terça-feira, 27 de abril de 2010

Especial AD&DOS - Tutorial do DOS-BOX

AD&DOS2


Quando eu comecei o especial AD&DOS aqui no Dragão Banguela não imaginei o problema que ele teria.

Obviamente ninguém mais usa MSDOS, já que o último sistema operacional compatível com ele era o finado Windows 98. O problema é que muitos leitores andam tendo problemas com o DOS-BOX o emulador de MSDOS que eu apresentei juntamente com o primeiro jogo deste especial.

Mas nada tema, caros banguelas! O Oráculo está aqui para resolver todos os problemas da nação banguelística!
...

Primeiramente não quero fazer vocês especialistas no DOS-BOX, pois confesso que mesmo com toda a minha habilidade oracular eu não sei muita coisa sobre ele, mas sei o suficiente para pelo menos poder jogar os jogos até aqui apresentados.
Se você quer informações precisas sobre o programa e não se importa em ler no idioma de Shakespeare basta clicar aqui e ler o tutorial oficial do projeto.
Mas se você quer saber somente o mínimo necessário para jogar os malditos jogos e quer ler no idioma de Machado de Assis, então fique com o velho Oráculo mesmo.

PASSO PRIMEIRO - BAIXANDO OS JOGOS

Primeiramente você deve baixar os jogos, certo? Jura? Pois é, isto é deveras importante!Mas é claro que eu não estou duvidando do intelecto dos meus caros banguelos. O fato é que não basta largar os arquivos em qualquer canto do seu HD!

Crie uma pasta em um diretório de raíz do seu HD (em geral C:/) e descompacte os jogos para essa pasta. No meu caso eu nomeei esta pasta como "oldgames" mas você pode dar o nome que quiser que eu não tenho nada a ver com isso.



PASSO SEGUNDO - ABRINDO OS JOGOS PELO DOS-BOX


Ao abrir o programa você verá uma tela mais ou menos assim:



Note que o prompt de comando indica um diretório chamado Z:, que é um driver virtual do programa. Porém, contudo, todavia, nossa intenção é abrir os jogos que você guardou na pasta C:, então basta digitar os comandos abaixo e pressionar a tecla Enter:

mount c c:\oldgames





Note que eu chamei a pasta "oldgames". Se você deu outro nome à pasta no passo anterior, é claro que você vai digitar o nome da pasta.

Feito isso, você acessou a pasta onde estão os jogos, mas o programa ainda indica o driver Z:, que não existe.

Basta então digitar o comando C: e depois Enter, conforme a imagem abaixo.


Voilá! Agora você está acessando a pasta oldgames no diretório C:

PASSO TERCEIRO - MONTANDO O CD


O passo seguinte é semelhante a "montar" um CD pelo Daemon Tools, então se você joga o Baldur's Gate que o Trapaceiro postou séculos atrás, não terá problemas aqui.
Escolha o jogo que quer jogar e digite o seguinte comando:

CD NOME_DA_PASTA_DO_JOGO

No caso da imagem abaixo eu escolhi o jogo Al-Qadim que havia postado por aqui no primeiro artigo deste especial.


Agora você abriu um CD virtual com o jogo que você quer, como se houvesse um disco físico na unidade especificada.


PASSO QUARTO - EXECUTANDO O JOGO

Simplesmente digite o nome do arquivo executável do jogo e dê Enter. Caso você não saiba quais os arquivos que estão na pasta do jogo e não sabe qual deles é o executável digite o comando DIR, e todos os arquivos dentro da pasta seão exibidos em uma lista.


O arquivo executável terá sempre a extensão EXE. As extensões são exibidas ao lado do nome do arquivo. Note que existem mais de um arquivos com a extensão EXE. Neste caso da imagem, não é necessário ser um Sherlock Holmes para deduzir que o arquivo do jogo é o AL-QADIN.EXE, mas em alguns casos se você não souber, simplesmente digite o nome de todos os arquivos EXE, um de cada vez. O máximo que pode ocorrer é o jogo não abrir.


Depois que você souber o nome do arquivo executável é só digitar o nome dele e ser feliz!


Pois bem, com essas informações você já tem o suficiente para poder jogar os jogos do especial AD&DOS e outras pérolas encontradas na interjegue como DOOM, por exemplo.

Então, divirtam-se com os jogos do especial AD&DOS. Nos vemos na próxima banguelada!