quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Download (GURPS) - GURPS Supers

E o Oráculo ataca novamente!

Se você sempre sonhou em usar cuecas por cima das calças ou ficar pulando de prédio em prédio com uma capa e uma fantasia vistosa, regojize-se!...

... Mais uma vez a Dragão Banguela Corporation traz um download para os fãs de GURPS, e simplesmente é um dos melhores livros do sistema, o famosíssimo GURPS Supers.

GURPS Supers traz todas as informações necessárias para campanhas super heróicas, desde as realísticas ao estilo Justiceiro até as mais bizarras à moda Quarteto Fantástico.

Com as Super Vantagens, Super Desvantagens e Super Poderes descritos nesse livro é possível adaptar praticamente todos os super heróis já vistos nos quadrinhos.

Para os fãs de números temos muitos deles para se esbaldar, inclusive um combo extremamente apelão para causar 100D de dano (esqueçam, eu não vou contar, procure por conta p´ropria ou leia a Dragão Brasil que ensinou isso).

E para os fãs de ambientação temos todas as dicas para fazer campanhas extremamente fiéis ao estilo dos quadrinhos de Super Heróis.

O contra desse livro é que como GURPS preza mais o realismo ficamos com algumas divagações de como certos poderes funcionariam no mundo real, porém, a maior parte do livro chuta o realismo pra longe, afinal não vemos pessoas voando por aí por impulsão própria nem sujeitos fantasiados lançando teias pelas mãos!

E por falar em lançadores de teias, atendendo à pedidos, fiquem com esse videozinho do nosso Amigão da Vizinhança fazendo papelão em uma festa infantil:





4shared

GURPS Supers

15 comentários:

  1. Joguei GURPS Supers, e na época me diverti deveras, porém atualmente, considero Mutants & Masterminds (Mutantes & Malfeitores, no Brasil) o melhor sistema para RPGs de heróis... O sistema de vida é um pouquinho complicado, etc, mas o resto do sistema é 10, vários poderes, habilidades, opções de personagens e os esteriótipos do gênero de super heróis!

    ResponderExcluir
  2. Esse vídeo é muito engraçado, não podia ficar de fora deste post sobre super heróis huaauauuha. Valeu Oráculo!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li M&Ms (o jogo, não o chocolate), mas GURPS Supers é extremamente eficiente em trazer o clima das HQs dos anos 70 a 80 (minhas favoritas)!

    ResponderExcluir
  4. GURPS Supers é um dos melhores sistemas de super-heróis já criados ( e o meu preferido), só dá um pouco de trabalho ficar calculando os custos em pontos dos super poderes e suas variações. Só perde mesmo para "Aberrantes" da linha Storyteller, esse sim bota no bolso até mesmo o festejado Mutantes e Malfeitores...

    ResponderExcluir
  5. Caraca... Na verdade mesmo pra bater qualquer cenário da linha Storyteller só se for uma ambientação muito clássica como Forgotten Realms... A equipe de escritores da White Wolf é extremamente competente...

    ResponderExcluir
  6. O ideal em GURPS é já ter o personagem em mente antes de fazer a ficha. Só isso já poupa muito tempo na hora da construção e evita incoerências na interpretação, como no caso do sujeito pegar os suculentos pontos pelo clássico combo de Desvantagens Fúria, Sanguinolência e Sadismo e depois durante o jogo "esquecer" que as possui e agir como um sujeito normal.

    E depois de pronta a ficha não existe praticamente nenhum cálculo a ser feito durante o jogo.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente nunca li Aberrant, porém nunca ouvi críticas positivas em relação a esse jogo. Mas como sempre rola muito preconceito em relação a alguns jogos prefiro comentar somente se um dia eu puder lê-lo.

    Outro sistema para supers muito bom é o exitinto DC Heroes. Os módulos de aventuras eram muito bons!

    Teve também o Marvel Super Heroes da TSR que usava cards ao invés de dados, mas este eu também nunca li. Apenas a caixa básica da primeira edição, que sofria o mal dos RPGs antigos, o excesso de tabelas.

    ResponderExcluir
  8. Realmente não me lembro de ter lido muitas resenhas sobre Aberrantes. Acho que o motivo dele não ser tão bem aceito se deve um pouco porque ele se baseava no extinto Trinity, o que afastava jogadores que já conheciam o sistema e outra que os fãs de seus "irmãos" Vampiro e Lobisomem o consideravam "apelão" demais... Umas das poucas resenhas que li dele foram na REDE RPG que intitulava ele como "o sistema que o Marvel Super Heroes gostaria de ter sido..."

    ResponderExcluir
  9. Vou tentar te mandar a tradução dele por e-mail, e você pode me dar sua opinião depois de analisar esse material...

    ResponderExcluir
  10. O loko Oráculo! O Dragão tá com um número de postagens insanas! Tem mais atualização que o UOL!
    (huahuahuahua) Que é isso...terreno com muita mana? Um novo super poder adquirido em um laboratório obscuro do governo? Ou cê tá praticando a vadiagem malemolente mesmo?
    Parabéns....!!!!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade só não tem mais postagens porque eu não tenho tempo, porque material tem bastante :D

    Mas não é vadiagem malemolente não, porque as postagens são todas à noite. A Vadiagem é quando eu comento aqui xD

    PS.: Taz, se for mandar o Aberrant pra mim utilize o e-mail: oraculodassombras@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é dez!Eu não tenho,mas um amigo meu tem,ele achou no sebo,uma raridade!Espero ver o GURPS Magia e o GURPS Viagem Espacial em português por aqui,se isso rolar,até me animo a voltar a mestrar GURPS.

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito do sistema GURPS, mas a ambientação é fantástica. O melhor cenário de super-heróis que eu vi é o Carta Selvagem, presente no GURPS Supers.

    Regra eu prefiro Silver Age Sentinels, um tipo de BESM voltado às histórias de supers. SAS é d20 system sem a deficiência nos pontos de HP que o Matos citou.

    ResponderExcluir
  14. Mas hein ô? Esse arquivo só tem as regras? Nada de Carta Selvagem??? Fail!

    :(

    ResponderExcluir
  15. Esse arquivo é uma versão totalmente pré-historica que rola na internet há um bom tempo. Quem scaneou não colocou o suplemento Cartas Selvagens.

    Na verdade é meio dificil conseguir scans de livros de Gurps, provavelmente pelo fato deles serem em formato brochura, que é uma merda pra abrir no scanner.

    ResponderExcluir