domingo, 19 de dezembro de 2010

Downloads [Storyteller] - Livro de Tradição: Adeptos da Virtualidade

Saudações, cambada!

O Natal vem vindo aí e com ele, muitas dívidas e despesas, além de alguns quilinhos a mais pra você que vai encher o rabo de peru (no bom sentido, é claro)!

E aqui no Blog do Dragão Banguela, vocês já sabem, sempre encontram o melhor do RPG! Então cliquem no Leia Mais porque eu já enrolei bastante...

...

Imagine que todo o mundo como você conhece não passa de uma farsa criada para nos manter alienados?

E se houvessem agentes trabalhando para manter essa farsa?

E se através de computadores e redes virtuais, alguns poucos pensadores livres lutassem contra essa farsa?

Parece familiar? Sim, essa é a sinopse do filme Matrix, mas também é o mote dos Adeptos da Virtualidade em Mago: A Ascenção.

A propósito, Matrix é de 1999 e Mago é de 1993.

Ok, mas vamos ao que interessa! O livro de hoje é mais uma tradução do grupo Jogadores de Papel e trata-se de um suplemento para a terceira edição do RPG Mago: A Ascenção.

Neste livro ficamos conhecendo todos os detalhes desta que é, provavelmente, a mais popular entre as tradições, além de ser a única que teve um livro traduzido pela Devir (que corresponde à segunda edição do jogo).

Para quem não se lembra ou nunca jogou, Mago trata-se de pessoas que descobrem terem o poder de alterar a realidade com sua força de vontade. O problema é que existe a Tecnocracia, uma espécie de Polícia da Realidade, que quer manter as massas Adormecidas (isto é, sem saberem que a realidade é mutável) para manipulá-las mais facilmente.

A este dom de manipular a realidade se dá o nome genérico de Mágica, mas cada uma das Tradições (grupos de magos) tem suas próprias crenças de como funciona ou não a realidade. Muitos nem mesmo acreditam em magia, como é o caso dos Adeptos.

Este grupo, pertencia à Tecnocracia sob o nome de Engenheiros do Diferencial, contudo, as normas rígidas da União Tecnocrata fizeram com que os Engenheiros debandassem para as Tradições adotando o nome de Adeptos da Virtualidade.

Neste guia encontramos todas as informações sobre os Adeptos, contada pelos próprios. Sua história desde os tempos na Tecnocracia até os dias de hoje, seu modus operandi e estilos de mágica, além de informações sobre suas facções, sub-grupos da Tradição, como os Cyberpunks, os Programadores da Realidade e os Nexploradores.

Também encontramos novas Habilidades, Qualidades e Defeitos e é claro, novas Rotinas. Para quem não sabe, em Mago não existem listas de feitiços como em Dungeons & Dragons. Cada personagem pode usar diversas combinações entre Esferas seguindo certos limites de nível e é claro os limites da própria realidade (se você tentar fazer algo visualmente impressionante como uma bola de fogo surgir das suas mãos é claro que será afetado pelo Paradoxo). Contudo, as Rotinas servem como "receitas"
que já foram testadas à exaustão por outros magos e por isso são mais fáceis de serem executados.

Completam o livro os sempre presentes modelos de personagens e a lista de Adeptos famosos, além da descrição de uma típica Cabala (grupo de magos) de Adeptos.

A tradução como sempre está de parabéns, mas o livro usa em excesso jargões de internet e computadores, o que pode confundir alguns leitores. Isso, contudo, é proposital para manter o clima dos Adeptos da Virtualidade.

Livro de Tradição: Adeptos da Virtualidade


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. Também faz magia pela internet.



4 comentários:

  1. ae orakio um dos meus cenarios favoritos n vejo a hora de voltar pra casa pa baxa e le esse livro pq em lan n rola

    ResponderExcluir
  2. Oráculo o link está inacessivel...

    ResponderExcluir
  3. Todos os links anteriormente postados no blog dos Jogadores de Papel no Multiply foram pro saco, pois agora o grupo está no blogspot:

    http://jogadoresdepapel.blogspot.com/

    ResponderExcluir