segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Download (Storyteller) - Guia do Sabá

Fim de ano chegando e nós saudamos aquele que vem todos os anos salvar a humanidade, o Décimo Terceiro Salário.

Enquanto isso você, jovem nerd, jogador de RPG se diverte com mais um scan lançado de forma totalmente ilegal pela Dragão Banguela Corporation!...


...O Guia do Sabá mostra o outro lado da moeda em Vampiro: A Máscara. Enquanto seus rivais da Camarilla acreditam que o melhor meio de sobrevivência dos Cainitas seja ocultando a sua presença dos mortais através da Máscara, os Sabás fazem o exato oposto, caçando sem nenhuma piedade, afinal vampiros são mosntros sugadores de sangue!

Em uma Crônica do Sabá o estilo de jogo é completamente diferente, pois você não é um morto vivo tentatando reaver sua humanidade, aqui você é um monstro totalmente sem humanidade! Porém, ainda assim os monstros tem alguma ética, senão sucumbiriam à Besta interior e seriam impossíveis de serem controlados como personagens jogadores.

Pensando nisso existem as Trilhas da Sabedoria (algumas foram apresentadas no Apêndice de Vampiro: A Máscara), que são linhas morais para serem seguidas por personagens que abandonaram totalmente sua Humanidade, mas ainda assim tem algum senso de moral (isso não significa que sejam bons, muito pelo contrário). As novas Trilhas de Sabedoria encontradas no Guia do Sabá são, A Trilha de Caim, A Trilha dos Cátaros, A Trilha da Morte e da Alma, A Trilha das Revelações Malignas, A Trilha do Coração Selvagem, A Trilha do Acordo Honrado, A Trilha de Lilith e a Trilha do Poder e da Voz Interior. Todas estas são recomendadas para jogadores maduros e que não se incomodem de interpretar algo completamente inumano, por isso, se você não se enquadra nesta categoria é melhor continuar com os níveis de Humanidade mesmo.

O Guia ainda inclui muitos novos clãs, na sua maioria a versão Antitribu dos clãs normais de Vampiro: A Máscara (a excessão são os Tremere e os Giovanni que não possuem antitribu), além disso temos os Irmãos de Sangue, uma espécie de golens criados pelos feiticeiros Tzimisce; os Precursores do Ódio, seres muioto antigos em busca de vingança; os Kiasyd, híbridos com sangue de fada; os Panders, que são a mesma coisa que os Caitiff na Camarilla, mas com união; os Salubri antitribu, os poucos restantes do massacre que deu origem ao clã Tremere; e por fim, os Serpentes da Luz que são a antitribu dos Seguidores de Set, mas sua origem tem a ver com os Ogãs e o vudu e não com o Egito antigo.

E é claro que novos clãs trazem novas Disciplinas! De cara somos apresentados à Taumaturgia Negra, completamente proibida para personagens jogadores; a Mytherceria, disciplina féerica dos Kiasyd; o Sanguinus dos Irmãos de Sangue; o Valeren dos Salubri antitribu; novas Trilhas de Necromancia e de Taumaturgia, além de níveis avançados de Demência, Vicissitude e Tenebrosidade.

Fechando as novas regras temos novas Habilidades, Antecedentes e Qualidades e Defeitos.

Mas nem só de regras vive o Mundo das Trevas e é na parte da ambientação que este guia dá show! Primeiramente ele se destaca por dar diversos detalhes sobre a mais perversa seita vampirica do Mundo das Trevas. Sua estrutura funciona básicamente sobre dois conceitos principais que apesar de antagônicos funcionam em conjunto: Liberdade e Lealdade. Você é livre para fazer o que bem entender, mas deve ser leal à seita e ao seu bando, a forma mais básica de estrutura social na seita, cujos integrantes são extremamente unidos através de laços de sangue.

Neste guia temos toneladas de detalhes sobre a seita e sobre suas facções internas como a Mão Negra (que ao contrário do que o livro básico dá a entender não é a mesma coisa que o Sabá). Para completar ainda temos muitas dicas de como orquestrar uma Crônica inteiramente dentro do Sabá ou apenas incluir personagens da seita como NPCs na sua Crônica da Camarilla.


4shared

Guia do Sabá

6 comentários:

  1. Boa, muito bom mesmo!Sr. Oráculo trabalhando incansavelmente!
    Uma dúvida:
    Você pretende postar livros dos clans/tribos?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. A minha intenção é, a princípio, postar todos os materiais de Storyteller que saíram em português, o que inclui os livros de clã e tribo.

    Depois pretendo traduzir alguns livros que não saíram em português, já que os grupos de tradução que eu conheço, ao que parece, acabaram.

    ResponderExcluir
  3. Meu Décimo Terceiro já veio, não me salvou, e foi embora rindo da minha cara...

    ResponderExcluir
  4. WoW! Muito obrigado por postar esse livro, que na é poca não tive $ p comprar e agora n tem como achar na boa. Um sugestão singela é postar os primeiros livros de clã que saíram, eles tem "a cara" de cada clã, com uma diagramação única e inovadora pra época, os livros novos são muito "clean" e gerais, apesar de serem bonzinhos também.

    Força e Honra!

    ResponderExcluir
  5. É uma boa idéia postar os livros de clã da segunda edição, o problema é que eles são um pouco ais dificeis de serem encontrados do que os da 3ª edição.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, hoje em dia tá meio difícil de achar esse livro pra vender.

    ResponderExcluir