segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Download (Storyteller) - Lobisomem: O Apocalipse

Scream for me Braziiilll!!!

Yeah, bitch, aqui é novamente o Oráculo trazendo mais material pra Download, e deta vez é um dos meus RPGs favoritos, Lobisomem: O Apocalipse!

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de jogá-lo segue um pequeno (mentira) resumo para dar um gostinho do que os agurada....



...O Mundo das Trevas - Assim como em Vampiro: A Máscara, Lobisomem se passa no Mundo das Trevas, um reflexo sombrio do nosso próprio mundo. Tudo o que existe no mundo real existe no Mundo das Trevas, lugares, personalidades, etc. Porém, no Mundo das Trevas os males do mundo são mais pronunciados, a fome e a miséria são mais calamitosas, a violência é mais cruel e os monstros realmente existem, escondidos pela noite.

Lobisomens - Lobisomens são seres híbridos, metade humano metade lobo, capazes de assumir a forma humana ou lupina, além de formas intermediárias.

Origens - Segundo as lendas dos lobisomens, Gaia o espírito da Terra criou diversos seres para defendê-la. Esses seres eram híbridos de humanos e animais, como homens-gatos, homens-ursos, homens-crocodilos e homens-lobo. Os Garou, ou lobisomens, eram ferozes e orgulhosos e acabaram caçando todos os outros tipos de metamorfos, além de caçarem os seres humanos os quais deveriam proteger.

Características dos Lobisomens - Ao contrário das lendas espalhadas entre os humanos os Lobisomens não são seres irracionais que saem nas noites de lua cheia atrás de carne humana. Pelo menos nem sempre...

* Poderes: Lobisomens tem a capacidade de alterar sua forma entre humanos lobos e alguns pontos intermediários entre ambos. Além disso eles possuem uma conexão com o mundo espiritual, o que lhes garante certos poderes especiais chamados Dons. Como símbolos de Gaia, os lobisomens representam a vida, por isso eles são muito vigorosos e têm a capacidade de curar seus ferimentos quase que instantaneamente.

* Fraquezas: A maior fraqueza de um Garou é a prata, mas ao contrário das lendas não basta apenas um golpe com uma arma de prata para dar fim a vida de um lobisomem. Ainda assim, a prata é capaz de causar ferimentos terríveis nos Garou, além de que a simples presença da prata é capaz de enfraquecer seu poder espiritual. O fogo, a radiação e o lixo tóxico também podem ferir gravemente um Garou, mas outros tipos de armas tem muita dificuldade de fazê-lo.

* Fúria: Uma das características mais marcantes dos Garou é sua ligação com o lado mais bestial de seu ser. A Fúria, como eles chamam, é uma das forças que lhes dão seus incríveis poderes, mas por vezes lhes levam a momentos de frenesi sanguinário onde o Garou sucumbe ao seu lado mais bestial, perdendo o controle de seus atos. Contudo, um Garou que não dê vazão à sua Fúria acaba sentindo muita dificuldade em agir, perdendo a vontade de lutar por qualquer causa. Um Garou nesta situação "perdeu o lobo", até que consiga recuperar sua Fúria novamente.

* A Lua: De acordo com as crenças Garou a lua é um espírito chamado Luna, e a fase da lua no dia do nascimento do Garou irá influenciar seu destino. A cada fase da lua correspeonde um Augúrio, que é uma espécie de signo astrológico, porém o Augúrio realmente afeta a vida de todos os lobisomens. As lendas dos lobisomens que atacam na lua cheia vem do fato do Augúrio da Lua cheia ser o Augúrio dos guerreiros.

* A Primeira Mudança: Ao contrário do que se acredita, uma pessoa mordia por um lobisomem não se transforma em outro lobisomem, na verdade uma pessoa nasce lobisomem ou não. A união entre dois lobisomens é proibida entre os Garou pois gera seres deformados conhecidos como Impuros, mas eles são encorajados a procriarem entre os humanos e/ou lobos. Muitos lobisomens vivem em famílias humanas sem saberem de sua herança e em certo ponto da puberdade passam pela primeira mudança. Após a primeira mudança, geralmente o novo Garou é levado a conhecer a sociedade dos Garou. Como o gene dos Garou é recessivo, o nascimento de um verdadeiro Garou é motivo de alegria, principalmente pela raça estar praticamente extinta. Muitos filhos de Garou são humanos ou lobos normais, porém portadores do gene Garou. Estes humanos e lobos são chamados de Parentes e são imunes ao Delírio.

* As Cinco Formas: Os Garou tem a capacidade de alterar seu corpo em cinco formas distintas: Homínideo, a forma humana; Glabro, a forma humana mais fisicamente desenvolvida e quase bestial; Crinos, o homem-lobo; Hispo, o lobo gigante e Lupus, a forma de lobo. Se o Garou nasceu humano, a forma hominídea será sua forma natural, da mesma maneira um Garou nascido lobo terá a forma Lupus como natural e um Impuro terá a forma Crinos como a natural. A Froma Crinos incita o Delírio em humanos.

* Sociedade: Os Garous se dividem em Tribos, que compreendem Garous com a mesma descendência e crenças semelhantes. Além disso eles se dividem em seitas que governam os Garou de determinadas regiões, geralmente as seitas são governadas por Garous Anciões. A unidade social mais básica entre os Garou é a matilha, um grupo de lobisomens unidos por uma causa em comum. Uma matilha é ao mesmo tempo um grupo de companheiros de batalha quanto uma família, mesmo que sem laços sanguíneos.

* O Impergium: Há muitas eras atrás, os lobisomens causaram terror entre os humanos. Durante um período conhecido como Impergium os Garou escravizavam humanos e os usavam como alimento. Quando o Impergium terminou os seres humanos temiam tanto os Garou que um efeito chamado Delírio afeta todos os seres humanos que veem a real forma dos Garou. O Delírio é uma forma de medo tão primitiva que o humano não consegue nem ao menos acreditar que o que ele viu seja real, por isso muitas vítimas do delírio acabam esquecendo tudo após o temor passar.

* A Guerra da Fúria: Gaia criou muitas espécies de seres metamorfos para proteger seu mundo, porém os Garou se achavam no direito de serem os únicos protetores de Gaia, por isso resolveram acabar com todas as espécies de metamorfos. Esta época de combates entre Garous e outros metamorfos ficou conhecida como Guerra da Fúria. Hoje em dia os raros metamorfos que sobraram odeiam os Garou.

* O Mundo Espiritual: Os Garou são muito ligados ao mundo espiritual, chamado por eles de Umbra. Um Garou pode até mesmo viajar para a Umbra, usando o poder conhecido como Percorrer Atalhos. Todos os Garou podem Percorrer Atalhos, mas precisam fitar uma superfície refletiva, como um espelho, lago cristalino, etc à qual devem fitar até conseguirem atravessar a "Película" que divide os dois mundos. Em regiões selvagens essa Película é mais fácil de ser atravessada do que em regiões estéreis habitadas por humanos.

* A Tríade: De acordo com a crença dos Garou, Gaia está acima de todas as coisas e é a criadora do mundo. Abaixo de Gaia está a Tríade, a força responsável pela criação e pelo ciclo da vida. A Tríade é composta pela Wyld, Weaver e Wyrm, as três trabalham em um ciclo eterno. A Wyld é a força da criação, é o símbolo da mudança em seu estado puro. A Weaver é a força do desenvolvimento, simbolizando a ordem e o padrão, ela desenvolve as criações da Wyld. Por fim, a Wyrm é a força da destruição, simbolizando a entropia e a decadência, ela destrói o que a Wyld criou e a Weaver desenvolveu para que o ciclo recomece novamente para todas as coisas. Porém, a Wyrm enlouqueceu e se tornou uma força de pura e simples destruição. Segundo os Garou, esse enlouquecimento se deve ao desenvolvimento dos seres humanos que destróem o mundo a cada dia em sua sede de poder.

* Caerns: Um Caern é um lugar sagrado para os Garou, um lugar onde o poder de Gaia é mais forte. Geralmente os Caerns ficam em locais de vida selvagem ou áreas onde a natureza é mais abundante.

* O Apocalipse: A era da destruição, o ciclo final, o nascimento da morte, o fim de Gaia. O Apocalipse é na mitologia Garou a palavra usada para descrever o tempo da batalha final com a Wyrm. Muitos consideram que a era do Apocalipse seja a atual.


RAÇAS: Denota o aspecto em que o Garou nasceu, assim como sua ligação natural com o mundo espiritual.

* Hominídeo: É o Garou que foi criado como humano, por pais humanos. Geralmente eles não sabem que são lobisomens até serem quase adultos, quando sofrem a primeira mudança.

* Impuro: Um Garou nascido da união proibida entre dois Garous. São deformados e estéreis, mas conhecem a cultura Garou muito mais profundamente por terem sido criados dentro da própria tribo.

* Lupino: Um Garou nascido como lobo, criado nas regiões selvagens. Geralmente eles não sabem que são lobisomens até serem quase maduros.

AUGÚRIOS: A fase da lua no dia do nascimento indica o comportamento geral do Garou. Um augúrio tem um significado semelhante ao dos signos zodiacais para os humanos, mas muito mais fortes.

* Ragabash (Lua Nova) - O Trapaceiro, o questionador das tradições

* Theurge (Lua Crescente) - O Vidente, o pesqueisador das tradições

* Philodox (Meia Lua) - O Juíz, o guardião das tradições

* Galliard (Lua Minguante) - O Dançarino da Lua, amante das tradições

* Ahroun (Lua Cheia) - O Guerreiro, o protetor das tradições

TRIBOS: Uma tribo indica a descendência do Garou, assim como sua criação. Se ele é descendente ou foi educado por alguém de uma determinada tribo ele será daquela tribo em questão. Geralmente os membros das tribos vigiam secretamente os futuros Garou até que chegue o momento da Primeira Mudança.

Fúrias Negras - Composta quase que inteiramente de mulheres, as Fúrias Negras são as servas da Wyld e vingadoras dos Garou.

Roedores de Ossos - Vivendo como vagabundos nas ruas da cidade, os Roedores estão sempre bem informados, mas são desprezados pelos outros.

Filhos de Gaia - A tribo mais moderada. Os Filhos de Gaia tornaram-se mediadores do Garou e os defensores da humanidade. Contudo, seus jovens às vezes se tornam radicais, juntando-se a diversas subculturas.

Fianna - Cada membro desta tribo descende dos célticos, e o Fianna orgulham-se muitíssimo dessa herança. Eles vivem em qualquer lugar que seus Parentes se estabeleçam e mantêm contato permanente com eles.

Crias de Fenris - Selvagens e sedentos de sangue, os Crias de Fenrirs são em sua maioria de descendência nórdica e se orgulham disso. Eles tendem a dominar os condados e cidades rurais nos quais vivam.

Andarilhos do Asfalto - De todas as tribos, os Andarilhos são os mais adaptados à cidade e aqueles nos quais os Garou menos confiam. Eles tendem a se misturar com o submundo e frequentemente empregam tecnologia de ponta.

Garras Vermelhas - Compostos inteiramente por lupinos, os Garras Vermelhas acreditam que a melhor forma de salvar Gaia é destruindo de uma vez por todas o câncer que a corrói (os humanos).

Senhores das Sombras - Dominadores e tirânicos, os Senhores das Sombras lutam constantemente para destronar os Presas de Prata da liderança dos Garou. Eles fariam qualquer coisa por poder.

Peregrinos Silenciosos - Os Silenciosos vivem nas ruas, mudando e viajando constantemente. Cruzam quase exclusivamente com ciganos, artistas circenses e outros peregrinos. Eles conhecem muitos segredos dos mundos espiritual e mortal.

Presas de Prata - A tribo mais prestigiada. Durante séculos os Presas de Prata cruzaram com homens e lobos mais nobres. Contudo, por serem endógamos, tornaram-se vulneráveis a doenças.

Portadores da Luz Interior - Intelectuais e contemplativos, os Portadorews da Luz vagueiam pelo mundo em busca de conhecimento e verdade, mas também se opõesm vigorosamente à Wyrm.

Uktena - Os astutos e misteriosos Uktena são os magos mais capazes entre os Garou, angariando, portanto a desconfiança de todos os outros.

Wendigo - Os únicos Garou indígenas puros que ainda restam. Os Wendigo são independentes e ferozmente determinados a expulsar os invasores da América do Norte.


* Algumas pequenas considerações sobre o Download: Esta versão corresponde à segunda edição do jogo que foi a que circulou por mais tempo no país. Como é a versão mais famosa é a que eu estou publicando primeiro. Este scan circula pela internet afora a algum tempo e não possui a capa nem a maioria das imagens. Em breve postarei a 3ª edição, esta sim completa.



4shared

Lobisomem: O Apocalipse 2ª edição

10 comentários:

  1. Rapaz, qndo vc disse pequeno eu qse acreditei =D

    ResponderExcluir
  2. Pois é, mas eu avisei que era mentira nos parênteses!

    Mas como o Mundo das Trevas preza a interpretação e a ambientação acima de tudo, acredite, esse resumo foi bem pequeno MESMO! xD

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu tenho que falar: esse é o melhor blog de downloads que já vi (Se tiver um melhor me falem pq eu quero baixar lá tb). Aqui tem de tudo, livros básicos de praticamente todos os sistemas (só falta 3d&t e Opera), sem falar nos suplementos e na Dragon Magazine. Essa revista pode ser antiga ,mas é muito boa. Geração Xerox, naquela epoca eu nem sabia o que era RPG, e agora na "Geração Scan" o negocio tenho mais livros que a Devir. sem falar que esse blog faz muito bem a saude, eu tenho alergia a poeira e acaros (nerd), nada como ler no PC....

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post Oráculo. Sempre tive curiosidade de saber um pouco mais sobre Lobisomem o Apocalipse. Segundo as lendas, dizem que enquanto Vampiro a Màscara é muito interpretativo, o Lobisomem o Apocalipse tem um ar mais de pancadaria, isso confere?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Todos os jogos da linha Storyteller praticamente lhe obrigam a ter um jogo mais interpretativo, porém o clima de Lobisomem também dá muito mais espaço para ação.

    Nas palavras do próprio Mark Hein-Hagen: "É Macbeth e não Romeu e Julieta."

    De mood geral todos os Lobisomens tem uma veia combativa, afinal eles se tranformam em feras com quase 3m de altura! Mas ainda assim existe muito espaço para roleplay. Só como exemplo posso citar o meu Uktena que era como o "mago" do grupo e derrotei um poderoso espírito em uma competição de charadas, sem nem ao menos me transformar em Crinos.

    PS.: Bruno, já temos 3D&T no Dragão Banguela. Já estão no ar os módulos Street Fighter Zero 3, Darkstalkers e Megaman.

    ResponderExcluir
  6. Excelente Resumo...Parabés Oráculoooo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tem razão oráculo, nem me liguei. Me diz uma coisa: vocês conseguem achar "brinquedos" no fundo do baú, será que dá para discolar Warcraft D20 (essa é a nova edição, aqui tem a antiga) em portugues? mesmo se fosse no word. afinal, tem sempre alguem que gosta de traduzir essas coisas.

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho planos para colocar material de Warcraft aqui pois não gosto de colocar material que ainda esteja sendo publicado.

    Todas as revistas e livros que eu posto aqui são edições que não podem mais ser encontradas em livrarias.

    ResponderExcluir
  9. Desculpa usar esse espaço, mas gostaria de saber, resumo ou download ou dica, de como termina o 'antigo' universo de storyteller, principalmente no caso dos lobisomens.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Divulgando o Fórum de Lobisomem, se puder divulgar também Oráculo! É um fórum novo criado esse ano e estamos com dois narradores no momento, estamos buscando jogadores e narradores. Precisamos de ajuda para manter esse RPG vivo! Obrigado.

    http://lobisomemoapocalipse.livreforum.com/

    ResponderExcluir