quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Downloads: O Feiticeiro da Montanha de Fogo (Aventuras Fantásticas)


Hola pessoal!

Bom, como a meia dúzia de leitores assíduos do blog já devem saber, estou bem atarefado nestas últimas semanas por conta das malditas provas finais do semestre, por isso ando tão ausente no blog. Para compensar um pouco isso, fugi um pouco dos estudos para postar um livro "crássico" da série Aventuras Fantásticas...

... Pois então vermezinhos, o livro "crássico" em questão é o Feiticeiro da Montanha de Fogo.

Bom, como estou sem tempo e já tenho que voltar as cadernos, irei colocar um ótimo review que roubei peguei do blog Aventuras Fantásticas, especializado na Série Aventuras Fantásticas:

"

"Você é o herói de uma perigosa aventura para descobrir o tesouro oculto do Feiticeiro. O tesouro está escondido no fundo de uma caverna subterrânea, povoada por uma variedade de monstros subterrâneos que você terá que enfrentar e matar – ou morrer na tentativa.

As decisões que você tomar o levarão a diferentes caminhos e diferentes batalhas. Talvez você se perca no labirinto, veja sua força ser minada por uma medonha Criatura, morra em uma batalha com os Orcs ou caia diante de um dos seres dentre os muitos que guardam as criptas do tesouro do feiticeiro. Ou, então, com coragem, determinação e uma boa dose de sorte, talvez você sobreviva a todas as armadilhas e batalhas até as câmaras interiores do domínio do Feiticeiro, onde está escondido o tesouro."

Nesta aventura, que originalmente marcou o início da série “Aventuras Fantásticas” e foi o primeiro livro escrito pela dupla Jackson / Livingstone, narra a história de um aventureiro e a saga para encontrar o tesouro de um poderoso feiticeiro, escondido nas profundezas da Montanha de Fogo, situada ao norte da Floresta de Darkwood. Através de boatos dos moradores da vila de Anvil, o protagonista descobre que o tesouro está guardado em uma arca com duas fechaduras que a mantém trancada (no entanto, durante a aventura descobre-se que na verdade são três fechaduras). As chaves estão guardadas com várias criaturas dentro das masmorras. O aventureiro deverá explorar as masmorras em busca das três chaves corretas, embora haja várias chaves falsas durante o caminho. O tesouro é guardado por um feiticeiro maléfico chamado Zagor. Pouco se sabe dele: às vezes aparenta ser um velho encarquilhado e outras vezes um jovem vigoroso. Seu poder provém, dizem alguns, de seu baralho encantado e, dizem outros, de sua luva de seda negra. Oldoran Zagor é o antagonista, conhecido nesta aventura simplesmente como “O Feiticeiro”. Junto com Balthus Dire e Zarradhan Marr, foi aprendiz do maléfico mago Volgera Darkstorm. Na idade de dezessete anos, após a morte de seu mestre, assassinado por seus três aprendizes (acredita-se que Zagor não participou deste evento, embora não tenha feito nada para impedi-lo), ele viajou para o sul até encontrar a Montanha do Cume de Fogo, que sempre esteve em seus sonhos demoníacos, e a tomou como seu domínio, eliminando os anões que lá viviam com o uso de um pequeno contingente de Orcs e mortos-vivos e tomando para si seus tesouros. Desde então ele tem estudado e praticado em segredo seus conhecimentos de magia negra e necromancia. Muitos outros aventureiros tentaram entrar na montanha na esperança de encontrar o famoso tesouro dos anões, mas poucos retornaram – milagrosamente com vida.

Estas informações, na verdade, não se encontram no livro original. Podemos dizer inclusive que o protagonista é um anti-herói, já que o Feiticeiro nunca se manifestou de forma maligna ou suspeita e nunca tentou dominar o mundo. Na verdade nem mesmo a famigerada vila de Anvil, onde tem início à história, parece ter sido ameaçada alguma vez por ele. O herói não possui nenhuma motivação justa para adentrar na aventura, exceto seu desejo em “roubar” o tesouro do Bruxo (mas com certeza ele descobre mais tarde que o Feiticeiro é muito mal, pois alguém que tortura viajantes e vive rodeado de mortos-vivos e criaturas maléficas não deve ser uma pessoa muito sociável!). O aventureiro entrará na montanha munido apenas de sua espada e suas poucas informações a respeito da masmorra. É um livro muito agradável de se ler, com vários pontos positivos – como o arco e a flecha de prata com a inscrição “O Portador do Sono para aqueles que nunca conseguem” e o encontro com o Ciclope. Os únicos itens essenciais que o aventureiro precisará encontrar são as três chaves da arca de tesouro, mas há muitos outros itens que facilitarão suas batalhas com as criaturas malévolas da montanha, principalmente com o Dragão e com o próprio Feiticeiro.

Ian Livingstone escreveu a primeira parte da aventura e se baseou em um cenário de masmorra. A entrada é guardada por um bando de Goblins e Orcs estúpidos e relaxados, liderados por um cruel capitão. Após passar por várias portas, portões levadiços, cavernas, salões e corredores, o aventureiro chegará até o barqueiro que cobra pela travessia (os autores se inspiraram na lenda de Caronte, o barqueiro que, por duas moedas de ouro, levava as almas dos mortos para o reino do deus Hades). Depois do rio as criaturas se tornam muito mais assustadoras e difíceis, com vários mortos-vivos e metamorfos. A segunda parte do livro, que compreende o Labirinto e a batalha final com o Feiticeiro, foi escrito por Steve Jackson. É notável o toque de amadorismo dos autores em várias sessões do livro, como exemplo disso é um Minotauro no meio do labirinto (familiar, não?) e a luta final, onde um simples objeto pode pôr fim à batalha, sem cerimônias. Um dos pontos mais difíceis do jogo com certeza é o Labirinto, onde a saída é encontrada na sorte. Por isso é importantíssimo desenvolver um mapa e anotar as referências por quais já passou. O ponto mais emocionante do jogo, mas que poderia ser mais bem explorado, com certeza é a batalha com o Feiticeiro. Se o leitor utilizar um único item certo, a batalha encerra-se. Também pode utilizar itens da sala ou aqueles encontrados na aventura para enfraquecê-lo. No entanto, se o protagonista não fizer nada, então a luta contra ele será mortífera, pois Zagor é um forte adversário, com índices elevados de Habilidade e Energia. Mas e se vencê-lo? A aventura acaba? Claro que não. Há ainda a arca de Zagor, trancada por três fechaduras e protegida por uma mortal armadilha. A inserção de uma chave errada pode ser fatal e se o leitor não tiver encontrado as chaves, então a decepção será enorme, pois o jogo terá terminado. É um livro muito legal, com diversos encontros e situações que poderiam ser explorados com maior qualidade, principalmente a batalha final, pois poderia mostrar melhor o poder do Feiticeiro, mas que, no entanto, não compromete o resultado positivo da aventura. Era apenas o começo triunfal de uma longa série de histórias que se superariam a cada livro em termos de criatividade e qualidade.

Notas e curiosidades:

  • Este livro é um dos que tem o menor índice de mortes instantâneas (aquelas que na maioria das vezes aparece com “sua aventura termina aqui”). Somente três mortes, não contando as mortes por esgotamento de Energia ou por azar ao testar a sorte e àquelas providas da não inserção das chaves corretas no baú.
  • O primeiro esboço do livro recebeu o título de “A Busca Mágica” e foi o primeiro e único livro da série que foi escrito por ambos os autores
    criadores da série, Steve Jackson e Ian Livingstone.
  • “O Feiticeiro da Montanha de Fogo” vendeu cerca de dois milhões de exemplares, se tornou um best-seller e já foi traduzido em quinze idiomas.
  • Zagor retornaria como o antagonista principal em mais duas sequências, que infelizmente não foram publicados no Brasil: “Retorno à Montanha de Fogo” e “A Lenda de Zagor”. Zagor também aparece no romance de Steve Jackson “As Guerras de Trolltooth”.
  • A tradução brasileira foi muito infeliz ao traduzir o nome de algumas criaturas. Os Orcs foram traduzidos como “Orcas” e o morto-vivo conhecido como Wight foi definido simplesmente como “monstro”.
  • O livro também teve publicado duas capas, ambas por Peter Andrew Jones. A segunda capa é pouco conhecida e foi criada na 4º edição. A capa conhecida no Brasil é a da 1º edição.
  • Apesar de Anvil não ser citada como sendo a vila de origem da aventura, admite-se que só poderia ser ela, pois, a vila fica a dois dias de viagem da montanha e não há nenhuma outra vila próxima. No livro não publicado no Brasil: “Retorno à Montanha de Fogo”, a vila que começa a aventura e está a dois dias de viagem da montanha é Anvil. A versão do livro em sistema D20 (Dungeons & Dragons), lançada originalmente pela editora Myriador, identificou erroneamente a vila como Gilford, mas tal cidade não existe em Allansia e nunca foi sequer citada em nenhuma história.
  • O livro foi republicado em 3 e junho de 2002 pela editora britânica Wizard, com a capa ilustrada por Martin McKenna.
  • No Brasil o livro foi o segundo a ser publicado após “A Cidadela do Caos”, sendo originariamente o primeiro livro escrito da série Aventuras Fantásticas.
"

Bom, quem já conhece e gosta de jogar, recomendo que comprem a versão lançada pela Jambô. A tradução está muito superior e o livro está razoavelmente barato (R$19,00 cascalhos), e quem não conhece e quer começar a jogar, fica esta versão da Marques Saraiva para "teste", mas não se esqueça, se gostar, compre o original. =D

Abaixo o link de download:

4shared


O Feiticeiro da Montanha de Fogo - Série Aventuras Fantásticas

Nos vemos no próximo post galera!

6 comentários:

  1. Esse foi a primeira aventura solo que joguei, e só consegui ver o final trapaceando xD

    Eu tenho um livro desses também da Marques Saraiva, mas ambientado na Grécia antiga, que é muito mais dificil, pois além de ter um monte de mortes automáticas os monstros são extremamente mais fortes que o personagem principal, o que requer muita sorte nos dados (o que eu nunca tive. Meu Mago de 12º nível em D&D não tinha chegado nem aos 40PV). O nome deste livro é "O Feudo Sangrento de Alteu" e pertence À série Crônicas de Creta.

    ResponderExcluir
  2. O legal é conhecer o Feiticeiro da Montanha de Fogo e ler o romance As Guerras de Trolltooth, quando o personagem do romance entra na Montanha de Fogo, ele enfrente as mesmas armadilhas do personagem do livro jogo, tipo a caixa com a cobra dentro na qual o personagem encontra uma chave, o minotauro, o ciclope, etc. Muito maneiro.

    ResponderExcluir
  3. Tinha também um jgo pra PC e PS1 baseado nesta série. Chamava-se Deathtrap Dungeon e se não me engano era baseado no livro O Calabouço da Morte.

    O jogo em si era de ação em 3ª pessoa com câmera com visão de trás do personagem (podia ser um guerreiro parrudão ou uma minazinha). Os gráficos não eram lá essas coisas mas o jogo eraaté bem divertido.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o Deathtrap Dungeon, se quiserem posso postar aqui para a galera!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho alguns Volumes da série "Aventuras Fantásticas", se quiserem dar uma conferida estou upando eles devagarinho na minha conta do 4Shared.

    http://www.4shared.com/dir/25041919/b2414b84/Aventuras_Fantsticas_LivroJog.html

    ResponderExcluir
  6. esse livro-jogo virou jogo do Nintendo DS

    ResponderExcluir