sexta-feira, 23 de abril de 2010

Os Injustiçados parte 4 - 3D&T

Hoje é feriado aqui no Rio de Janeiro! Morram de inveja vocês que tiveram de acordar cedo pra estudar/trabalhar!

E aproveitando o feriado, vamos a mais um artigo da série Injustiçados...

...

DO QUE SE TRATA?

Defensores de Tóquio começou como um RPG satírico fazendo piada com os heróis japoneses com Changeman, Jaspion, Black Kamen Rider e outros que passavam na extinta Rede Manchete de televisão. O jogo fez tanto sucesso que logo ganhou uma segunda edição, ainda mantendo o mesmo estilo de jogo.

Na verdade ele seria, originalmente, um suplemento para o RPG importado Toon, que aborda desenhos animados de comédia como Pernalonga, Pica Pau, Tom & Jerry e outros que até tua vó assistia. Mas, devido a problemas com a representante de Toon aqui no Brasil, a Devir Livraria (sempre ela!), o autor Marcelo Cassaro teve de criar um sistema própiro de regras e lançá-lo como um jogo independente.

Como todo RPG satírico ele logo acabou caindo no limbo do esquecimento (como o próprio Toon), até que a Trama Editora ganhou o direito de lançar produtos da Capcom, como quadrinhos e RPGs, o que inclusive nos trouxe a versão Storyteller de Street Fighter, que também teve problemas com a Devir (malditos!). Logo, surgiu a idéia de lançar um RPG próprio da editora, não só com os Street Fighters, mas também com outros jogos da Capcom, como Megaman, Darkstalkers, etc.

Ao invés de criar um novo sistema de regras eles pegaram o mesmo Defensores de Tóquio e alteraram algumas coisas, transformando-o em um jogo novo. Esta terceira edição chamar-se-ia 3D&T.


POR QUE É UM INJUSTIÇADO?

Basicamente existem dois tipos de sentimentos em relação ao 3D&T: Aqueles que adoram e aqueles que tem ódio.

3D&T é um jogo simples e sem nenhum realismo, o que o torna muito fácil de se aprender, pois são usadas toda a lógica (ou falta dela) dos videogames, animes e mangás, o que, de cara, já consegue atrair os fãs desses generos que nunca jogaram RPG.

Porém, a grande maioria dos RPGs, inclusive o nosso amado AD&D, possuem toneladas de regras muito mais realistas, mesmo em jogos de fantasia, o que causava indignação dos fãs mais exaltados de outros RPGs.

Neste jogo um personagem pode causar mais dano com flores, bolhas de sabão ou a faquinha plástica que vem naquele pacote de rocambole do que um que use uma bazuca, espada ou bomba atômica. Ora, nos videogames, animes e mangás é exatamente a mesmíssima coisa!

Outra grande reclamação, vinda principalmente dos fãs de Storyteller, é a pobreza dos cenários, já que os próprios livros oficiais de 3D&T eram, na verdade, revistas com pouco mais de 20 páginas, sem o detalhamente gigantesco do Mundo das Trevas.


DEIXEM OS DEFENDORES EM PAZ!

A grande verdade é que 3D&T, com sua simplicidade conseguiu fazer o que a TSR não conseguiu com seu First Quest, nem a White Wolf com seu Street Fighter: popularizar nosso hobby.

3D&T foi o primeiro RPG de muita gente (inclusive este que vos escreve), o que inclusive diminuiu um pouco (mas não muito) o preconceito com os jogadores de RPG, já que, de maneira geral, fãs de videogames e mangás são mais bem aceitos na sociedade "normal".

Suas regras simples acabaram com o tabu de que RPG é um jogo de loucos obcecados por números, fazendo com que qualquer um, inclusive você, possa aprendê-lo em poucos minutos.

Além disso, como sempre digo, o que faz o RPG não sã suas regras e sim a imaginação dos jogadores.

8 comentários:

  1. Tai ai um jogo que eu não critico, apesar de ser afixionado por D&D (sim o D&D orinignal, o mesmo da grow, e NÃO o 4.0 -.-'), adimito que o 3d&t teve um papel MUITO importante na minha trajetória de mestre.
    Comecei com gurps, foi amor a primeira vista, porém joguei apenas 5 seções e mudei-me da capital, para uma cidade de 15mil habitantes... e 0 rpgistas.
    Após uns 2 anos estudando os suplementos nacionais, descobrir o 3d&T, e com ele montei meu segundo grupo (o primeiro foi com uma daquelas só aventuras que ja vinham com a aventura pronta!).
    Mais ou menos 5 ou 6 curtas campanhas foram narradas, inclusive uma ambientada no mundo de MK (sim eu tenho a adaptação oficial de 3d&t), e o sistema foi importantíssimo para mim, foi onde eu comecei a criar meus grupos.
    Logo essa cidade cresceu, saímos dos 15mil habitantes, surgiu a primeira loja de RPG, e junto ao jogo de cartas magic, conheci o D&D 3.5 que usei por quase 6 anos (MUITAS, MUITAS muitas capamanhas!), porém com o surgimento da 4.0, o crescente movimento old school, levaram nossa lojinha de rpg a falência (o dono cometeu o erro de NÃO comprar livros antigos, somente novos e traduzidos... aff).
    Hoje em dia, aderi o movimento old school, e acredito ser o único mestre na cidade que mestra o d&D da grow (sim e o sistema é execelente).
    Mas o mais importante é, eu não estaria TÃO ligado ao rpg hoje me dia se não fosse pelo 3D&T! Simples rápido e pratico, excelente para criar grupos novos em lugares onde o pessoal mal e mal conhece senhor dos anéis!
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Já joguei um bocado de 3D&T. Ele tem uma coisa que só o GURPS, que eu saiba, tem: Criação de personagens por pontos, com alto nível de liberdade. É verdade que ele não serve para fazer aventuras com pessoas normais, porém ele decladamente foi projetado para trabalhar com personagens nada normais. Nesse caso, não é um defeito: É uma característica.

    ResponderExcluir
  3. Mas adaptar ele para se jogar com humanos é simples, ainda mais na versão turbo!
    * Troca-se Poder de Fogo por Percepção.
    * Usá-se as comparativar com as de vampiro (força 5 em 3d&t terias os mesmo efeitos de força 5 em vampiro).
    * Muda-se a rolagem de ataque de For+Hab+1d6 (ou For+Per+1d6)por For+Hab+dano da arma (ou For+Per+Dano da Arma), usando os danos presentes em armas do sistema daemon.
    * Por fim altera-se a armadura, que passa a ter valor conforme a armadura que se usa: 1 = Leve, 2 = Média, 3 = Pesada. Escudo Medio = 1, Escudo Grande = 2.
    Pronto! Você tem um 3D&T totalmente normal, ou pelo menos mais próximo a realidade!

    ResponderExcluir
  4. Eu já joguei também (mas afinal, quem nunca jogou 3d&t).

    ResponderExcluir
  5. ja joguei muito, mas como para a maioria dos jogadores o jogo perdeu sua graça por sua simplicidade.
    mas devo admitir, as regras apontadas por Ker-Tak Okans são muito boas e até deu uma vontadezinha de jogar

    ResponderExcluir
  6. Eu já jogeui muito 3D&T, em suas diversas versões, inclusive o manual Alpha, mais recente. Não creio que por sua simplicicdade o sistema do Cassaro perca a graça. Na verdade, mesmo sendo grande fã de D&D, foi com os defensores que conheçi e aprendi a mar o rpg. Não acho certo julgar um sistema apenas por ser diferente. E, sinceramente, o objetivo de 3D&T nunca foi ser reaslista, mas sim ser acessivel e simples para quem esta iniciando no RPG. E ele sempre cumpriu muito bem esse objetivo.Pra finalizar: é um sistema divertido, rápido e simples, tanto que esta vivo no coração dos amantes de animes e games que tbm amam o RPG.(E quem nunca quis lutar contra imperadores galacticos e dar hadoukens???)

    ResponderExcluir
  7. EEEE LAIÁAAA 3D&T era divertido, mas quando o Cassaro resolveu levar o sistema para outro patamar ai ele defecou na própria mão e depois deglutiu.

    ResponderExcluir
  8. Foi o 1º Sistema de Rpg que eu joguei.... e jogo até hoje.

    Por ele ser tão simples e ter uma liberdade tão grande da para mestrar qualquer coisa (realmente qualquer coisa, capaz que até Hello Kitty da pra mestrar... seja la o que acontece no mundo da Hello Kitty).

    É o que eu mais gosto... se for contar diversão e boas risadas (principalmente ao montar a ficha de personagem) eu acho que é o melhor.

    ResponderExcluir