quarta-feira, 21 de setembro de 2011

[Notícias] - Monte Cook de volta à Wizards


Onde está o seu deus agora?

...

Bem, cambada. Depois do fraquíssimo D&D4, eu passei a cagar para a linha Dungeons & Dragons, ainda mais quando eu ainda tenho os meus livros antigos aqui de boa.

Eis que a Wizards anunciou a contratação de Monte Cook, que não é ninguém menos do que uma das mentes por trás da revolucionária terceira edição do RPG das masmorras e dragões.

Ainda é cedo pra especular qualquer coisa sobre alguma eventual 5ª edição, mas não custa nada torcer pra que alguém conserte essa cagada que a Wizards anda fazendo com o RPG mais popular do mundo.

E se alguém tem a moral pra fazer isso, esse alguém é o Monte Cozinheiro!

Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Técnico em Mecânica nas horas vagas. Torce pra que mandem o D&D4 pra PQP.



23 comentários:

  1. Bom saber que ele voltou, porem acho que uma versão 5 vai demorar (alem de eu ter achado a 4ª legalzinha).

    ResponderExcluir
  2. AEEEEEE SIM tomara que o cozinheiro bote ordem nessa lokura que virou a linha D&D!

    ResponderExcluir
  3. Bem, o Intense Debate novamente comeu dois comentários (não sei porque o Trapaceiro ainda não desinstalou essa merda), mas ainda assim eu gostaria de responder ao cometário do leitor Thiego Motorhead (mesmo porque, na ausência do Trapaceiro, quem manda nessa zona sou eu):

    1) A minha afirmação sobre o D&D4 ser fraco é baseada única e exclusivamente na minha opinião (como qualquer outra coisa que eu escrevi neste blog, inclusive), mas existem outros fatores que confirmam a minha opinião, como o fato do Pathfinder estar ganhando nas vendas lá nos EUA.

    Quanto ao fato de mestres e jogadores fazerem sessões ruins com este ou qualquer outro jogo, isso é algo que, como em qualquer outro RPG, varia de grupo para grupo. Se o seu grupo se diverte jogando D&D4, então continue assim, enquanto eu continuo jogando o meu AD&D numa boa ;)

    2) Segundo o meu dicionário Oxford, Cook significa cozinheiro SIM!!! Se quiser eu tiro uma foto da página do dicionário. A cozinha (que você chamou de "coainha" no comentário), enquanto dependência de um lar, chama-se kitchen.

    ResponderExcluir
  4. mermão, prevejo bilhões de comentarios em seguida com guerrilha de edições
    bem, eu curto ambas as edições, cada uma servindo a um proposito diferente. embora ultimamente eu esteja meio enjoado de qualquer coisa ligada ao sistema d20.

    ResponderExcluir
  5. Cozinheiro, pedreiro ou o que for o fato eh que esse Monte ae eh fera. Espero que a volta dele signifique melhores tempos ao bom e velho D&D.

    ResponderExcluir
  6. se for seguir os passos dele próprio, acredito na vinda de um livro de "regras alternativas" para a 4a ed. Um livro para satisfazer o gosto da galera OldSchool e fãs de representação. Pode também vir a ser uma aproximação da 4a ed do Pathfinder, visto que o quê importa para eles é $$.

    ResponderExcluir
  7. Não foi exatamente a Wizards que fez cagada, foi a Hasbro. Ordens de superiores não se discutem, executa-se e quando a merda bate no ventilador então vc diz: --Eu não te disse chefe?

    ResponderExcluir
  8. É bem isso mesmo

    tenho quase certeza que a Hasbro chegou e disse: queremos aumentar as vendas, para isso, vamos fazer um d&d do tipo X, que alcance os jogadores y e os z

    porém grande parte dos Ys não gostaram e os Zs preferiram ficar jogando WoW na net

    Fail

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. 4ª Edição é ruim mesmo...

    AAAAhhh... AD&D, quantas saudades. Aquilo sim era RPG de verdade, coisa de "cabra-macho" mesmo calcular TAC0 e entender valores como Categoria de armadura -6.

    ResponderExcluir
  11. Regra é o de menos

    Pelo menos da 2ºed os livros eram 80% ambientação, role play e 20% regras,

    ao invés dos 80% regra da 4ªa edição

    Eu jogo RPG até com Hero Quest

    Essa 4ªa edição foi uma Roll Play Game...

    ResponderExcluir
  12. ...(ADENDO) eu to me referindo aos livros de ambientação e suplemento

    Como os de Fogotten Realms

    por óbvio, não to fazendo a comparação dos 80% com os manuais

    ResponderExcluir
  13. finalmente alguem pra rezolver! nada contra a 4ª ed so q o pathfinder tá bem melhor, prefiro jogar anima beyond the fantasy q o D&D 4

    ResponderExcluir
  14. Uaaauu! Anima é um RPG de peso - segue conceitos bombásticos como a 4a ed, mas absurdamente superior, porque não faz do tradicional D&D o jgo de super.
    Mas gente...O lance é tentar saber o quê Mont Cock (risos) irá fazer agora que tá de volta. E a editora dele?

    ResponderExcluir
  15. pra mim o D&D 3.0 foi o melhor falando nisso posta ele ai quem tem( por favor em boa scan) pq eu achei o do jogador so que 2 paginas em uma e qualidade mega acabado

    ResponderExcluir
  16. Bom que o D&D4.0 não agradou muito isso é fato mas uma coisa eu admito, ele equilibrou as classe. oque leva alembrar um pouquinho do D&D classic.mas interpretação ficou deixada de lado. pois é isso que gostamos de ver no rpg, seja ele vampiro, gurps,etc.. seja bem vindo novamente Monte Cook.
    Ei mestre estou lançando trés bolas de fogo usando meu feet, onde cada uma delas causa 6d6 de dano (mago d&d 3.5). Eu estou dando duas machadada de 1d12 cada de dano (bárbaro d&d 3.5) esse era o único problema que tinha nas edições passadas.hihihi isso no meu ponto de vista o d&d 4.0 consegui equilibrar bem. Abrçs a todos do blog, e continuem fazendo o ótimo trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  17. Deixa eu ver se entendi. D&D NUNCA foi um jogo equilibrado do ponto de vista das regras, desde 1974. Então ele SEMPRE foi um jogo defeituoso e ainda assim conseguiu ser o RPG mais vendido do mundo? Safadinhos esses cabras da TSR que nos enganaram esse tempo todo, né?

    Não entendo essa busca por um "equilíbrio" que não existe. Se algum jogador fez algum combo que chegue a atrapalhar a diversão dos outros jogadores não é mais fácil proibir esse combo em questão (afinal o Mestre PODE fazer isso) do que aprender todo um conjunto de regras e recomeçar tudo do zero (pois além de tudo, não dá pra usar seus personagens velhos no D&D4)?

    Talvez eu seja um Mestre sortudo, porque nas minhas mesas nenhum jogador chegou a criar um combo que atrapalhasse a diversão dos outros jogadores, mas acredito que existam muitos outros meios de controlar esse ímpeto combista inerente a todos os jogadores de RPG.

    ResponderExcluir
  18. é mas quando vc tem uma mesa onde os jogadores já jogam um campanha a muito tempo ficar, restringindo poderes para eles,é como cortar um pouco de diversão, por ex.: eu tinha um mago em ad&d 2 edição onde com duas magicas e um aliado bom com arco eu consegui empalar um dragão. Usando uma magica de redução em um tronco de um grande arvore , depois pedindo para um guerreiro expert em craft, para flechas e arcos,moldar o tronco como se foce uma flecha é pronto. ele lançou a flecha contra o dragão e quando a flecha se aproximou e desfiz a magica e bimba, flecha gigante no coração do dragão. detalhe esse combo se não me falha a memoria dava pra ser feito antes de alcançar nivel 10 de mage. por isso que uma das minha classes favoritas é mago em D&D3.0;Ad&d2 ed; d%d3.5. e também no d&d4.0, e quanto a criar os mesmos personagem de uma edição para a outra é possível mas, o personagem vai ganhar algumas coisas e perder outras, eu mesmo consegui levar meu, mago para 4.0, e com um único feet, soltar 3 misseis mágicos com um att will, onde vc pode soltar todo o turno.e ainda utilizar de uma outra magica lançar um ao utra magia de dano ou status como minor action, oque eu quero disser que alguns combos para magos são invetáveis, e restringir isso pode desanimar o jogador pois é algo que é feito com um personagem de nível baixo,restringindo isso nesse nível imagina o que vc vai ter que restringir no nível paragom.Bom mas D&d é D&d ainda mais para mim que sou da geração xerox, adoro esse jogo seja qual for a edição a diversão é o que conta. um abração e continuem com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Falando sobre o porque vc não entende a busca por equilíbrio, imagina você mestrando em uma mesa, onde no seu grupo tem personagens,e todos eles são magos e os jogadores só querem jogar com essa classe, pois querem se divertir, e imagina um caso de jogadores veteranos, que sabem o potencial de cada classe e sabem que o mago tem uma progressão mais lenta mas o poderes e o conhecimento são infinitamente maiores doque um guerreiro em um determinado nível, e não existe um jogador que eu conheça pelo-menos, que jogue de mago indiferente da versão d&D que não estuda todas as magias, disponíveis para sua mago e nesses quase 22 naos de rpg,eu reconheço que um bom personagem indiferente de sistema tem que ter uma boa historia e um bom objetivo, e isso define um Buidg, o que leva ao jogador programar toda a evolução de seu personagem. E quanto ao que vc disse que em suas mesas nem um jogador fez combos eu até intendo, mas privar um jogador de jogar com um tipo de personagem que le quer a acabar com a diversão dele então é melhor tentar fazer um equilíbrio. chega uma hora em que os jogadores começão a conhecer todas as possibilidades que acabam se tronando jogadores mantinguis. naturalmente. na minha ultima aventura de D&D3.5, um jogador queria ter alguns benéficos e também alguns combos, ai eu analisei e disse tudo bem mas fique vc ciente que não é só o seu pc que sabe desse combo.ou seja ele queria ter um combo ou uma vanatagem isso também não impediria de um npc ter combos semelhantes.Mas eu sempre procurei fazer isso com muito bom senso, e outra coisa eu nunca foi muito ligado as regras , mas é sembre bom ter um conhecimento sobre isso. é um dos motivos que eu só gosto do fator equilíbrio entre os personagens de d&d4.0 que me lembra muito o d&d clássico, mas quanto ao resto ele limita muito o que realmente interessa que é a interpretação de personagens.Bom Óraculo de maneira alguma quero criara tritos, pois o Rpg tem uma das maiores magias do planeta que é conhecer novas pessoas, aprender também com elas alem do divertimento que sempre foi a palavra de ordem.
    E com todo o respeito espero que esse blog nunca morra. Abração para todos do blog.

    ResponderExcluir
  20. Cara, eu compreendo tudo o que você falou, mas a minha concepção de RPG ainda é a de um jogo em que nenhuma regra é obrigatória se o Mestre não quiser.

    Por isso, quem se vale de combos pra jogar, sem nenhum foco no roleplay, na minha mesa, só toma no cu, porque cedo ou tarde vai ficar sem seus preciosos combos. ;)

    ResponderExcluir
  21. Até que enfim os deuses nos ouvriram!!!
    Agradeço ter conhecido o D&D na versão 3.5 e jogá-lo de forma prazeirosa e esquecer que a Wizard produziu "isso" que ela chama de D&D 4ª.
    Que a 5ª com Mont Cook traga a aurora desses dias!!!

    ResponderExcluir
  22. Espero que as coisas melhores.

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir