segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Download (3D&T) - Street Fighter Zero 3


E o Oráculo jamais dorme em serviço!

Como meu primeiro trabalho aqui no Dragão Banguela venho contribuir com um download que pode causar bastante polêmica. Trata-se da revista Dragão Brasil Especial#7 - Street Fighter Zero 3!...

... Em pouquíssimas páginas o escritor brasileiro Marcelo Cassaro conseguiu colocar um sistema completo de RPG baseado em um dos jogos de video game mais do mundo, com uma aventura pronta e ainda incluiu uma história em quadrinhos!

Essa revista utiliza o sistema conhecido como 3D&T, a 3ª edição do RPG Defensores de Tóquio, que fazia paródia com super heróis japoneses. Com baixo preço, regras extremamente simples e sem nenhum realismo (assim como nos jogos, ou você já viu um mutante verde que dá choques elétricos ou um indiano feito de borracha andando por aí?), este jogo conseguiu atrair milhares de novos deptos do RPG, incluindo este que vos escreve!
Porém, as simplificações usadas neste jogo foram capazes de causar espasmos nos adeptos de "sistemas mais sofisticados" como Storyteller, GURPS e até mesmo o nosso amado AD&D.

No fim das contas isso é uma grande besteira, pois o que faz o jogo são os jogadores e o Narrador e não o sistema utilizado. Além disso, 3D&T teve a melhor estratégia de vendas que algum RPG já teve no Brasil, ele era vendido em bancas de jornal a um preço que até você que está aí desocupado lendo isto poderia pagar e usava temas que fazem parte do cotidiano de qualquer jovem brasileiro, afinal quem não ficava tardes inteiras mandando hadoukens naquelas máquinas de botequim?
O mesmo não pode ser dito de D&D, por exemplo, afinal, antes do lançamento de filmes como O Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia a fantasia medieval fazia muito pouca parte do cotidiano de nós brasileiros.

Então se você quer ensinar o RPG pra alguém que nunca jogou e não quer assustar a pessoa com livros imensos, tente este módulo, pois é de fácil compreensão e extremamente dinâmico.

Além da revista eu também fiz o upload das fichas que vinham para serem destacadas (Ryu, Ken, Chun li e Blanka) além das fichas de Dhalsim e Akuma que vieram de brinde na Dragão Brasil #42.


4shared

Revista Dragão Brasil Especial Street Fighter Zero 3

Fichas de Personagem

11 comentários:

  1. Huhuu!!

    Material da "velha guarda" é massa :D

    tem gente q odeia a DB, mas eu adoro!

    Curtiria muito ver DBs da "boa época" (da 111 pra trás) e material de GURPS.

    O velho mundo das trevas é massa tb!

    falow! grande Oráculo!

    bem-vindo!
    braços!

    ResponderExcluir
  2. Então tua espera não vai demorar muito Math. Assim que possível vou começar a colocar as DB que o Lorão scaneou aqui no site. Já tem uma caralhada de DB scaneada, então tem muita leitura por muito tempo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. obrigado msmo por apagar meu comentário anterior, bando de facistas.

    Hail to the thief!

    /podeapagaragora

    ResponderExcluir
  4. Durante muito tampo tive muito precunceito com esse sistema, mas depois de um tempo aprendi que o mais importante não é um sistema detalhado, nem fichas overpowers nem sorte nos dados o importante é ter um bom mestre e jogadores dedicados, seja em cuthullu, storyteller, ad&d, d&d, gurps e d&t. Eu mesmo tenho um amigo que começou mestrando 3d&t do pokemon e hoje em dia mestra belos cenários de call of cuthullu.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. É o que eu sempre digo, quem faz o jogo são os participantes e não as regras.

    Um bom narrador pode fazer boas coisas até mesmo com Pokémon! Além disso, quem conhece Street Fighter sabe que o cenário é riquíssimo permitindo diversas tramas.

    O sistema 3D&T buscou emular o jogo, ou seja, possibilitar que os jogadores façam as mesmas coisas que os personagens fazem no jogo, mas sem a limitação do aparelho.

    Além do mais se você for ensinar o jogo para iniciantes é muito mais fácil fazê-lo com algo que eles já conhecem (quem não conhece Street Fighter provavelmente nasceu agora ou passou a vida em uma caverna) do que tentar enfiar um Forgotten Realms pela goela abaixo!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    o site não possui nenhuma política de apagar comentários, portanto, deve ter havido algum problema com o site ou coisa parecida.

    E mesmo que tivesse havido censura isso não tem nada a ver com facismo!

    ResponderExcluir
  7. fala pessoal este é meu primeiro comentário por aqui (apesar de viver baixando tudo que é postado), lembro de quando comecei a jogar rpg em 1994, com o não tão finado tagmar..rs
    Essa DB especial marcou época!E lembro que ela só foi viavel por que no mesmo ano, foi lançada uma revista em quadrinhos do SF zero 3 no estilo mangá com desenhos da então novata Erika Awano, a revista vendeu muito bem e então foi fechada uma parceria entre a editora Trama e a Capcom romstar do brasil para a publicação de material licenciado!

    ResponderExcluir
  8. Vi em um post mais recente que este a edição dos darkstalkers, e lembrei que tenho ambas...Fui olhar e achei mais uma DB especial SF.."Shadaloo", que vem com fichas do Adon, Charlie, Zangief, Cammy, Sakura e Dan.
    Nos mesmos moldes, saiu uma sobre Megaman(que tenho) e se não me engano uma sobre Mortal Combat...Não tenho scanner em casa, mas se alguem tiver interesse, posso tentar escanear...E se a simplicidade do sistema interessar a alguem, tenho um dos manuais de regras, e um manual resumido, que posso tentar arrumar tambem...Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Os materiais de 3D&T que eu possuo e irei scanear são além desse e do Darkstalkers que já foi publicado aqui são:

    DB Especial Megaman;
    DB Especial Shadaloo;
    Manual 3D&T (o primeiro manual, que saiu de brinde da DB #60).

    Além disso, no próprio site da Jambô pode ser baixado gratuitamente a última versão do Manual que agora se chama Alfa.

    ResponderExcluir
  10. Oráculo...É mais ou menos o que eu tenho..Fora isso, tenho muita DB e material do mundo de tormenta,,,Qualquer coisa, dá um toque!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Para quem quiser se aprofundar no mundo de Street Fighter, mesmo que não queira trocar de sistema, recomendo darem uma olhada em meu site http://www.sfrpg.com.br. Lá vocês encontrarão as histórias de todos os personagens, as organizações, dicas de aventuras e por aí vai!

    ResponderExcluir