sexta-feira, 23 de setembro de 2011

[Cinema com RPG] - Coração Satânico

A coluna Cinema com RPG está de volta e com algumas mudanças!

...

Então, cambada. A principal mudança na coluna Cinema com RPG é que agora ao invés de simplesmente colocar um link pra vocês baixarem os filmes, eu apenas vou fazer um pequeno review sobre os filmes e dar algumas dicas de como aplicar seus elementos em suas mesas de RPG.

Não adianta reclamar! Vocês tem a internet à disposição, então usem o Google e não encham o meu saco!

E pra começar, vamos a um clássico de 1987, portanto, que ninguém venha reclamar de spoilers, porque vocês tiveram mais de vinte e cinco anos pra assistir! E se não assistiram até hoje, então não o fariam se eu não tivesse mencionado o filme.

O FILME

Coração Satânico (Angel Heart, no original) é um filme de suspense estrelado por Mickey Rourke (Harry Angel), na época em que este ainda não estava tão fodido e Robert De Niro (Louis Cyphre).



Harry é um ex-soldado (a trama é ambientada nos anos 50) que se tornara detetive particular. Ele é contratado pelo misterioso Louis para encontrar um cantor chamado Johnny Favorite. Harry então se aprofunda numa trama envolvendo pessoas ligadas ao vodu. Além disso, todas as pessoas que ele investiga acabam morrendo de maneiras horríveis.

Por fim, Harry descobre toda a terrível verdade. Johnny havia feito um pacto com o capeta para conseguir fama e dinheiro, mas tentou burlar o acordo fazendo um ritual para jogar a sua alma em um soldado recém chegado da guerra. Este soldado era ninguém menos que o próprio Harry, que fora assassinado durante o ritual, porém as memórias de Johnny foram reprimidas no processo e ele acreditava ser o próprio Harry Angel, mas durante a investigação, essas memórias vieram à tona.

Aliás, que detetive de merda é esse que não sacou que Louis Cyphre é Lucifer? Viu, não disse que tinha spoiler?



Enfim, mesmo se você não vai aproveitar as ideias do filme em sua mesa de jogo, ele vale como uma boa história de suspense sobrenatural. Não tem muito gore e o terror está mais no clima do que nas tripas aparecendo.

Mas o que mais me assustou mesmo foi a última mulher a morrer no filme, que tinha o SUVACO CABELUDO!!! PELO AMOR DOS DEUSES!!! Mulher com suvaco cabeludo não, né?!

NA MESA DE JOGO

Como a história do filme é muito focada no descobrimento do passado sombrio de Johnny Favorite, fica muito difícil adaptar a trama diretamente para a mesa de jogo (funcionaria bem numa aventura solo, mas dificilmente em um jogo em grupo), mas é possível usar seus elementos em vários tipos de aventuras.

Uma ideia bastante simples é fazer com que um ou mais jogadores do grupo sejam "ladrões de corpos" como Johnny, fugindo através das eras do cramunhão, ou de qualquer outra entidade maligna do seu RPG favorito. Até mesmo o fato das memórias reprimidas pode ser aproveitado pelas regras do seu RPG favorito.

Então, você pode jogar com um mago maligno, que, em busca de poder acabou fazendo um pacto com Leen (ou a divindade maligna do seu cenário de jogo) e para fugir de ter de pagar a sua parte no acordo, acabou roubando o corpo de alguém, voltando a ser um personagem de 1° nível, que aos poucos irá se lembrando de seus poderes anteriores.

Esqueçam o Keanu Reeves. Esse sim seria um excelente filme do John Constantine!

Outra possibilidade é fazer com que os jogadores sejam contratados por alguém para caçar algum feiticeiro maligno que anda fazendo essa zona de ficar trocando de corpos. Nesse caso, os personagens não precisam ser, necessariamente contratados pelo capiroto, afinal, as forças do bem também se interessariam em acabar com a festa da troca de corpos.

Além das referências óbvias a D&D usadas nos meus exemplos, esse tipo de aventura pode se enquadrar prefeitamente em vários outros sistemas, como Rastro de Chutullu, Daemon, Storyteller e Gurps Horror. Até mesmo sistemas mais "exagerados" e "coloridos" podem ser usados, afinal, não é difícil imaginar um super vilão fazendo isso em uma aventura de Mutantes e Malfeitores, ou até mesmo uma campanha de Defensores de Tóquio investigadores do sobrenatural, com todo o exagero de um Yu Yu Hakusho da vida.

Mas se você for um mestre malvado e quer assustar mesmo os seus jogadores, tire um print screen da cena da mulher com suvaco cabeludo e mostre pra eles. De preferência no momento da pausa pro lanche durante a sessão de jogo.

Eles nunca mais vão conseguir dormir de novo...

Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Técnico em Mecânica nas horas vagas. Não curte mulheres de suvaco cabeludo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário