sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Download (Storyteller) - Vampiro: A Máscara 3ª edição


Saudações, mortais!

Novamente o todo poderoso Oráculo vem com mais um download para vocês entupirem seus HDs de material RPGístico!...

...Dando uma pequena pausa no 3D&T eu trago o primeiro material do sistema Storyteller da editora White Wolf. E pra começar teremos o carro chefe do sistema, o Jogo de Narrativa Vampiro: A Máscara.

Jogo de Narrativa? Que diabo é isso?

Bem, é que a White Wolf quis inovar, trazendo RPGs muito mais voltados à interpretação do que às regras e aos combates. Por isso eles praticamente aboliram o termo RPG chamando seu jogo de Jogo de Narrativa (o que é a mesma coisa).

O sistema Storyteller é bem simples, com poucas páginas dedicadas à regulamentos, sendo a maior parte do livro dedicada à interpretação e à criação de personagens únicos. Ele praticamente lhe obriga a pensar em todos os traços do caráter e da psiquê do seu personagem, que neste caso é um sugador de sangue tentando manter seu lado humano mesmo tendo se tornado um predador.

Em Vampiro: A Máscara todos os vampiros são descendentes de Caim, que segundo a Bíblia assassinou seu próprio irmão Abel. A paritr dos "netos" de Caim se originaram a maioria dos clãs vampíricos. O jogo se passa no Mundo das Trevas que é uma versão do nosso mundo, porém, muito mais sombria e habitada por criaturas sobrenaturais escondidas dos olhos mortais. O subtitulo do jogo vem da lei vampírica que impede que os Cainitas exponham sua verdadeira natureza para o Rebanho (os humanos normais).

Neste jogo temos como tema, além do sobrenatural, o horror psicológico, pois ele nos convida a pensar em como seria se nos tornássemos sanguessugas imortais, vivendo sempre à margem da sociedade se alimentando de nossos semelhantes, impedidos de ter uma vida normal. Mas nem só disso vive o jogo, pois ele também tem tudo pra agradar os fãs da pancadaria, pois os vampiros são bastante poderosos e o lado sobrenatural pode agradar até aos mais exigentes fãs de contos de terror.

Desta vez eu resolvi não fazer o scan pois trata-se de um livro imenso e levaria dias pra fazê-lo, além do mais, esta versão, extraída do Senhor dos Downloads, tem uma qualidade muito maior do que a do meu livro, pois além de ser a impressão mais recente (eu comprei o meu mais ou menos na época em que saiu) ele está em melhor estado do que a minha cópia física!

O scan é da 3ª edição, a última versão do jogo antes da mudança para o Novo Mundo das Trevas, que não possui nenhuma relação com o primeiro Mundo das Trevas.

Se você é fã de Drácula ou dos livros da Anne Rice baixe sem medo, mas se a sua onda é Crepúsculo fique longe. Aliás, o que você está fazendo nesse site?

4shared

Vampiro: A Máscara 3ª edição

Material descaradamentegentilmente copiadocedido de:


13 comentários:

  1. Exelente esse material... Na época a withe Wolf abraçou o mercado de RPG seguindo com seus livros jogos completos (ambientação + regras), todos podendo ser jogados isoladamente ou em conjunto com seus livros irmãos (Lobisomem, mago, etc...). Diferente dos livros de AD&D e D&D que necessitavem dos 3 livros básicos (do Jogador, do Mestre e dos Monstros)esses manuais representavam uma economia e tanto para novos Mestres. O grande atrativo são regras simples, embora surpreendentemente completas e um cenário que virou (ou quase) um gênero, o mundo punk-gótico. Bem, sou fã dos livros de Mark Hein.Hagen. Para mim a 2ª edição foi a melhor de todas e o novo Mundo das Trevas, bem... acho que o Juschin Achilli cagou no pau, ele deveria ter sido enforcado junto com o Saddan Hussen...

    ResponderExcluir
  2. O fato de cada livro ser idependente dos outros e mesmo assim usar o mesmo sistema foi uma grande sacada da White Wolf. E eles conseguiram fazer isso e ainda incluir uma ÓTIMA ambientação em cada livro!

    Eu gosto da 2ª edição pra Mago, Lobisomem e Changeling, mas pra Vampiro eu não gostava muito pois era mais focado nas politicagens da Camarilla do que no Horror Pessoal.

    Eu gostei da idéia do Novo Mundo das Trevas por ser mais focado no terror puro e simples do que em tramas políticas, mas achei que a execução dele foi totalmente capitalista, afinal agora você é obrigado a comprar um livro básico de quase 90 pratas e se quiser jogar com um vampiro, lobisomem ou mago ainda tem que comprar os livros destes seres, senão só crônicas com mortais!

    Aguardem mais postagens do velho Mundo das Trevas!

    ResponderExcluir
  3. Outro grande feito da White Wolf nessa época era trazer ótimos suplementos com grande utilidade pras mesas de jogo sem incluir NENHUMA regra.

    O Livro de Nod, Prince's Primer, Children of Inquisition e Anarch's Cookbook (só pra citar alguns) traziam ótimas idéias pro jogo sem termos que ler capítulos sobre rolagens de dados ou coisas do gênero.

    ResponderExcluir
  4. De fato a White Wolf deu muita (mas muita mesmo) atenção a ambientação e deixou o quesito regras para segundo plano, incluindo até no manual básico uma lista de filmes e livros para os jogadores entrarem no clima do jogo. Hilárias mesmo eram as discussões na mesa por causa de alguma regra não muito clara (como os poderes exatos concedidos pela diableri ou se um vampiro em forma de névoa pode entrar pelas narinas de outro vampiro)... HHAHAAHAHAHAH, eu dava boas risadas quando isso acontecia...

    ResponderExcluir
  5. Muitas das regras de Storyteller eram deixadas sem uma descrição clara propositalmente para que o Narrador tivesse a palavra final sobre elas.

    Porém, no caso da Diablerie é muito simples, o vampiro suga todo o sangue de outro vamprio até que a vítima fique "seca". Se a vítima for de uma geração menor (não importa quantas) o Diabolista diminui sua própria geração em um nível.

    ResponderExcluir
  6. Certo certo, poderoso Oráculo... Mas e quanto as disciplinas? Alguns julgam que, se o vampiro suga o sangue de outro vampiro, ele suga a própria essência dele, absorvendo assim a memória e também as disciplinas do vampiro diableriezado, o que pode(na maioria das vezes), tramsformar a mesa em um festival de vampiros caçadores com a intenção de ganhar mais e mais poder. Bem, se eu não me engano, há uma nota dizendo que o efeito exato da diablerie, assim como o da Golconda, depende da palavra final do Narrador, variando de mesa pra mesa...

    ResponderExcluir
  7. Tudo em Storyteller varia de mesa para mesa (na verdade em qualquer RPG é assim, mas em Storyteller como as regras são menos importantes isso fica mais fácil).

    Em nenhuma parte do livro eu encontrei sobre a absorção de discplinas, pois pelo que eu entendo do jogo elas são a forma que o Vampiro aprendeu para usar seu sangue, como se tivesse aprendido uma perícia ou algo do tipo, por isso, um conhecimento não poderia ser "roubado". Além disso seria extremamente apelativo, ninguém ia se importar em cometer um crime hediondo desse se ao diablerizar um ancião Toreador o criminoso pudesse fazer todos amá-lo.

    No fim das contas, a decisão sempre fica a cargo do Narrador, mas deve-se ter cuidado com certos desequilíbrios no jogo. E não custa nada salientar que a Diablerie é a forma mais bárbara de crime que um vampiro pode cometer, além disso qualquer mané com Auspícios 2 pode descobrir o crime, então nada de sair Diablerizando por aí senão você pode ser o alvo de uma Caçada de Sangue!

    ResponderExcluir
  8. Po... Legalzão cara, me disseram que tem muito fã desses RPGs de vampiro por ai, um amigo meu tem um livro, mas a gente nunca chegou a jogar, deve ser legal, mas eu ainda fico feliz sendo um halfling hehe... Mas eu ja fui um HALFLING LOBISOMEN! haha

    ResponderExcluir
  9. Vampiro realmente é muito bom! É o único sistema que jogo atualmente, além de AD&D!

    ResponderExcluir
  10. Os meus títulos favoritos de Storyteller são Lobisomem e Changeling, mas preferi começar os posts por Vampiro por ter sido o primeiro título da linha e por ser o mais famoso.

    Um halfling lobisomem seria um pequinês com raiva? :p

    ResponderExcluir
  11. Eu infelizmente não tive muitas oportunidades de jogar Storyteller, as poucas vezes que joguei, curti bastante o sistema. Quem sabe agora nas férias eu não pegue um tempo e jogue para me aprofundar no sistema.

    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  12. O sistema é muito simples embora pouco funcional nos combates (principalmente em Lobisomem onde temos que jogar uma caralhada de dados).

    Na verdade, na maioria das crônicas você vai pouco se importar com as regras, pois o mais importante são as tramas e a história em geral.

    ResponderExcluir
  13. POR FAVOR TRADUZAM O "KINDRED OF THE EBONY KINGDOM"
    Vampiros africanos ficam muito mal explorados sem esse livro: antes só tinhamos os clans europeus (nada contra eles são a base de tudo, eu por exemplo sou Ventrue), depois ganhamos os asiaticos que ampliaram nossa concepsão de narradores e jogadores mas a africa continua sendo um misterio e quando deparados com ela os narradores contornam o assunto, limitam-se aos seguidores de seth, ou dizem que lá vivem "seres misteriosos desconhecidos". Esses seres são os Laibon de que só se sabe o que esta no dark ages, mas andei lendo em sites e parece que eles são como os do oriente, ou seja são divididos em clans entre si, ao que parece existem 13 "clans" de laibon cada um com sua caracteristica e possivelmente disciplina, fraqueza, filosofia... Veja o que estamos perdendo, por favor vamos começar uma campanha pela tradução de "Kindred of the Ebony Kingdom" garanto que esse livro terá a mesma importancia quanto os do vampiros do oriente: a de ampliar as fronteiras geograficas quando for jogar vampiro a mascara! Obrigado aqueles que leram por favor deixem seus comentarios a favor (falem o que voces acham) e contra (porque não deveriamos traduzir esse livro?).

    ResponderExcluir