenta), os mapas são show de bola, não gosto muito do sistema em si mas a ambientação deles é fantástica, um Forgotten Realms Brasileiro... Não tenho o que dizer a não ser dar nota 10 (sou muito fã de Tagmar).

    ResponderExcluir
  4. Opa, opa, já faz algnus meses que eu não posto pela "santa" falta de tempo.
    Mas curti muito a iniciativa de postar o Tagmar, eu particularmente nunca joguei este sistema, mas ouvi muitos comentários favoráveis.
    Trapaceiro aguarde, um dia nessas férias eu te mando umas máterias para contribuir com o DB e estou procurando o sistema Terra de OG em português para te enviar, resumidamente hilário. E futuramente materiais de Daemon, outro brazuca muito bom.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Conheço o mundo do RPG desde 1995, pelas páginas da antiga revista Herói. Em 1998, conheci a revista Dragão Brasil, e a comprava regularmente, mesmo sem jogar RPG, e no ano 2000 a DB deu de brinde o manual 3D&T, foi quando comecei a mestrar partidas para amigos. Sou boliviano, mas fui criado no Brasil. Estou estou escrevendo um sistema de role-plaiyng, que será o primeiro boliviano, e gostaria de traduzir TAGMAR para o espanhol, para difundi-lo.ta Herói. Em 1998, conheci a revista Dragão Brasil, e a comprava regularmente, mesmo sem jogar RPG, e no ano 2000 a DB deu de brinde o manual 3D&T, foi quando comecei a mestrar partidas para amigos. Sou boliviano, mas fui criado no Brasil. Estou estou escrevendo um sistema de role-plaiyng, que será o primeiro boliviano, e gostaria de traduzir TAGMAR para o espanhol, para difundi-lo.

    ResponderExcluir