quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Downloads: Terra Devastada (Resumo de Regras)


Salve salve vermes!

Vou aproveitar que o funcionalismo público estadual é morto no final de ano tirar do baú um resumo de regras que estava guardado nas pastas mais obscuras do meu HD e disponibilizar para a galera.

E o melhor, trata-se de um projeto totalmente brasileiro. Confiram só...


... Antes de mais nada preciso contar-lhes que sou um fã de filmes de zumbis. Não de filmes de terror (esses eu tenho meda) mas de zumbis mesmo!

E para aqueles que compartilham dos mesmos ideais zumbísticos que eu, certamente vão gostar muito deste sistema brasileiro e independente chamado Terra Devastada.



Para me poupar trabalho, vou copiar e colar na pior das salafrarices um texto que retirei do site RedeRPG, que dá um parecer bem amplo sobre o dito cujo sistema:


"Por John Bogéa

Você já se imaginou em uma terra devastada por zumbis? Quanto tempo você acha que sobreviveria em meio ao horror e a violência extrema?

Terra Devastada é um RPG focado em uma narrativa simples, porém medonha, sobre essa realidade apocalíptica. Os personagens deverão testar suas próprias capacidade de sobrevivência em um mundo como este, tentando se manter racionais mesmo diante dos atos mais desumanos.

O Cenário

"Não se sabe ao certo como tudo começou ou quando. A origem é um mistério. Tudo que se sabe é que os noticiários falavam sobre uma nova gripe, mais forte e mais contagiosa do que todas as outras. Mas agora sabemos que não era uma gripe, era algo bem pior. Em pouco menos de seis meses, a terra foi completamente tomada pelas criaturas. Nossos amigos, parentes e conhecidos convertidos em monstros famintos, em mortos vivos."

Os zumbis de Terra Devastada são pútridos, aterradores e nauseantes. Como de praxe, o seu único objetivo é consumir a maior quantidade de carne fresca possível. Seriam criaturas invencíveis se não fosse por sua irracionalidade e por seu único ponto fraco (e mortal): o cérebro.

Os personagens precisam apenas sobreviver. Até quando não se sabe, mas enquanto estivem vivos e racionais, a luta pela sobrevivência continua. Terra Devastada não é um jogo de combate intenso, diferente disso, é um jogo de atos e conseqüências, de horror e irracionalidade. O maior desafio para um personagem, maior até do que enfrentar turbas de zumbis, talvez seja a simples convivência entre pessoas tão desesperadas quanto ele mesmo.



O Sistema

O sistema segue um conceito narrativo simples e que deixa os jogadores muito à vontade para customizar seus personagens. Tudo se baseia apenas na criação de características. Não existem listas e nem nada do tipo, toda criação parte da imaginação do jogador. O objetivo do sistema é justamente dar asas e não trilhos.



As características não são quantificadas, isto é, não existe nenhum número ligado elas (na verdade, a matemática é muito suave no sistema). Basta escrever a característica e pronto, o seu personagem é aquilo que escreveu.

A mecânica é simples: você joga uma determinada quantidade de dados de seis faces (d6) e tenta ter como resultado a maior quantidade de números pares possível. Cada número par equivale a 1 ponto de desempenho. Dependendo do que se pretende fazer, o Narrador (Game Master) estabelece uma meta de desempenho a ser atingida. Você declara o seu objetivo, as conseqüências desse objetivo e pronto. Se atingir a meta o seu objetivo é alcançado.

Os dados jogados são contados da seguinte forma: +1d6 para cada característica relevante e vantajosa para a ação e -1d6 para cada característica relevante e desvantajosa para a ação. Simples assim.

Além disso, há uma medida de horror, representando toda a experiência desumana e traumas psicológicos do personagem. Quanto mais o personagem se envolver em cenas de horror, mais a sua pontuação de horror sobe e mais suscetível às mazelas de uma mente perturbada ele está.

Também existe uma medida de convicção, representando o poder motivacional do personagem. Em poucas palavras, a convicção é a fé do personagem em alcançar um determinado objetivo. Mecanicamente, ele gasta pontos de convicção para ganhar pontos extras de desempenho. Mas para isso, é necessário gastar uma quantidade de pontos de convicção equivalente ao horror atual do personagem, ele literalmente tem que impor sua vontade ao horror que está sentido."

E então, curtiram? Rezo todo o santo dia para que a galera responsável por este projeto consiga lançar o livro completinho da silva, que seja em PDF ou por alguma editora.

Aos que não são familiarizados com o tema zumbístico, recomendo que joguem Resident Evil (o 1,2 e 3) ou então leiam uma excelente HQ do autor Robert Kirckman chamada The Walking Dead, esta HQ é o melhor material sobre zumbis lançado nos últimos anos e uma das melhores HQ´s que li (sim, competindo aí com Watchmen e Preacher na minha lista doentia de melhores HQ´s).

Recentemente a HQ The Walking Dead virou uma série para tv pelo canal AMC (e no Brasil é transmitida pela FOX), a série é muito boa, mas no decorrer dos episódios se distancia um pouco da HQ (que volto a repetir, é foda demais).

Na parte de livros, estamos melhorando, há dois livros que conheço sobre o tema, o Guia de Sobrevivência a Zumbis e o Guerra Mundial Z, ambos do autor Max Brooks.

Bom galera, espero que gostem tanto quanto eu desse sistema e ajudem a divulgá-lo para que o projeto ganhe mais força!

O site do cenário Terra Devastada é este aqui!

Abaixo o link de download do pútrido, horrendo e infame resumo de regras:

4shared

Terra Devastada - Resumo de Regras

Ah, outra coisa galera. FELIZ ANO NOVO e até a próxima postagem! (perfeito, agora não preciso fazer aquela postagem maldita e inútil de fim de ano muahhuahuauha).

Nos vemos no próximo post (que claro, será só no ano que vem).


Sobre o Autor:
O TrapaceiroO Trapaceiro é uma das mentes doentias por trás do Blog do Dragão Banguela. Futuro professor de História, quando formado, irá ensinar aos seus alunos o "Evangelho Segundo o Rpgista Old School". Acredita piamente que o saudoso AD&D será republicado um dia.


17 comentários:

  1. Zumbis são supremos. Pra dizer a verdade não gosto dos zumbis D&Dísticos, com aquela baboseira de drenar níveis e tal..., mas esses à la Resident Evil estão entre minhas criaturas preferidas. Que saudades do jogo /:

    Trapaceiro, tem também uma série de livros baseada no Resident Evil, eu li até o quarto, e devo dizer que é muito boa (não sei se pode postar link nos comments, mas aí vai...)

    http://www.downgratis.com/livros/resident-evil-colecao-completa-7-livros-em-pdf/

    E feliz ano novo pra todos \o/

    ResponderExcluir
  2. Então Encaitar, eu também tive o prazer de ler esses livros baseados na série RE. Li o que é referente ao primeiro jogo e o terceiro livro que é referente ao segundo jogo. Ambos muito bons.

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
  3. Ah, outro exemplo que faltou dar foi o do game Left 4 Dead para o Xis-Caixa 360!

    Esse game jogado em modo cooperativo é muito foda mesmo! Um dos melhores jogos de todos os tempos =D

    ResponderExcluir
  4. Contrariando a maioria eu não sou tão fã de zumbis.

    Curto vilões que tenham boas falas e não apenas "daaahhh, uhhhh, miooolooosss"

    Quando narro gosto de usar frases de efeito para os vilões, principalmente quando eles falam em terceira pessoa, como em uma história em quadrinhos, tal qual: "Tolos mortais, enfrentarão a ira divina de Zargon! Vós sois ereis!!!"

    Agora, Resident Evil é um clássico! Jamais esqueço do susto na sala de interrogatório em Resident Evil 2. O 4° e o 5° jogos da série são ótimos em ação, mas perderam o elemento de terror, além de serem muito racistas.

    PS.: Fiquei muito enrolado no trabalho nessa semana, então o próximo post será só em 2011, mas aguardem novidades. Se tudo der certo ano que vem o Dragão Banguela se superará mais e mais até dominarmos o mundo!

    Então um feliz ano novo para todos, se forem dirigir não bebam, se forem beber guardem um pouco pra mim e nos vemos ano que vem! Um beijo para as mamães!

    ResponderExcluir
  5. Mas então, quanto as questões dos vilões.

    Um jogo de rpg "zumbístico" é mais voltado para o terror psicológico, os zumbis não precisam ser necessariamentes os vilões, eles podem ser o elemento de tensão e horror da história, os próprios humanos restantes do cataclisma zumbi podem ser os vilões, por exemplo, gangues que assaltam outros sobreviventes para roubar comida, estuprar as mulheres do grupo ou até mesmo sequestrar pessoas para praticar canibalismo em meio a fome.

    Mais uma vez dou o exemplo de The Walking Dead onde os zumbis são totalmente secundários e em algumas vezes nem aparecem em alguns nºs da revista.

    Na TWD os personagens tem que lidar com situações muito dramáticas, podendo até mesmo cair na loucura e matar uma pessoa próxima em troca de uma lata de ervilha para poder se alimentar.

    Quanto a vilões vilanescos, novamente em TWD apareceu um cara chamado de "O Governador", puta merda, o cara era um desgraçado de primeira, tanto que em 2007 foi escolhido como o melhor vilão pela revista Wizard.

    E Oráculo, quanto aos Resident Evil's 4 e 5, o que tem de racismo?
    Não vai me dizer que é só porque o 5 os "zumbis" são pessoas negras, não esquece que o jogo se passa na África.

    Grande abraço e ótimo ano novo a todos!

    ResponderExcluir
  6. lol pelo q li ae parece chupinhado de shotgun diaries e o sistema eh chupinhado de um sistema bem popular q n lembro o nome mas eh tipo mto popular entre os q curtem um rpg mais cabeça com menos dados entaum esse projeto ae nao eh original mas enfim pra quem curte ta ae

    ResponderExcluir
  7. É,horas de trabalho nada original, ainda bem que não chupinhei seu cu =D

    ResponderExcluir
  8. Lol, pelo que li ae adrianocln, parece "chupinhado" de Dawn of Dead, Night of Dead, Left 4 dead, Shawn of Dead, Shotgun diaries, Zumbilandia, Walking dead e TOOODO e qualquer jogo/filme/HQ de zumbi. E o sistema? Bem o sistema é copiado de um sistema talz e ai que existe, e que é tipo, talz muito popular, e que é mais cabeça com menos dados. Assim como qqer rpg indie.

    Deixa de ser babaca e respeita o trabalho dos outros. E se não quer respeitar, me mostra o teu trabalho "original", aí.

    ResponderExcluir
  9. EEEEIII, crianças! Nada de ficarem se xingando aqui senão levarão tiro de 12 na cabeça como um bom zumbi merece!

    @O Trapaceiro:

    Então. É mais questão de gosto mesmo. Até curto alguns filmes do gênero (menos os de Resident Evil que são uma bosta), mas de uma maneira geral não sou muito fã do genero de horror com zumbis, survival horror ou seja lá como chamem isso.

    Ainda preciso pegar esse Walking Dead pra ler. Na verdade estou muito desatualizado em relação a HQs, só tenho pego relançamentos e encadernados. As únicas HQs que tenho lido são Turma da Mônica (da qual sou assinante =D) e Tex (que só hoje me arrancou mais de 30 moedas de ouro).

    E quanto ao Resident Evil 5, realmente eu não tenho muito o que dizer pois nunca joguei, mas como todo mundo sabe eu gosto de uma polêmica. Sei que o jogo se passa na Africa, o que me parece um pretexto pra matarem africanos até dizer chega, mas como eu não joguei então não posso dizer o porque da história ser assim.

    Já no 4 eu não curti muito o lance dos hispânicos extremamente estereotipados xingando em "spanglish". Além disso, ambos se afastarm muito do estilo dos três primeiros, algo que eu pessoalmente não curti.

    ResponderExcluir
  10. @Oráculo: É, eu overreacted com o comentário do @adrianocln. Desculpa aí adriano, foi mal.

    É que me deixa puto ver que alguem nesse pais está se esforçando para fazer alguma coisa para adicionar, e comentários de pessoas que não leram, não testaram, não participaram do processo de criação ou nem estavam lá quando o ele estava acontecendo, olham e dizem:
    - é cópia disso, roubou tal coisa de tal sistema, e é igual a um filme que eu vi semana passada.

    Porra, tipo, o tempo que o sujeito dedica para detonar, não é 1% do tempo que o autor usou para criar, analisar e tentar fazer algo legal. Não gostou? Analise, diga o que não gosta, e se o "cerne" do sistema é o que tu não gosta, ignore e vá ver outra coisa. Gostou, mas acha que falta algo? comente, diga: "olha fulano, parece legal, mas não falta tal coisa?" Todo autor que coloca previews e coisas na net QUER ouvir as pessoas. Mas quer ouvir coisas que o ajudem a melhorar, não para ser cagado em cima.

    Então, desculpem aí pela reação ofensiva, eu não conheço o Fabricio Caxias, muito pouco li o blog dele (mesmo tendo como favoritos) mas eu apoio qualquer iniciativa de trazer mais coisas para o nosso RPG brasileiro.

    Grande abraço, e logo eu posto um comentário sobre o sistema e o cenário

    ResponderExcluir
  11. Gosto de zumbis...Mortos e bem queimados KKkkkkKK!

    ResponderExcluir
  12. Bem, agora que eu tive tempo de ler o livro, então finalmente vou poder dar a minha opinião, já que antes eu só reclamei dos zumbis. =D

    Primeiramente gostaria de dizer que apoio todo e qualquer RPG nacional, ainda mais quando o pessoal não tenta fazer um novo D&D e parte pra um tema menos usual (mesmo que filmes, games e quadrinhos de zumbis estejam em alta hoje em dia).

    Só não apoio o Seres do Inferno... Porra, quando foi que isso pareceu uma boa ideia? Árvores morreram para fazer o papel que imprimiu esse livro!

    Mas voltando ao assunto, WOW, o visual do Terra Devastada é show de bola!

    De cara me remeteu aos livros da White Wolf, principalmente os da atual safra (nem dá mais pra chamar de novo Mundo das Trevas porque já faz uma caralhada de tempo que saiu).

    A arte também está muito boa. Diria até que melhor do que muita coisa que tomou o meu dinheiro ultimamente, como alguns quadrinhos da Marvel.

    O livro é focado na criação de personagens, mas ao invés de focar em fazer fichas e o escambau, aqui temos material sobre como criar personagens mesmo, com personalidade e motivações.

    Todo mundo sabe que personagens de histórias de terror vão morrer ou ficarão bem fudidos psicologicamente no final da história, por isso só dá pra nos importarmos com eles se eles tiverem uma personalidade cativante para o público.

    Em um RPG de horror é a mesma coisa e graças aos deuses os autores desse livro sabem das coisas e o texto passa bem essas informações.

    As regras são extremamente simples, praticamente inexistentes, porque não é o tipo de jogo em que você vá combater os zumbis e sim fugir deles ou tentar sobreviver.

    Para a proposta do jogo o sistema é perfeito, mas dificilmente funcionaria em outros gêneros.

    Por fim gostaria de parabenizar os autores, o livro está muito bom e tem tudo pra agradar os fãs do gênero. Agradou a mim que não sou fã do gênero!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou muito fã desse gênero.
    Adoro Resident Evil (principalmente o primeiro que é o mais sombrio e detesto completamente o quarto que nem pra jogo de ação presta)
    Mas o melhor exemplo de zumbi que eu uso é o do filme Extermínio (28 Days Later).

    Eu já mestrei um jogo de zumbis, na qual a trama era bem complexa e nada ortodoxa.
    Grandes criaturas vindas do espaço (semelhantes a lobos gigantes, com pele rochosa e praticamente impenetrável) atacavam as grandes cidades, as criaturas existiam em muito pouca quantidade.
    Aqueles que entravam em contato com elas (e sobreviviam) tinham que lidar com uma doença trazida pela criatura, que matavam os organismos vivos, os infectados só tinham 3 destinos: a morte ("zumbificação"), a cura (praticamente impossível) e a mutação (aqueles que nem morriam e nem conseguiam se livrar completamente da doença).
    Durante o jogo eu levantei varias hipótese da existência das criaturas, como experiência militar invasão alienígena e outras paranóias e lendas urbanas, mas eu nunca dei uma resposta concreta aos jogadores.

    ResponderExcluir
  14. Amazing. Tem um jogo alemão pra pc com zumbis, é bem engraçado principalmente porque você É o zumbi. Pena eu não conseguir lembrar o nome.Em fim algué ai ja leu os quadrinhos do Constantine? Me falaram que é bom mas eu queria mais opiniões. E nada melhor para terror psicológico do que Howard Phillips Lovecraft. Para quem curte, sabe do que estou falando, é só sobrevivência mesmo. Mas esse RPG ai promete. Muito bem desenhado e muito bem desenvolvido. Liberdade total.

    ResponderExcluir
  15. A série de quadrinhos Hellblazzer (do John Constantine) é excelente!

    Faz tempo que eu não leio, mas pra quem curte boas histórias de terror, é muito bom.

    E se possível fique longe do filme!

    ResponderExcluir