quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Downloads [Storyteller] - Combate


Banzai, Banguelos!

O Mundo das Trevas é um cenário onde a intriga, o drama, as emoções e o clima intenso fazem parte importantíssima do jogo.

Mas às vezes isso falha. E sabe o que os vampiros, lobisomens, magos, fadas e fantasmas fazem quando tudo mais dá errado?

Eles saem na porrada!

...

Que a ambientação dos livros do Mundo das Trevas é ótima isso muita gente concorda. Mas temos de concordar também que as regras de combate do tio Mark Hein-Hagen eram péssimas!

E por mais interpretativo que seu jogo seja, cedo ou tarde os personagens terão de encarar a face feia da violência e resolver seus problemas no braço (nas garras, nas presas, na magia, etc). Pensando nisso, a White Wolf lançou nos idos dos anos 90 um suplemento chamado apenas de Combate.

Este suplemento se aproveita muito das regras de combate do jogo Street Fighter RPG que fora lançado pela própria White Wolf, incluindo suas Cartas de Combate, sendo este um dos melhores sistemas de combate que conheço.

Com o uso das cartas de combate são abolidas as centenas de rolagens de dados em cada rodada de combate. Quem já jogou Lobisomem: O Apocalipse sabe que as vezes é necessária uma pá para rolar tantos dados!

Além das manobras básicas de combate que qualquer personagem pode usar como um Golpe Rápido ou Agarrar, existem também manobras especiais que podem ser compradas com pontos conseguidos através de perícias como Briga, Esportes ou (a arte marcial da Irmandade de Akasha em Mago: A Ascenção). A maioria delas são maneiras diferentes de socar e chutar, incluindo cabeçadas, cotoveladas, rasteiras e etc. Outras são importadas do próprio Street Fighter e adaptadas para os versados no Dô, como o Dim Mak e o San He. Existem também manobras com dentes e garras, utilizadas por lobisomens e vampiros, manobras de mudança de forma para os metamorfos (Garou, Ratkin, Corax, Bastet, etc.) e também manobras para combate armado.

Muito interessantes também são as regras para a criação de novas manobras, mais detalhadas do que em Street Fighter. E por falar em Street Fighter, vários estilos de artes marciais são apresentados aqui. A maioria deles já foi vista nos livros de SF, como Boxe, Capoeira e Karatê, mas outros são inéditos como o Bojitsu, Hapkidô e o Hsing-I, além de estilos próprios do cenário do Mundo das Trevas como o Dô, Duelo de Klaives (as adagas sagradas dos Garou) e o Kailindô (a arte de luta dos Portadores da Luz Interior em Lobisomem: O Apocalipse).

O livo ainda traz ideias de como usar os poderes sobrenaturais em combate, como um Tremere usando Movimento da Mente para manejar armas à distância, um Garou Hominideo usando o Dom Perturbar Tecnologia para danificar armas de fogo ou a clássica Bola de Fogo da Ordem de Hermes (que é claro causaria muito Paradoxo para quem a lança).

Completando o livro ainda temos regras adicionais para pontos de impacto, modelos de personagens combativos mas com background (não apenas máquinas de lutar) incluindo um Gangrel, uma Irmã de Akasha, uma Aparição e um Sidhe. Por fim, temos um capítulo inteiro dedicado à armas dos mais variados tipos e uma ficha especial de manobras além de cartas de combate para serem preenchidas.

Este é um suplemento pouco comum para o Mundo das Trevas, mas ainda assim imprescindível para quem quer adicionar mais ação às suas crônicas.

A tradução é do grupo Jogadores de Papel e, até onde pude ver, está impecável. Eles merecem os créditos por nos trazer mais um excelente livro em português!

4SHARED

Mundo das Trevas - Combate


Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é o segundo em comando no Blog do Dragão Banguela e escreve sobre nerdices em geral no Dimensão X. Mago e Inspetor de Equipamentos nas horas vagas. É fã assumido de AD&D 2ª edição, mas não liga muito pra essa história de Old-School.

7 comentários:

  1. Valeu! Acho que algo assim pode até ser adaptado para outros sistemas.

    ResponderExcluir
  2. aeee fiinalmenet alguma coisa do meu amado stoyteller vlws oraculo sam

    ResponderExcluir
  3. Cross Over no word of darkness é legal mas tem que tomar muito cuidado principalmente com as regras.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Oráculo,
    Muito obrigado pela divulgação do material produzido a duras penas pelos Jogadores de Papel. Agradecemos imensamente por seu trabalho em veicular materiais relacionados ao hobby e o parabenizamos por seu excelente trabalho e erudição.

    -Os Jogadores de Papel

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado mesmo! Um belo trabalho, que mudou uma mesa de vampiro em BH!

    ResponderExcluir
  6. cara, muito bom isso, agora o meu jogo de

    lobisomem vai ficar perfeito

    ResponderExcluir