domingo, 23 de agosto de 2009

Uma possível despedida...



Olá cabras!

Então, hoje o post não será muito engraçado, mas mesmo assim peço que leiam até o final...


... Pois bem pessoal, como alguns puderam ler no blog, ultimamente o Dragão Banguela tem sido alvo de algumas acusações. A principal delas, de postar materiais de RPG de outros locais ou sites sem dar os devidos créditos.

Bem, não irei discutir sobre isso, pois quem acompanha o blog desde o início sabe que sempre me preocupei em creditar os autores dos materiais pelas suas façanhas, salvo em casos em que eu havia catado o material em outras fontes obscuras da internet e que realmente eu não sabia quem havia produzido tal material, mas nunca em nenhuma vez eu me dei os créditos sobre materiais de terceiros.

Recebi algumas mensagens pelo chat do Dragão Banguela e pelo e-mail do Dragão Banguela falando de tais "quebra" de ética (de postar materiais scaneados por outras pessoas no DB) e fiquei muito chateado com isso, pois sempre procurei reunir o vasto de material de RPG existente em um local de fácil acesso e para todos, e lembrando, que sempre que possível creditando os devidos autores e os parabenizando pelos seus trabalhos.

Não ganho nada com o Dragão Banguela: Não ganho dinheiro, não ganho descontos em cinema, não ganho descontos em Livros de RPG e nem em nada. Faço apenas e unicamente pelo prazer de reunir um extenso acervo de RPG a todos, e aparentemente algumas pessoas não gostaram disso.

Se eu fosse salafrário o bastante, eu poderia ter ganhado uma nota colocando links Paypal ou LinkBee nos links de downloads do Dragão Banguela, mas não o fiz, por que ao meu ver, isso sim é pirataria (ganhar dinheiro as custas do material de outras pessoas).

Num e-mail de uma pessoa que disse que viu os links do Dragão Banguela, e aparentemente é um indíviduo importante da comunidade O Senhor dos Downloads, me disse que pesquisou pelo Dragão Banguela e que de fato comprovou que eu não credito as pessoas pelos seus trabalhos e me pediu uma série de exigências.

Não vou entrar em detalhes a respeito dessas exigências, mas só para frisar uma delas, eu informo que eu upo os materiais no meu 4shared, justamente para o link ou o material não ficar perdido e o link expirar.

Cansei de encontrar um link de material raro, e quando eu clicava dava mensagem de que o Link Expirou, Link Quebrado, etc.
É por apenas este motivo que todo o material que está no Dragão Banguela é upado no 4shared, pois é um disco virtual que sempre acesso e que não tem perigo dos links ficarem quebrados.


Bom, posso dizer que o Dragão Banguela foi uma ótima experiência que tive no mundo dos blogueiros.

Conheci a emoção de ter o meu blog visitado pela primeira vez, de ler o primeiro comentário postado por uma internauta, de aprender um pouco de HTML, de perder horas a fio pesquisando materiais de RPG para postar, etc, enfim, foi uma experiência muito satisfatória para mim.

Aprendi também que o trabalho coletivo funciona quando todos querem, e que o esforço de apenas uma pessoa pode trazer várias outras para um mesmo círculo. Aprendi também que os RPGistas são exigentes (se cuida Devir) e que os RPGistas são solidários uns com os outros.

Entonces, pelos motivos listados acima, não sinto arrependimento algum em ter iniciado a jornada do Young Dragão Banguela para vir a me tornar um Ancient Dragão Banguela.

Neste blog fiz muitas amizades legais, muitas pessoas me mandaram materiais rarríssimos via e-mail (e fico com um aperto no coração de não poder ter tido tempo para postar todos, desculpem áqueles que me mandaram materiais e não deu para colocar aqui) e sempre se propuseram a me ajudar em diversas ocasiões.

Fico triste apenas por não termos conseguido concluir a saga dos livros de AD&D em português, faltaram tão poucos: apenas o Livro do Mestre e o Domínios do Medo.

Não irei citar os nomes das pessoas nas quais ajudaram no crescimento do Dragão Banguela pois são muitas e certamente eu não saberia enumerar todas de cor.

Aqueles que me ajudaram de espontânea vontade sabem quem são.

Aos leitores só tenho a agradecer, foram centenas de comentários, desde os mais engraçados aos comentários filosóficos sobre RPG.

Uma coisa eu digo: Um blog não é nada sem os seus leitores, e posso garantir que o Dragão Banguela teve os melhores leitores.

O texto acima pode parecer uma despedida de ida sem volta, mas nunca se sabe, já que um Dragão tem asas, e um dia essas asas podem bater de volta para casa...


Um muito obrigado a todos.

O prazer foi todo meu em gerenciar o Dragão Banguela, mesmo que por tão pouco tempo.

Espero um dia que algumas pessoas entendam o sentido de alguns sites como o do Dragão Banguela existir e não os julguem ás escuras.

Um grande abraço moçada.

Agora o Dragão Banguela precisa voar para novos mundos: Quem sabe para Forgotten Realms? Ou então para Dragonlance? Melhor ainda, que tal Al-Qadin? Não? Então Greyhawk?

Só o tempo nos dirá...



PS: Não irei desabilitar o blog, deixarei ele ativo para que continuem ainda comentando e utilizando os links já postados.
Ainda irei continuar conversando com vocês, queridos leitores através dos comentários e se quiserem também pelo e-mail do Dragão Banguela.

191 comentários:

  1. Cara, vc nao ta fazendo nada de errado
    isso eh pura inveja de ver que um blog como o seu eh um sucesso, que a cada dia tem um material diferente e interessante e que todos os leitores sao fieis a esse mesmo proposito
    Creio que vc deveria continuar com esse esplendido trabalho que, como vc disse, nao é feito por dinheiro, e sim, pelo puro prazer de dividir as experiencias RPGisticas com pessoas que conhecem a verdadeira diversao do role-play há muito tempo e sabem diferenciar materiais que focam a interpretaçao (rpg de verdade) de materiais lixo de hoje em dia (que focam o overpower).
    Tenho certeza que durante todo esse tempo de vida do dragao banguela muitas pessoas,assim como eu, se empolgaram e até mesmo voltaram a jogar RPG e viver aquele tempo maravilhoso sentado no chão rodeado de amigos gritando envolvidos na fantasia medieval que tanto nos encanta até hoje!
    Bom.. sei que falei demais, mas meu principal objetivo neste post é pedir ao Dragao Banguela: por favor, nao pare de bater suas asas... Nós leitores não acreditamos em Chauntea, nem Loviatar nem porcaria nenhuma. Acreditamos mesmo em você que, desde que conhecemos sua existencia, somos seu seguidores e esperamos vê-lo se tornar um ancient dragon!
    O que precisar, faremos para ajudar.
    Não é mesmo companheiros leitores?

    abraço a todos e vida longa ao DRAGAO BANGUELA!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tenho visto que você tem usado os materias da nossa comunidade em seu blog de downloads e tenho recebido reclamações dos nossos colaboradores de que você não coloca os devidos creditos e nem de onde tira o material. Então fui verificar e realmente foi como me disseram.
    Fato.

    Para que possamos continuar distribuindo os scans na boa e que para todos saiamos ganhando gostaria de colocar algumas condições para que você poste os materiais que fizemos:

    1- Sempre que for postar algum arquivo de nossa comunidade sejam quadrinhos, livros ou revistas coloque o link da comunidade
    no final da postagem, apenas esse link, nada de colocar o link de orkut de quem escaneou.

    2- Mantenha o mesmo link de download disponibilizado na comunidade

    3- Conserte todos os posts que já foram feitos usando os materiais retirados da comunidade, colocando o endereço da
    comunidade e o link de download de lá.

    4- Não alterar os arquivos, colocando ou tirando paginas, transformando os quadrinhos de CBR para PDF.

    5- Ao postar materiais feitos pelo seu blog na comunidade coloque o link para download seguido do endereço do seu blog juntamente com um banner para que os membros conheçam mais o seu blog.

    E então gostaria de que analizasse e me falasse se aceita esses termos

    Esse é o email por vc recebido, não vejo motivos para parar com o louvavel trabalho do blog, mas vejo sim motivos para crescer ainda mais e com parcerias se vai mais longe.

    ResponderExcluir
  3. Não foi somente este e-mail que me fez tomar essa decisão Senhor dos Downloads, não se preocupe quanto a isto, recebi mensagens um bocado chatas de outras pessoas que poderiam ter vindo falar comigo na boa, mas não vieram, no chat do blog inclusive.

    Mesmo assim, obrigado pelo elogio.

    ResponderExcluir
  4. Olá cara, represento o blog Masmorra, e meu, não fica assim não, continua esse trabalho que está fazendo, penso que se existe coisas de outros blogs que você coloca pode agora dar os créditos, mas olha, já vi coisas do Masmorra em outros blogs e não me importo nem um pouco com isso, até acho legal, e olha que copiaram até o meu texto não foi só um hotlink.

    Caso não continue com esse blog maneiro (o que acho um desperdicio não continuar) pode entrar para a equipe do Masmorra,não sei se já te convidei mas reabro o convite!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Trapaceiro, até hoje não fiz nenhum comentário, não realizei nenhum scan e nenhum tópico. Contudo leio o DB todo o dia.
    As acusações feitas contra esse blog, acho que são sem fundamentos, e em grande parte, inveja, pelo bom trabalho do DB e seus leitores, se um arquivo não é para ser disponibilizado, ele não será posto na internet. Existem direitos autorais, contudo devemos eles aos escritores e não aos scanners, devemos agradece-los por disponibilizar estes livros e não pagá-los, pois todos apreciamos o mesmo hobbie o RPG e se fazemos algo é de boa vontade para divulgar os materiais e prezervá-los contra as traças.
    Sinto decepcionado pelo dragão ter que voar, para uma jornada mais longa, e creio que ele voltará como um ancião.
    Peço para você, Trapaceiro, deixar os leitores continuarem postando.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Cara, acho que vc pode superar isso e usar como combustivel para o crescimento do blog!!!!

    ResponderExcluir
  7. como j.demello disse aqui encima: quem deve ter creditos sao os escritores e nao os scanners
    portanto nao há motivo para o DB parar
    alem disso.. hj vivemos num mundo digital e os scans nao vao parar de existir (inclusive os de 4ªediçao de D&D que sao os livros que estao atualmente no mercado)
    os livros de AD&D-2ªed já nao estao a venda faz teeeeeempo! vamos lá DB ! soh faltam 2 para completar a saga da 2ª edição

    SE ALGUEM POSTOU ALGUM LIVRO NA INTERNET,ISSO FOI FEITO PARA SER LIDO E DISTRIBUIDO PELA REDE

    Viva o DB!

    ResponderExcluir
  8. Honestamente, tá todo mundo cometendo pirataria aqui, vamos ser menos hipócrita, Senhor dos Downloads, quando vier falar em ética ou exigir o que for para divulgar seu trabalho de QUEBRA de copyright. Espero que o Dragão Banguela não acabe e, honestamente, não to nem aí se ele tá copiando a pirataria de outros aqui. Acho o DB legal pq reune o material em um só canto.

    Palhaço demais você, Senhor dos Donwloads!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. na minha opinião acho que o dragão banguela não deveria.
    achei essas exigencias MUITO absurdas, qual é o problema de simplismente postar o MESMO livro em outro link de download?

    e concordo plenamente nas palavras de j.demello quem deve ter créditos são os autores e não os scanners...

    acho isso uma tremenda ignorancia da parte dos que reclamaram por ter pego seus materias...

    SE ALGUEM POSTOU ALGUM LIVRO NA INTERNET,ISSO FOI FEITO PARA SER LIDO E DISTRIBUIDO PELA REDE/2

    ResponderExcluir
  11. Cara acho que você não deveria desistir não. O material que você disponibilizou aqui está fazendo muitos jogadores e mestres (eu por exemplo) muito felizes principalmente os que, como eu, não se adaptaram à 3ª Ed. e buscam aqui material da 2ª Ed.
    O único material que eu ajudei a fazer você pôs aqui e colocou os devidos créditos. Mas mesmo que você não colocasse eu não acharia ruim, pois eu fiz pela divulgação e não pelo crédito. Cara uma dica é que ninguém pode agradar todo mundo então não se deixe abater. Continue com o blog cara porquê se tem uma pessoa que não gosta dele tem milhares que adoram. Inté...

    ResponderExcluir
  12. Thiago,
    Creio que você não entendeu o que ocorre. Não é hipocresia o que estamos falando. A discução não é sobre créditos de quem fez e sim a fonte de onde foi retirada, evitgando isso "(catei o livro em uma comunidade do Yogurte)" que está no postagem de Warcraft D20. E Palhaço é você.

    Olavo,
    Não são absurdas essas exigencias, se fazemos e disponibilizamos é porque queremos ser reconhecidos como um grupo que FAZ e não que SUGA. E mais no mundo de blogs dos quais sou colaborador, temos 50,000 acessos diários, as coisas são beeeem mais exigentes quando se trata de distribuir material de terceiros, as propostas que fiz são para nos tornarmos parceiros e para o crescimento de ambos, os outros blogs que faziam a mesma coisa aceitaram numa boa pois reconheceram o que era feito, humildade uma base para o sucesso.

    "SE ALGUEM POSTOU ALGUM LIVRO NA INTERNET,ISSO FOI FEITO PARA SER LIDO E DISTRIBUIDO PELA REDE"

    Exatamente, não quero barrar nada disso, quem tem uma boa interpretação de texto vai entender o que queremos dizer. see ya e cá entre nós eu quero o sucesso do DB pois é um grande blog, em momento algum falei mal ou desmereci o blog, contrario de outras pessoas mais bocudas que vieram aqui fazer isso tanto de um lado quanto de outro, sinto muito pelo mal estar.

    ResponderExcluir
  13. Calma pessoal, calma! Vamos todos acalmar os ânimos!

    Não vamos brigar por besteira.

    Obrigado pelos incentivos pessoal, mas por enquanto o Dragão Banguela ficará parado por tempo indeterminado. É possível que volte como também é possível que não.

    O senhor dos downloads, desculpe qualquer coisa cara, acredito que tu entenda que minha intenção não era e nunca foi me apropriar de materiais scaneados pelo seu grupo, muito pelo contrário, acredito que as conquistas feitas por cada grupo devem ser reconhecidas por todos, por um infortúnio do destino, talvez tenha havido uma falha na comunicação entre nós.

    Grande abraço a todos galera!

    ResponderExcluir
  14. Ah, uma dica sobre manter créditos e fontes Senhor dos Downloads.

    O ideal seria colocar dentro do próprio scan o nome das pessoas envolvidas e o site original de onde ela foi tirada, daí caso alguém ache esse arquivo e um link alternativo que não tenha sido o seu original, essa pessoa que postar o seu arquivo no seu próprio site de hospedagem, poderá manter os créditos e as fontes originais.

    É só uma opinião própria, sei que tem scanners que nem o Tiago Lorão por exemplo, que faz um excelente trabalho mas que não gosta de "assinar" no arquivo, mas daí vai de cada um.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Isso só pode ser uma piada de mal gosto ou alguma peça pregada por Hinnyn...

    Eu comecei a acompanhar o blog por acaso, ao procurar livros de Forgotten Realms pra AD&D quando não achei pra comprar.

    Aos poucos fui lendo o blog e vi que tinha um ambiente bem amigável, ao contrário daqueles fóruns repletos de loucos que decoram as regras de cada suplemento de cada rpg e tratam com desprezo aqueles que não fazem o mesmo.

    Aos poucos comecei a dar minha colaboração com o blog ao scanear o Livro dos Monstros AD&D e até mesmo escrevendo dois textos (na verdade foram mais do que isso mas os outros textos ainda não foram publicados).

    E agora um bando de invejosos vem tentar ganhar XP matando o dragão errado. Ora, é simplesmente uma idiotice querer ter posse de scans de livros! Se a reclamação fosse dos autores dos livros poderia ser levado a sério, mas reclamar que os links foram copiados de comunidade tal ou etc é sem sentido!

    O único detentor de direito autoral é aquele que ESCREVE o livro, ou a editora que PUBLICA o livro em papel. Ora, qualquer um pode comprar o mesmo livro que está em sua preciosa comunidade e colocá-lo na internet pra distribuí-lo.

    Copiar os arquvios de um site e redistribuir em outro site é umarática muito comum na internet. Não é o certo, pois o correto seria todo mundo comprar os livros, mas como já foi abordado antes isso nem sempre é possível, além dos scans serem um ótimo meio de divulgação.

    O Senhor dos Downloads, apesar do nome não é proprietário de nenhum dos materiais postos para download, a não ser que os autores dos livros expressem que somente ele pode disponiblizar seus livros pra download na comunidade dele.

    Peço encarecidamente para que o blog continue na ativa. Sei que é dificil manter um site funcionando, mas sei que a legião de fãs que este site gerou é mais do que suficiente para mentê-lo e pé, mesmo sem precisar de material de outros sites.

    Como exemplos cito a mim e ao Marcius, o sujeito que scaneou o Livro do jogador AD&D. Ambos fizemos os scans dos livros mais importantes postados aqui (Jogador e Monstros, dois dos livros básicos AD&D). Eu poderia colocar o Livro dos Monstros no meu blog e ficar com os créditos só pra mim, mas preferi confiar em ti, pois além de saber que ele chegaria a muito mais pessoas ele também estaria em boas mãos.

    Se o dragão quiser tirar umas férias tudo bem, mas se aposentar jamais! Vida longa ao Dragão Banguela!

    ResponderExcluir
  16. Galera, sem xingamentos, ok??

    Esse blog começou com uma idéia do Trapaceiro, em cima dos scans q eu fiz e postei no Senhor dos Downloads (e creio q em outras comunidades do orkut). Nunca reclamei de nada (até pq ele sempre colocou o meu crédito), mas com o tempo, acabei decidindo postar minhas coisas só nessa comunidade. Com isso, sendo qse exclusividade.

    Portanto, acho justo q, ao invés de creditar unicamente a pessoa q fez o scan, credite o grupo tbm (no caso a comunidade).

    E Trapaceiro, falta o livro do guerreiro tbm, portanto, não pode parar ainda =D

    Não acho necessário q o dragão faça uma viagem longa (no máximo um passeio de fds)

    ResponderExcluir
  17. Trapaceiro, tentei fazer isso, colocar creditos nas paginas, mas os caras no concordam uhauahah
    abraços mano

    ResponderExcluir
  18. Exigências imbecis feitas pelo Senhor dos Downloads. Você não detém os direitos do material escaneado. Se você decidiu ter esse trabalho, foi por sua conta e risco, unicamente.

    O cara disponibiliza sem esperar nada, nem sequer um obrigado, apesar de que os agradecimentos são uma consequencia pelo belo trabalho.

    Fico triste de saber que o blog acabou, e fico com raiva pelo motivo imbecil. O dono sempre procura creditar os materiais que disponibiliza e suas exigências são, na maior parte das vezes, ridículas. Não tem porque serem colocados os links da comunidade apenas para creditar (apesar de ser bom fornecer um "mirror" para download).

    Espero que não acabe o blog, sinceramente. Os livros de AD&D são tudo o que eu sempre procurei pela internet.

    Abraços

    Careca do RPG no Paço

    ResponderExcluir
  19. Careca,
    "O cara disponibiliza sem esperar nada, nem sequer um obrigado, apesar de que os agradecimentos são uma consequencia pelo belo trabalho."
    "Não tem porque serem colocados os links da comunidade apenas para creditar"

    Suas palavras o condenam, vc acha que fazemos por qual motivo?

    Não estamos recebendo os agradecimentos, unica coisa que queremos, pelo trampo que estamos tendo para fazer VCS terem acesso aos livros, e se acha imbecil, compre os livros e se divirta.

    ResponderExcluir
  20. Os scans de livros servem para divulgar os livros e não sites.

    Se a pessoa tem o trabalho de scanear um livro ela quer que outros leiam o memso livro para que futuramente o adquiram em livro físico.

    O Trapaceiro não ganha um centavos com isso, assim como quem scaneia os livros e manda pra ele também não ganha. Mas todos saimos ganhando por divulgar o RPG para um número maior de pessoas, coisas que as editoras não fazem, se prestando somente a publicar livros caríssimos e sem o devido suporte a novos jogadores. Saímos ganhando também ao manter vivo o AD&D, um dos melhores sistemas de RPG já criados.

    Como já disse antes, é absurdo querer tomar posse de scans de livros sem ser a pessoa que ESCREVEU os livros. Qualquer um poderia pegar os scans do Livro dos Monstros que eu passei tantas noites scaneando e colocá-lo em outro site que mesmo assum meu objetivo seria cumprido: o de que mais pessoas se tornem adeptos do AD&D e possam ler o livro. Isso certamente não seria a mesma coisa que invadir a minha casa e roubar o livro da estante.

    Entendo a importancia de divulgar os links dos sites de onde os amteriais são retirados, pois isso gera um fluxo maior de leitores para ambos os lados, mas acusar de roubo é uma atitude deveras imatura. Ou será que o Senhor dos Downloads ESCREVEU o livro do Warcraft D20?

    ResponderExcluir
  21. o senhor dos downloads acusou de algo?

    Leia as coisas, meu filho leia antes de falar asneiras.

    ResponderExcluir
  22. Pessoas colocam na internet material para livre acesso, fora do circuito de créditos dos AUTORES (q não é só citar o nome de quem fez, mas pagar a essa pessoa pelo uso), e estão exigindo q outros os creditem... Isso no mínimo é contraditório. Ninguém é obrigado a creditar algo q recolheu da internet, se o faz é por respeito. Tenho acompanhado o DB e sempre vejo o Trapaceiro creditando o material. Quando as empresas reclamam destas pessoas por colocarem material ilegal na rede, elas correm ao escudo da liberdade de informação, mas neste momento não se lembram disso. Ninguém pode obrigar o cara a dar crédito desta ou daquela forma, ele o faz do modo q desejar, vocês não detém os direitos autorais das obras para fazerem isso.

    ResponderExcluir
  23. Deixe-me ver... por mim o "senhor do download" ou qualquer outro babaca que critica o dragão banguela pode ir pro inferno...
    Este é o primeiro e ÚNICO lugar que disponibiliza materiais decentes de AD&D que na minha opinião é o melhor sistema. Todos downloads foram dados os devidos créditos quando se sabia a origem...
    Todos sites de AD&D que já encontrei possuiam apenas materiais em inglês e ESSE site tenho o orgulho de dizer que acesso TODOS os dias sem excessão. Material sempre com excelente qualidade e comentários realmente produtivos.

    Quem quiser reclamar que faça reclamações construtivas, do contrario vao jogar aquela porcaria chamada 4ª edição, que de Dungeons & Dragons não tem nada, parece jogo de luta estilo street fighter no video game...

    Sei que deve ser dificil manter o dragão banguela, e mesmo que chegue o dia em que haverá apenas 1 post a cada mes, eu estarei aqui entrando todos dias pra ver se há alguma novidade!

    Espero que vc continue e aqueles que estão indo contra o blog, que queimem no inferno Muauahuahuhauah

    ResponderExcluir
  24. Ok. "Acusar" pode não ser uma palavra adequada, mas impor uma série de exigências para a postagem de livros que não são de vossa autoria é por demais sem sentido.

    Eu ficaria chateado se alguém pegasse um texto meu (como os que já froam postados por aqui) e colocasse em outro site sem minha autorização e sem os devidos créditos, pois eu gastei um tempo significamente grande para escrevê-los. Mas fazer isso em relação a scans não faz o menor sentido. Principalmente porque no caso do livro do Warcraft e em qualquer outro livro presente por aqui, a pessoa pesso que teve o trabalho de fazer o scan sempre foi creditada.

    ResponderExcluir
  25. falta humildade senhor dos downloads a gente geralmente faz o que todos fazem que é divulgar afugentar o dragão não lhe dara um nivel nem renome pense que na verdade vc começou queimando seu filme somos na maioria rpgistas que abrem mão de compromissos pessoais para se dedicar a fazer a multiplicação do material disponivel em rede ,não somos concorrentes e sim colaboradores . ah so mais uma coisa da proxima vez vai encher o saco da devir e me convida que deles eu ajudo a xaropear.

    ResponderExcluir
  26. Soth37,
    Ninguém é obridado a fazer nada. O que fiz foi uma proposta para que ambos os lados sejam beneficiados, o DB como distribuidor e o SdD como scanlator.

    Lord, vc leu isso?

    postato por Lorão:
    "Esse blog começou com uma idéia do Trapaceiro, em cima dos scans q eu fiz e postei no Senhor dos Downloads..."

    Esses foram scans de AD&D, então qual foi o 1° lugar a disponibilizar materiais de AD&D? E, não aqui não é o ÚNICO lugar onde você encontrará os scans de AD&D.

    ResponderExcluir
  27. Lord, sinto informar, mas aqui não foi o primeiro local a disponibilizar material de AD&D, pelo q eu sei, o primeiro local foi o Senhor dos Downloads, onde eu coloquei meus primeiros scans (Forgotten e First Quest).
    E essa discussão (ao menos, pelo q já foi postado aqui, só o Senhor dos Downloads q disse ter 'reclamado') resume-se basicamente a creditar a pessoa e o grupo q fez o scan....
    Trapaceiro, nada contra ter usado meus scans, viu, já q vc creditou a mim sempre, mas realmente seria interessante creditar de onde vc pegou (comunidade ou site)
    Espero q continue =D

    ResponderExcluir
  28. Lindas palavras as do lord. (Me refiro a "mesmo que chegue o dia em que haverá apenas 1 post a cada mês, eu estarei aqui entrando todos dias")

    E sabe de uma coisa. Bem, se eu escanear o livro e não colocarem os créditos, é claro que eu vou reclamar. Mas não prejudicar um MARAVILHOSO blog por isso.

    O máximo que eu acho necessário fazer é pedir para o cara concertar o post por e-mail e etc. Mas assim... se você vê que seu crédito não está la, pede e pronto. Não espere o blog encher de pessoas e fâns para isso.

    Tenho certeza que o Trapaceiro sempre se preucupou com os créditos. Agora, criar um motivo que chega a ser quase futil para F*DER com o blog. É idiotice.

    Eu visito esse bendito blog todos os dias, e fiquei pulando de alegria quando vi "7" e não "6" nos posts de agosto. Ai quando fui clicar, achei isso.

    Quero que fique bem claro que eu desejo de todo coração que o blog continue. E acho legal o Trapaceiro começar a fazer esses creditos pedidos, mas não vejo a necessidade de modificar todo um blog por isso.

    E como ultima declaração:
    Vida Longa ao Dragão Banguela!

    ResponderExcluir
  29. A propósito, muito me decepciona você, senhor Banguelo por querer parar de escrever no site por causa de uma intriguinha destas.

    O blog começou timidamente divulgando materiais de AD&D e cresceu até chegar a uma marca impressionante de visitas e postagens, sempre com material muito pertinente e ganhou até mesmo uma comuinidade no Orkut.

    Mesmo que todo o material que tenha sido retirado do Senhor dos Downloads seja retirado, ainda assim o acervo de materiais deste site será bem vasto. Tanto os materiais que tu scaneaste quanto aqueles feitos por outros leitores e que despontaram aqui em primeira mão.

    Ora, você é um dragão ou um kobold? Existem várias opções para acabar com essa discussão inútil, desde o despotismo absoluto até a aceitação de regras de terceiros, mas como todo bom Dungeon Master cabe a você, o dono do site chegar à uma conclusão que agrade a todos. Se nem a falta de materiais de AD&D disponíveis fez com que o site perdesso o fôlego não vai ser este episódio lamentável que o fará desistir agora, não é mesmo?

    Agora, se aparecer um médium dizendo que o espírito do Gary Gigax mandou você parar de publicar Scans de D&D, aí sim é bom se preocupar...

    ResponderExcluir
  30. Perfeito Edorass, é exatamente o q a gente quer =D

    Créditos da comunidade (não é pedir demais, acredito), e que o blog continue =D

    ResponderExcluir
  31. Tá pessoal, isso aqui já virou bagunça...
    rolem iniciativa ai
    [:D]

    só p acalmar os ânimos...

    Mas, prefiro que esse DB não acabe assim como acabou uma outra DB...

    Pelo menos é esse meu desejo...

    FLW-MALK!!!

    ResponderExcluir
  32. Só tem verme na NET mesmo! Eu sou blogueiro a pelo menos uns 3 anos, e não ganho porra nenhum até hoje! E os manés vem reclamar por causa de "Direitos autorais da scans que botei na Internet que não fui eu que inventei, copiei da porra da Editora sem pedir permissão", Internet é pra compartilhar, upou pra que? Ficar famosos?! Vão é se fuder!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. E pra esses outros ai que ficam "queremos creditos!! Vamos morer se vc não colocar!!" AH! VA TOMAR NO CU!!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. E que blogueiro inutil vc é fisioteraputa... Esse é o nivel de frequentadores desse blog. Fala sério, eu esperava mais.

    ResponderExcluir
  36. A pouco mais de um mês tive contato com RPG por acaso, então entrei na net e logo de cara baixei o novíssimos scans dos livros da 4ª edição, li entendi que existem regras e tal..., mas não entendi praticamente nada (meus amigos nunca ouviram falar deste tal de RPG e ainda não consegui convencer ninguem a jogar, então comecei a pesquisar outros e RPG e como aprender a jogar, dai descobri este site baixando os livros da 1ª e 2ª edição e principalmente a first quest e hero quest que me ajudou a compreender a mecanica do jogo e me deixou maravilhado pelo excelente jogo. Agora estou aguardando o encontro de RPG de Curitiba onde vou contato de verdade o jogo. E assim chego ao ponto que é: Peço que não feche o blog e crie uma sessão para iniciantes, onde seja explicado nos minimos detalhes como se dá uma partida de RPG, isto com certeza irá aumentar e muito as visitas. Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Trapaceiro, não se incomode com esses caras não,
    continue com este trabalho bacana que você vem fazendo.....

    Niguém tem nada que comentar, o que piratas da internet tem a falar sobre direitos de download, peça pro cara te processar, quem sabe ele é que ganhe algo real a se preocupar....

    Sorte e força!

    ResponderExcluir
  38. Pu caramba, meu!
    os caras vao fik com frescura pq, segundo eles, tu num botou o nome d kem fez o scan?!
    ridiculo!
    os cara kerem ficar conhecidos pelo mundo a fora por scanear livros?
    ateh onde eu entendo o motivo d se escanear o meterial eh compartilha-lo e popularizar nosso hobby, e nao fik famoso!
    e qual o problema d mudar pra pdf as paradas!?
    meu isso foi a maior - desculpe o termo - babaquice q eu ouvi nos ultimos anos!
    e ate onde eu me lembre ate hj sempre vi o nome de kem escaneou as treta!
    cara, o blog du dragao disdentado eh muito 10, du roxa mesmo... nun liga pra o q esses toscos ficam falando, na moral!

    cara o teu blog foi sempre mt util, obrigado mesmo, e obrigado a todos q escanearam os materiais, q mesmo sem levar os creditos - agora me diga um post q o trapaceiro num deu os creditos devidos? - vao se reconhecer...

    um amend... nao! um BOCADO de amendoins pro dragao banguela!
    e -10 amendoins pros caras q fikam com essa fuleiragem!

    Que ninb role bons dados pra você!

    ResponderExcluir
  39. Ah, e concordo com o q o Lord e o fisioterapeuta disseram!

    Longa vida ao Dragão Banguela! (continua aê na moral, de boinha, du roxa mermo, tiu Trapaceiro!)

    *e q se damen os meus erros de ortografia, falei?

    ResponderExcluir
  40. AIII MAMÃÃÃE
    SE NAO COLOCAREM O NOME DA MINHA COMUNIDADE NOS LIVROS SCANEADOS VOU CHORAAAR
    BUÁÁÁÁ :(


    HuahuHuahuAHuaHuAuhAuhAuhAuhAuhAUha!

    ResponderExcluir
  41. Bom de tudo o que foi dito acho que todos concordamos que o blog deve continuar. Não para não Trapaceiro e c precisar de ajuda pra tocar o barco tamos aí. Inté...

    ResponderExcluir
  42. Que pena, vi o DB ser inaugurado e agora ser fechado

    ResponderExcluir
  43. Trapaceiro, parei de ler as mensagens faltando um terço , mas gostaria de dizer que no começo, quando vc abriu o blog, confesso que achei q vc só queria holofote.
    Hoje, com o blog (e eu ) mais maduro, percebo sua intenção de ajudar o pessoal, e como vc fez isso com sucesso! Pode deixar que seu trabalho será recompensado, talvez nao hj, mas um dia. Parabens pelo excelente trabalho, sei como é sofrer acusações e isso é muito chato. Quando se atinge certa "fama", viramos alvo. Quando o Ronaldo do futebol faz um gol, ele é um heroi, mas quando joga mal, ele é um "gordo que come travesti" e sei la mais o q.é foda, mas o principal é ter convicção de q o q vc esta fazendo é a coisa certa. Vamos deixar o Dragão descansar por hora, até que seja o momento dele voar novamente. Grande abraço

    ResponderExcluir
  44. ah,mais uma coisa: quando o material é em ingles e esta na net, como alguem sabe "quem pegou primeiro"?
    digo, se um quadrinhho de dragonlance foi posta na internet, por exemplo, quem nao garante q varias pessoas pegaram e estão postando em seus blogs?

    ResponderExcluir
  45. Dragão represento o blog Contos de Honra e Gória e posso dizer que sempre gostei muito de seus posts, venho lhe oferecer força para continuar na batalha mesmo contra três mil caçadores de dragões de 20o nível... TO ARMS!!!!

    ResponderExcluir
  46. Basta lembrar que querendo ou não, os scans são piratas. CONTRA A LEI.

    Baixamos por vários motivos, como testar pra ver se vale a pena ou por não ter 80 galeões tupiniquins pra dar num livro, mas ainda assim temos a consciência de que é ilegal perante a legislação brasileira.

    Se o tal Senhor dos Downloads deseja veementemente ser creditado pelos scans ele deve saber que há consequências pra isso. A comunidade dele é muito maior do que a do Dragão Banguela, por isso é muito amis fácil dar merda pra ele do que pro Trapaceiro.

    De qualquer forma creio que nada disso acontecerá, mas a verdadeira intenção dos scans é divulgar os livros e não as pessoas que usam scanners. Qualquer um pode comprar um canner meia boca e colocar uma biblioteca inteira na net. Querer ter os créditos pelos scans de um livro que qualquer um pode ir numa livraria ou loja virtual e comprar é uma grande tolice.

    Caro Rodrigo, sei a dificuldade que é para um leigo aprender RPG, por isso pretendo criar um "manual para neófitos do RPG". Assim que eu escrever eu coloco online e juro que não crio caso se ninguém me der os créditos xD

    Manter o RPG vivo é a maior glória neste meio e não um nome no rodapé de uma postagem!

    Vida longa ao RPG, vida longa ao AD&D, vida longa ao Dragão Banguela!

    ResponderExcluir
  47. Raiva. É isso que eu senti quando vi que por meia duzias de reclamões o melhor blog de RPG que eu já vi ficará sem atividades.

    Logo agora que eu consegui uma forma de scanear a minha unica contribuição com o blog (faltou um cabo USB pra eu scanear o Dominios do Medo). E pior, pensava seriamente em distribuir e NÃO pedir creditos. Mas com isso dá vontade de colocar bem grande "DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA PARA O DRAGÃO BANGUELA".

    Tapaceiro, peço do fundo do coração, jogue um d20 com bonus de +3 para um teste de resistencia contra a morte e continue esse blog maravilhoso.

    Vou continuar com a idéia de scanear o material que eu prometi. Vou cumprir e te enviarei como eu faria. Esse blog é bom demais pra parar...

    ResponderExcluir
  48. O Dragão não pode acabar, foi aqui que consegui o material para voltar a jogar o meu rpg preferido (AD&D) e já estou me preparando para dar a minha contribuição que é scanear o livro do mestre. O Dragão Banguela não pode acabar!

    ResponderExcluir
  49. Respondendo aos bocas sujas de plantão, o Trapaceiro tem sido um cara muito bacana, e sabe conversar, o quem está causando toda essa bagunça são vocês que têm boca suja e nem sabem, nem mesmo lêm, o que aconteceu e vão logo falando palavrões, fazendo acusações e elogios desmerecidos.

    Quanto a ser creditado pelos scans todos os outros grupos fazem isso, alguém já baixou por exemplo um scan dos romances de dragonlance e notou o que tem lá? Ou mesmo de Forgotten Realms, ou mesmo de qualquer outro livro de literatura? ou ainda de quadrinhos? Pois bem eles têm o costume de colocar nos arquivos PFDs suas marcas, endereços, nomes. Nós d´O Senhor dos Downloads por consentimento da maioria dos scaneadores optamos por não seguir nessa linha, visto que queremos preservar ao máximo a identidade do livro original. A forma que usamos é colocar nosso nome nos links de distribuição e quando outros blogs, forums, comunidades postam os materiais que digitalizamos, eles usam nossos links. Os que não usam nossos links colocam em suas postagens a origem do material, como exemplo o Calibur D20 que adota esse padrão nas postagens de livros de D&D 3.x que fizemos, como nessa postagem:

    http://caliburd20.blogspot.com/2009/05/divindades-e-semideuses.html

    Pois bem, perguetem ele se doeu fazer isso, se prejudicou em alguma coisa. Digo que não, na verdade ele tem muito mais material para postar, e ao colocar a nossa fonte, mais pessoas nos conhecem e por consequência podem nos ajudar nessa obra de digitalizar esses livros e quadrinhos para todos.
    Pois bem, a maioria das pessoas aqui que nos chingaram baixam ou já baixaram livros ou quadrinhos que digitalizamos, reconheçam isso pelomenos. Não são obrigados a gostarem de nós nem a se juntarem a nós mas mostrem respeito por aqueles que tentam deixar as mesas dos mestres desse Brasil a fora mais ecléticas e fazer muito mais pessoas conhecerem os mateirais de RPG.

    Quanto a pirataria, dar problemas, eu sou administrador de um blog com 50,000 acessos diários, onde traduzimos e diagramamos e postamos scans de quadrinhos há anos. Colocamos nossos selos e tudo nas HQs para que TODOS saibam de onde vem.

    E se querem dar lições de moral sobre pirataria olhem no espelho e chorem pois se estão vendo isso aqui é porque fazem parte dessa sujeira toda.

    ResponderExcluir
  50. PESSOAL, tenho 3 coisas para dizer:

    1º) Acalmem os ânimos, não briguem entre si, afinal, somos todos rpgistas inteligentes e não devemos ficar uns contra os outros por razões distintas.

    2º) Caceta, não achei que o Dragão Banguela tivesse tantos leitores. Valeu mesmo pelo apoio pessoal.

    3º) Com tantas manifestações em prol do Dragão Banguela, e também que algumas pessoas do blog "O Senhor dos Downloads" se mostraram bem camaradas em conversar na boa e civilizadamente sem atirar o pau no Dragão, vou tentar conversar com o Sr. dos Downloads para ver se chegamos a um acordo, como por exemplo, colocar um banner do blog deles nas postagens equivalentes.

    Peço apenas ao Sr. dos Downloads, que permita que eu deixe os links do 4shared como estão, posso até renomear eles (tipo, Livro dos Monstros.pdf - scans by Senhor dos Downloads - up by Blog do Dragão Banguela, etc.)

    Fiquei muito feliz, pois vocês leitores se mostraram muito receptivos com o Dragão Banguela.

    Vou pensar no assunto de permanecer ou não afastado por um tempo. Talvez semana que vem eu dê uma postagem definitiva se o Dragão Banguela irá permanecer ou não no ar.

    Enquanto isso, peço apenas que não briguem e não se ofendam.

    Ao invés disso, conversem entre si, tirem suas dúvidas, mostrem as suas opiniões com respeito.

    Por ora é isso, até logo pessoal.

    ResponderExcluir
  51. Bom, nunca tinha postado na por aqui, mas agora eu vou!

    Seguinte: esse não é o primeiro site/blog de RPG que vejo acabar por causa de, basicamente, inveja e frescura. O primeiro caso que presenciei, o Taverna do Suricate, teve a sua seção de downloads fechada pq denunciaram como quebra direitos autorais. Até aí, não passou de um ato covarde de algum invejoso e foi compreensível terem retirado os links, já que poderia cair pra justiça e etc. O chato é que pouco depois o prazo da conta do site venceu e, até onde sei, ninguém renovou e a Taverna fechou de vez.
    Quando vi o começo do post do Trapaceiro, achei que fosse ser o mesmo caso, mas não, além da inveja, teve tbm o fator frescura. Pq, alguém me explica por favor, alguém reclamaria de trocar um formato que pelo menos eu não conheço, esse tal de CBR, pelo tão famoso pdf? Pq? E pq reclamar de colocar o material em um link alternativo? Tudo bem se pedir para, junto do link do Trapaceiro, colocar tbm o link do site original, foi até a ideia do mirror que deram, acho isso bacana. Mas acho tbm importante o Trapaceiro ter o material em um link próprio para, como ele falou, evitar o desgosto de encontrar links expirados e ter que esperar para os outros consertarem.
    Acho que essa comunidade do Senhor dos Downloads, bem como todos os outros invejosos e/ou frescos, deveria rever essas regras que eles tentam impor para um material que não é de autoria deles. Como disseram, os direitos autorais é do autor, e não de quem scaneou.
    Mas, para evitar chateações, eu sugeriria como alteração apenas a inclusão do link da comunidade do sinhozinho aí, o resco é pura frescura e falta de bom senso e, ao meu ver, pode ser desconsiderado.

    Só pra finalizar: ô povinho mais mimimi, viu!

    ResponderExcluir
  52. Cara, dessa galera toda q meteu o pau e xingou, tenho só uma pergunta... alguém já tentou escanear um livro pra ver o trabalho q é???
    E quem disse q é só ter um scanner e colocar uma biblioteca toda na net, faz um favor, arruma um scaner... eu vou adorar.
    Cada revista das que eu faço, gasto, no mínimo, 4 horas pra ela ficar pronta (ok, não dou exclusividade total, mas ainda assim demora).

    Concordo, com a parte do mirror, pra mim tá perfeito, coloca os dois e sejamos felizes.

    Colocar os créditos o Dragão Banguela fez, só pedimos agora pra ele colocar tbm o crédito do grupo (no caso a comunidade O Senhor dos Downloads, q atualmente, no que eu vejo, são os que mais escaneiam livros de AD&D e D&D do Brasil)

    Nisso aqui fechamos as 'exigencias' (mais pedidos q exigencias) 1 e 2

    A terceira deve dar algum trabalho pra fazer, mas naum é impossivel (adequar os posts já feitos a isso)

    A quarta é entre o Senhor dos Downloads (pessoa, e naum comunidade) e o Dragão, já que os meus scans são sempre em .pdf

    O quinto eu acho q já é feito... naum sei...

    Ninguém pediu ou exigiu q o blog fosse fechado... ninguém, aliás, quer isso...
    É sempre bom ver o seu trabalho sendo valorizado (seja ele legal ou não), portanto, qnto mais difundido forem os scans q eu faço melhor.

    Só estamos buscando ajudar um ao outro, e não detonar-nos mutuamente.

    Simples assim =D

    Esperamos a manutenção do blog.

    FORÇA SEMPRE

    ResponderExcluir
  53. só para explciar,o CBR é o formato mais comumpara quadrinhos,lido no CDisplay (ou algo assim ^^).

    é um programa muito melhor de usar para ler quadrinhos do q o adobe.

    Trapaceiro,vamos tocar a bola pra frente,tenho o Dragon Quest te esperando,ehehe

    ResponderExcluir
  54. Quem disse que basta possuir um scanner pra se ter uma biblioteca inteira na net fui eu. O mesmo sujeito que scaneou o Livro dos Monstros AD&D.

    Tenho conseiência do tempo e do trabalho que isso dá, pois eu levei dias e o livro nem saiu exatamente como eu scaneei.

    A minha afirmação foi no sentido de que é idiotice querer receber créditos por um serviço que qualquer um com tempo e um scanner disponível pode fazer.

    Não é como escrever um livro. Isso sim dá trabalho e exige muita dedicação, imaginação e talento. Já no caso de operar um scanner acho que até minha vó consegue!

    Não estou desmerecendo as pessoas que tiveram o trabalho de scanear os livros, pois sei o trabalho que dá, e ao visitar a comunidade do Senhor dos Downloads vi um acervo maravilhoso. Apenas continuo adepto da idéia de quem merece os verdadeiros méritos é quem escreve os livros e não quem os copia.

    Eu sou a favor e até apoio a idéia de um grupo de pessoas que quaeiram divulgar livros de RPG, mas ganharia-se muito mais evitando esse tipo de situação, afinal, D&D é propriedade de seus autores e da Wizards of the Coast.

    ResponderExcluir
  55. Galera...fico feliz em poder ler estas discussões e saber que existe um blog aqui na net que disponibiliza e sabe reconhecer que o melhor sistema de RPG ainda é o BOm e Velho AD&D...abraço a todos e não desista Trapaceiro, estamos com vc!!!

    ResponderExcluir
  56. Nem ferrando li as 55 postagens, mas Manda esse Senhor dos Downloads is caçar o que fazer!
    Só porque o cara tá putinho vai vir pesar por aqui?Eu nunca acompanhei um blog, mas o Dragão Banguela ficava aberto dia e noite em minhas abas, sempre esperando coisas novas...
    De fato inveja é uma merda...agora que o blog está ficando grande pacas, que ia chover material, a concorrência me dá uma dessas....Não saia dessa não Trapaceiro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  57. Milky Boy, antes de falar merda, pelo menos busca saber o q tá acontecendo...
    Pq a galera do Senhor dos Downloads naum precisa caçar o q fazer naum, pq a gente faz bastante coisa....

    mané... galera, antes de falar merda, leia pelo menos um pokim....

    ResponderExcluir
  58. Mané acordo, Trapaceiro! Continua postando e ponto, que o Senhor dos Downloads que pare de liberar os scans dele... A gente procura em outro lugar e te passa os links pra você postar aqui. Conheca o trabalho do Nação Garou, Sr. dos Downloads, eles traduzem e disponibilizam, acabou! Não sabia que existia regras pra cometer crime, e é o que todos fazemos aqui.

    P.S.
    *Além de palhaço é analfabeto esse Sr. dos Downloads (é HIPOCRIIIIIIIIIIISIA, amigo!)
    *Eu fui o Thiago que postou lá em cima, para não me confundir com outro Thiago assinarei diferente meus posts.

    ResponderExcluir
  59. Thiago,
    Não achando argumentos, começou a atacar com erros que você também comete? Isso sim é hipocrisia!

    ResponderExcluir
  60. Bom pessoal, andei lendo coisas e coisas... eu não ligo para o que os outros pensam mas, minha opinião é:
    1- Livro colocado na rede é pra ser distribuido
    2- Quem merece créditos são os autores da obra, esses sim merecem ser creditados.
    3- Fico feliz que as pessoas escaneiem esse tipo de material raro, feliz e grato pela disponibilização e quando me perguntarem onde encontrei, direi "foi em tal site" ou seja.... um lugar que só trata praticamente de assuntos de AD&D.

    E caso essa discussão continue vou finalizar dizendo:
    Visitei o blog do Sr. dos Downloads e o achei muito bom também, mas meu negocio é AD&D somente.... espero que ambos os blogs continuem mas se for pra defender ai vai:
    O primeiro post do blog Sr. dos Downloads foi em Maio de 2009, sendo que o primeiro post do Dragão banguela foi em Março de 2009... ou seja, se algum blog tem que ser fechado, que seja o do Senhor dos Downloads, pq o Dragão Banguela veio primeiro!

    Obs.: Ops Sr. das Cucuias, não vi você creditando os livros do seu blog, por acaso você escaneou todos??

    ResponderExcluir
  61. Concordo com tudo que o Thiago Paraíba disse. Esse (analfabeto) Sr. dos Downloads, não está em posição de ficar fazendo exigências ou "condições". Sinto muito lhe informar, mas se vocês estão nessa pela "fama", pelos "créditos" e o c*ralho a 4, tem algo muito errado aí. Falo por experiência, que o real motivo para todo o trabalho de digitalização (e tradução) de livros e revistas, deve ser não outro além do prazer de disponibilizar à outros a oportunidade de conhecer (e apreciar) uma maravilhosa obra.

    Dito isto... Sr. dos Downloads... obrigado por CAGAR (com seu egoísmo e orgulho patético) com o trabalho de uma pessoa (O Trapaceiro) que compreende o real significado da democratização da leitura.

    ResponderExcluir
  62. http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=4306262

    Amigo, O Senhor dos Downloads não é o blog, e sim a comunidade que foi criada em August 19, 2005, visitem e vejam. 4 anos de distribuição. Esse blog foi montado para disponibilizar alguns livros para membros que não podem acessar o orkut na maioria das vezes, tanto é que nem é o foco do trampo, lá colocamos as HQs que EU traduzo, e scans que eu e os membros fazem, os creditos desses livros estão todos na comunidade. Vejam ae sim podem nos chingar, Se tiverem razão, claro

    ResponderExcluir
  63. Povos e povas o que a gente tá fazendo aqui discutindo sobre quem deve aparecer com o nome do scan, levar o crédito sobre isso. Eu acho legal saber que teve um cara que fez isso e disponibilizou, mas qual o real objetivo disso não é difundir o RPG. Como eu disse, cria uma página entre a capa e a contra-capa, põe uma análise do quadrinho, livro ou da receita de bolo e coloca o nome de quem fez o scan. Simples. Acompanho o DB desde o início, e sei que ninguém aqui fez por mal em roubar créditos de ninguém. E continua a mesma pergunta, que merece os créditos os scaners ou os escritores. Scanear é crime, então todos nós devemos ser jogados na jaula dos leões.
    Se nem mesmo entre nós RPGistas existe um clima bom, imagina o que a sociedade pensa em relação a nós.

    ResponderExcluir
  64. Faço minhas as palavras do Mator.

    P.S. o correto é Xingar, com "X".

    ResponderExcluir
  65. Ah para....

    Che, não seja louco de abandonar sem postar o Livro dos Monstros da 4th edição que eu ainda não tenho grana para comprar.

    No mais, manda esses caras que te pressionam a PQP, quem eles pensam que são? Querem regulamentar algo que naturalmente vive a margem do oficial? Quanta contradição.

    Vida eterna ao Dragão Banguela e pnc dos secadores.

    ResponderExcluir
  66. Seguinte, quero que esses cabras postem seus nomes, cpf e RG se querem crédito. O MP agradece... hehehe.

    Nada de dar crédito para alcunhazinhas de pseudo-subversivos.

    ResponderExcluir
  67. Esse senhor dos Downloads não é senhor nem na casa dele!

    Quer ser reconhecido pelo trabalho que faz? Faça alguma coisa no mundo real, vá estudar, vá escrever um livro, faça um filho e torne ele uma boa pessoa, sei lá...
    ao invés de esperar que outros alimentem seu ego por uma atividade marginal...

    Se alguém merece crédito e ser lembrado, esse alguém é escritor...

    o resto é resto... Se pensas que faz uma boa ação, faça por ela mesmo e não por esperar 'reconhecimento'

    ResponderExcluir
  68. Não sou o mais comentador dos usuários, mas acompanho dragão banguela mais que qualquer outro site!
    Na real real todo mundo aqui ta fazendo pirataria, mesmo de livros que não existam em português.
    Entendo o ponto do Senhor dos Downloads e de outros outros blogs, porém ressalto a eles o seguinte:
    "NÃO adianta criticar e fazer exigências, se vcs querem devida divulgação façam como eu coloque os creditos no PROPRIO arquivo PDF. SIMPLES, de que adianta ficar por ai protestando se existem ferramentas como o E-Mule, Kazaa, Ares onde o material de vcs pode circular facilmente sem reconhecimento!"
    Fazemos o que fazemos por amor ao RPG, nada além disso, sei que é bacana receber elogios pela iniciativa, mas ninguem ganha nada com isso! Quando lanço um livro da net, cago e ando pra quem sabe se fui eu que fiz ou não, foda-se! Eu piratiei de alguem, alguém há de piratiar de mim!
    E segue uma reclamação a TODOS os blogs, excetuando-se esse!
    "CARAS ESQUEÇAM O RAPIDSHARE!!! Essa ridícula ferramente, é lenta, da problema, o material expira, e é um saco! Vejam o 4shared, ele é bem mais dinâmico, os links NÃO expiram, ele á mais rápido, e possui ferramenta de busca interna!"
    É louvável a atitude de quem trabalha em prol do RPG, mas é no mínimo estranha quem disputa créditos de um material pirata, afinal traduzido ou não, bastam uma simples danuncia para muitos aki terem uma IMENSA dor de cabeça quanto a direitos autorais.

    E agora ao trapaceiro.
    "Tchê, se o negocio é exclusividade, me disponho a deixar sobre créditos teus, todo o material por mim feito, e começar a enviá-lo (já tentei uma ou duas vezes material para ti mas deu erro), tenho material raro de Dark Sun, em português, e outros cenários, caso queira continuar com o blog... me mande um e-mail: rodrigogerrardml@gmail.com
    E enviarei-lhe todo o material que possuo!"
    Abraço a todos.
    So um PS: Outros representantes de blog, ressalto que não estou atacando ninguem diretamente, mas prestem a atenção... proponho a vcs o seguinte, busquem anuncios de livros em váios sites, e verão a IMENSA quantidade de links quebrados... principalmente no rapidshare.
    E também a fluência de material de terceiros distribuida sem créditos... esse negocio não existe sejamos realistas, vcs não ganham nem perdem nada fechando esse blog, quem perde somos nós amantes da Old School que perdemos o blog com mais raridades de toda a net... e o pior de tudo... tudo em português...
    abraço a todos!

    ResponderExcluir
  69. Putz cara, esse seu blog é bom bagarai... pena que nem todos entendem... espero que Eris nos favoreça e faça esses $#@! que não entendem entenderem para tudo voltar a fluir aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  70. Não sou de comentar muito:
    1-Gosto de baixar scans de diversos lugares(daqui principalmente...hehehe)
    2-Agradeço a quem tem o trabalho de scaneá-los(acredito que dêm um trabalho danado)
    3-Em defesa do Dragão, ele sempre posta os créditos (tanto é que as vezes pelos nomes nos créditos vou procurar outros scans, qdo me interessam)
    4-Querer crédito tudo bem, mas não acho legal essa parte de ter de ser da forma que uma pessoa acha que tem de ser(com relação a parada de CBR, no meu caso prefiro PDF mesmo, mas ai é gosto e qdo não tem PDF, mudo a extensão pra .zip e vou ver as imagem memo)-(Com relação a ter de ser utilizado o link da pessoa, sou contra, muitas vezes vou baixar algo e o link está quebrado - pra variar é sempre naquele arquivos que tem várias partes...dá uma raiva...heheh)

    Finalizando:
    Gostaria que o dragão continuasse muito mesmo, gosto de ler os post - mas não sou de comentar.
    Vamos parar de brigar pessoal(isso num leva a nada - PAZ, AMOR e RPG na véia), Vamos diminiuir as exigências pessoa ai que reclamou, para que os materiar possam ser disponibilizados sem problemas.

    FORÇA DRAGÃO!
    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  71. Ninguém precisa colocar créditos de ninguém nisso. Não é obrigatorio e o Trapaceiro não tem de fazer. Se ele coloca, é porquê ele ta fazendo algo a mais pelas pessoas q gastam horas scaneando.

    Agora, se ele ja ta fazendo isso, pra quê vir aqui pedir mais? Divulgue se pretende fazer uma comunidade reconhecida (se bem q fazer essa agitação aki no Dragão ja é uma boa forma de divulgação).

    Nada precisa ser mudado. Nada. Se for mudado, é apenas por boa vontade do Trapaceiro em satisfazer as "aflições" de quem exige.

    Abraços pessoal, manerem nos insultos.

    Longa Vida ao Dragão Banguela!

    ResponderExcluir
  72. um grupo especializado em fazer scans e uploads não tem que se preocupar se os links expirem ou não, caso expirem temos os materias para reupar, e sempre temos mirros para isso, ou seja, argumento de que o link vai expirar acho que não é válido.

    ResponderExcluir
  73. Trapaceiro, acho que você ao deve parar de postar os scans aki não!
    Afinal quem merece mesmo os créditos é quem scaneia, não quem posta primeiro!
    E tb cara, como já acertamos antes, te dou total apoio pra postar minhas tirinhas aki no blog! e tem tb as da Ordem do Graveto.
    Então cara vai levando com posts secundários!
    E vc não pode parar! Nem depois de postar os livros que faltam!
    Que Moradin esteja com vc!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  74. Nossa pessoal, esse post deu o que falar. Teve mais comentários que o lançamento do livro do jogador e do livro dos monstros do AD&D.

    Bem, primeiro agradeço por nos últimos comentários vocês estarem maneirando no linguajar, não é legal ficarmos trocando ofensas.

    Um grande abraço e até a próxima. Vou resolver ainda essa semana se fico ou não na blogsfera.

    ResponderExcluir
  75. Pô, será que depois de todas as manifestações positivas dos leitores do site ainda resta alguma dúvida do que fazer?

    Como diria D. Pedro I: "Se é para a felicidade e bem estar geral da nação, diga ao povo que fico!"

    ResponderExcluir
  76. Aliás, nas postagens antigas tem uma enquete onde se questionava se o site iria parar em Ravenloft ou continuava aqui mesmo no Plano Virtual Primário.

    Na época o dragão havia acabado de sair do ovo e tinha poucos seguidores. Mas hoje em dia ele é um Grande Wyrm e atraiu uma centena de seguidores fiéis prontos para colaborarem como puderem pelo bem do site.

    Por isso digo que o dragão deve sim continuar na ativa colaborando com todos os jogadores de RPG da velha guarda que não se adequaram às presepadas da Wizard$ of the Coa$t e também com os novatos que não tiveram a chance de viver a Era de Ouro mas sabem que RPG é muito mais do que lutas entre bonequinhos num tabuleiro.

    ResponderExcluir
  77. É trapaceiro, os caras te consideram concorrência e querem te tirar do mercado...Ignore-os, pois eles nada podem fazer.
    O blog está crescendo em PG e isto incomoda, mas passando esta fase ruim você vai sair mais por cima do que nunca....Keep the good work!

    ResponderExcluir
  78. se o DB creditar a dita cuja comunidade (vice-versa tb)

    E

    os leitores continuarem scaneando e divulgando pra galera independentemente dos creditos...

    creio que nao existirá motivo para que nenhum blog pare de funcionar PELO CONTRARIO todos (inclusive toda a galera que curte RPG) sairá ganhando


    O mais forte aliado do DB por enquanto eh o glorioso AD&D 2ªEd, entao é claro que quem prefere esse sistema sempre vai visitar o blog!
    E olha que eu acho que tem muuuuitos dessa RAÇA aqui né? Eu sou um com certeza! hahaha

    Quem curte AD&D 2ªEd põe o dedo aqui...!Que já vai fechar..!!!

    ResponderExcluir
  79. Caraca, e surpresa foda essa heim?
    Fico uma semana sem acessar o blog e acontece isso!!! Olha, eu jogo RPG a pouco mais de 20 anos e no meu tempo era mais dificil matar um dragão, ainda mais um ancião que de tão velho ta até banguela!!!

    Retoma essa "bagaça" rapaz!!!!!

    ResponderExcluir
  80. que siga o vanerão...

    'Não podemo se entrega prus homi de jeito nenhum, amigo e companheiro, não ta morto quem luta e quem peleia, pois lutar é a marca do campeiro'

    ResponderExcluir
  81. Bem, li tudo. É o meu primeiro post aqui - e eu tou acompanhando já a algum tempo, e adorando. Espero que não acabe. Sr. dos Downloads, pelo que entendi, o que vocês querem são os agradecimentos das pessoas pelo trabalho de fazer os Scans.

    Muito Obrigado. Valeu mesmo.

    Satisfeito? Espero que sim, por que isso para mim parece coisa de gente que quer um afago no ego ("Vejam, fui eu que fiz"!) absolutamente desnecessário. Faz diferença da onde se baixou ou deixou de baixar? O que importa é a informação estar circulando, viva e útil, para quem precisa. Eu já fiz alguns scans (e sim, sei o trabalho que dá) e todas as vezes que tentei postar aconteceu exatamente isso: neguinho querendo atrapalhar o processo. Não estou sendo mal educado com ninguém, apenas não entendo essa necessidade de atenção. Acho que somos todos adultos aqui, não? Todos já superamos essa fase do "Sua Majestade, O Bebê".

    Trapaceiro, meu amigo (sim, eu não te conheço, nem nunca você me viu - ou leu - antes, mas eu te considero um amigo querido) Espero que mude de idéia. Espero que saiba o quão importante essa sua iniciativa tem sido. E espero que não pare.

    ResponderExcluir
  82. Caro trapaceiro, seu blog foi uma verdadeira luz em minhas buscas por materiais e suplementos, uma iniciativa assim e verdadeiramente honrosa, espero que nao desista do seu trabalho, jogo a 10 anos e essa e minha primeira postagem, e espero de coraçao que nao seja a ultima, nao se deixe abalar por criticas banais e ciuminhos baratos, pois os verdadeiros guerreiros sao aqueles que nao desistem nunca... Sucesso cara !

    ResponderExcluir
  83. Cara... estou pasmo!!! Que absurdo!!!

    Infelizmente estou sem pc em casa e não tive tempo de ler tudo, mas só de saber que o Banguelo vai entrar numa pausa indeterminada me chateia imensamente.

    Nem preciso dizer que o cara creditava tudo que tinha autor... até os que não tinha ele creditava (que foi o caso do livro traduzido pelo meu grupo de tradução - Skills and Powers).

    Terrível perda de materiais raros EM PORTUGUÊS e de perda de diversão para esse mundo RPGístico.

    A partir de hoje estou de luto...

    Sem mais...

    Gaijin

    ResponderExcluir
  84. Nem cristo agradou a todos... como já criei um post certa vez na comunidade RPGBrasil, não acho que os RPGistas sejam unidos exatamente por coisas desse tipo. Se você está postando material, vou dizer a verdade, que me importa quem scaneou.... não foi ele que escreveu. O cara teve um trabalho e tal, mas se teve foi porque queria ver esse material divulgado porque gostou muito do mesmo.... agora querer créditos por ter escaneado.... então é melhor sentar e escrever seu livro e ai sim exigir seus créditos.

    Deveriamos estar feliz por ver um grande acervo de RPG assim tão organizado... e aqueles que reclamaram é porque realmente não gostam do RPG ou não sabem compartilhar as coisas.
    Acho que o RPG é compartilhar... precisamos disso, de união e não focar no próprio umbigo e dizer... minha aventura e melhor que as sua.... disponibilize sua aventura e deixe que todos julguem, muitos falam, criticam, mas não tem a iniciativa de iniciar... e muitas vezes é isso que me entristece com o RPG no Brasil. Tem muita gente boa que ajudar e compartilha, mas muitas gente que se acha melhor que os outros e só sabe criticar....
    Deixo aqui meu primeiro comentário e digo a você O Trapaceiro... não desista por um ou outro comentário ridículo, porque as maçãs podres a gente descarta do cesto e elas são a minoria.

    ResponderExcluir
  85. cara... não acredito, eu mal acabei de conhecer esse blog e ja estão fechando... de todos os blogs de rpg que eu ja vi esse foi o melhor.

    se vocês ainda forem postar alguma coisa, que tal cometar sobre o jogo "planescape: torment"?

    é uma idéia

    "What can change the nature of a man?" - Raven

    ResponderExcluir
  86. Thiago, ja ouvi falar q esse jogo é bom.. mas esse blog é focado em material em portuga ^^...
    Vida Longa ao Dragão Banguela

    ResponderExcluir
  87. REALATO DE UM, INCONFORMADO, "SCANEADOR"...

    Eu como um scaneador oficial dos blogs (se é que isso existe), o primeiro a scannear um material muito usado e raro, EXIJO os direitos autorais, sim...Esta certo eu não escrevi essa obra, nem pouco sou da produtora, desenhista ou ao menos detentor de qualquer direito, ou melhor sou apenas de um de ser um scaneador. Portanto está na lei (bom senso de uma turminha de blogueiros) que sim, todos que postarem nossos scans devem constar o nome de meu blog ou meu.

    NÃOOOO, eu não quero reconhecimento, só faço isso pra ajudar a comunidade RPGistica ( não tem nada haver com meu ego)

    Você leu nossa lei não?! e ela começa assim:
    "Para que possamos continuar distribuindo os scans na boa e que para todos saiamos ganhando gostaria de colocar algumas condições para que você poste os materiais que fizemos." Pois é logico, se não seguir essas condições o scanner pode tremer, a imagem ficar borada, sabe com são essas coisas... acontecem e além disso nos podemos nos revoltar e nunca mais postar nada! E dai oq vc vai fazer? (não vale falar que vai arranjar outro para scannear, pois nos somos os primeiros a scannear aquele material raro)

    E digo mais, NINGUEM PODE, alterar os scans, deve postar o nosso link e além disso colocar o nome da comunidade, se você ja fez algum post com nosso material, concerte!

    Você deve estar pensando, se eu não fizer nada disso, não seguir nenhuma exigencia, oq acontecera comigo! Não sabe?! Podemos te PROCESSAR, pois você está distribuindo material pirata sem autorização do pirateador! Isso é crime sabia?! Da até cadeia! (kkkkkkkkk)

    Um dia um blogueiro de má qualidade, o blog dele não recebia 50.000 visitas no blog q tem 7 seguidores, após receber o email com minha SUPER LEI, me responde assim: ME PROCESSE POR DISTRIBUIR SEU MATERIAL PIRATEADO! Eu fiquei muito triste, pois eu estou nessa pelo bem dos RPGistas.... e por isso que eu tomo todos os tramites legais hoje em dia.

    Garanto que ja se perguntaram, "PORRA, ESSE MATERIAL ESTÁ NA NET, NÃO É PARA SER DE TODOS?! SE ELES COLOCARAM LÁ É PARA TODOS BAIXAREM E DISTRIBUIREM, ISSO É A INTERNET!" E eu lhe respondo NÃOOOOOOOOOO, sim eu coloquei na net, mas e os direitos autorais?! pois é vcs novamente se esqueceram, eu fiz o scan portanto sou praticamente escritor e dono do livro original.

    Vocês estão muito enganados se a internet é uma terra sem leis, tem leis para blogs, leis para msn, lei do orkut, é hoje tudo tem lei!

    Inclusive estou pensando em uma legislação: "LEGISLAÇÃO PARA POSTAGENS DE SCANS E DIREITOS AUTORAIS SOBRE PIRATARIA, 2009"

    Se você esta nervosos com isso, saibam que eu posso fazer tudo o que estou fazendo, as exigencias e tudo mais, pois sou um SCANEADOR!

    Assinado: SCANEADOR ORIGINAL

    ResponderExcluir
  88. Agora tem Legislação: LEGISLAÇÃO PARA POSTAGENS DE SCANS E DIREITOS AUTORAIS SOBRE PIRATARIA, 2009

    ResponderExcluir
  89. Torik, só faltava tu dizer que era advogado, dai eu responderia:
    "Grandes merdas que tu é advogado"

    Eu acho que respeitar (no máximo respeitar, ate agora não vi nenhum semi-deus pra ser adorado como a maioria quer ser) os escaneadores é colocar de onde veio o scan. Se o escaneador não coloca no pdf a origem do scan, problema dele.
    E se não gostou do que está acontecendo, pois é, é como os DONOS VERDADEIROS do livro que vocês escanearam se sentem. E o pior, eles ESTAO perdendo dinheiro com isso.
    beijos

    ResponderExcluir
  90. já tava ficando sem graça aqui sem polemicas, hehe

    ResponderExcluir
  91. eu concordo com o torik...
    aqueles kra não são um NINGUEM que querem que todos os respeitem por que eles scanearam o livrooo,
    mais sabe como éh néh eles tem mais de 50.000 acessos por dia no blog e na comunidade deles, então eles se acham os maiorais do mundo dos scaneadores, salve os grandes idiotas...
    psokaposkpaoskpao

    mais éh isso aee memo

    ResponderExcluir
  92. É por isso que o mundo não vai para a frente. As pessoas preferem ficar com invejinha nojenta a se preocupar em como podemos contribuir para a comunidade rpgística.
    Vida longa ao DB!!!
    Não pare trapaceiro, continue seu trabalho que é excelente :)

    ResponderExcluir
  93. Olá cara isso ta parecendo pití wawawawawwawaaw
    me diverti muito lendo os posts e dei muitas risadas, é engraçado como algumas pessoas são futeis( não sei se seria bem esta palavra mas vai mesmo.) poxa vcs querem creditos por um trabalho que não é seu, ta certo da trabalho scanear folha por folha de um livro com 400 paginas ou traduzir do ingles para o portugues mas perai gente teremos dicernimento, esta nossa pirataria era realmente para dar cretidos aos autores dos livros foram eles que passaram meses escrevendo, dias pensando nas regras, tem autor por ai que passa o dobro dos dias procurando uma editora que os aceite, dai vem uma gurizada scaneia disponibiliza pra todos e passa a se auto denominar dono do material,,, bha! e chega a exigir que se faça os devidos creditos, isso é um pouco ridiculo, até por que eu acredito que não é bem conveniente colocar nomes de quem faz scans podemos ter problemas com a PF,,,
    Mas bem gostaria de dizer que eu so um leitor não muito assiduo mas que dou as minhas passadas pelo DB e realmente gostei muito do sit, cheguei a baixar varios materias e nunca quiz saber quem tinha feito o scan mas sim pelo material em sí. Talves como lí num outro poste o reconhecimento venha com o tempo e talvez este seja o mais satisfatório, é como quando um amigo vem tempos depois e diz " cara que saudade dos tempos que tu mestrava para nós " coisas como esta não são compradas nem podem ser exigidas são coisas que acontecem, é como quando as pessoas colocam o baner do nosso blog nos seus, como quando uma pessoa comenta sobre um poste ( por sinal este é meu primeiro comentario aqui!) e se identifica com a quilo que pensamos e reflete e vem discutir e algum tempo depois tu tens um amigo a kilometros de distancia. Talves estes reconhecimentos sejam melhores que simples creditos de scans.
    Portanto a idéia galera, seja de disponibilizar material gratuíto sobre rpg, seja construir um lugar agradavel para troca de ideias sobre RPG perpaça o trabalho individual de cada um, que em determinado momento poderá gerar os ganhos que queremos, mas que não deve em momento algum ser arrogantes ao ponto de axigir isso das pessoas.

    Gostaria de dizer que faz uns bons anos que tive meu primeiro contato com o rpg, e meus primeiro livros foram um clã book de vampiro e o first quest, sendo o segundo meu preferido infelizmente passei anos sem jogar pois depois de terminadas as aventuras do first não concegui comprar os livros por que eram muito caros, quando voltei a jogar foram com os classicos xerox pois os livros continuam sendo caros pelo menos pra mim que trabalho e me sustento, dai surge, o ideal da internet disponibilizar de graça o material para os jogadores, faz parte de cada um, caso queira, contribuir e no que vejo o DB contribui e muito portanto não deixe este blog se terminar :)

    té mais .........
    \o/ Roma

    ei não deen bola para os erros de portugues !!!! heheheheh

    ResponderExcluir
  94. Roma, ainda bem q vc avisou pra não dar bola pros erros =D
    Já tava ficando preocupado....

    Como o post deu uma amenizada, volto só pra deixar claro. Não estamos 'exigindo' nada, estamos pedindo para que o Dragão link a gente nos scans q a gente faz, da mesma forma q, sempre q a gente sabe o escaneador de determinado material, a gente tbm, linka...
    pura e simplesmente uma ajuda mútua =D

    ResponderExcluir
  95. Olha simples...

    Exigência é algo ridiculo de se fazer, se não é uma exigencia, foi uma péssima escolha o nome dado pelo senhor dos downloads.

    O Trapaceiro não tem a obrigação de fazer nada, ele faz se ele bem desejar. Acho que é legal sim colocar o link de quem fez o scan, mas não dar para isso um valor tão grande.

    Se ele conseguir ele coloca um crédito aqui e ali de quem fez o scan, ele sempre fez isso, as vezes escapa, é normal. Oque eu não vejo necessidade é o link da comunidade de onde ele pegou o scan.

    Tai minha opinião ^^

    PS: Torik, se controla cara hehe

    ResponderExcluir
  96. bom o termo "exigencia" foi o pessoal que acessa aqui qm usou. Tbm acho que a palavra "termo" não precisava ser dita, poderia ser algo como acordo, sei lá mas enfim, bola para frente e que o DB não voe para longe, continue firme e forte, tá desdentado, mas forte heh.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  97. Assim...O trapaceiro tem algumas opções... a primeira é fazer como no "acordo" da tal comunidade, outra é NÃO fazer assim.
    Uma outra opção poderia citar a fonte e/ou quem escaneou nos comentários ou.. fazer algo completamente diferente.
    Não importa.
    O objetivo não é a divulgação do material de RPG? então ele é alcançado de qualquer maneira.

    Abraços renovados
    Kenku

    obs:créditos por escan? pôe no pdf.

    ResponderExcluir
  98. Esta é uma questão meio ridícula por parte das pessoas que criticaram o Dragão Banguela. Afinal, como alguém pode scaniar um material feito por terceiros, colocar na internet e ainda querer ganhar créditos por isto? Esta pessoa já está ferindo os direitos autorais de alguém (segundo os padrões retrógrados "pré-shared"). Este padrão não condiz com a realidade da internet, onde o objetivo e força motriz é justamente o compartilhamento sem fonte definida, sem individualismo. Nada feito aqui é fruto de Fulano, é uma construção comunitária. Não importa quem scaniou, quem fez upload, ou coisas assim. O que importa é que a ação de tais pessoas, em sincronia com tantas outras que fazem o mesmo, que mantém ao nosso alcance um conteúdo tão vasto e preocioso (para nós). Dito isto, eu acredito que a opinião destas pessoas que criticam deva simplesmente ser descartada. Crédito devem ser dados sim, por uma questão de camaradagem, e até mesmo ética, mas nao podemos cair na ilusão de acreditar que blogs são empresas e que trabalham segundo os padrões autorais que são praticados no "mundo real". Se queremos dar algum crédito real pelos livros, então serão dados aos nomes que estão na capa -- mais que isto é pura auto-enganação.

    ResponderExcluir
  99. Caso o blog continue, aqui está uma inestimável fonte de materiais traduzidos. Incluindo os Domínios do Medo.
    http://caliburd20.blogspot.com/search/label/Downloads%20Traduzidos
    []s

    ResponderExcluir
  100. uahuaah, eu vi algo engraçado nesse calibur, perceberam o que está no final das postagens?????

    ResponderExcluir
  101. Kenku, nos scans q eu faço, eu prefiro naum 'sujar' com uma imagem ou texto meu... prefiro o livro do jeito q foi lançado...
    Por exemplo, não gostei do q foi feito no Livro dos Monstros q o banguela e o oráculo fizeram, 3 ou 4 (não lembro) páginas adicionais de crédito...
    Mas ele fez... ok... paciência.
    Enfim... cada cabeça é um mundo...

    Insoneo, a parte "em sincronia com tantas outras", me mostre esse tantas outras... praticamente não existem pessoas dispostas a escanear material de RPG em português... conheço no máximo 4 (eu, o SdD, o Banguela e o Oráculo), e ainda assim, o Oráculo não tem o costume de fazer scans... fez só o épico Livro dos Monstros (e parece q tá fazendo o do Mestre, certo?)
    De resto, são mtu raros...

    O Caliburd tem bastante material, sendo boa parte escaneado pela galera do Senhor dos Downloads.... (ele tem um puta trabalho de recolher tudo q aparece na net e colocar em um lugar só [o cara deve ter pelo menos uns 8 4shareds só de livros de RPG])

    Mas vamos continuar com o dragão =D

    ResponderExcluir
  102. Bem... eu não sou um scaneador, primeiro port er pouco tempo disponível e também porque não gosto de detonar meus livros no scanner (a maioria eu nem abro mais do que 90° na hora de ler).

    O fato de os scans serem creditados tanto à pessoa que teve o trabalho quanto ao grupo que divulgou os scans é importante sim, pois aumenta a gama de pessoas envolvidas na divulgação do RPG. O grande problema é que do jeito que as coisas foram postas ficou parecendo um ultimato ao Trapaceiro, o que levou muita gente a perder a cabeça e falar besteiras.

    Não acredito que seja necessária uma série de normas, exigências, ou o que seja... Era muito mais fácil, por exemplo, na postagem do Warcraft o Trapaceiro editar o texto onde diz "Quem teve o trabalho em scanear este material foi um cara chamado Thiago (catei o livro em uma comunidade do Yogurte)" e trocar por "Quem teve o trabalho em scanear este material foi um cara chamado Thiago (catei o livro na comunidade O Senhor dos Downloads)" e colocar os links no texto (tanto do perfil do caboclo que scaneou quanto da comunidade).

    Pronto! Todos seriam creditados e o livro estaria à disposição de quem quisesse, o que no fim das contas serviria pra divulgar o jogo.

    Quanto aos créditos no interior do livro, não creio que seja uma forma de sujar o livro, afinal o scan serve apenas pra divulgar o livro e não pra ser usado desta maneira (embora muita gente imprima o scan ao invés de comprar o jogo original). O pessoal da Nação Garou (grupo de tradução de Lobisomem: O Apocalipse) coloca quase 10 páginas de créditos por livro e mesmo assim o resultado fica ótimo. É claro que praticamente ninguém se interessa por isso (eu nem li o que eu mesmo escrevi no Livro dos Monstros depois que ele foi lançado aqui), mas é só a pesso passar as páginas com seta do teclado e pronto! Ou então, basta usar um editor de pdf (eu mesmo usei um editor de pdf pra consertar as páginas de cabeça pra baixo no Livro do Jogador 4E... e mesmo assim ainda odeio esse jogo... deletei logo assim que acabei de ler).

    O que tem de se ter em mente é que os scans servem pra divulgar os livros, mas eles de nada servem se as pessoas não COMPRAREM os livros. Somente assim os livros vão continuar sendo lançados por aqui. O que me lembra que mês que vem tem Bienal do Livro aqui no RJ, portanto vai ser a melhor hora de engordar nossas coleções!

    ResponderExcluir
  103. Nossas coleções nada Oráculo... eu infelizmente não tenho como ir à Bienal =D

    Com relação a sujar, eu coloquei entre aspas pq não encontrei palavra melhor... e com relação ao pessoal da Nação Garou, eu não conheço, só jogo Dungeons & Dragons =D

    Só por curiosidade, tá fazendo o Livro do Mestre não, Oráculo??? Eu juro q vi algo nesse sentido... tristeza...

    Enfim, concordo... é só uma questão de ajeitar e seguimos adiante sendo felizes =D

    ResponderExcluir
  104. Cara, não pare, por favor. Graças ao Dragão Banguela, eu consegui um material que JAMAIS conseguiria. E mesmo se fosse em inglês, eu ficaria extremamente perdido.
    Creditando ou não creditando, que diferança faz? A pessoa que scanneou não escreveu o livro, não é obra dela. O que ela quer é que você divulgue o blog dela, quando nem você e nem ela sabem quem scanneou, só pro seu blog fazer propaganda pra alheios. Em compensação, eu já te vi creditando sim.
    FODAM-SE ESSES LIXOS. Devem ser jogadores de Terceira Edição ou Vampiro, e devem estar morrendo de inveja desse blog.
    Por favor, continue!

    ResponderExcluir
  105. André, André, qnta besteira em poucas palavras!! Quando vc crescer, virar homem, vai saber das coisas, tá, bom dia!!

    ResponderExcluir
  106. e se eu baixar todos os scans, upar no 4share e o trapaceiro baixar de MIM? Ele NÃO vai saber de onde veio o scan original e vai supor que eu que scaniei!! Eu coloco meu nome na última página e pronto! Rá!

    ResponderExcluir
  107. Engraçado, o Tio Ork fala que o André não é homem, mas não diz porque... O que ele falou é totalmente verdade...
    Ou o homem é o tio ork e a equipe do senhor dos downloads que fica chorando pq alguem fez copia dos PDFs dele?!
    Pobre Tio Ork, quando vc crescer e virar homem vai ver que existe muito mais do que um mundo de blogs, scanner e pdfs... Arruma um trabalho e uma mulher, quem sabe dai vc começa a se preocupar com coisas que valem a pena!

    ResponderExcluir
  108. Olha, Anônimo, eu também sou contra a maior parte dessas exigências/termos/condições/whatever, mas baixar o nível usando palavrões não adiantará de nada.

    Os erros de português dá pra aceitar (qualquer coisa é só fazer como a Xuxa e dizer que foi alfabetizado em inglês), mas os palavrões servem apenas pra diminuir o nível desta discussão, o que não levará a lugar algum.

    ResponderExcluir
  109. Senhores por favor, Scanear obras e distribuir pela internet é crime, esta la no codigo penal, por analogia juridica, é só acompanhar alguns dos telejornais de qualidade, sem aquele tom de sensacionalista. Eu entendo todo este mal estar criado por uns poucos que pensam que podem levar fama pelos os outros, ESTAMOS AQUI PELA DIVULGAÇÃO DO RPG E PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA, pois entendemos que os livros hoje são muito caros e de dificil acesso, simplesmente pelo nosso sistema cultural não praticar a leitura, e nosso sistema econômico visar lucros cada vez maiores.
    Senhor dos Downloads, NÃO ADIANTA PEDIR CREDITOS POR OBRAS DE OUTRAS PESSOAS, quem são criativos são os autores e não sua equipe, mesmo que gastem tempo, e até meso dinheiro, mesmo que traduzam HQ, quadrinhos, ou até livros, por que são fluentes em outro idioma, NÃO FORAM VOCÊS QUE CRIARAM.

    Eu apoio O Trapaceiro, e suas exigências são absurdas Srzinho de nada, pois nem você nem nenhum outro bloggeiro ou dono de comunidade é dono de direito autorais de obras de outros, nem sua comunidade, nem quem posta.

    OU OS ARQUIVOS SÃO APENAS BACK UP DIGITAIS DE DOMINIO PUBLICO, OU SÃO BACK UP DIGITAIS ILÍCITOS.

    Muito obrigado pelo espaço fornecido, e viva o RPG.

    ResponderExcluir
  110. Calma calma pessoal, alguns post's estão muito exaltados!
    Vamos maneirar! Discutam amigavelmente sobre RPG e não se atraquem!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  111. é crime, é crime, é crime, to vendo que algumas pessoas têm postado isso, como se os únicos criminosos fossem os caras que escanearam.

    Quem está aqui, lendo essas baboseiras todas é pq usa esse local para baixar arquivos e está cometendo os mesmos crimes!

    Tem muita boca suja aqui, depois choram por que o RPG tem má fama entre as pessoas, choram por serem "confundidos" com marginais assassinos. Ficam pasmos com sensasionalismo da mídia, etc. Mas convenhamos vcs recebem o que merecem! Pelo que eu li nas últimas postagens é essa a imagem que vocês passam! De pessoas sem cultura que sabem apenas xingar quando não tem argumentos. Outra coisa que notei, quem tem xingado é quem tem feito coisa nenhuma para a democratização do RPG, sabe apenas sugar e reclamar!

    pro anonimo que postou isso aqui:

    "e se eu baixar todos os scans, upar no 4share e o trapaceiro baixar de MIM? Ele NÃO vai saber de onde veio o scan original e vai supor que eu que scaniei!! Eu coloco meu nome na última página e pronto! Rá!"

    Para a pessoa que fez não saber que esse é o livro que essa pessoa fez é melhor VC escanear os mesmos livros. ;)

    ResponderExcluir
  112. Ao Anônimo que não é homem para se mostrar,

    Estou muito feliz com minha mulher, meu trabalho e minha faculadade.

    E ainda arrumo tempo para compartilhar meus conhecimentos e materiais que possuo com todos que queiram, sem cobrar nada de ninguém.

    E se você não entendeu porque eu chamei o cara de criança é que você tem a mesma mentalidade que ele e ainda cometeu os mesmos erros que me fizeram dizer aquilo sobre ele, e mais, eu não uso anônimato para atacar alguém como você faz.

    Haltran,

    Como um membro da Comunidade SdD vou comentar o que você falou,

    Quando você fizer algo em benefíco da comunidade RPGistica darei toda atenção a suas palavras.

    Quanto a creditar as coisas,

    Eu fui um dos que reclamaram com o Senhor dos Downloads sobre isso,
    O Trapasseiro postava na comunidade os links de livros que direcionavam para o blog dele e não para o download. Até aí tudo bem. Quando eu vim visitar o blog vi que ele postava scans que fizíamos sem dar o link do local de onde ele tirava, como ele fazia na dita comunidade. Eu fui um dos que mais atormentaram o Senhor dos Downloads para que pedisse que fossemos linkados, assim como ele fazia noutros lugares. Enfim, não é inveja como alguns citaram. Não, podemos e vamos continuar na nossa, continuando a democratizar o RPG. Tanto é que temos muitas revistas de AD&D Dragon, AD&D Livro do Guerreiro, A Fortaleza do Pendor das Sombras de D&D 4e, Ravenloft: Nativos das Trevas, BESM D20, e por aí vai, e tudo isso feito depois desse ocorrido, falem o que quiser nós continuamos o que fazemos pois fazemos de cara limpa, seja crime ou não vocês todos, e eu, somos farinha do mesmo saco, xinguem o quanto quiser.

    ResponderExcluir
  113. Crime, em termos jurídicos, é toda atitude típica e antijuridíca, praticada por uma ser humano.

    Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral.

    Crimes contra o patrimônio
    # Violação de direito autoral - uso não autorizado de obra alheia.

    Crimes contra a honra
    #Injúria (ofensa verbal, escrita ou encenada)
    #Calúnia (falsa atribuição de cometimento de crime a alguém)
    #Difamação (propagação desabonadora contra a boa fama de alguém).

    Somos todos infratores ou seja criminosos ocasionais aqueles que decorrem da influência do meio, isto é, são pessoas que acabam caindo em "tentação" devido a alguma circunstância facilitadora.

    LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO TEM CEM ANOS DE PERDÃO HAHA.

    NÃO VIVO SEM O BANGUELA 0.o

    ResponderExcluir
  114. Vamo esquece logo essa nhaca e continua bunitin com o dragão banguela...

    Algum Bobo -- A mais o dragão faz...
    Alguém -- Cala a boca.
    Otro Bobo -- E o dragão...
    Alguém -- Cala a boca.
    Mais um Bobo -- E tem o fato do dragão...
    Alguém -- Cala... a... boca.

    O Dragão ta bonitinho do jeito que ta, linkando ou não, creditando ou não. Ele ta cumprindo o papel dele, que é divulgar o RPG para quem quer preservar seu livro ou para quem não tem um centavo tupiniquin (qm disse isso msm?) pra gastar com RPG.

    E dai que ele não bota o link da comunidade?? Alguém vai morrer por isso?? A comunidade vai perder membros (ou falir) por isso??

    É isso que ta acontecendo com o Dragão, ta indo pro brejo por causa de um ébrio que veio falar alguma coisa.

    Ele não precisa botar crédito para a comu. Quem escaneou, legal, o Trapaceiro coloca. (a não ser quando ele não acha o dito cujo que scaneou)
    Não interessa onde o dito cujo postou o scan dele, o scan quem fez é o DITO CUJO, e é o DITO CUJO quem merece os créditos.

    Telos.

    ResponderExcluir
  115. Rs... Deixando bem claro que a maior parte do material de AD&D, está disponibilizada para download gratuito (em inglês) pela Hasbro/WotC, em relação à ética de scans, somente AD&D se salva! Quanto aos créditos dos arquivos, certeza absoluta de que no final do link ou na página inicial, deve-se deixar um banner ou o endereço da fonte! Citar (e deixar bem claro q deve deixar bem destacado a) fonte de oringem do Arquivo.
    No entanto, não acho errado o detentor do DB deixar os arquivos que ele "posta" na conta do 4shared dele ou qualquer outro site do tipo! Já tive (e tenho) esse tipo de frustração de querer um arquivo, vc esperar uns segundos e aparecer uma mensagem do tipo "the file is not found"!!!!
    Assim como o dono do DB tem o dever de citar a fonte, tem o direito de colocar os arquivos (e fornecê-los) aonde quiser! Não sendo obrigado à colocar um link, que leva à um link patrocinado para à fonte (sim, assim como o Sr. dos Downloads fatura pra cada vez que clicam no link deles, tem aos montes de outros assim), que leva vc à entrar no outro link, pra assim, chegar no site onde está armazenado!
    Creio que não há ética alguma em divulgar material scanneado! Mas eu taria sendo hipócrita se eu dissesse que não baixo nada (afinal, o que estou fazendo aqui?!) Mas se nem quem scanneou, colocar uma "marca d'água" com seu nome, é creditado por isso, pq terceiros e quarto deveriam ser! O pouco que scanneio, eu deixei no meu 4shared de boa! Fico feliz qdo vejo q mais de 7.000 downloads foram feito (msm sem deixarem um único coments). Infelizmente, se está na net, ainda não tem garantia de lucro! Acho que todos q enviaram suas "exigências" ao DB, entendam que foram lidas por uma pessoa q tem respeito e consegue se sentir ofendido com isso! Mas se vcs querem obrigar as pessoas a clicarem nos seus mirrors pra que vcs lucrem, sejam espertos e contornem a situação! Vamos parar com a viadagem de combrar pq nem vcs q fazem uploads ilegais, nem nós que fazemos downloads ilegais temos direitos!!!! Ou trabalhemos juntos com humildade e dignidade pra divulgar cultura (que é absurdamente caro no Brasil), ou é cada um por si e dando rasteira um no outro!
    O dito popular é a mais pura verdade, pois somos governados por tais:
    "Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão!!!"
    Cuidem-se todos e desejo paz, serenidade e prosperidade à todos, sempre!!!!

    ResponderExcluir
  116. Rapaz, tem como ganhar dinheiro com isso???????
    E eu escaneando e upando de graça... q burro...
    me ensina ae como dá pra tirar uma graninha q eu quero tentar =D

    ResponderExcluir
  117. Rs... Lorão, vou ser sincero! Os meios, eu não sei (pq não tive vontade e muito menos paciência pra correr atrás disso), mas sei que sites q funfam como "HD'S VIRTUAIS" (como o easy-share e o rapidshare por exemplo), pagam p/ cada pessoa que baixa, mas tem que ter dedicação (provavelmente vc largaria o RPG ^^), mas volto à dizer que não sei bem como funciona! 3 amigos tem seus sites com conteúdos para os "Poeteros"! Tem um site que um deles me passou q é bem picareta no quesito link (o cara utiliza o User Cash, logo, para cada link q vc utilizar dele, abre-se uma nova aba ou uma nova janela)repleto de propaganda e banners, mas nem por isso, deixa de ser um site divertido, com arquivos bacanas a disposição e muita zuera! Mas parte da zuera tem conteúdo adulto (não por ser pornô, mas o ser humano comete gafes mais engraçadas com conotação sexual), por isso não posso postar aqui! Me procure no Orkut qlqr coisa! Vlw cara!

    ResponderExcluir
  118. Sou novo aqui (primeira vez acessando o Dragão Banguela) e deixa ver se entendi:
    tem gente reclamando porque não recebeu os créditos de escanear os livros?

    Sinceramente, se for isso, é só ignorar.

    ResponderExcluir
  119. Lorde Nae, concordo com o que vc disse, mas quanto a lucrar isso não acontece, usamos contas gratuitas no 4shared e isso não gera renda. QUanto a disponibilizar outros links, até concordo, mas os scans que fazemos temos como contornar upando novamente. Mas viva o download e o compartilhamento!!!

    ResponderExcluir
  120. Que merda!!!
    Cara ignora a porra toda e segue como vc sempre seguiu!!!
    Afinal vc é um Dragão Ancião ou um Elfinho Fresco de nada?!
    Se vc tivesse sangue anão nas veias duvido se num tinha decaptado esse tal Senhor dos Downloads a mt mt mt mt mt tempo...
    Coragem Dragão!!!!

    Que Moradin esteja com vc!!!

    ResponderExcluir
  121. HAHAHA, Grande Mestre Ralf, esse sim é o verdadeiro espírito anão! Deixe o sangue anão ferver, tome um gole de gutshaker e vamos para batalha!!!
    Faço minhas as palavras de Ralf, "CORAGEM DRAGÃO" o que não faltará são Anões para lutar ao seu lado... Clamo a Clangeddin, sua benção nessa batalha!

    ResponderExcluir
  122. Palavras do TiO OrK: "E ainda arrumo tempo para compartilhar meus conhecimentos e materiais que possuo com todos que queiram, sem cobrar nada de ninguém."

    No mesmo post, o dito cujo relata que foi um dos que mais reclamou com o Sr. dos Downloads para cobrar os "créditos" pelos materiais disponibilizados...

    É, TiO OrK, está mais do que na hora de botar de lado essa atitude imatura de "attention whore", e deixar o Trapaceiro trabalhar em paz...

    ResponderExcluir
  123. É isso ae dragão!... Ninguém (muito menos o senhor dos downloads) vai cata XP tua não! Mostra ae que dragão que não tem dente morde sim! e dolorido!

    ResponderExcluir
  124. rs... nah é, esqueci de comentar isso (erro fodástico meu, desculpem)! 4Shared disponibiliza o serviço, mas nõ oferece lucros e muito menos prejuízo! Só são mais espertos com itens ilegais!
    E concordo com o Ralf da Sméria lá... só fiz os coments, com o intuito de inspirar o Trapaceiro, à continuar fazendo juz ao seu nome... Trapaceando.... rs... zuera! Só queria que ignorasse o que os outros dizem, pq nada podem fazer e ao que percebi, vc faz isso de coração! Se cuide...

    ResponderExcluir
  125. E de boa galera... aos demais, parem de atacar esse "Senhor dos Downloads", pq ele foi o único dos vários q enviaram suas "solicitações" ao Trapa, que respondeu aqui! Ao que o Trapa disse, tem mais gente no meio desse fuzuê... e aqui entra uma questão conspiratória: Será que o Trapaceiro armou toda essa trama, para que postassemos mais?
    Pensem nisso, amiguinhos....
    .... kkkkk zuera! Não percam tempo pensando nessa merda....

    ResponderExcluir
  126. eu juro q pensei nisso também, mas não sei... cheguei a conclusão que ele não faria algo assim....

    ResponderExcluir
  127. Hehehehehe! Pessoal arriado esses!

    Pois então pessoal,vi que tem uma galera que tá quebrando o pau aí, vamos com calma, os caras que me xinelearam não deram as caras nesse post.

    Quem é da equipe do Senhor dos Downloads e que tem dado as caras por aqui frequentemente (Lorão, Tio Ork, etc) são gente boa e vieram falar comigo na boa e na paz, e mesmo com o pau quebrando do jeito que tá, nenhum deles baixou o nível, então vamos maneirar galera.

    Fico muito feliz com essa campanha VOLTA DRAGÃO, realmente não sabia que tinha tanto desocupado que acessava esse site heheheheh!

    Abração galera e até logo.

    ResponderExcluir
  128. Opa... Lorão e o Tio Ork são do OSDD? Cool... realmente firmê... tipo, é o segundo dia que entro mas... como ontem eu vasculhei todo blog para ver quem deveria ser "defendido", mas em suma, só respeitei o pessoal do OSDD pq eles sim, leram os tópicos (abismado fiquei ao ver que lêram os meus) e deram as caras pra dialogar aqui (até msm com quem baixou o nível)! Mas o que achei mais interessante nisso tudo, é ver que tem uma galera foda, brigando pelo que acham certo... queria que todos fossem assim pra política tbm! Achei massa ver q rpg, mesmo de maneira ilícita, ainda tá firme e forte... abraços à todos!

    ResponderExcluir
  129. Aos sangue de anão Ralf e Torik, mata nóis naum...

    Até pq a gente tbm faz um puta trabalho em prol do RPG, nós escaneamos (a parte dificil), montamos o pdf (qqer um faz isso, tendo as imagens, o q nos remete à parte dificil) e disponibiliza na net (fácil tbm... mas pra isso tem q ter o pdf montado, ou do jeito dificil, escaneando e montando, ou do jeito mais fácil, baixando e upando [pelo amor de deus, naum entendam essa parte como uma ofensa a quem faz o mirror]).

    E a gente só tá pedindo um linkzinho pra comu... (e outros detalhezinhos q não vem ao caso, como por exemplo 10% de toda a renda do site... mas isso são detalhes)

    Então, pra frente banguela =D

    ps.: se alguém acreditou na parte dos 10%, se mata, rapaz (ou moça... sei lá...) aliás, tem mulher comentando aqu??? não me lembro de nenhuma... tamo mal mesmo, hein... temos q arrumar mais mulheres pro mundo do RPG...

    ResponderExcluir
  130. Eeeeee Lorão a gente não vai matar vcs não, rs
    Eu acompanho a Trabalho do DB des do começo e sei que vc esta sempre junto ai com o pessoal, nos comentários e ali no CHAT, rs. E o próprio Trapaceiro disse q vc foi de boa com ele...

    Eu só achei que o soar das trombetas anãs, junto com o mestre Ranf e o som de batalha, serviria para acordar nosso dragão dessa hibernação! rs

    ResponderExcluir
  131. Seguindo o exemplo do grande bardo Ralf, os anões estão se unido a essa investida! rs

    http://calordaforja.blogspot.com/2009/09/acorda-dragaoooooo.html

    ACORDA DRAGÃOOOOO!

    ResponderExcluir
  132. Ah, vou criar meu blog e encher de scans e não vou creditar! kkkkkkkkkkk
    Vão fazer o que? Me hackear?
    Ai é so criar outro...(e a vida continiua)

    ResponderExcluir
  133. senhor anônimo, sabe o q iremos fazer???
    temos duas opções...
    1 - levar vela, farofa e galinha preta numa encruzilhada e fazer um trabalho pela sua saúde, ou simplesmente fazer o mesmo q fazemos com os outros blogs...
    2 - conversamos com vc e pedimos para creditar-nos....
    simples assim... =D

    ResponderExcluir
  134. Mator,
    Seu eu quero colocar algum arquivo na net é pq quero que as pessoas o tenham, certo? Então, nada mais natural que pedir para que citem a fonte, para que essas pessoas aproveitem o dito material disponibilizado e muitos outros.

    e na boa quem tá querendo "attention whore" é vc pois não faz nada em prol do RPG e quer aparecer falando e criticando qm faz. ne?

    ResponderExcluir
  135. e ai trapaceiro, agora que já a sabe a opinião da maioria que é a que você continue com o blog. Vai responder ou vai ficar se fazendo? (calma... calma.. não briguem por minha causa)
    Favor nos informar a sua decisão.
    Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  136. Só tenho algumas coisas a dizer ao Dragão Banguela:

    1º Não desiste não, contorna essa situação aí na Paz, na Tranquilidade e segue com o blog.

    2º Quero dizer que sou mais um fã, e que eu venero o Dragão Banguela como uma divindade maior (xD kkkk), não pelos downloads, mas por todo o conteúdo. Pois ja morri de rir com os palavreados engraçados dos posts do Dragão Banguela (Lucas Trapaceiro rsrsrs).

    e 3º Quanto a questão aí da "divulgação" dos scaneadores eu acho justo, mas q é pra se promover é, e fzer propaganda é... pois qlqr um pod pegar, baixar e como o scan ñ tem nenhuma marca d qm o scaneou, então a pessoa simplesmente vai la, cria um sitezinho e o disponibiliza pra galera, agora vir pedir pra por d onde foi, realmente é fzer questão d qrer aparecer, como uma empresa importante q qr os creditos e ñ aceita ser "roubada", mas a questão aki é q foi disponibilizado gratuitamente, se alguém tivesse ido la no site do Senhor dos Downloads e tivesse comprado e q isso implicaria nos scans deles terem copyright (xD kkkkkk) aí sim poderiam exigir, mas infelizmente nada disso é como eu disse, então, ñ concordo com o pedido e tmb ninguém tem obrigação nem direito d por nenhuma indicação, isso nessa questão aki, d scans e tal como eu citei o exemplo.

    É isso, abraço a todos e VIDA LONGA AO DRAGÃO BANGUELA, porra! (qro xingar tmb.... porra xD kkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  137. Vamos lá, Jonas.

    Se você leu tudo até aqui:

    1º concordo plenamente =D

    2º concordo em partes... minha única divindade é Hermod (isso existe no panteão Asgardiano, quem quiser conferir, pega o Divindades e Semideuses)

    3º com certeza é pra promover a nossa comunidade sim, pq o Banguela só tira de lá o material de AD&D, e a gente tem muita coisa de D&D e atualmente expandindo pra outros sistemas (alguns q eu nem conheço). Ninguém está sendo acusado de roubo (na verdade, a gente tá sendo acusado de acusar o Banguela... mas quem leu tudo sabe q a gente vem tentando explicar as cosias desde o começo....).
    E aliás... se ele tivesse comprado os scans de mim, ele podia dizer q era dele q eu tava feliz com o dinheiro na mão (falando sério, com certeza não aceitaria pq aí sim, na minha opinião, seria pirataria, visto q eu ganharia dinheiro em cima de material com Copyright).

    Resumindo, vida longa ao Banguela =D

    ResponderExcluir
  138. http://smeria.blogspot.com/2009/09/acorda-dragao.html

    Irmãos Anões vamos fazer nossos compatriotas aderirem a Campanha "Acorda Dragão!"

    Que Moradin Esteja com vocês!!!


    PS.: Você eu até pouparia Lorão.
    Mas o TiO OrK não! Odeio Orcs....
    shaushauhsuahsuhausahushauhsau

    ResponderExcluir
  139. Acorda Dragãoooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  140. meu nome é andré

    olha o blog é ótimo
    O material é pra ser distribuído certo?
    tem regra pra entrega de material gratuito?
    alguém na comunidade Senhor dos D..[SDD] vai se candidatar a algo?
    na boa eu entendo que o que o SDD esteja querendo de uma forma ou de outra vender seu peixe mesmo que de graça a final qual o motivo de tanto pra tão pouco?

    Algumas soluções:
    1- sobre o material realmente deveria ter o nome de quem fez o scan e quando esse não desejar ter nome no material por o nome da comunidade no material que sair dela.

    2- se a fonte é tão importante não esqueça de por dentro do próprio material [coloca na capa por exemplo"Senhor dos D..."]

    3- sobre as postagens em links que não são os seus, bem aquele que procurou material de RPG e principalmente antigo e nunca bateu com um link expirado atire a primeira pedra, [a menos que o SDD ganhe de alguma forma com os link a solução numero 2 resolve isso. TAMBÉM não vejo o porque do link disponibilizado originalmente pela comunidade não constar como segunda ou primeira opção.

    4- sobre corrigir o erro nos outros materiais [os antigos e já postados] bem que tal de mãos dadas recolher o lixo o pessoal da comunidade reformula o material com os devidos reconhecimentos e depois o DB coloca novos links duplos de preferência[melhor ate pra quem baixa].

    5- sobre a turma de língua solta que andou falando besteira dos dois lados nos bastidores, bem quem planta colhe e os frutos da intriga geralmente são a falta de confiança, leva-los a serio seria perder tempo.

    Boa noite e bons dados pra todos

    ResponderExcluir
  141. Galera ta firme ai, tentando acorda o Dragão!
    Acordaaaaaa!
    E bem legal que temos varias soluções também, bastante coisa para vc pensar em Trapaceiro?! rsrs

    ACORDA DRAGÃOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  142. CAMPANHA ACORDA DRAGÃO!
    Já são dois blogs aderindo a essa campanha!

    Calor da Forja:
    http://calordaforja.blogspot.com/2009/09/acorda-dragaoooooo.html

    Mundo de SMÉRIA:
    http://smeria.blogspot.com/2009/09/acorda-dragao.html

    Quem quizer é só pegar a figura e o texto e colocar em seu blog, dps coloque o link aqui ou então comentem em um dos blogs da campanha ou aki no DB!

    Já que o trapaceiro não faz nada, nós fazemos! hehehe Vamos acordar esse dragão como disse nosso amigo EDORASS "JÁ dormiu demais"

    ResponderExcluir
  143. Eu Jurava que esse era um blog descontraido, mas a a galera lembrou do RPG e esqueceu do Humor, vamo relaxar, Trapaceiro, vai na paz e quando der vontade, volta awe.

    ResponderExcluir
  144. Caraca... agora q percebi uma coisa... metade da galera q deu seu voto nesse post achou ele muito bom (9 pessoas acharam a notícia da qse morte do dragão muito boa????) e metade achou um lixo... essa galera tá estranha, eu hein....

    Ô banguela, c vai esperar acabar o feriado pra voltar a postar aqui, é???

    Dá uma olhada lá no Senhor dos Downloads q tem pelo menos mais 5 Dragon Magazines esperando para serem postadas aqui. =D

    ResponderExcluir
  145. Hehehe!
    Agora só estou vadiando descansando!
    As revistas estão muito boas Lorão, já li elas!
    Cara, esses materiais são muito raros, espero que depois que você termine as 14 edições que você tem, outras pessoas scaneeiem as demais edições.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  146. Uai, trapaceiro... precisam esperar eu terminar não... podem começar a escanear antes de eu terminar as minhas... sem problema nenhum =D

    E diz logo q vai voltar pra acabar com essa bagunça....

    ResponderExcluir
  147. Entrei na brincadeira da campanha: Volta, Banguela!
    http://saltvillage.blogspot.com/2009/09/campanha-volta-dragao-banguela.html

    ResponderExcluir
  148. É Dragão, o negocio ta ficando feio pra você meu amigo... Já são quatro blogs junto nessa!

    CALOR DA FORJA, TOCA DE KIGAN, MUNDO DE SMÉRIA E CORNICAS DE SAL!!!

    Acorda Dragãooooooooooo!

    ResponderExcluir
  149. ops...é Crônicas de Sal, foi mal Henrique! rsrs

    ResponderExcluir
  150. porra, dera um sleep fudido nesse dragão...

    Ai, preciso de ajuda pra soltar uma magia de 9º circulo chamada "Invocar Dragão Ancião Banguela". Dizem que quanto mais conjuradores maior a penalidade no teste de resistencia para resistir a invocação. Alguém ajuda???

    Volta Dragão!

    ResponderExcluir
  151. Não confio em magias. Confio no aço!

    Posso cutucá-lo enquanto vocês conjuram!

    p.s.: Torik, cheguei a pensar nesse nome: cornicas de sal! heuhsauehuaehue

    ResponderExcluir
  152. *.........* \o/ *..........*

    Conjurando a magia: Invocar Dragão Ancião Banguela!!!

    ResponderExcluir
  153. O banguelo disse que em breve nos daria uma resposta sobre a continuidade ou não do site.

    Se até agora ele não o fez, o que podemos fazer é continuar esperando o seu retorno. Como ele nunca decepcionou nós leitores acredito que ele esteja preparando algo para seu retorno.

    ResponderExcluir
  154. Vou chamar um primo meu que é Loremaster pra ver se ele tem algum pergaminho pra acordar o Dragão...
    Se num der, o jeito eh fazer a moda antiga, jogar um rio na cara dele(afinal uma jarra num vai fazer nem cócegas....)!!!
    É isso ai trapaceiro!!!! Tamos unindo Blogs na Campanha Acorda Dragão!!! Então qndo a gnt nosso exército pronto, os inimigos do Dragão que se cuidem, pois vão desejar jamais ter atacado O Grande Dragão Banguela.

    Força Dragão!!! Nós nunca o deixaremos!!!

    ResponderExcluir
  155. Também me uni à marcha pelo retorno do Dragão.

    Posso não ter muitos leitores, mas tenho uns níveis de Mago bem razoáveis!

    http://dimensaoxis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  156. Carácoles!
    Putz, já tem um monte de blog na campanha.
    Depois me passem os links e os banners do blog de vocês para eu colocar como parceiro do DB.

    =D

    Abraço galerinha do Mal.

    ResponderExcluir
  157. uahauhauah To falando Trapaceiro, o negocio ta pequeno para seu lado, rsrsrsrs Alguns já são parceiros, são cinco blogs!!!

    CALOR DA FORJA, TOCA DE KIGAN, MUNDO DE SMÉRIA, CORNICAS DE SAL e DIMENSÃO X!!!

    Acorda Dragãooooooooooo!

    ResponderExcluir
  158. Q merda e eu com esse "cornicas", rsrsrs
    Daqui a pouco o Henrique abandona a campanha, rs

    ResponderExcluir
  159. Ou mudo o nome do meu blog!

    heuehahuehueah

    P.s.: Caso não funcione nada pro dragão acordar, como último recurso, podemos tentar convencer um halfling, gnomo ou anão a vestir uma roupa de supositório!

    ResponderExcluir
  160. É isso ai meus caros!!!
    Nosso Exército está crescendo!!!
    Logo logo o inimigo do Dragão irá tombar!!!

    Que Moradin nos proteja!!!!

    ResponderExcluir
  161. ACORDA DRAGÂO!!! se essas magias babulosas e um supositorio ambulante não funcionar disparo uma flecha nele (o que não vai nem fazer vento) xD

    WAKE UP DRAGON

    ResponderExcluir
  162. o Pós Script do Henrique foi o melhor... um Halfling se fazendo de supositório acordaria o dragão... mas quem tem coragem?

    ResponderExcluir
  163. Como o Dragão Hibernou eu Sugiro para acordá-lo que preparemos uma bela comemoração no covil dele com direito a fogos e musicas de bardo...se com todo o Fuzuê que isto causar ainda ele continuar dormindo o negócio vai ser Pedir a C.A. dele pro Mestre...hehehehe

    ResponderExcluir
  164. Trapaceiro...
    na verdade, o que importa dar créditos a quem scaneou um livro de RPG perto do fim maior que representa a difusão, troca e revitalização do AD&D no Brasil e no Mundo através da Internet!!! Sinceramente, sem menosprezar o trabalho duro dos scaneadores que perdem seu precioso tempo em benefício de todos nós, mas acho q no fundo, essa questão me parece uma grande vaidade.
    Havia quase dez anos que eu não jogava RPG e o acervo desse blog e suas discussões foi um grande estímulo pra mim retomar as atividades! agradeço
    abraço todos e longa vida ao Dragão

    ResponderExcluir
  165. Se é para dar crédito para quem escaneou que o indivíduo mande também seu cpf e rg junto com o material escaneado, assim fica mais fácil para a polícia federal achar o engraçadinho!

    Por essas e outras que a muito abandonei o orkut, que só tem um monte de metidos a veados e putas.

    O que interessa mesmo é a difusão e revitalização do AD&D e não um monte de viados querendo ter seu nomezinho na net. Veados do orkut!

    -------------------

    Não se deixe abater Trapaceiro.
    Ignora esses caras.
    Não deixe seu público a ver navios.

    Campanha: Vamo dragão!!! Acorda!!!

    ResponderExcluir
  166. Senhor Anônimo, entendo que esta historia toda foi realmente um estorvo, e que de fato quem merece os créditos são os autores dos livros, mas perceba que com este vocabulário você não está sendo melhor do que quem está criticando.

    Utilizar palavrões e agressões verbais não é o caminho para conseguirmos coisa alguma. Perceba que os responsáveis pela comunidade no orkut, desde o princípio falaram de maneira civilizada mesmo estando contra a opinião da maioria dos leitores deste site.

    Pelo que o Trapaceiro já disse por aqui ele deve dar continuidade ao site, portanto devemos apenas aguardar. Eu como oráculo sou especialista nas magias da escola de Adivinhação/augúrio, porém não consigo predizer com certeza quando ele voltará a postar, mas pelo sinal de vida que ele deu no chat ali da barra lateral creio que ele não abandonará sua legião de leitores e fãs de AD&D.

    ResponderExcluir
  167. POR MINHAS ADAGAS!!!!!
    ESPERAR!!!!

    TO EM FÚRIA!!!

    LEVANTEMOS O DRAGÃO NAS COSTAS!!!!
    EMPURREM ELE DA CAMA!!!
    CHAMEM OS HALFLINGS-SUPOSITÓRIO!!!
    ACOOOOOOOOOORDA DRAGÃÃÃÃÃO

    ResponderExcluir
  168. Sinceramente senhor Barbaro de Adaga, acredita q para um dragão grande ancião halflings-supositórios são suficientes????

    (poxa... qndo eu pensei nisso, naum vi nada de homossexual... agora q li, parece q chamei o dragão de puta velha.... naum foi minha intenção... desculpa ae, banguela) =D

    ResponderExcluir
  169. Certo, então vamos apelar para o suposttório NV épico.
    Disfarcemos um xixecal de supositório!!!
    Quero ver se o Dragão não levanta...

    ResponderExcluir
  170. Eu só posso lamentar. Achar um blog que se dedique a AD&D é uma coisa rara, e encontrar um que fosse muito bom como o seu é mais raro ainda.

    Tem muito blog que tá querendo fazer grana e se enfurecem quando outro blog está crescendo. Coisas do capitalismo, pena que vc tenha capitulado com este golpe baixo.

    Espero que vc mude de ideia.

    ResponderExcluir
  171. Danielfo... se liga no q tá acontecendo antes de falar besteira, vai....

    Concordo q um blog de AD&D é raro, bom como esse, mais dificil ainda...

    Agora me mostra um blog q esteja querendo fazer grana e tenha se enfurecido com esse aqui.

    Putz... isso entristece a gente....

    E só por curiosidade, o inteligente q fez o favor de denunciar minha conta no Orkut, poderia ao menos ter a decencia de dizer quem foi?? Agora eu estou temporariamente sem poder colocar meus scans na net (pq não vou colocar em outro lugar inicialmente sem ser o SdD).
    Então, até conseguir regularizar essa merda (mal ae) fico sem fazer nada pelo RPG (parabéns espertão... conseguiu o q queria... prejudicar quem gosta do material q eu escaneio)

    ResponderExcluir
  172. Lorão, é por isso então que teu perfil nos post's das revistas Dragon Magazine tá como se fosse anônimo (sem foto, etc)?

    Bah que merda cara. Os adm. do Orkut te deram algum parecer sobre o porque teu perfil foi excluído ou os caras simplesmente apagaram?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  173. Galera não sou ninguem para ficar aqui dizendo essas coisas, pois eu tbm me revoltei no começo, mas o próprio Trapaceiro disse que o Tiago (Lorão) e o Tio Ork, os dois membros do SDD que se manifestarão aqui no blog, foram de boa com ele, é só ler uns posts acima! Então é melhor ver certinho oque falamos para não culpar a pessoa errada!

    Grande Abraço!
    Ps: Continua a campanha Acorda Dragão!!!
    http://calordaforja.blogspot.com/2009/09/acorda-dragaoooooo.html

    ResponderExcluir
  174. Não chegou a apagar naum... mas alguém denunciou dizendo ter conteúdo impróprio... aí eu to vendo o q fazer pra liberar essa merda....
    Acho q já consegui... mas vai saber...

    ResponderExcluir
  175. Ae lorão seu perfil sexy já tá ativo no orkut.. hehheeh

    Pessoal, Trapaceito... vou chamar uma trupe para te acordar, vai ver!

    ResponderExcluir
  176. Eu hein... esse Orc é fada.....

    Huaauha... brincadeira... meu perfil já foi reativado e já tem Dragon Magazine nova =D

    ResponderExcluir
  177. "(pq não vou colocar em outro lugar inicialmente sem ser o SdD)"
    Olha o ego aí de novo.... porque não coloca no Dragão Banguela?? Todo mundo reconhece como um ótimo blog e mais, deu pra ver que tem MTO público, então pra divulgar e distribuir material (que é realmente o que interessa) é perfeito!!

    ResponderExcluir
  178. Mator.. o dragão banguela ta inativo.

    ResponderExcluir
  179. Além da explicação do Edorass, eu faço parte da equipe do SdD... simples assim...

    Lá tbm temos grande público 3.746 membros (aceitando q 1% goste do meu trabalho, são 37 pessoas, já é alguma coisa).

    Eu tbm reconheço com um ótimo blog... mtu material q eu nem conhecia, e q eu não tinha (Monstro e Jogador)... e tbm reconheço pq tem mtu material q eu escaneei - agora sim pode falar do ego =D

    ResponderExcluir
  180. Caro camarada Trapaceiro, sou novo neste blog e achei interessante por demais o resgate as origens do rpg no brasil. Revistas e livros do inicio da decada de 90, quando o rpg estava engatinhando por terras tupiniquins... creio que a luta n pode parar. Sobre as acusaçoes citadas acima, creio que n deva dar valor a isso e sim continuar sua jornada.

    Um exemplo claro disso, de dar segmento a suas atividades, são os livros de AD&D, n encontrei em lugar algum este material disponibilizado em portugues e estava animado em poder baixar o livro do mestre em breve... como se diz, recordar é viver... e me vejo quando jovem (n a abril hehe) ao abrir o material disponibilizado em seu acervo e poder demonstrar a nova geração que os classicos nunca morrem. (viva a TSR! \o)

    Siga o caminho, bravo trapaceiro e demais colaboradores, emboscadas e demais problemas fazem parte desta dura vida de aventureiro digital, n tome isso como afronta pessoal/real... tudo isso é "intriga da oposição, companheiro trapa" hehe


    A informaçao deve ser propagada, n importando os meios p/ isso

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  181. Ae trapaceira, faz mais de 3 semanas q o blog ta sem posts novos, posta nem que seja uma receita de culinaria =/

    ResponderExcluir
  182. Olha, sinceramente acho um tanto quanto injusta a afirmação do Senhor dos Downloads. Pq visito o Blog do Dragão Banguela a um tempo e o nosso colega blogueiro rpgista Trapaceiro sempre divulgou de onde o scan provinha. E qd ele diz q os arquivos q não contém o uploader ou scanner, é pq a fonte não estava creditada. E acredito mesmo nele. Justamento pelo fato de sempre ver os arquivo creditados. (O que particularmente, acho uma tremenda besteira. Scanear um material não é nada complicado, ainda mais sabendo que 90% ou 100% dos scans são feitos de forma amadora. Sem contar as compactações feitas em PDF muito longe da forma correta de se gerar um arquivo PDF). Enfim, quero ser solidário ao blog Dragão Banguela pelo conteúdo muito bem organizado.
    E para o Senhor dos Downloads, me desculpo se em algum momento desta postagem fui grosseiro. Nem sempre conseguimos nos expressar corretamente ao escrever um post.

    Espero e desejo que o Dragão Banguela continue, e que não deixe de upar ou divulgar este belo acervo. Afinal, tenho ctz q acima dos créditos, egos e reconhecimento. Todos aqui são apaixonados pelo fantástico mundo do RPG.

    Abraço

    ResponderExcluir
  183. Alexandre... vc tem alguma duvida de que 100% dos escaneadores são amadores??? Ninguém que faz scan ganha um centavo por isso... (se alguém ganha e eu não sei, me avisa que eu quero ganhar tbm).

    Agora, qual compactação em .pdf que a gente do SdD fez q tá ruim??? Se puder ajudar apontando erros e formas de consertar/melhorar, a gente tá aberto a ouvir (acho q ouvir não, pq eu não vou passar meu telefone, mas a ler com certeza)

    No mais, deixa esse tópico pra lá que o banguela já voltou =D

    ResponderExcluir
  184. _|_
    direitos autorais de cu ÉÉÉÉÉÉÉÉ ROLAAAAAAAAAAA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  185. Dãããããããã... blábláblá de cu é rola......

    tem nada melhor pra comentar fica quieto, rapaz...

    comentário idiota...

    [mal galera... mas esse realmente naum acrescentou em nada....]

    ResponderExcluir
  186. tem gente que naum sabe oque é coisa séria vem falaar essas coisas ¬¬....mas sinceramente melhor isso que ronaldo......"--

    ResponderExcluir